You are on page 1of 17

A publicao dessa apostila foi autorizada pelo Advogado Roberto Smith ao Escritrio On-Line http://www.escritorioonline.

com MEDICINA LEGAL


Roberto Smith Advogado roberto.smith@uol.com.br www.robertosmith.meusite.net

Conceito de Medicina legal Extensivamente: a Medicina Legal se identificaria como cincia autnoma. Restritivamente: existem apenas questes mdico legais. Em uma posio intermediria e aceita, pode-se dizer que Medicina Legal a cincia de aplicao dos conhecimentos mdico-biolgicos aos interesses do Direito constitudo, do Direito constituiendo e fiscalizao do exerccio mdico-profissional.

Psicologia da confisso e do testemunho Confisso- Por que confessa o criminoso? Remorso? Peso na conscincia? Medo? Necessidade imposta pela evidncia dos fatos? Desejo puro e simples de confessar? Remorso: luta entre o consciente e o inconsciente. O criminoso confessa para exterirorizar aquilo que o est atormentando. Necessidade imposta pela evidncia dos fatos: provas reunidas contra o criminoso. Desejo de abrandar o castigo: O melhor confessar logo para abrandar a pena. O criminoso diz que apenas praticou o assalto, o homicida foi outro. Religio: O padre impe ao criminoso a sua confisso, sob pena de pecado. Vaidade: para convergir para si a admirao do povo em geral, "matou o tarado! Matou a mulher que o traa!" . Prazer em confessar: na confisso h uma repetio dos fatos que vo dar ao criminoso um prazer imenso, mrbido, patolgico, especialmente quando se trata de crimes sexuais. Coao ou tortura: Muita gente boa, sob coao, j confessou at homossexualidade

Confisso falsa dos normais: Confessar crime que no cometeu por solidariedade familiar, artifcios de defesa, obteno de libi, ( a troco de) casa e comida. Confisso falsa dos anormais: Todo desequilibrado mental confessa besteiras, fantasias, iluses ou alucinaes ou at mesmo realidade. Psicologia do testemunho

O testemunho, isto , a declarao que se faz de ter visto, presenciado um fato ou dele Ter participado ou tomado conhecimento varia de indivduo para indivduo, de dia para dia ou at de hora para hora, j que cada pessoa tem seu modo prprio, pessoal de entender e de se fazer entender. Vamos estudar o testemunho em trs fases distintas: apreenso do fato, sua conservao em nossa memria e sua reproduo, quando se fizer necessria. Apreenso do fato: qualquer fato a que assistimos ( conversa, banquete, briga, coliso de veculos, assassinatos etc) nos levado ao crebro atravs de nosso rgos sensoriais ( vista, ouvido, tato, olfato e gosto ( paladar), sem nos esquecermos de que tambm somos sujeitos s iluses e alucinaes, que pode modificar os nossos sentidos, e consequentemente, a exata apreenso do fato. A viso o melhor sentido. Essa apreenso pode ser deturpada ou modificada por vrios fatores: durao do estmulo ou do fato grau de iluminao silncio grau de ateno estado emocional. A avaliao do tempo, velocidade, peso, altura, dimenses, nmero de pessoas, cor, etc., tudo influi na apreenso do fato. Conservao do fato: apelamos para nossa memria, nossa inteligncia, nossa capacidade de fixao ou de reteno da memria, que sofrem ainda, a interveno de mecanismos complexos e desconhecidos. O certo que, de uma ou outra maneira, o fato se retem em nosso crebro, conforme o nosso interesse em que ele fique retido ou no, relacionado gravidade do caso. A fixao do fato sofre variaes de indivduo para indivduo.

Reproduo do fato: a terceira e ltima fase de um testemunho, com variaes desde o estado psicolgico do depoente, at a sua maneira de depor, e forma do escrivo registrar tal depoimento. Na hora de reproduzir o fato o indivduo est sujeito a certas variaes que podero prejudicar essa reproduo, inclusive a gagueira. Tipos: alienao mental: no civil os loucos de todo o gnero no pode depor no cpp o art. 208 aceita o testemunho dos loucos, no lhes deferindo entretanto, compromisso. Embriaguez: o lcool faz com que o depoente fantasie demais o fato ocorrido. Agonizantes: existe uma tendncia enorme para acreditar que a pessoa moribunda s diz a verdade no bem assim. Emocionveis: Todos se emocionam ao deporem.

