River Analysis

Criação do Eixo
Para que seja possível criar as seções e fazer todas as análises, é necessário definir um eixo para o rio.
1. Abra o desenho “River_Demo03”. 2. Para definir o eixo, utilize a ferramenta do AutoCAD Civil 3D “Water Drop”. Esta está localizada em “Ribbon”, na aba “Analyse”, no painel “Ground Data”, no item “Flow Paths”. Selecione a ferramenta “Water Drop”. 3. Clique no rio para que apareça o “caminho” do rio, as linhas em azul, conforme Figura 1.

Figura 1

4. Depois de fazer todas as partes do rio com a ferramenta “Water Drop”, utilize os comandos de AutoCAD para criar polilinhas e juntá-las com as polilinhas do “Water Drop”, criando uma linha contínua através de todo o rio.

1

5. Na parte “General’’. 6. No painel “Imput”. o programa dará trim em uma. No painel “Imput”. 12. “FUNDO_CI” e “FUNDO_CM”. e clique no botão “Ignore” ao lado. serão utilizados apenas os comandos da aba “River” em “Ribbon”. 2 . digite 200 m. 10. 11. 8. Em “Bank Stations”. Na parte de “Elevation Surfaces”. “CM_5m”. Deixe o item “Station” como 0m e em “Type”. apenas “CI_1m”. defina a largura da seção como 350m. iremos definir todas as configurações necessárias para a criação das seções. selecione a Superfície “SUPERFÍCIE – EG” e clique em “Use”. Figura 2 7. Verifique se “Cross section cutting method” está definido como “Perpendicular”. Ao terminar. Selecione o eixo que criamos com as polilinhas e o “Water Drop”. selecione “Create Section” e clique em “Automated Section Cut”. menos os citados acima. clique em “Pick <” para selecionar o eixo do rio. iremos selecionar as “margens” do rio. Serão criadas vistas das seções para que sejam feitas as análises. 9.Criação das vistas Para os próximos passos. Selecione todos os “layers”. Na janela “Automated Section Cut”. Isto significa que se duas linhas das seções se cruzarem. Não será necessária a verificação de todos os “layers”. Em “Cross section width”. clicando em “Pick <” e selecionando primeiro o lado esquerdo do rio (última linha vermelha) e depois clique em “Pick <” para selecionar o lado direito do rio (última linha vermelha). 13. clique OK. No item “Cross section spacing”. selecione “Thalwag centerline”. assim. selecione “Create Section” e selecione “Section Elevation Data Source”. em “XS overlapping” e selecione “Trim intersecting ends”. Selecione os quatro “layers” que restam e clique em “Use”. evitando assim o cruzamento das duas. Selecione o item “Keep end points of cutline”. as seções serão definidas a cada 200m.

As outras configurações podem ser deixadas da maneira que estão configuradas. Selecione “Create Section” no painel “Imput” e clique em “Recut section”. selecione “Resize section views”. As vistas serão arrumadas. Ao criar as vistas. No painel “Imput”. no item “Section View”. 16. Verifique que a mesma pode não ter sido criada de uma maneira correta. Verifique que as vistas estarão centralizadas. Figura 4 3 . selecione o item “Zoom to section view” e selecione uma das vistas. Selecione “All” e clique OK. e as vistas serão criadas.14. Figura 3 15. Clique OK. no item “Section Geometry”. clique no painel “Imput”.

Figura 5 18. Figura 6.17. Figura 6 4 . No painel “Imput”. selecione “Section Geometry” e clique em “Section Geometry Editor”. e clique em “Configure Section Views”. onde é possível escolher a seção transversal e definir seus dados através da tabela. Para isso. Uma janela aparecerá. para que seja possível alterar as configurações. Outra ferramenta disponível é a edição de geometria de seções. no painel “Imput”. É possível alterar as configurações das suas vistas. selecione “Section Geometry”. Uma janela conforme Figura 5 aparecerá.

no painel “Imput”. o programa só calcula para 500 pontos na seção. Figura 8 22. Verifique se todos os parâmetros estão conforme Figura 7. Neste caso. 21. Se o número for maior. selecione “Assign Manning’s Roughness”. o número de pontos é menor do que 500. 20. portanto deve-se verificar se é necessário diminuir o número de pontos. no painel “Imput”. Para isso. portanto clique em “Cancel”. Figura 7 Para fazer a análise. no item “Section Assign”. 5 . selecione o item “Flows”. Uma janela se abrirá. digite 500 e clique OK. Ainda na aba “River”. e será mostrado quantos pontos temos na seção.Análises 19. No painel “Create Reach Data”. selecione “Section Geometry” e clique no item “Reduce Section Points”.

