You are on page 1of 10

Ambiente de Desenvolvimento de Relatórios

Ferramentas Necessárias: – – – – – JDK 1.6.* iReport 3.0.0 Eclipse 3.4 (+ plugins) Tomcat 6.0.18 (+ bibliotecas especificas) Ant 1.7.1 (ou superior)

1 Instalando JDK 1.6
Linux
– – sudo apt-get update sudo apt-get install sun-java6-jdk java -version (para verificar a versão. Deve ser 1.6.*)

Depois de instalado, é preciso exportar uma variavel de ambiente com a localizacao de onde o java foi instalado. vim /etc/profile Insira uma linha com o comando: export JAVA_HOME = DIRETORIO (Ex.: /usr/lib/jvm/java...) É necessário Reiniciar. Para mais detalhes, sugiro verificar nesse site: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Java-no-Ubuntu-Linux-Instalando-JDK(parte-1)

Windows:
site: http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp Pegue o arquivo “jdk-6u12-windows-i586-p.exe” em: F:\instala\ambiente_relatorios\ Execute-o. Abrirá uma tela para instalar o JDK. Não há mistérios aqui, Next, Next, Finish. Depois de instalado, é necessário definir numa variável de ambiente o diretório onde o JDK foi instalado: Iniciar → Painel de Controle → Sistema Na aba “Avançado”, clicar em Variáveis de Ambiente. Em Variáveis do Sistema, cria uma Nova Variável: Nome: JAVA_HOME Valor: Diretorio do JAVA (Ex.: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_12)

org/plugins/project/project_home.sh (linux) *modificada: Fiz alterações do código fonte do iReport.1. para possibilitar a geração de relatórios do tipo Radar.0.1. Quando isso acontecer.2 Instalando iReport 3. . a partir da 3.php?group_id=83 A versão mais recente é a 3.0.0. basta executar o arquivo: iReport.0 Site Oficial: http://jasperforge.0. porém utilizaremos a versão 3. podemos ir para a versão mais nova.zip” com o iReports está em: F:\instala\ambiente_relatorios\ Copie e extraia onde preferir. Porém em breve sairá essa funcionalidade oficialmente.0.bat (windows) iReport. que.0 (modificada*) O Pacote “iReport-3.4 já tem uma série de novos recursos em relação a 3. Para iniciar o iReport.4.

aparecerá uma janela para que você defina onde seus projetos serão guardados. execute o arquivo eclipse.zip” já configurado na pasta: F:\instala\ambiente_relatorios\ Extrair o pacote no C:. Ao tentar abrir o eclipse.. . Com isso o Eclipse já está devidamente instalado. Instalação detalhada (do Zero): Após feito o download.eclipse. pois o Windows pode não conseguir alcançar os diretorios mais profundos devido a capacidade de caracteres para caminhos de diretórios dele. ficando assim: C:\eclipse_gany Para executar o Eclipse. não é necessario fazer os passos abaixo.3 Instalando Eclipse 3. Marque o checkbox para que esta tela não apareça toda vez que você abrir o Eclipse. aparecerá uma janela para que você defina onde seus projetos serão guardados.. basta descompactar o pacote no lugar desejado. Após descompactado. crie uma pasta no C: C:\eclipse_work (ou o nome que você quiser) Marque o checkbox para que esta tela não apareça toda vez que você abrir o Eclipse.exe Ao tentar abrir o eclipse. onde mostra como instalar os plugins. crie uma pasta onde desejar.org/ Versão utilizada: Eclipse IDE for Java EE Developers Plugins: Subclipse e PyDev Instalação Rápida (Somente para usuários do Windows): Basta apenas pegar o pacote “eclipse_gany. pois os subdiretorios do Eclipse são extremamente compridos e isso pode causar erros no funcionamento dele.4 (Ganymede) Site Oficial: http://www. basta executar. No Windows é preferível descompactar no C:.

O site será incluído na listagem. Clique na imagem “+” na frente do site.4: Com o Eclipse aberto.org/update_1. Insira o endereço: http://pydev. Pode ser que precise dar uns “Ok” durante o processo.Instalando Subclipse 1.” para iniciar a instalação. .sourceforge. clique em Add Site: No campo. Pode ser que precise dar uns “Ok” durante o processo.x e dê um OK. coloque o endereço: http://subclipse. E dê um Install. O Processo de instalação é iniciado.2..2. Instalando PyDev: O procedimento é basicamente o mesmo do subclipse.tigris. Clique em “Install. Marque o checkbox “Subclipse Plugin”. vá em: Help → Software Updates Na aba Available Sofware.net/updates/ Clique na imagem “+” na frente do site.. Selecione o checkbox.