Disposies legais:

Penalmente Art. 215 do cpp cingir-se, tanto quanto possvel, s expresses usadas pelas testemunhas. Art. 208 do cpp no se deferir compromisso ao depoimento de menores ( nem aos doentes e deficientes mentais) Civilmente Art 142, inciso III os menores de 16 anos no podem depor.

Identidade e identificao Identificao o ato pelo qual se estabelece a identidade de algum ou de alguma coisa. O processo, mtodo ou tcnica, usado para evidenciar as propriedades exclusivamente individuais recebe o nome de identificao Identidade: a qualidade de ser a mesma coisa e no diversa, isto , a qualidade de ser nico e imutvel, diversificando de seus semelhantes. um conjunto de propriedades ou caractersticas que tornam algum essencialmente diferente de todos os demais, com quem se assemelhe ou possa ser confundido. Identificar consiste em demonstrar que certo corpo ou objeto que se apresenta hoje para exame o mesmo que ontem j havia sido apresentado. Mtodos de identificao. a) Fotografia: comum e sinaltica (de frente e de perfil) b)Mutilaes, Marcas e tatuagens: Determinadas pessoas podem ser identificadas pela mutilao que apresenta, marcas ( de ferro- castrao) e tatuagens que possuem no corpo c) Retrato falado: Criao de Bertillon d) Estigmas ( marcha dos marinheiros- desnvel do ombro do lavrador, calo dos calgrafos) e) Antropometria (medidas corpreas) f) associao de mtodos ( a fotografia, a descrio, a antropometria podem ser conjugados. g) arcada dentria. h) datiloscopia ( estudo dos desenhos formados pelas papilas drmicas ao nvel das polpas digitais).i) Descrio emprica: Ex. Mulato, estatura mediana, pernas finas, cabelo ruim j) outros meios: perfil do crneo radiografia das falanges etc..

Um mtodo de identificao, para ser aceito como cientfico, h de atender a uma srie de pr-requisitos, que vale a pena analisar: a) unicidade a propriedade de alguma coisa ser nica. b) Perenidade e Imutabilidade: Perene o que existe sempre e imutvel o que no altera enquanto existe. portanto, necessrio que os caracteres no se modifiquem. c) Variabilidade e classificabilidade: quanto disposio de caracteres fsicos. d) praticabilidade: o mtodo h de ser simples.

Datiloscopia

De todos os meios de identificao, a datiloscopia o eletivo por ser fcil, rpido e de perfeita segurana. Logo que tiver conhecimento da prtica de infrao penal, a autoridade policial dever (...VIII): ordenar a identificao do indiciado, pelo processo dactiloscpico se possvel.. NB. Hoje se a pessoa civilmente identificada, dispensa-se a identificao. Processo de identificao datiloscpica. Logo abaixo da epiderme, na palma das mos e na planta dos ps, a derme se apresenta com pequenas elevaes, as papilas drmicas, que se dispem em fileiras regulares, que so as cristas papilares. No pice de cada papila est o orifcio da glndula sudorpara. So as papilas drmicas, dispostas em cristas capilares que vo dar as impresses das polpas dos dedos, chamadas impresses digitais. Conforme a disposio dessas cristas papilares, mais ou menos uniformes, em torno do ncleo central da impresso, forma-se uma figura caracterstica, semelhante ao delta grego; da trazer o seu nome: Delta. pela presena ou ausncia desse delta, sua disposio interna ou externa, que classificamos a imutveis impresses digitais. Se esse delta est presente nos dois lados da figura ( esquerda ou direita), chama-se verticilo. Se est ausente, fala-se em arco. Se existe um s delta e ele est direita do observador, (consequentemente esquerda do desenho), chama-se presilha interna; se est ao contrrio ( esquerda do observador e direita do dactilograma), chama-se, ento, presilha externa.

