You are on page 1of 7

PLÁSTICO

DEFINIÇÃO:
Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação de uma infinidade de objetos: vasos, toalhas, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas,sapato s.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Após tomar conhecimento de uma substância chamada nitrato de celulose ("descoberta" em 1845, em Basileia, Suíça, por C. F. Schönbein), Alexander Parkes desenvolveu um novo material que poderia ser usado em estado sólido, plástico ou fluído, por vezes duro como marfim, opaco, flexível, impermeável, durável e colorável, que podia ser usado em utensílios e ferramentas, que se viria a designar por Parkesine(Parquesina) (com patente registada em 1861). Parkes é tido como o criador do plástico. No entanto foi John Wesley Hyatt o verdadeiro impulsionador da introdução deste novo produto no mercado, quando em 1869, se propôs encontrar um substituto do marfim das bolas de bilhar. Em 1909 Leo Hendrik Baekeland concebeu uma resina plástica pelo processo de condensação, que seria o primeiro plástico completamente artificial, batizado em sua homenagem com o nome de Baquelita. Com base nos estudos de seus precursores até então, Hernan Staudinger, um do pioneiros no estudo dos polímeros artificiais, abriu caminho para o seu desenvolvimento, a partir do reconhecimento de que estes são constituídos por moléculas gigantes de milhares de átomos unidos por ligações covalentes, as quais apelidou de macromoléculas. Sendo assim o plástico é um tipo de polímero.

PRINCIPAL OBTENÇÃO DO MATERIAL PLÁSTICO
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação.

: lentes de óculos (em acrílico ou policarbonato). de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos. Baixa Condutividade Térmica . Ex. onde passa por uma série de processos. variável ao longo de faixa bastante ampla. Baixas Temperaturas de Processamento Baixa Condutividade Elétrica . São divididos em dois grupos. como. como termorrígidos e borrachas. Tal propriedade. chamada mero. Maior Resistência a Corrosão .A fração nafta é fornecida para as centrais químicas. Essas macromoléculas são cadeias compostas pela repetição de uma unidade básica. não podem ser reciclados de forma direta: não há como refundí-los ou depolimerizá-los. por exemplo. Alta flexibilidade. Alta resistência ao impacto. termorrígidos (termofixos) e elastômeros (borrachas). Reciclabilidade Alguns polímeros. Ex: PE é 3 vezes mais leve que o alumínio e 8 vezes mais leve que o aço. a creolina. Propriedades Mais leves que metais ou cerâmica. Termoplásticos: São os chamados plásticos. conforme o tipo de polímero e os aditivos usados na sua formulação. permite substituição do vidro em várias aplicações. janelas de trens (policarbonato). constituindo a maior parte dos polímeros comerciais. faróis de automóveis (policarbonato). Os polímeros podem ser divididos em termoplásticos. dando origem aos principais monômeros. . associada à transparência. Porosidade intra-molecular . Daí o nome: poli (muitos) + mero. OS POLÍMEROS Polímeros são materiais compostos por macromoléculas.

sua reciclagem é possível. polipropileno (PP). Logo. Fácil processamento. vedações. na forma de plástico reforçado (fiberglass). não sendo rígidos como os termofixos. Excelentes propriedades isolantes. Exemplos: baquelite. Macio e flexível. Tipos: o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) o Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL) o Polietileno de Alta Densidade (PEAD) . Exemplos: pneus. Atóxico. Elastômeros (Borrachas): Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis.. poli(cloreto de vinila) (PVC). ALGUNS POLÍMEROS IMPORTANTES . Inodoro. mangueiras de borracha. também podem dissolver-se em vários solventes. poli(metilmetacrilato) (PMMA). Exemplos: polietileno (PE)... caixas d'água. usada em tomadas e no embutimento de amostras metalográficas. Termorrígidos (Termofixos): São rígidos e frágeis. Elevada resistência química e a solventes. Dependendo do tipo do plástico. de forma análoga aos termorrígidos. O aquecimento do polímero acabado a altas temperaturas promove decomposição do material antes de sua fusão. Baixo coeficiente de atrito. mas apresentam alta elasticidade. Logo. Polietileno (PE) • • • Etileno (designação antiga do eteno): Principais propriedades: o Baixo custo. poliéster usado em carrocerias. poli(tereftalato de etileno) (PET). sendo muito estáveis a variações de temperatura. etc. sua reciclagem é complicada. piscinas. Uma vez prontos. o Baixa permeabilidade à água.Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão. policarbonato (PC).A principal característica desses polímeros é poder ser fundido diversas vezes. não mais se fundem. poliestireno (PS).