sh ou . mas é preferível que esteja na raíz.sh): start stop catalina No caso do windows. mas ele tem mais opções./catalina.bat. (Ex. é necessário que você tenha configurado corretamente a variável de ambiente JAVA_HOME. Por fim ainda é necessário criar outra váriavel de ambiente (se não lembra como.: C:) O pacote vale tanto para Windows como para Linux. basta dar dois cliques em start. basta apenas pegar o pacote “tomcat6018.sh start .bat ou stop./catalina.. Para iniciar/parar o tomcat: Na pasta bin. como “modo debug”. mas não tem necessidade).bat e em ./catalina.sh debug . No linux: cd TOMCAT/bin .: cd Tomcat/bin . Esse arquivo faz a mesma coisa que o start e o stop.sh -help (mostra todas as opções) . pois tem parametros (ou vc pode criar um bat ou sh separado.: C:\tomcat6018) Para que o Tomcat funcione.0./catalina.18 Não necessita de instalação. Parar).4 Instalando Tomcat 6.sh stop .sh Já o catalina (bat ou sh) só pode ser executado via console. veja no capitulo da instalação do JDK 1. existe os arquivos (em . Cada um faz exatamente o que o próprio nome diz (Inicar.zip” em: F:\instala\ambiente_relatorios\ Copie e extraia onde desejar./start. Ex./stop..6): CATALINA_HOME = Diretório do tomcat (Ex.

5 Instalando Ant Linux apt-get install ant Em caso de dificuldades.1 É necessário criar uma variável de ambiente chamada ANT_HOME. tente: apt-get install ant-optional Windows Baixar última versão em: http://ant. . deve-se colocar a pasta “bin” na variavel de ambiente PATH.1. apontando para a pasta do Ant: Para que o comando “ant” possa ser utilizado a partir de qualquer diretorio no console do windows.apache.org/bindownload.zip” no diretório: F:\instala\ambiente_relatorios\ Extrair o pacote em C: ficando assim: C:\ apache-ant-1.7.7.cgi Ou pegar o pacote “apache-ant-1.

é só acrescentar a string: .Repare que.%ANT_HOME%/bin .

6 Instalar aplicação do SVN Depois de tudo devidamente instalado. Preencha o campo com o endereço do svn do GCAWEB. digite: Rpt Clique em Finish. Serão exibidas as pastas do GCAWEB no repositório. Marque a opção Create a new repository location e dê Next. ou simplesmente Ctrl + N. vá em: File → New → Other. é hora de “puxar” os códigos fonte da aplicação de relatórios do SVN. é solicitado um nome ao projeto. O Eclipse efetuará o download da aplicação para o seu workspace. Na próxima tela. Selecione SVN → Checkout Projects from SVN e dê Next. Selecione a pasta “ireport” e clique em Next. Com o Eclipse aberto. http://svn/gcaweb/trunk Clique em Next. ...

Supondo que já fizemos a integração (IP 127. (+ .7 Integrando Apache e Tomcat Por que? Supondo que estamos neste link.0.0. e queremos mandar gerar um relatório: http://gcaweb. quando elas foram chamadas. Solução Integrar o Apache com o Tomcat é como se quiséssemos enganar o Apache. E se precisássemos mudar a máquina que o tomcat está rodando? Teríamos que sair alterando todos os fontes com o novo IP.1:8080/Rpt/servletqualquer" method="post"> Isso é inviável. Mas isso não é importante no momento.pt A aplicação de relatórios está rodando no tomcat neste endereço: http://127.0.0.) Definimos num único arquivo o IP e a porta da máquina onde o tomcat está rodando. e configuramos como URL Pattern a seguinte URL: /Rpt/* Neste caso. não há mais a necessidade de se preocupar com o endereço do tomcat.0.local/gerar_relatorio. fazer o seguinte (respectivamente): http://127.1:8080/Rpt/servletqualquer Como ficaria o action do formulário pra mandar gerar o relatório ? Neste caso.0. o apache vai entender que.0.0. quando qualquer uma dessas url forem digitadas: http://gcaweb.local/Rpt/servletZ O apache vai “por traz dos panos”. teria que ser colocado o endereço completo no action: <form action=”http://127.0..1:8080/Rpt/servletX http://127.0. ele deve direcionar o processamento para o tomcat. Definimos também algumas URL Patterns para que ele entenda que. Mas ainda não acaba aí! As requisições estão sendo enviadas todas para o mesmo endereço (127.1:8080/Rpt/servletZ Com isso.1:8080).0.. . não podemos colocar o endereço completo no action.local/Rpt/servletX http://clima. dado que temos N clientes.0.0. o exemplo anterior funcionaria apenas desta maneira: <form action=”/Rpt/servletqualquer" method="post"> Desta forma.1:8080/Rpt/servletY http://127.0.1:8080).local/Rpt/servletY http://pcs. é necessário criar nele HOSTS. Para que o Tomcat possa distiguir a pasta da aplicação de cada cliente. assim como está configurado no apache.

Reinicie o Apache. Reinicie o Tomcat.conf: No final do arquivo. Finish! .log Salve.properties (conf) – mod_jk. e feche.properties JkLogFile c:\Apache2\logs\mod_jk. inclua a seguinte linha: Include conf/tomcat.conf (conf) – worker. Abra o httpd.conf: Ajuste os dados abaixo de acordo com a instalação do apache na sua máquina JkWorkersFile c:\Apache2\conf\workers.so (modules) Estes arquivo estão na pasta: F:\instala\ambiente_relatorios\ Após copiá-los será necessário algumas edições: Abra o tomcat.conf Salve.Como Configurar a Integração Copie os seguintes arquivos para as respectivas pastas do Apache: – tomcat. e feche.