Leses Corporais

CAPTULO II DAS LESES CORPORAIS Leso corporal Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. Leso corporal de natureza grave 1 - Se resulta: I - incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 (trinta) dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo;

IV - acelerao de parto: Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos. 2 - Se resulta: I - incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel; III - perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto: Pena - recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos. Leso corporal seguida de morte 3 - Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos. Diminuio de pena 4 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Substituio da pena 5 - O juiz, no sendo graves as leses, pode ainda substituir a pena de deteno pela de multa: I - se ocorre qualquer das hipteses do pargrafo anterior; II - se as leses so recprocas. Leso corporal culposa 6 - Se a leso culposa: Pena - deteno, de 2 (dois) meses a 1 (um) ano. Aumento de pena 7 - Aumenta-se a pena de um tero, se ocorrer qualquer das hipteses do art. 121, 4. (Redao dada pela Lei n 8.069, de 13.7.1990)

8 - Aplica-se leso culposa o disposto no 5 do art. 121. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 6.416, de 24.5.1977 e alterado pela Lei n 8.069, de 13.7.1990) Homicdio culposo 3 - Se o homicdio culposo: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos. Aumento de pena 4 - No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos. (Redao dada pela Lei n 8.069, de 13.7.1990)

5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 6.416, de 24.5.1977) Art.129 Lei 8069 Estatuto da criana. ......................................................................................................................................... 7 Aumenta-se a pena de um tero, se ocorrer qualquer das hipteses do art. 121, 4. 8 Aplica-se leso culposa o disposto no 5 do art. 121. As leses que ofendem o organismo humano pode ser classificadas juridicamente segundo dois critrios. - sua gravidade e sua natureza: acidental, voluntria ou violenta. Quanto gravidade, o prprio cdigo penal estabelece gradao. vide acima. No que concerne natureza, trata-se de matria a ser analisada em processo, na fase do inqurito, seja na de julgamento. Assim o acidente e o sudido, por vezes so evidentes ou facilmente demonstrveis, autorizando o simples arquivamento pela autoridade policial. Entretanto frequente a morte suspeita, ensejando maiores investigaes e as dvidas, usualmente, s vo ser resolvidas na anlise das provas feitas em fase judiciria. Leso leve: Ausncia de consequncias das leses grave e gravssima. A percia tem por objetivo registrar a existncia da ofensa, consubstanciada em dano anatmico (comprometimento da integridade corporal) ou perturbaes funcionais (comprometimento da sade). Usualmente a leso

apurada no primeiro exame ( corpo de delito) requer novo exame dentro de 30 dias ( exame complementar), para se confirmar a inexistncia das consequncias mencionadas nos pargrafos do artigo 129 do CP.

Leso grave: nos casos de: I - incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 (trinta) dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV - acelerao de parto. Leso gravssima: nos casos de: I - incapacidade permanente para o trabalho; II enfermidade incurvel; III - perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V aborto. Leso seguida de morte: artigo 129 3 - Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo:

Leses simples

Ferida punctria. Os instrumentos capazes de produzir uma leso punctria so chamados perfurantes. ( chave de fenda) Ferida incisa: A ferida incisa produzida por instrumentos cortantes, que tm gume. (faca) Ferida contusa: O choque de superfcies pode se dar de forma ativa ( quando o instrumento projetado contra a vtima) ou passiva ( quando a vitima vai de encontro ao objeto, como ocorre numa queda). Devido elasticidade da pele, esta se conserva ntegra e a leso se produz em nvel profundo. So vrias: a. escoriao: quando o atrito do deslizamento lesa a superfcie da pele- raspo -arrastamento, atropelamentos etc. b. Equimose: contuso mais frequente- ( soco) c. Bossas e hematomas : as bossas podem ser sanguneas. Hematonas so colees sanguneas. Leses Mistas

So chamadas de mistas quando sua produo se deve a instrumento cujas caractersticas de atuao renem dois dos lados descritos anteriormente. Instrumento Prfuro cortante ( punhal- canivete) Leso prfuro-incisa Instrumento corto contundente ( machado-foice) Leso cortocontusa

Instrumento prfuro contundente ( projtil) Leso prfurocontusa.