É possível modificar as opções de análise. mantenha “Profile Type” como “Subcritical”. no painel “Analysis”. em uma janela conforme Figura 10. Serão utilizadas as configurações padrões de análise. 24. 6 . 1750 e 2000. e em “Downstream Condition”. digite 1000. 3 e 4. selecione Normal Depht e clique em Calc. em “Downstream Flow (cms)”. Figura 9 25.23. variando as vazões para 1500. conforme mostrado na Figura 9 e clique OK. selecione quatro profiles. Na janela que se abrirá. através do item “Analysis Options”. Repita o item 23 para os profiles 2. No “profile 1”.

para que possamos verificar as análises. aparecerá uma janela mostrando o status da análise. Clique no item “Compute Analysis”. Figura 11 7 .Figura 10 26. Ao fim da análise. ainda na aba “Analysis”.

27. clique OK. 3 e 4. Na janela que se abrirá. serão adicinadas também legendas dos resultados. 8 . Quando adicionados os resultados. para mudar a cor de todas as análises. serão configuradas as visualizações dos resultados. Ao término disto. Repita este passo 28 clicando nos outros números 2. selecione “All” e clique no número 1. e selecione qualquer cor que você queira que seja mostrado o resultado. Clique na cor. Figura 12 29. No painel “Output”. Verifique nas vistas os resultados. Clique em Options para configurar as cores que serão mostrados os resultados. pois são as cores da superfície. Clique em “Section Results > Add Section Results”. 28. porém não coloque vermelho ou amarelo.

no painel “Output”. 31. Figura 14 32. 9 . Clique OK ao terminar. Na janela que se abrirá. selecione “Add Profile Results”. No painel “Output”. em “Profile views”. Na janela que se abrirá.Figura 13 30. Verifique que serão criadas vistas de perfil. mude o item “Axis Length” para 1500 e clique OK. Outra maneira de mostrar os resultados é através de “Profile Views > Create Profile Views”. selecione todos os perfis e clique em “Options” para verificar as cores ou mudálas se necessário.

no item “Profile Views”. Verifique que os resultados serão mostrados. Figura 16 10 . novamente clique no número do perfil. no painel “Output”. Na janela “Add Flood Plain Map”. No painel “Output”. clique OK. clique em “Options” do “Intersected edge of water” e selecione uma cor para cada perfil. porém eles podem estar fora da vista. 34. no item “Flood Map”. selecione “Add Flood Plain Map”.Figura 15 33. Ao terminar. Outro item que pode ser mostrado nos resultados é o mapa de inundação. Assim. 35. selecione “Resize Profile Views” para que a vista se ajuste automaticamente. adicione todos os perfis.

42. e em “Scale”. 40.. Verifique que agora os resultados de sua análise realizada no “River Analysis” está sendo mostrada em forma de tabelas. e verifique a hachura na superfície. colocaremos 0. Clique no item “Results Analyser” para abrir a janela de resultados. chamada “River Scenario Analyzer”. é através do “Results Analyser”. Esta nos permite ver os resultados em uma nova janela. no painel “Imput”. Clique em “Pattern. e abra o desenho que você está trabalhando. 11 . Verifique os resultados na superfície. selecione a hachura que você prefere utilizar. Neste caso. Outra maneira de verificar os resultados. A janela “Hatch Options” se abrirá. que fica no item “Results Viewer” no painel “Output”. 37. Verifique que a janela que será aberta irá estar em branco.5. utilizaremos a hachura “ARCONC”. 41.36. estão sobrepostas por esta. 38. Clique em OK para fechar todas as janelas.. Se a vista não estiver na superfície. Clique novamente em “Add Flood Plain Map”. e clique em “Hatch Options”. No menu. selecione “Zoom to section Surface”. e cheque os resultados. Figura 17 39. É possível também adicionar hachuras nestes resultados. clique em “Open”. marque o item “Hatch”. uma vez que as hachuras das outras vazões. Na janela que se abrirá. no item “Section View”. Será mostrada apenas a hachura da análise de maior vazão (2000 m³/s). clique de novo em “Options” e quando abrir a janela “Instersected of Water Options” em “Fill Type”.”.

Figura 18 12 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful