You are on page 1of 10

Renascimento do Projeto Billings Barragem de Pirapora / Rio Tiet

Agradecimento especial ao professor aposentado da Esalq/Usp de Piracicaba com o qual tenho conversado por telefone e tem me fornecido importantes dados sobre macrfitas. Este trabalho no tem a pretenso de ser um trabalho cientfico, longe disso, tem o objetivo apenas de chamar a ateno da sociedade sobre a situao do rio Tiet e que poderamos usar a fora da prpria natureza na sua recuperao. Este modesto artigo tambm foi publicado em Nov/2008 no portal Tratamento de gua.

Introduo: Presente de Natal para Pirapora - Ar mais Puro!


Com o acmulo acidental de aguaps e de lixo que est ocorrendo na barragem de Pirapora, estou tendo a oportunidade de demonstrar a eficincia real do contedo da proposta contida na srie de artigos propositivos intitulados Renascimento do Projeto Billings publicados neste importante portal ambiental (www.webcentral.com.br/pirapora ). Este portal me facilita tambm manter informados os colegas engenheiros que aprovaram esta proposta (ver 3) na forma de moo a ser encaminhada ao Exmo Governador do Estado de So Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, no congresso do CREA-SP 70 anos realizada este ano. Ainda, graas a fantstica evoluo da tecnologia da informtica, os senhores e senhoras esto convidadas a fazer um passeio por uma das regies da RMSP esquecidas no tempo e mais poludas do planeta terra, sem sair de suas casas ou de seus escritrios, bastando apenas clicar o teclado de seus computadores. Com uma seqncia de fotos da barragem da represa de Pirapora, demonstro que poderamos utilizar as macrfitas aquticas devidamente manejadas, claro, na despoluio de nossos rios, represas e no tratamento das guas residurias. Considero que os fenmenos naturais que esto ocorrendo na barragem de Pirapora poderiam servir como a tbua da salvao para a enfrentar a atual escassez de recursos hdricos para abastecimento humano, agrcola, e industrial (ver 1, 2 e 7). Est ocorrendo uma reduo substancial da formao de espuma e da emisso de gases ftidos na cidade histrica e religiosa de Pirapora. Isso demonstra que poderamos tornar realidade, j, o nosso grande sonho: rio Tiet com peixes e despoludo. No podemos esperar mais 20 a 30 anos, conformem afirmam tcnicos e autoridades, tempo necessrio para despoluir o nosso Tiet de tantas histrias. Nestes ltimos dias (Dez/2004), Pirapora respira pela primeira vez nos ltimos 30 anos, graas aos aguaps, um ar de excelente qualidade. Para comprovar o que estou relatando, basta visitar Pirapora ou ligar para algum morador conhecido da regio e perguntar da situao das condies atmosfricas. evidente que esta situao no permanente, vai depender das variaes de vazes liberadas pela EMAE para controlar as cheias na capital. Considero que com simples procedimentos poderamos prolongar esta situao para alvio geral da populao de Pirapora.

Fig. 01 Foto da barragem de Pirapora com os aguaps se acumulando a sua montante. Vide mais detalhes histricos e tcnicos sobre esta barragem no site da EMAE: http://www.emae.sp.gov.br/barragens.htm# . Fenmeno semelhante, em grande escala real, j ocorre, h muitos anos, na barragem da represa Salto Grande da CPFL, rio Atibaia, Americana/SP e na represa de Barra Bonita. Aqui as guas do Tiet que antes eram pretas se apresentam cinzentas, pois, se misturou com as guas do brao Ponunduva. Como a vazo de contribuio do brao Ponunduva muito pequena comparada vazo do rio Tiet, o efeito da fitodepurao muito pequeno, portanto, neste ponto o rio continua exalando gases, mas em menor quantidade.