Fraturas cicatrizes Infeco

Leses por arma de fogo Leses por arma de fogo. As leses produzidas por disparo de arma de fogo se devem, mais freqentemente, a "balas" do que carga de chumbo ( grnulos). Por isso necessrio, necessrio dar ateno a este tipo de ferimento. Quando o projtil atinge o organismo e nele penetra- pode atravess-lo ou ficar nele retido. Se considerarmos o tnel que o projtil cria no corpo da vtima, veremos que pode ser penetrante ou transfixante. Devemos ento, estudar: orifcio de entrada orifcio de sada projteis retidos I - Orifcio de entrada: tem vrias caractersticas, a saber: Forma: Depende da maneira pela qual o projtil atinge o alvo. Se o eixo de penetrao for perpendicular superfcie, o orifcio tender a decalcar a forma do corte transversal da bala: circular. Contudo a retrao dos tecidos provoca leve deformao, varivel com a direo das fibras elsticas e a regio corprea atingida. Como os ferimentos punctrios, ainda que em menor intensidade, se deformam e se tornam levemente ovalados. Quando, o projtil atinge obliquamente a vtima, o orifcio se mostra eltico, alongado na dependncia do ngulo de penetrao. Pode tambm se mostrar atpico nos casos de "ricochete" ou quando dois projteis sucessivos atingem o mesmo ponto na pele e ainda na hiotese da bala Ter perdido sua fora de propulso ( perdida). Exceo de grande importncia prtica observada nos tiros excessivamente prximos, em que a expanso dos gases dilacera os tecidos ( fato menos raro do que se imagina). Contudo, o que se encontra usualmente, um orifcio regular, circular ou oval de contornos ntidos.

Tamanho: O orifcio de entrada usualmente menor do que o calibre do projtil que o produziu e com ele guarda proporo direta. O exame do orifcio sugere, com boa aproximao, o calibre da bala vulnerante. Tambm aqui preciso ressalvar que o disparo muito prximo faz exceo e frequentemente d origem a orificio maior do que se espera. Freqentemente o seu dimetro menor do que o orifcio de sada. Entretanto preciso certa cautela, pois essa comparao ( com a sada), vezes, induz a erro. orlas e zonas: Contornando o orifcio de entrada do projtil, encontramos as chamadas orlas e zonas. Orla de contuso: Ao penetrar do projtil, a pele se invagina como um dedo de luva e se rompe. Devido diferena de elasticidade existente entre a epiderme e a derme, forma-se uma orla escoriada, contundida. Orla de enxugo: O projtil vem girando sobre o seu prprio eixo ( movimento de rotao necessrio para garantir a direo do disparo) e revestido com impurezas provenientes da plvora e dos meios anteriormente atravessados. Como o tecido orgnico elstico, adere parede lateral da bala que, por atrito, vai deixando coladas no tnel por ela mesmo cavado essas impurezas trazidos do exteriror. Dessa forma o projtil se limpa ou se enxuga formando a orla de enxugo. Zona de tatuagem: Tambm se chama tatuagem verdadeira, por no ser removvel: h incrustao dos grnulos e poeiras que acompanham o projtil. observvel em disparos prximos. Zona de esfumaamento: Tambm chamada zona de tatuagem falsa, pois ocorre simples depsito de plvora incombusta e impurezas, facilmente removvel. II Orifcio de sada Ao tempo da sada, o projtil apresenta caractersticas diversas das da entrada: menor energia cintica, perda das impurezas no percurso e aquisio de material orgnico, maior capacidade dilacerante do que perfurante e eventual mudana de direo. Consequentemente, de se esperar que o orifico de sada seja diverso do de entrada em suas particularidades. Entretanto, nem sempre as coisas so simples e esquemticas. Se aparecer, na sada, uma orla de contuso e ocorrer proximidade de entrada, j no ser to fcil a diferenciao entra ambos ( entrada e sada). Tambm, se o projtil antes de penetrar no organismo tiver sofrido ricochete, caractersticas da sada podero estar presentes na entrada. A diferenciao, entretanto, tem grande importncia, pois pode fornecer subsdios para o estudo da direo do disparo, de alta valia no estudo da natureza jurdica do evento letal. Numa percia no aceitvel simples anotao: orifcio de entrada ou orifcio de sada. imprescindvel que o examinador proceda a minuciosa descrio das caractersticas de ambos orfcios ( se existirem). Dessa forma uma reanlise ser vivel, mesmo aps a inumao do cadver.

Projteis retidos Se no for encontrado orifcio de sada, e to somente o de entrada, indispensvel a busca do projtil, objetivando:

a) Identificao da arma b) Conservao ( conforme o caso ) ou retirada das balas incrustadas c) avalio das sequelas e/ou consequncias da permanncia da bala no organismo.

