You are on page 1of 11

Select Shift = Toggle Ctrl = Add Shift-Ctrl + Subtract Window Select: Right to Left = Inside Window Left

to Right = Crossing Window Paint Shift = Matching Ctrl = Connected Shift-Ctrl = Object Alt = Eyedropper Offset Type In: Number = Length Push/Pull Ctrl = Move Perpendicular Type In: Distance Move Shift = Inference Lock Ctrl = Copy Alt = Auto-Fold Type In: Number = Distance Rotate Shift = Inference Lock Ctrl = Copy Type In: Number = Angle Type In: Rise:Run = Slope Scale Shift = Toggle Uniform Ctrl = About Center Type In: Number = Scale Factor Type In: Num. w/ units = Length Erase Shift = Hide Ctrl = Soften/Smooth Shift-Ctrl = Unsoften/Unsmooth Orbit Shift = Pan Ctrl = Free Pan Look Around (Turn) Type In: Number = Eye Height Walk Shift = Move Vertically Ctrl = Run Type In: Number = Eye Height Zoom Shift = Change Field of View Type In: Number = View Angle Type In: Num. mm = Focal Length Zoom Window Zoom Extents Undo View Change

Line (Pencil) Shift = Inference Lock Click-Drag for Single Lines Click-Move-Click for Continuous Lines Type In: Number = Length Rectangle Shift = Inference Lock Type In: Length, Width Arc Type In: Number = Bulge Type In: Number s = Segments Type In: Number r = Radius of Arc Circle Type In: Number s = Segments Type In: Number r = Radius Freehand Shift = Create Polyline Polygon Type In: Number s = Segments Type In: Number r = Radius Dimension Note Label Measure Ctrl = Measure Only Type In: Number = Resize Model Protractor Shift = Inference Lock Shift = Measure Only Type In: Number = Angle Type In: Rise:Run = Slope Wireframe Hidden Line Shaded Shaded Textures X-ray mode
Note: For Mac OS X Users, Tool Icons may vary from those shown. Also, substitute the Option key where Ctrl is indicated.

Middle Button (Wheel): Click-Drag = Orbit Shift-Click-Drag = Pan Double-Click = Re-Center View Scroll = Zoom Left Button: Click = Pick Right Button: Click = Context Menu

www.sketchup.com

3.1

Quick Reference Card

Mouse Buttons

*You don't have to click in the VCB. Your typing is automatically read into the VCB. Press 'Enter' to apply the value to the active tool.

Value Control Box (VCB)

Copyright 2003 @Last Software

Make Component

Preferences

com as técnicas de perspectiva de Brunelleschi e o advento da régua T bem como do par de esquadros. lápis.Sketch Up: A revolução da representação É um privilégio para estudantes de arquitetura aos quais é reservado um mercado tão competitivo participar de um fórum de estudo tão diferenciado em que se pode associar a possibilidade de valorizar o croquis do arquiteto. Adobe Photoshop 8. A otimização em relação ao antigo processo de caneta nanquim sobre papel vegetal era a senha para a fase que sucedeu e que . as tendências mais atuais de representação arquitetônica em especial se este estudo e a posterior execução do software pode ser feita com prazer (como preconiza o desenvolvedor do programa) Provavelmente você já ouviu falar em algum desses softwares: Architectural Desktop 2005. este é o objetivo do presente curso. quando outra “técnica” mudou bastante a forma de produzir e representar desenhos arquitetônicos. grandes avanços foram agregados aos meios capazes de levar a arte visual ao seu apreciador ou cliente. oferecer a vocês a liderança e o pioneirismo dessa nova tecnologia de apoio ao projeto!!! Histórico de representação na arquitetura Se nos primórdios o homem praticava a arte gráfica e visual com tintas. com pequenas variações e acréscimo de regras e métodos perdurou até o advento de programas do tipo CAD na década de 80. pincéis. Corel Draw 12.1/10 - . AutoCAD 2005. 3D MAX 6. Eles estão fazendo a diferença entre os profissionais mais qualificados da nossa profissão! Imagine então se você tivesse a oportunidade de conhecer um software inédito com grande ganho de qualidade e produtividade e com especial satisfação no processo de criação e representação arquitetônica. Esse processo. carvão e outros meios como instrumento de extensão da própria mão. durante o renascimento.

ainda hoje é regra nas universidades e escritórios de arquitetura. no Sketch Up os softwares se moldam ao free hand design. etc e responsável pela mudança de minha própria postura em relação ao papel dos softwares na formação do arquiteto. pertencente a uma nova geração de softwares de grande interatividade aos quais também pertencem Maya 6. entre outros. Assíduo na Digital Design (feira anual do tema em São Paulo) de onde veio o conhecimento sobre o Sketch Up. você se molda ao CAD design. se nossa geração de arquitetos teve na academia a valorização dos croquis à mão livre e isso nos distingue das demais universidades em concursos e nos mantém dentro de um padrão reconhecido nacionalmente e até no exterior. A geração CAD apresenta os seguintes aspectos: • Auxílio do computador no desenho de projeto • Condicionamento do arquiteto às nuances e restrições técnicas do software • Ganho de tempo: você não precisa redesenhar tudo se errar como na fase do nanquim • Alto índice de retrabalho • Indução a uma forma específica de representação (desenho duro) O início da pesquisa de softwares Marcos Oliveira Martins: 3D Designer. Assim.2/10 - . Piranesi. Ligando o Sketch Up Ora. dando ao lápis lugar de destaque. O Sketch Up é responsável pela mudança do paradigma: se nos programas tipo CAD. é . Art Lantis. a cerca de 2 anos começamos a estudar o Sketch Up. ADT 2005 e Revit. estudioso de softwares de 3D e correlatos. como Sketch Up. Photoshop 8. sua interface é facilitadora e auxiliadora.

3/10 - . estudos em 3D. exercite sua interatividade com os seguintes dispositivos de ajuda: • Sketch axes • Snaps dinâmicos • Free hand . nos rendemos à vocês e explicaremos os tais botões na seqüência de ocorrência com ênfase para sua importância no desenvolvimento do módulo. Antes de começar a desenhar. para tirar melhor proveito do programa é necessário assimilar a suíte de informações e dispositivos de ajuda que o software proporciona assim com uma atuação mais cadenciada se obtém resultados melhores. animações e render em tempo real é fator de interesse geral entre nós. lembre-se que se no AutoCAD você precisa dar muitos clicks para um resultado parcial. o que se traduz em menos “toques” nos botões do mouse. no Sketch Up. Criando modelos Ferramenta Lápis: O lápis que anteriormente havia se submetido ao trabalho parcial (começava no papel manteiga e logo dava lugar ao CAD) agora assume posição de destaque sendo a principal ferramenta do software. Como nos roteiros anteriores a curiosidade pelos botõezinhos sempre superou o modelo didático.natural que o surgimento de um programa capaz de aliar croquis. porém maior rapidez no resultado final Acionando o comando pencil com o botão.

para varrer uma área ou conjunto de linhas a serem apagadas. A ferramenta de seleção. Estas ferramentas de desenho podem ser utilizadas de forma interativa atingindo rapidamente o resultado que se espera sem submenus ou configurações adicionais. Vale ressaltar que o programa aceita os tradicionais atalhos de teclado comuns ao Windows. clique e apague para elementos simples ou ainda selecione com a ferramenta de seleção select e comande delete no teclado. .4/10 - . Seu uso juntamente com o VCB (value control box) possibilita uma rápida configuração dos objetos. Também é importante observar que a ferramenta de seleção é um primeiro passo de muitos comandos como veremos a seguir. Value Control Box. a exemplo de outras é comum a outros softwares gráficos facilitando uma rápida assimilação do usuário a interface do Sketch Up. localizado à inferior direita da tela Ferramenta Borracha: Acione o comando erase: clique e arraste.Faça também uso das formas pré-definidas • • • • • Retângulo Arco Círculo Free Hand Polígono Estes comandos também podem ser ativados através do menu tools ou configurados no teclado como veremos adiante.

Uma das aplicações imediatas é o caso de janelas que se repetem diversas vezes no projeto (exemplo visto durante o curso). é possível desenhar sempre a partir do melhor ângulo. Ferramenta Copiar: Pressionando-se o control enquanto usa o comando move copia-se um objeto.5/10 - . após copiar o objeto. Este é o procedimento para se obter desenhos mais livres.Ferramenta Mover: Após selecionar o objeto a ser movido. Ferramenta Orbit: Com o movimento do mouse simultaneamente com do botão scroll pressionado ou clicando no botão na barra de tarefas você pode fluir continuamente por várias visadas sem que sua imagem shade desapareça como acontece no AutoCAD. assim. após isso pressione o botão esquerdo do mouse levando o cursor até um ponto base do movimento e conduza o objeto até o local desejado. com distância e direção desejadas. seguido da letra “x” pressionando-se em seguida o “enter”. digita-se o número de vezes que se quer. Measure Tape . para medidas específicas ou geradas numericamente use o VCB Ferramenta Extrudar: Acionar a ferramenta push/pull e fazer uso dinâmico nos volumes criados. podendo-se ainda executar cópias múltiplas (array). e você deve tirar proveito desse fator a fim de otimizar ao máximo a produtividade permitida pelo software. acione o botão move. Para tanto. soltando aí o referido botão.

basta selecionar o objeto a ser escalado e aplicar o comando correspondente. diferindo apenas na direção do offset.6/10 - . Ferramenta Offset: Ao se modelar um telhado em 3D. use sempre a diagonal do cubo que contém os “grips” Inplace component editing: Como foi visto durante o módulo proposto o Sketch Up trabalha com estágios diferentes de otimização do desenho. semelhante processo se usa na construção da platibanda. é necessário selecionar o objeto antes de aplicar o offset que semelhante aos outros comandos pode ser acionado pelo botão ou pela barra de tarefas. faz-se necessário criar. permitindo que dinamicamente seja feita a escolha do ângulo a ser empregado no modelo. Ferramenta Escalar: Modificar o tamanho de um objeto é uma função de uso comum em desenhos de arquitetura. que aparece em sua tela. ou se quiser uma proporção constante. em planta. também é possível usar o VCB. e o Sketch Up a executa de forma simples e dinâmica. um perímetro externo paralelo ao limite da edificação. Desenhar um telhado de 4 águas em planta. Em ambos os casos. por exemplo. Um envólucro ponteado por “grips” aparece ao redor do objeto permitindo que você o escale em qualquer direção. nesse caso voltada para o interior do desenho. para valores precisos ou prédeterminados a se rotacionar.Ferramenta Rotacionar: Ao rodar um objeto você tem o auxilio de um transferidor Protractor. rotacionando as arestas é um bom exercício para se tirar proveito desse comando. no . simulando assim a distancia do beiral.

quando além de compor o desenho em andamento o objeto poderá integrar outros desenhos de um mesmo projeto ou até ser aproveitado em diferentes projetos em função de sua usabilidade.que tange a objetos acabados que por sua vez constituirão parte integrante do projeto: Group. Suas configurações de qualidade e intervalos podem ser editadas na lingüeta Options durante o Export e no menu Page/Tour Guide Settings Usando as visadas padrão Planta baixa Vista N Vista S . A partir das “pages” escolhidas. se acessa as funções citadas pelo caminho: Select/clicar o botão direito do mouse/group → make Component Salvando visadas (Pages) A cada etapa que pode ser considerada importante para a apresentação convém salvar visadas que servirão para montar a apresentação final.7/10 - . isso diminui o retrabalho e evita que fases do projeto tenham sua representação perdida em função da constante evolução do projeto Animação: O Sketch Up é capaz de salvar filmes em formato avi o que possibilita dar uma maior dimensão ao projeto. basta seguir o caminho: File/export/animation. Em ambos os casos. quando o objeto. em pequena escala não receberá mudanças significativas e Component.

8/10 - . associa-se a elas as do caminho Menu View/Components e View/Material Browser para dar. aquele “algo mais” que convencionamos chamar de “molho” Dimension Note label Painting Using Material .Vista E Vista W Perspectiva Vizualizando o modelo Wireframe Hidden Line Shaded Shaded With Patterns X Ray Ferramentas de finalização As ferramentas abaixo constituem parte da etapa final. além das medidas e textos explicativos do projeto.

isso permite ao Sketch Up ser facilmente integrado na mídia tradicional.. tais aplicativos não dão a noção de que a idéia está fechada não fazendo assim os clientes se situarem no projeto para poder te dar o feedback necessário. perpendicular. desenhar com linhas que se cruzam dando a impressão de um traço à mão livre.) Assim você pode desenhar precisa ou livremente em qualquer etapa no processo do desenho. mesmo com as formas e mudanças de cores entre elas. caso necessário. além disso.Conceitos básicos do Sketch Up • Criar • Visualizar • Modificar Idéias em 3D Elegante e espontâneo. horizontal. Além disso. as linhas em direções prédeterminadas (vertical. recurso que simula aquelas linhas cruzadas comuns ao croqui do arquiteto. Sombras podem ser renderizadas e atualizadas em tempo real. para melhor avaliar passagens de iluminação e sombreamento. não só melhora a legibilidade como tira a dureza do display e do desenho impresso. passeio pela perspectiva em tempo real. O Sketch Up foi feito para realizar tarefas diretamente constituindo um avanço em relação aos programas tipo CAD nos quais não se contempla o todo do projeto durante o processo de desenho. . O Sketch Up representa suas idéias de uma forma que os outros softwares não mostram.9/10 - . ele oferece guias de auxílio capazes de orientar.. com as ferramentas de sombra você pode passear pelas estações do ano e horas do dia enquanto desenha. Este software. paralela. o Sketch Up é capaz de realizar estudos de sombra. Ele oferece ainda “Extension Lines”.

z Textos: Bráulio Veríssimo Cruz .10/10 - .b polygon .f line .q rotate .p rectangle .n protractor .g push-pull .r scale .c dimension .Atalhos de teclado Sketch Up (sugestão) arc .a circle .t pan .o paint .m offset .x text .l move .e freehand .h zoom .d erase .s select .