deve haver controle do teor residual que permanece no polímero. Principais propriedades: o Fácil processamento.o Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (PEUAPM) . sofrendo degradação com maior facilidade. Há quatro tipos básicos: o PS cristal o PS resistente ao calor o PS de alto impacto o PS expandido . o Plastificantes (aditivo usado para tornar o polímero mais flexível) a base de ftalatos também são considerados . Baixa resistência a solventes orgânicos. particularmente em aplicações em que o polímero vai entrar em contato com alimentos. . Polipropileno (PP) • • • Propileno (designação antiga do propeno): Propriedades muito semelhantes às do PE. Alta resistência à fratura por flexão ou fadiga. Elevada resistência a ácidos e álcalis. Semelhante ao vidro. Processamento demanda um pouco de cuidado. Fácil coloração. • Restrições: o O monômero é um potente cancerígeno. Baixa densidade e absorção de umidade. pela presença do cloro. Baixo custo. Poliestireno (PS) • • • • Estireno: Termoplástico duro e quebradiço. Poli(cloreto de vinila) (PVC) • Principais propriedades: Baixo custo. Boa estabilidade térmica. com transparência cristalina. Elevada resistência química e a solventes. mas com ponto de amolecimento mais elevado. Elevada resistência a chama. Fácil moldagem. Maior sensibilidade à luz UV e agentes de oxidação. calor e intempéries. Principais propriedades: Baixo custo. Fácil coloração. Boa resistência ao impacto acima de 15oC.

Há quatro tipos básicos: o PVC rígido. porém. apresentam excelente resistência mecânica e ao amassamento. composições de tintas (látex vinílico). óleos vegetais. A seguir estão listados os mais comuns. com excelentes propriedades térmicas e elétricas. • • Principais propriedades: o Boa resistência mecânica térmica e química. Usado na fabricação de tubos. . mas algo caras. sob marca Mylar ®. etc. Mero: ácido tereftálico ou tereftalato de dimetila e glicol etilênico. o Na forma de fibras. São . Usado no revestimento de fios e cabos elétricos. etc. o Na forma de películas transparentes e altamente resistentes. o PVC celular ou expandido.. é bem mais elevado. o PVC transparente. produtos de limpeza. Aplicações: o Como garrafas para bebidas carbonatadas. bem como lavagem e secagem rápida. que contém de 20 a 100 partes de plastificante por 100 de polímero. Seriam os equivalentes aos aços-liga da siderurgia. cortinas de banheiros. o Fácil reciclabilidade. carcaças de utensílios domésticos e baterias. Duro e tenaz. o PVC flexível ou plastificado. particularmente em brinquedos e produtos que ve-nham a entrar em contato com alimentos.• cancerígenos. sob marcas Tergal ® (ICI) ou Dracon ® (Du Pont). encerados de caminhão (sanduíche filme de PVC + malha de poliéster + filme de PVC). que são resinas que apresentam propriedades superiores às chamadas resinas commodities. Seu preço. isento de plastificantes. O Greenpeace vem promovendo ampla campanha para banir o uso do PVC que contenha esse aditivo. Poli(tereftalato de etileno) • • Plástico da família do poliéster. Há também os chamados plásticos de engenharia. Resistente à corrosão. o Boas propriedades de barreira: absorção de oxigênio é de 10 a 20 vezes menor que nos plásticos “commodities”. isento de cargas. oxidação e intempéries.

carburadores. o Aquários.o usadas em aplicações nobres: isolamento de capacitores.. o Boas características de isolamento elétrico. • • Principais propriedades: o Excelente resistência ao impacto. frascos. o Boa usinabilidade. componentes elétricos de carros. sob marca Rynite ® (Du Pont)... usada na fabricação de carcaças de bombas. fitas magnéticas. o Janelas de segurança (por exemplo. . o Excelente transparência: 96%. o Óculos de segurança. tigelas. o Carcaças para ferramentas elétricas. em trens de subúrbio). computadores. o Alta temperatura de deflexão.. Resina para moldagem com reforço de 30% de fibra de vidro. o Escudos de polícia anti-choque. etc. impressoras. jarros de água. películas cinematográficas. Policarbonato • Plástico da família dos poliésteres aromáticos. o Bandejas. o Garrafas retornáveis. copiadoras. . filmes e placas para radiografia. Aplicações: o Compact-Discs (CD’s). o Resistente aos raios ultravioleta. o Boa estabilidade dimensional e térmica.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO USO DO PLÁSTICO Deterioração por ação térmica e ambiental Inflamabilidade Baixa resistência ao impacto Deformação permanente elevada Dificuldade de adesão da partícula de tinta Facilidade de manchas permanentes Baixa estabilidade dimensional .