You are on page 1of 10

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS.

1º A 5º)

FUNDAMENTOS --> SOCIDIVAPLU

OBJETIVOS: aqui penso na GRETCHEN Isso mesmo! O objetivo da república é a GRETCHEN ---> CONGAERRAPRO ("CONGA"ERRAPRO)

INTERNACIONAIS --> INPREAUTO NIDESORECOCO ("INPREAUTO" com pronúncia em inglês e "NIDESORECOCO" com pronúncia em francês)

Art. 59 da CF/88:Processo legislativco compreende:

EU CONHEÇO O DIRETOR DO MP DR....

Eu (Emenda constitucional) Conheço (lei complementar) O (lei ordinária) Diretor do (lei delegada) MP (medida provisória) D (decretos legislativos) R (resoluções)

PODER JUDICIÁRIO: art. 92 e seguintes Número de Ministros dos Tribunais Superiores:

S.T.F. (Supremo Tribunal Federal) - Somos Time de Futebol - time de futebol tem qtos jogadores? 11 ministros!

S.T.J (Superior Tribunal de Justiça) - Somos Todos de Jesus - com qtos anos jesus morreu? ae 33 ministros!

T.S.T (Tribunal Superior do Trabalho) - Trinta Sem Tres - esse é matemática, trinta sem 3 é? 27 ministros

T.S.E. (Tribunal Superior Eleitoral) - pega o T e poe depois do E! faz o que? SET isso mesmo, 7 ministros.

lembrar que a competência da União (art.Somos Todas Moças . COMPETÊNCIA DA UNIÃO: ART. .. Outros princípios podem ser encontrados na Lei 9.. 2º. para legislar privativamente: CAPACETE de PM C= direito comercial a= agrário p= penal a= aeronáutico c= civil e= eleitoral t= trabalho e= espacial P= processual m= marítimo Lembrar que competência COMUM (ART.: Esses são apenas os princípios expressos na constituição.S. PRIVATIVA DA UNIÃO E OUTRAS: ART.com quantos anos as meninas viram moçinhas? 15! PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADM PÚBLICA: ART. 22 da CRFB.666/93. 22 E SS Com relação a competência da União. Lei 8. igual à competência exclusiva (lembrar do verbo excluir). 37 Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência Nessa ordem temos: L I M P E.784/99.T. 23) começa com verbo. 21 Em provas que cai a literalidade do texto da lei. do art. Obs. 21 e seguintes da CF/88) COMEÇA SEMPRE POR VERBOS !!! COMP.M (Superior Tribunal Militar) . art.

econômico. Sind. 103 1)Três pessoas a) Presidente b) Governador* c) PGR 2)Três mesas a) Mesa das Assembléias* b) Mesa da Câmara c) Mesa do Senado 3)Três instituições a) OAB b) Partido com represent. 22)começa a frase com substantivo!!! Para gravar a COMPETÊNCIA CONCORRENTE (art. no CN c) Confed. pareciam. financeiro. Classe Nacional* Observe que de cada grupo eu escolhi o mais ³fraquinho´ e coloquei asterisco. pois agora vou diferenciá-los. É que o constituinte resolveu pegar esses mais ³fraquinhos´ e exigir pertinência temática (art. PARECIAM = PARESIA PARE = PArtido com Representação E = Entidade de classe SI = SIndicato A = Associação constituída há pelo menos 1 ano .Somente a competência privativa (art. tributário. 97/CF) Outra observação: pode causar alguma confusão com os legitimados a propor MS coletivo. Ramos do direito que envolvem moradia: dir. porque se parecem. urbanístico e penitenciário (para quem tá preso). Na verdade. 24) é só lembrar que todos correm pra casa e pro dinheiro: Ramos do direito que envolvem dinheiro: dir./Ent. LEGITIMAÇÃO PARA A ADIN E ADC: ART.

que são. S = S O estado de sítio vem depois do estado de defesa. estadual e do DF.. c) a Mesa de Assembléia Legislativa estadual. d) a Mesa da Câmara Legislativa do DF. todos elencados no art. 103. ADC E ADPF: ART.basta lembrar quais são as maiores autoridades do Poder Executivo federal. Vejamos: 1º.. Entidade de Classe de âmbito nacional. respectivamente: a) a Mesa do Senado federal. No estado de SÍTIO o presidente SOLICITA autorização para decretar ao congresso. b) a Mesa da Câmara dos Deputados.. 2º. estadual e do DF. mas assim não esqueci mais. passaram a ser os mesmos. 103 Com a advento da EC 45 os legitimados para ADIN (Ação Direita de inconstitucionalidade).lembrar das maiores autoridades do Poder Legislativo federal. portanto é mais grave ( no alfabeto S vem depois de D) bem era essa que eu nunca aprendia. b) Governador de Estado. ESTADO DE DEFESA E ESTADO DE SÍTIO: ART.. Transmito a vocês uma dica para memorisar pelo menos 07 dos 12 legitimados. . memorizando assim fica mais fácil de buscar na hora da prova!! depois é só gravar os outros cinco: PGR. so na semana da prova. respectivamente: a) Presidente da República. Confederação Sindical e Partido político com representação no Congresso. de uma maneira mais fácil.. são elas. da CF... ADECON (Ação Declaratória de Constitucionalidade)e ADPF (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental. 136 Bom no estado de DEFESA o predidente DECRETA o estado (D = D) e depois comunica ao congresso.LEGITIMAÇÃO PARA ADIN. c) Governador do DF. Conselho Federal da OAB.

Já o vôo 105 leva as autoridades nomeadas. eleitas*. outra obs mais importante é que no caso do Estado de Sitio apesar dessa autorizao (solicitação) anterior do congresso nacional. é ato de retirada unilateral(forçada) pelo cometimento de atividade nociva ao Estado. Esses vôos são numerados 102 e 105 respectivamente (artigos da constituição que tratam da matéria). Com os passageiros a bordo o destino do vôo 102 será o STF. * Deputado estadual não consta da relação. 22. O vôo 102 leva as autoridades nomeadas. designadas ou chamadas a trabalhar na capital do estado. 102 E 105 Competências do STF e do STJ Quem é competente para julgar as autoridades? Para solucionar a questão sigo o roteiro das imagens descritas: Aeroporto localizado em uma cidade no interior do estado. e o destino do vôo 105 será o STJ. DEPORTAÇÃO. ou seja. posterior a ela é necessario o decreto presidencial para que seja instituido o Estado de Sitio(ou seja nao substitui o decreto) COMPETÊNCIA DO STF E STJ: ARTS. XV Mais um macete legal galera! Esses conceitos costumam cair bastante em prova teste! EXPULSÃO = "UL" tem as mesmas letras de UniLateral ou "U" de 1. eleitas.ESTADO DE DEFESA E SÍTIO: ART. Não há requisição! . Desse aeroporto partem vôos regulares para Brasília-DF (BSB) e para a capital do estado. EXTRADIÇÃO E EXPULSÃO: ART. designadas ou chamadas a trabalhar em BSB ou no exterior (chefe de missão diplomática de caráter permanente). 136 so vale ressaltar que essa AUTORIZAÇÃO (solicitação) ao congresso nacional no Estado de Sitio é o chamado controle politico PRÉVIO.

mprescritibilidade. DEPORTAÇÃO = "PORT" lembra passaPORTe. CARACTERÍSTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: ART. é posterior (R .rrenunciabilidade.niversalidade A . Dessa forma. Referendo . U . R .3 I RUA (H é igual a um. 14 Plebiscito . É tb retirada forçada e ato unilateral. I . ou seja. para gravar a característica é só lembrar: H = 1. 5º Direitos Fundamentais a gente logo lembra de Direitos Humanos.istoricidade.plicabilidade imediata (adaptação medíocre da dica do Jefferson) PLEBISCITO E REFERENDO: ART. É requisição de outro Estado. situação irregular no país.nalienabilidade. I .EXTRADIÇÃO = "TR" lembra 3 que é mais que 1 e não pode ser trilateral (hehe!) mas com certeza é bilateral.Ratifica ou Rejeita. três I RUA) Para as mulheres fica fácil elaborar um macete feminista: Direito fundamental do Homem (H) é 1. dois.R). portanto.R . I .elatividade.2. CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES: §Ú DO ART.3 I RUA !!! H .1º CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES QUANTO À ORIGEM : PROMULGADAS OU OUTORGADAS (Existem tb as Cesaristas e as pactuadas) PROMULGADAS = começa com "P" de POVO (fruto do trabalho de uma Assembléia .Prévio (P-P). Bilateral pq alguém pede.2.

. GAR .. apesar de ser discriminatória e fraquinha (Leandro).Constituinte..6º Acho que muita gente já deve conhecer esta.ERRAdicar a pobreza... você tem o seu mas quem vem na sua . ERRA. mas vai: "Todo Pobre... Puta e Porco fica SEM SAL" OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA RFB: ART.. PRIVATIVA E EXCLUSIVA: ARTS. deliberação da representação legítima popular) OUTORGADAS = começa com "out" de OUTROS que não o povo (são as constituições impostas por agente revolucionário) DIREITOS SOCIAIS: ART. Moradia Educação Saúde Segurança Trabalho Assistência aos desamparados Lazer Previdência social Proteção à infância Proteção à maternidade Tem outra frase que bolei.. 7º da CF/88 com as seguintes palavras: MESSTAL PPP.... 3º Se voce tiver "garra" vai errar pouco.. CON .Promover o bem de todos. Decorei os direitos socias assegurados no art.. P . 22 E OUTROS Privativa: Combina com privada. Daí eu pensei: CON GARRA ERRA POUCO. COMP. (vaso sanitário).GARantir...CONstruir uma sociedade.

"faz a sua.Mesa da Assembléia Legislativa Governador .Mesa da Câmara Matar . foi um professor meu que inventou e me ajuda bastante.Princípio da insignificância .Confederação sindical/Entidades de classe nacional Espero que essa dica ajude. 2 . <!--[if !supportLineBreakNewLine]--> <!--[endif]--> Legitimados da ADIN Oi pessoal."tá no inferno. 3 ."grande merda isto".Presidente Mamãe . VOCABULÁRIO Gente.Conselho Federal da OAB Perdeu . logo. que eu faço a minha". dica para decorar os legitimados para propor ADIN: Papai e Mamãe Mandaram Matar o Governador Porque o Canalha Perdeu a Compostura.o próprio Porque . Papai .Princípio da iniciativa das partes . Exclusiva: Combina com escova de dentes. mais "didática". abraça o capeta" . digamos. que é verbo): manter. civil etc. você tem a sua e ninguém mais usa. declarar etc. Percebam que na competência privativa (art. 1 . esse aki é um novo vocabulário que talvez ajude a esclarecer algumas dúvidas de forma. 22) há substantivo começando (lembrar de privada que é substantivo): direito comercial.Princípio da fungibilidade . é delegável.Mesa do Senado Mandaram .Partido Político com representação no Congresso Compostura .casa também usa.Procurador Geral da República Canalha . é indelegável! Percebam que na competência exclusiva (art. logo. 21) há verbo começando (lembrar de excluir.

leva na oreia". perempção."sai batido que o barato é meu". levou". 7 .Recurso adesivo .Co-autoria e litisconsórcio passivo . 15 . 10 ." 20 ."Ih! fudeu!!" 5 . 23 ."na miúda. mermão. 18 ."fui!" 13 ."tá louco.Legítima defesa . preclusão. 16 . A culpa é sua". e mané é mané".Sigilo profissional . 9 . 11 .Chamamento ao processo ."o maluco ali."então brother. 19 .. é nóis.Direito de apelar em liberdade . 8 ."então..Preparo .4 ."agora é eu". só entre a gente".Legítima defesa putativa ."deu no mano.Assistência .Reconvenção .." 12 ."tomou.Sucumbência . .Legítima defesa de terceiro ."camarão que dorme..Estelionato . a onda leva"!."foi mal".Comoriência ."EMA EMA EMA: cada um com os seu pobrema". 22 . deixa uma merrequinha aí. também deve".Oposição .Nomeação à autoria ."vou no vácuo"."deixa quieto"."passarinho que come pedra sabe o cú que tem" 17 . prescrição e decadência . 24 .Honorários advocatícios .Princípio do contraditório ."dois coelhos com uma paulada só". 6 .Deserção .Revelia."malandro é malandro."tenta me fuder q vc va junto". 14 .

"fala sério.Despejo coercitivo . 32 ."sai batido". secreto. 28 .forma federativa de Estado VO. 27 . FOi VOcê que SEPAROU os DIREITOS??? FO. 26 . universal e periódico SEPAROU .25 .Res nullius .Execução de alimentos ."presunto"..Reincidência . de novo?".Usucapião .De cujus .Investigação de paternidade .Direitos e garantias individuais . Para decorar as cláusulas pétreas!!! As cláusulas pétreas constituem o núcleo intangível da Constituição Federal."quem não chora não mama". tá tudo dominado"."toma que o filho é teu".Separação de poderes DIREITOS. 30 .voto direto..Falso testemunho ."achado não é roubado"."pô mermão.". 31 . 29 . não podem ser excluídas do ordenamento constitucional."tá dominado.