You are on page 1of 20

TUTORIAL: ESTGIO SUPERVISIONADO

Esse documento foi feito para dar uma orientao bsica ao aluno do Curso Tcnico de Informtica na realizao do Estagio Supervisionado tendo em vista a participao nos Seminrios de Concluso dos Cursos Tcnicos da Educao Profissional e Tecnolgica. Para maiores informaes deve ser consultada a pagina de estgios do CEFET-MG em: http://www.estagio.cefetmg.br/.

1. Objetivo do Estgio Supervisionado


O Estgio Supervisionado, previsto na Lei n. 6.494 de 07.12.77, considerado atividade curricular obrigatria dos cursos tcnicos e se destinar a propiciar ao aluno a complementao do processo de ensino e de aprendizagem, em termos de experincias prticas, visando a: Experincia ao aluno, para facilitar sua futura absoro pelo mercado de trabalho; Promoo da articulao e da transio da instituio de ensino para o mundo do trabalho; Adaptao social e psicolgica do aluno sua futura atividade profissional; Orientao do aluno na escolha da sua especializao profissional.

O estgio Supervisionado poder ser realizado em empresas, instituies pblicas ou privadas, que apresentem condies de proporcionar experincia prtica na rea de formao do aluno e ter durao prevista de 6 meses.

2. Funes dos Elementos no Estgio Supervisionado:

2.1. Coordenao do Curso:


Supervisionar o desenvolvimento das atividades do Estgio Supervisionado;

Aprovar o Plano de Estgio Supervisionado apresentado pelo aluno;


Assistir ao aluno durante o perodo de realizao de estgio;

Realizar, no mnimo, 2 (duas) reunies de superviso com o aluno; Fixar, divulgar datas e horrios para a avaliao das atividades desenvolvidas pelo
aluno no estgio supervisionado; Realizar a avaliao final do estagirio.

2.2. Empresa
Elaborar o Plano de Estgio Supervisionado de comum acordo com o estagirio;

Proceder avaliao de desempenho do estagirio. 2.3. Aluno Estagirio Efetuar sua matricula na Atividade de Estgio Supervisionado no DIEE;
Firmar o Termo de Compromisso com a entidade concedente; Apresentar, no prazo mximo de 5 (cinco) dias, a contar a data de assinatura do Termo de Compromisso, o Plano de Estgio Supervisionado ao Coordenador do Curso;

Participar das reunies de orientao de estagirios promovidas pelo CEFET-MG;


Acatar as normas da empresa; Respeitar as Clusulas do Termo de Compromisso; cumprida a carga horria prevista;

Apresentar na Coordenao de Curso o processo final de seu estgio Supervisionado,

Participar das 3 (trs) etapas de avaliao do Estgio Supervisionado ; 3. Etapas a Serem Cumpridas: 3.1. Primeira RAE:
Deve ser marcada pelo DIEE no ato da inscrio do aluno.

3.1.1. Aluno: Entrega da Ficha de Avaliao do estgio; Entrega da Primeira avaliao do estagirio pela empresa preenchida pela empresa na
qual ele faz o estgio; Indicar tema para o relatrio tcnico.

3.1.2. Coordenao do Curso:


Verificar os dados e relevncia do estagio para a formao do aluno; Entrega do comprovante ao aluno; Marcar a 2 RAE para dois meses aps.

3.1.3. Empresa:

Preenchimento Primeira avaliao do estagirio pela empresa; 3.2. Segunda RAE:


Deve ser marcada pela coordenao do curso, quando da reunio da 1 RAE para dois meses aps essa.

3.2.1. Aluno:
Entrega do 2 relatrio de RAE preenchido pela empresa na qual ele faz o estgio; Entrega do sumrio do relatrio tcnico.

3.2.2. Coordenao do Curso:


Verificar os dados e relevncia do estagio para a formao do aluno; Entrega do comprovante ao aluno; Marcar a 3 RAE para dois meses aps.

3.2.3. Empresa:

Preenchimento Segunda avaliao do estagirio pela empresa; 3.3. Terceira RAE:


Deve ser marcada pela coordenao do curso, quando da reunio da 2 RAE para dois meses aps essa. Aluno:

Entrega em PDF do relatrio tcnico corrigido e dentro do padro definido pela


coordenao do curso (Veja Modelo Abaixo) para o email rae@decom.cefetmg.br; estagirio e pela empresa; Tecnolgica.