Brao Ponunduva da represa de Pirapora:


Vejam a Fig. 02 a situao de hoje (Dez/2004) das guas do brao Ponunduva que recebem a influncia positiva dos aguaps tipo Pistia stratiotis presentes no brao a montante do dique sobre a qual passa a estrada dos romeiros que liga Jundia/Cajamar a Pirapora (ver 5). Nestes ltimos dias tem chovido forte nesta micro-bacia o que tem colaborado na florao de algas verdes neste brao. Contando com a ajuda dos equipamentos de portos de areia, poderamos expandir ainda mais esta florao de algas (ver 6) neste e em outros braos da represa de Pirapora. Uma srie de diques achatados de baixa altura poderia ser construda nesses braos, abaixo da cota mxima, utilizando-se do prprio material (areia, silte, argila, lixo e etc...) j assoreado presente na represa de Pirapora.

Fig. n 02 Observem estas belssimas guas verdes decorrentes do Milagre Ponunduva (ver 5). Esta foto mostra a fora fenomenal das algas verdes e douradas quando estas encontram um ambiente adequado para seu crescimento. Acreditem, estas guas se apresentavam pretas e to poludas tanto quanto o rio Pinheiros e rio Tiet, nos respectivos trechos das marginais da capital/SP.

Seqncia de fotos da descarga de gua:


Esta seqncia de fotos mostra que as guas do rio Tiet foram melhorando gradualmente medida que foi crescendo a formao da manta de aguaps e de lixo a montante da barragem de Pirapora. Os provveis fenmenos naturais que ocorreram no processo esto descritos em (4) e em (6). A presena de terra na forma coloidal parece ser fundamental na recuperao dos corpos hdricos. Os portos de areia, tomando-se os devidos cuidados, poderiam desempenhar esta funo, fornecer partculas coloidais de terra (silte e argila) para os corpos hdricos degradados. Resumindo, os portos de areia recolheriam (desassoreamento) os materiais mais grossos e pesados e devolveriam os finssimos de volta para o rio ou represa. Desta forma os portos de areia passariam a desempenhar um importante papel na melhoria do nosso meio ambiente e ajudar na gerao milhares de empregos.

Fig. n 03 Notem como est escura a cor das guas na sada do canal de descarga da barragem de Pirapora. Quando a descarga de fundo acionada h uma grande liberao de lodo decantado nos fundos da represa de Pirapora onde prevalece a atividade anaerbia que produzem gases nocivos ao meio ambiente. Nesse dia as guas exalavam um mau cheiro terrvel.

Fig. 04 Notem a mudana da cor das guas para melhor em funo do acmulo dos aguaps, a montante desta barragem. Tudo leva crer que esteja ocorrendo neste ponto e sua montante os fenmenos descritos em (4) e em (6) simultaneamente.

Fig. 05 Notem que a cor das guas melhorou mais ainda e o mau cheiro diminuiu bastante em funo do acmulo de aguaps e de lixo a montante da barragem. Ser de fato um milagre da natureza que, ns estamos menosprezando?

Fig. n 06 Finalmente, a foto mais recente, a melhora na qualidade das guas notvel. Esta foto demonstra que entraram em ao novos microrganismos aerbios, quimiossintetizantes e fotossintetizantes, entre eles, os fungos, algas douradas, perifitons, zooplnctons, etc., que, antes do aparecimento dos aguaps e do lixo/entulho flutuantes, no tinham condies de se estabelecer e sobreviver e que agora esto promovendo, generosamente, uma gigantesca e rpida fitodepurao das guas poludas do rio Tiet. O lixo inorgnico presente no material assoreado poderia servir de substrato, durante o desassoreamento, para o crescimento dos perifitons (cultura de placas), elementos primordiais para a decomposio dos poluentes orgnicos lanados pelo homem nos corpos aquticos.

Chuveiro da Sabesp desligadas!!!


Os fenmenos naturais relatados acima esto permitindo que a Emae/Sabesp mantenham desligada o sistema de jatos dgua de alta presso (chuveiro) que foi construda para abater as espumas. Este fato demonstra categoricamente que os detergentes esto sendo degradados e decompostos bioquimicamente, graas a presena da manta de aguaps e do material flutuante que servem de substrato para crescimento dos microorganismos aerbios decompositores de detergentes e matria orgnica.

