You are on page 1of 4

B LA AO CENTR

http://sequeirafutsal.com.sapo.pt/

Ano VIII
Número 76

JAN 2012

BOLETIM INFORMATIVO DO NÚCLEO DE FUTSAL FEMININO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO - GUARDA

CAMPEONATOS COMEÇAM AO CENTRO utilizaFEVEREIRO! JÁ EM a grafia do novo acordo ortográfico. O BOLA

FORMAÇÃO DE JUÍZES-ÁRBITROS
Decorreu, entre 16 e 20 de janeiro, a formação de juízes-árbitros de futsal. A ação procura motivar os alunos para a arbitragem em geral e serve para selecionar os alunos que irão arbitrar os jogos das equipas de futsal e os jogos do torneio interturmas, que se iniciará brevemente. Este ano, para evitar que os alunos interessados não fossem a algumas aulas, decidimos realizar a formação durante o intervalo da manhã, em cinco sessões de 20/25 minutos. Foi uma aposta ganha pois os alunos foram assíduos tendo concluído a formação 25 alunos. Apesar de nem todos os alunos aprovados quererem arbitrar, nomeadamente algumas meninas das equipas de futsal, teremos novos e bons árbitros nos jogos. Eis a lista dos alunos aprovados e a opinião de um dos participantes:

ANDREIA TOMÉ  JOANA GARCIA  MIGUEL JARMELO  ANA MARTINS  JOÃO PIRES  ANDRÉ TEIXEIRA  ANDRÉ COELHO  DIANA PEREIRA  MARIANA COELHO  ANA RITA GARCIA  SARA GARCIA  RAFAEL PEREIRA  JÉSSICA FERREIRA 

6º C  5º C  6º C  5º C  7º D  7º D  8º C  7º D  7º D  9º B  9º B  6º C  7º D 

DANIEL GONÇALVES  RAQUEL RODRIGUES  IARA SILVA  BRUNA BIDARRA  FRANCISCO GRILO  MARIANA NASCIMENTO  TATIANA FERREIRA  DAVID CRUZ  BEATRIZ COLAÇO  CÁTIA MARQUES  ANA MONTEIRO  DANIELA EUSÉBIO 

7º D  6º C  5º A  5º C  5º A  5º A  5º A  7º D  5º C  5º C  5º C  5º A 

Gostei do curso de árbitros mas, sobretudo, fui lá não só porque gosto muito de futebol mas  também porque queria acompanhar  as meninas do futsal mais de perto e gostaria de apitar  alguns jogos do interturmas. E também porque o «stor» Zé Luís me propôs esse desafio.  Quem  não  foi  ao  curso  de  árbitros  não  sabe  o  que  perdeu…  apesar  de  nos   ter  roubado  alguns intervalos. 
Miguel Jarmelo, 6º C 

  AVALIAÇÃO DO 1º PERÍODO
 

Terminado  o  1º  período,  é  altura  de  fazermos  uma  análise  do  comportamento  escolar  das  nossas  meninas.  O  cômputo  geral  é  positivo  mas  registamos  12  (?!)  meninas  com  três  ou  mais  negativas,  o  que  é  preocupante.  É  altura  de  estudar  mais,  muito  mais,  para  que  a  melhoria  seja  evidente  no  final  deste  período.  As  três  meninas  com  melhores  médias,  por  ano de escolaridade, foram:     5º ano: Joana Garcia, 5C (4,78), Iara Silva, 5A (4,44) e Luísa Gonçalves, 5B (4,38)  6º ano: Andreia Tomé, 6C (5,00), Filipa Gonçalves, 6B (4,56) e Mariana Silva, 6C (4,44)  7º ano: Diana Pereira, 7D (4,23), Ana Rita Pinto e Ana Sofia Marques, 7 A (4,08)  8º ano: Ana Carolina Fernandes, 8A (3,93), Ana Luísa Santos, 8A (3,77) e Ana Patrícia  Espadilha, 8C (3,25)  9º ano: Ana Rita Garcia 9B (4,67), Ana Pereira, 9A (3,17) e Elisa Fernandes, 9A (3,08) 
 

QUADROS COMPETITIVOS ESTÃO DEFINIDOS
Estão definidos os jogos que as nossas meninas vão realizar ao longo do ano. No escalão de Infantis, porque temos muitas meninas inscritas e também porque apenas três escolas se inscreveram, decidimos participar com duas equipas, uma de meninas mais experientes e outra com meninas que apenas este ano iniciaram a sua aprendizagem na modalidade. As equipas de infantis vão jogar com as escolas de Pinhel e de Fornos de Algodres; o primeiro jogo será no dia 29 de fevereiro (4ª feira) e o segundo no dia 23 de abril (2ª feira). As iniciadas jogam já no dia 2 de fevereiro (5ª feira) e, depois, a 27 do mesmo mês (2ª feira); caso se apurem para as finais, terão ainda dois jogos no dia 15 de março. Aqui ficam os jogos que vamos realizar:

INFANTIS

INICIADAS

T’ SHIRTS AGRADARAM ÀS MENINAS
 

As camisolas deste ano são bastante diferentes das anteriores, o que foi do agrado das meninas… e causou algum “desconforto” a algumas das nossas antigas alunas! (lol) Alterámos a cor e o grafismo e o resultado foi muito positivo. Além disso, as camisolas são semelhantes às dos alunos do grupo equipa de Voleibol. Aqui deixamos algumas imagens:

CAMPEONATO DA EUROPA DE FUTSAL MASCULINOS
Vai realizar-se, entre 31 de janeiro e 11 de fevereiro, o Campeonato da Europa de Futsal. A seleção portuguesa joga no dia 1, às 20:00 h, com o Azerbeijão e no dia 5, às 13:00 h, com a Sérvia, na fase de grupos; no dia 7 e 8, disputam-se os quartos de final. As meias-finais são no dia 9. As finais jogam-se no dia 11 (estes jogas são às 17:30 h e 20:00h). Todos os jogos do campeonato são transmitidos pela Eurosport! Os jogos da seleção portuguesa podem também ser vistos na RTP2. Uma excelente ocasião para ver bons jogos de futsal!

Ficha Técnica Coordenação: Prof. José Luís Lopes Colaboração: Miguel Jarmelo, 6º C