Entrega impressa da Folha de Aprovao (Veja Modelo Abaixo) assinada pelo Participar do Seminrio de Concluso dos Cursos Tcnicos da Educao Profissional e

Coordenao do Curso: Aprovar o relatrio tcnico; Entrega do comprovante de aprovao ao aluno.

4. RELATRIO TCNICO DE ESTGIO


o documento que visa apresentar a descrio do local onde foi realizado o estgio, o perodo de durao e temas relacionados s atividades desenvolvidas pelo estagirio. O relatrio de estgio compreende:

Elementos pr-textuais: capa; agradecimentos (opcional); aprovao; dados do estagirio e da empresa; sumrio; Textuais: introduo, relatrio descritivo; concluso; Ps-textuais: referncias; anexos (opcional); documentao do estgio.

4.1. Elementos Pr-Textuais


Consideram-se como elementos pr-textuais: capa; agradecimentos (opcional) e o sumrio.

4.1.1. Capa (Elemento obrigatrio)


a cobertura externa de papel contendo os seguintes elementos em linhas distintas e fonte arial:

Nome: Instituio de origem do aluno (tamanho 12); Ttulo: RELATRIO TCNICO DE ESTGIO CURRICULAR (centralizado e tamanho 12); Subttulo: Ttulo do relatrio (negrito, centralizado e tamanho 14); Informaes: Referentes ao nome do estagirio; nome do curso; nome do professor orientador, um em cada linha (margem direita e tamanho 12). Local: Local da entrega do relatrio (centralizado e tamanho 12); Ms - Ano: Local da entrega do relatrio (centralizado e tamanho 12).

4.1.2. Contra capa


a segunda pagina do relatrio contendo os motivos do mesmo e deve apresentar os seguintes elementos em linhas distintas e fonte arial:

Nome: Instituio de origem do aluno (tamanho 12); Ttulo: Ttulo do relatrio (negrito, centralizado e tamanho 14); Texto Descritivo: Incluso do seguinte texto: Trabalho de concluso de curso apresentado como parte das atividades para obteno do ttulo de Tcnico em <nome do curso>, do curso de <nome do curso> <instituio> (margem direita e tamanho 12). Local: Local da entrega do relatrio (centralizado e tamanho 12); Ms - Ano: Local da entrega do relatrio (centralizado e tamanho 12).

4.1.3. Agradecimentos (opcional)


Terceira pagina do relatrio. Deve ser iniciado em folha distinta, apresentando o ttulo centralizado margem superior, letra maiscula, fonte arial tamanho 12 em negrito. o texto deve iniciar a 2cm abaixo. O agradecimento pode ser dirigido empresa pela oportunidade e ao(s) supervisor(es)/orientador(es) da empresa e, nominar aqueles que contriburam de maneira relevante ao estgio. um elemento opcional.

4.1.4. Aprovao

a quarta pagina do relatrio contendo dados referentes a aprovao do mesmo e deve apresentar os seguintes elementos em linhas distintas e fonte arial:

Nome: Instituio de origem do aluno (tamanho 12); Ttulo: APROVAO (negrito, centralizado e tamanho 12); Ttulo do Relatrio: Nome do relatrio tcnico (negrito, centralizado e tamanho 12); Autor: Nome do estagirio (negrito, centralizado e tamanho 12); Resumo: Breve descrio do contedo do elemento textual do relatrio (justificado e tamanho 12); Orientador: Nome do professor orientador; cargo; intuio de ensino (centralizado e tamanho 12) em linhas separadas. Supervisor: Nome do supervisor; cargo; nome da empresa; (centralizado e tamanho 12) em linhas separadas. Estagirio: Nome do estagirio; cargo, nome da instituio de formao (centralizado e tamanho 12) em linhas separadas. Local: Local da entrega do relatrio (centralizado e tamanho 12); Ms - Ano: Local da entrega do relatrio (centralizado e tamanho 12).