Fig. n 07 Barragem de Pirapora, rio Tiet: Observem a grande altura da onda formada na sada do tnel de descarga de fundo o que d uma idia da grande vazo de descarga. Mesmo com essa grande vazo de descarga, no h necessidade de se ligar o chuveiro de abatimento da espuma gerando assim uma grande economia aos cofres da Sabesp.

Fig. 08 Foto da cidade de Pirapora vista da primeira ponte no dia 15/12/2004. Notem a qualidade das guas do rio Tiet aps passar sob a manta de aguaps e sofrer a aerao (violenta agitao) causada pela queda de cerca de 35 metros l na barragem que fica situada a aprox. 1,5 km a montante deste local. Nesse dia, as guas se apresentavam cinzentas ligeiramente esverdeadas, sem flocos de espuma e sem as ecloses (por metro quadrado x dia) de centenas de milhares de microbolhas de gases malcheirosos, to comuns em Pirapora. Recomendo rever o que aconteceu em Pirapora (espuma cobrindo a cidade) no ano passado visitando o site: http://www.webcentral.com.br/pirapora/.

Concluso:
Aps a exposio dos fatos acima, considero que devemos solicitar s autoridades competentes que fechem as comportas (aumento do deteno hidrulica) novamente para que os fenmenos relatados continuem ocorrendo, pois, nos ltimos dias, as comportas foram abertas e grande parte dos aguaps e lixo foram liberadas rio Tiet abaixo. Os aguaps que restaram continuam efetuando a fitodepurao, mas em menor escala. Portanto, provavelmente os aguaps e o lixo flutuante foram transferidos para a prxima barragem do rio Tiet, a usina do Rasgo. Considero que j passou da hora de, pelo menos, resolver a questo lixo flutuante que desce o rio Tiet, h mais de 35 anos! Infelizmente, isso acontece em todos os rios brasileiros. Poderamos aproveitar esta oportunidade histrica e, desenvolvermos e testarmos, urgente, uma forma segura de retermos e retirarmos o lixo entre as barragens de Pirapora e Edgard

Souza. Testarmos tambm uma forma de manejo e controle dos aguaps, se retiradas que seja dado um destino mais nobre. No podemos continuar permitindo que o lixo e aguaps sejam transferido de uma barragem para outra sem tomarmos nenhuma providncia, nem a montante e nem a jusante. Acredito que se a manta de aguaps na barragem de Pirapora crescerem de forma controlada, a espuma e o mau cheiro acabem por completo, ou seja, a despoluio do Tiet poder ser considerada iniciada. Massao Okazaki - Eng. Civil Voluntrio Scio-ambiental Apenas para registro: freqenta o Comdema de Jundia e CBH-PCJ. Esclarecimentos, crticas e colaboraes: aguap.daphnia@gmail.com Atualizado em 26/01/2012. (Me perdoem os erros gramaticais).

Outros artigos propositivos:


(1) Fenmenos biolgicos e as Estaes de Tratamento de Esgotos http://www.redeaguape.org.br/artigo.php?id=39 (2) Perda de gua por ao microbiana http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Biblioteca_Detalhe.aspx?codigo=106&topico=0 (3) "Renascimento do Projeto Billings - Uma questo de Justia" http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Biblioteca_Detalhe.aspx?codigo=121 (4) Renascimento do Projeto Billings 2 parte Fenmenos Naturais Envolvidos http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Biblioteca_Detalhe.aspx?codigo=127 (5) Renascimento do Projeto Billings Milagre Ponunduva http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Biblioteca_Detalhe.aspx?codigo=157 (6) Renascimento do projeto Billings - Intemperismo das rochas http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Biblioteca_Detalhe.aspx?codigo=168 (7) Renascimento do projeto Billings Salvinias no brao rio Grande http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Biblioteca_Detalhe.aspx?codigo=202 Mais detalhes no portal ambiental: www.webcentral.com.br/pirapora www.riotiete.ning.com www.hidroanel.ning.com Galeria de fotos em: https://picasaweb.google.com/115383727623518704404

Bibliografia consultada:
Todas as referncias bibliogrficas citadas nos artigos acima.

You might also like