4.1.5. Dados do Estagirio e da Empresa


a quinta pagina do relatrio contendo dados referentes a aprovao do mesmo e deve apresentar os seguintes elementos em linhas distintas e fonte arial:

Ttulo: Dados do estagirio (negrito, centralizado e tamanho 12);

o o

Aluno: <nome do aluno> linha (margem esquerda e tamanho 12); Endereo: Deve conter em linhas separadas a Rua: <nome da rua do aluno>; Nro <numero>; Complemento <complemento>; Bairro: <nome do bairro do aluno>; Cidade: <cidade do aluno> (margem esquerda e tamanho 12); CEP: <CEP do aluno> (margem esquerda e tamanho 12); Tel: <telefones de contato com cdigo de rea> (margem esquerda e tamanho 12). Empresa: <nome da empresa na qual foi realizado o estgio> (margem esquerda e tamanho 12); Supervisor: <nome do supervisor> (margem esquerda e tamanho 12); Cargo: <cargo na empresa> (margem esquerda e tamanho 12); Endereo: <endereo da empresa> (margem esquerda e tamanho 12); Bairro: <bairro da empresa> (margem esquerda e tamanho 12); Cidade: <cidade da empresa> (margem esquerda e tamanho 12); CEP: <CEP da empresa> (margem esquerda e tamanho 12); Tel: <telefone da empresa> (margem esquerda e tamanho 12).

o o

Ttulo: Dados da empresa (negrito, centralizado e tamanho 12);

o o o o o o o o

4.1.6. Sumrio
Iniciar em folha distinta apresentando o ttulo centralizado margem superior, letra maiscula, fonte tamanho 12 em negrito. o texto deve iniciar a 2cm abaixo. Apresenta a enumerao das divises e sees (captulos) presentes no relatrio, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva indicao de pgina. A palavra sumrio deve ser centralizada e sem indicativo numrico, fonte tamanho 12 em negrito. (Iniciar em folha distinta

apresentando o ttulo centralizado margem superior, letra maiscula, fonte tamanho 12 em negrito. O texto deve iniciar a 2 cm abaixo. Apresenta a enumerao das divises e sees (captulos) presentes no relatrio, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva indicao de pgina. A palavra sumrio deve ser centralizada e sem indicativo numrico, fonte tamanho 12 em negrito.

4.2. ELEMENTOS TEXTUAIS


Os elementos que compem a parte textual do relatrio so: introduo, sntese do trabalho executado; relatrio descritivo; concluso.

4.2.1. Introduo
Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico, alinhado margem esquerda superior, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar a 2cm abaixo. A parte introdutria abre o relatrio propriamente dito, devendo ser consideradas sucintamente as seguintes informaes:

Importncia do estgio; Natureza do estgio; Finalidade do estgio; Delimitao do estgio realizado, no tempo e espao; Apresentao dos objetivos; Apresentao do tema relacionado s atividades desenvolvidas pelo estagirio que ser descrita nos tpicos subseqentes. Organizao estrutural do relatrio.

4.2.2. Relatrio Descritivo


Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico, alinhado margem esquerda superior, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. As fundamentaes tericas e praticas, sobre o tema relacionado com as atividades desenvolvidas no estgio, devero ser redigidas em forma de texto e para melhor organizao das informaes pode-se dividir o texto enumerados em sees e subsees. O aluno descrever o tema, fundamentando-o com os referenciais tericos pesquisados. Ao fazer uso de informaes contidas em livros, revistas, sites, etc, deve-se sempre citar a fonte (AUTORIA, data) e apresentar a referncia completa do material na lista de referncias constante no final do relatrio. Faz parte do estgio curricular agregar "valores" conhecimentos que vo alm da tcnica, como: aspectos administrativos, filosofia da empresa, relacionamento com pessoas de diferentes nveis sociais e postos de trabalho, aspectos ticos. Enfim, o(a) estagirio(a) dever aproveitar a oportunidade para observar a "vida da empresa". OBS: ficar a critrio do orientador(a)/supervisor(a) estabelecer quais as atividades que sero descritas e analisadas criticamente.

4.2.3. Concluso
Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico, alinhado margem esquerda superior, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. Descrever sobre a importncia do tema e do estgio realizado para a sua formao, as dificuldades encontradas na realizao do estgio e finalizar com comentrios, apresentando sugestes se achar necessrio.

4.3. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS


Consideram-se como elementos ps-textuais: referncias e anexos.

4.3.1. Referncias

Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico, alinhado margem esquerda superior, fonte tamanho 12 em negrito, numerado. O texto deve iniciar a 2cm abaixo. um elemento obrigatrio. Todas as fontes de informao (livro, revista, fita de vdeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaborao do relatrio devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espao simples, margeadas esquerda e separadas entre si por espao duplo. Fazer a referncia de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, ttulo, editora, local e ano de publicao) sobre o documento, que permita identific-lo de forma nica.

4.3.2. Documentao do Estgio e Anexos


Iniciar em folha distinta apresentando o ttulo centralizado margem superior, letra maiscula, fonte tamanho 12 em negrito. O texto deve iniciar a 2cm abaixo e numerao prpria. So identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.

4.3.2.1.

Documentao do Estgio

Todos os documentos elaborados pelo autor que servem de fundamentao, comprovao e ilustrao podem ser colocados nesse item.

4.3.2.2.

Anexos

Todos os documentos no elaborados pelo autor, mas que servem de fundamentao, comprovao e ilustrao podem ser colocados em anexo. xvnvbnncvbncbv

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS RELATRIO TCNICO DE ESTGIO CURRICULAR

<TTULO DO TRABALHO>

Aluno: <nome do aluno> Curso Tcnico de Informtica Industrial Professor Orientador: Marcos Prado Amaral

Belo Horizonte <ms e ano de entrega do trabalho>

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS <TTULO DO TRABALHO>

Trabalho de concluso de curso apresentado como parte das atividades para obteno do ttulo de Tcnico em Informtica Industrial, do curso de Informtica Industrial do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais.

Belo Horizonte <ms e ano de entrega do trabalho>

II

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS AGRADECIMENTOS

III

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS APROVAO <Ttulo do Trabalho>

<NOME DO AUTOR> Resumo: <Breve resumo do trabalho (mximo 5 linhas)>

Prof. Marcos Prado Amaral Coordenador de Estgio do Curso Tcnico de Informtica Industrial CEFET-MG

<nome do supervisor> Supervisor de Estgio <nome da empresa>

<nome do aluno> Estagirio(a) CEFET-MG

Belo Horizonte <ms e ano da entrega do trabalho>

IV

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS Dados Estagirio Aluno: <nome do aluno> Rua: <nome da rua do aluno e nmero da casa> Bairro: <nome do bairro do aluno> Cidade: <cidade do aluno> CEP: <CEP do aluno> Tel: <telefones de contato com cdigo de rea>

Dados de Empresa Empresa: <nome da empresa na qual foi realizado o estgio> Supervisor: <nome do supervisor> Endereo: <endereo da empresa> Bairro: <bairro da empresa> Cidade: <cidade da empresa> CEP: <CEP da empresa> Tel: <telefone da empresa>

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS


Sumrio

LISTA DE FIGURAS ............................................................................................01 LISTA DE TABELAS ............................................................................................02

RELATRIO TCNICO DE ESTGIO CURRICULAR.......................................I APROVAO....................................................................................................IV 1. INTRODUO .................................................................................................1 2. <TTULO DA SEO 2>..................................................................................2 1.1 TTULO DA SUBSEO 2.1.....................................................................................2 2.1.1 Ttulo da subseo 2.1.1.............................................................................2 2.1.2 Ttulo da subseo 2.1.2.............................................................................2 3. <TTULO DA SEO 3>..................................................................................3 1.2 TTULO DA SUBSEO 3.1.....................................................................................3 3.1.1 Ttulo da subseo 3.1.1.............................................................................3 3.1.2 Ttulo da subseo 3.1.2.............................................................................3 4. CONCLUSO ..................................................................................................4 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................5 DOCUMENTAO DO ESTGIO E ANEXOS..................................................6 DOCUMENTAO DO ESTGIO......................................................................7 ANEXOS..............................................................................................................8

VI

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

1.

INTRODUO

<Texto da introduo>

2.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS <TTULO DA SEO 2>

<Texto da seo 2>

1.1

TTULO DA SUBSEO 2.1

<Texto da subseo 2.1>

2.1.1 Ttulo da subseo 2.1.1


<Texto da subseo 2.1.1>

2.1.2 Ttulo da subseo 2.1.2


<Texto da subseo 2.1.2>

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

3.

<TTULO DA SEO 3>

<Texto da seo 3>

1.2

TTULO DA SUBSEO 3.1

<Texto da subseo 3.1>

3.1.1 Ttulo da subseo 3.1.1


<Texto da subseo 3.1.1>

3.1.2 Ttulo da subseo 3.1.2


<Texto da subseo 3.1.2>

4.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS CONCLUSO

<Texto da concluso>

5.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DOCUMENTAO DO ESTGIO E ANEXOS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS DOCUMENTAO DO ESTGIO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS ANEXOS

You might also like