Leses transfixantes

Quando h orifcios de entrada e de sada, possivel o estudo do percurso da bala no organismo. Dificuldades podem haver e devem ensejar melhores estudos no caso particular, pois de extensa valia no campo criminal ( diferena entre acidente, crime e suicdio) Distncia do disparo Levando-se em conta a distncia do disparo, os tiros so usualmente classificados em encostados, prximos e distantes. Tiro distncia: O projtil percurte os tecidos e os leva diante de si, rompe-os e neles se limpa, formando a orla de contuso e enxugo. Tiro encostado: A boca da arma se apia no alvo. Identificao da arma Quando se apreende uma arma suspeita, preciso verificar se dela procede o disparo fatal. Em outros termos necessrio que se estabelea se o projtil encontrado na vtima procede, efetivamente dessa arma. O primeiro dado a ser objeto de considerao o calibre, pois se no houver coincidncia, no h como prosseguir o estudo. Se houver coincidncia, passa-se ao segundo elemento: o nmero de raias da arma, decalcadas sob a forma de sulcos na face lateral do projtil. Essas salincias(raias) encontradas na face interna do cano da arma, tm por finalidade imprimir bala um movimento giratrio sobre seu prprio eixo, para assegurar controle da direo do disparo. Variam em nmero com o tipo da arma e com o fabricante. Quando ocorrem coincidncias de calibre e nmero de rais h possibilidade da arma em estudo ser responsvel pelo disparo. Mas esses dados so insuficientes: preciso que se chegue a prova precisa. Em outras palavras, no bastam provas genricas, preciso uma individualizadora. Esse objetivo alcanado pelo estudo da estriao lateral fina. A parede interna do cano da arma irregular, graas variao decorrente do esfriamento do material metlico. Essa salincias, embora bem mais finas do que as raias, tambm imprimem sulcos no projtil. E graas a essas variaes que se pode identificar a arma de que procede o projtil encontrado na vitima. Como provar? necessrio que se faa "tiro de prova" obtendo-se assim, projtil seguramente procedente da arma suspeita. Agora basta compar-lo ao fornecido pelo necroscopista, e por isso, certamente, o homicida: se forem iguais, tero igual procedncia (a mesma arma). Essa comparao dos projteis pode ser feita de duas formas:

Por decalque dos sulcos em papel gomado. Procede-se igualmente com os dois projteis e verifica-se se h ou no coincidncia dos detalhes reveladores da estriao lateral fina da arma em estudo. Por estudo estereoscpico dos projteis, em aparelho especial: microscpio comparador. Neste caso ( como tambm se pode fazer no anterior) fotografam-se as coincidncias. Finalmente til lembrar ( embora seja menos usual) que essa identificao da arma pode ser feita pela comparao das cpsulas ( a encontrada no local e outra obtida por disparo experimental) Interesse jurdico So vrios os problemas periciais de interesse jurdico: natureza do fato: acidente, suicdio ou homicdio distancia do disparo, para estudo da autoria identificao da arma tambm visando o estabelecimento da autoria. Saber se se trata de leso mortal ( produzida em vida) ou ps mortal ( delito impossvel) Na hiptese da leso no ser mortal, quais as sequelas restantes.

Casos mencionados previstos no Cdigo Penal. Art. 121 - Matar algum: Pena - recluso, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. Leso corporal Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. Leso corporal seguida de morte 3 - Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos. Art. 14 - Diz-se o crime: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Art. 17 - No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Aborto Definio Medico Legal (Crime de Aborto) Interrupo da gravidez feita dolosamente em qualquer momento do ciclo gravdico, haja ou no a expulso do feto. Classficao:

Espontneo Acidental Eugnico *

fato natural - no h repercusso jurdica criminal fato natural - no h repercusso jurdica criminal que evita o nascimento de pessoas deficientes - quando o feto tem alguma anomalia sria (principalmente cerebral) "no previsto em nossa legislao" auto aborto - Art. 124 CP. Criminoso sem consentimento - Art. 125 CP. com consentimento - Art. 126 CP. Legal Art. 128 CP art. 128, I - teraputico - necessrio art. 128, II - sentimental - estupro

Violento

* Eugnico - que favorece o aperfeioamento da reproduo humana. * Congnito - tudo o que se adquire no tero materno. * Mesolgico - relao entre os seres e o seu meio ambiente. Obs.: no h aborto culposo Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos. Aborto provocado por terceiro Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos. Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante:

Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Pargrafo nico - Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de 14 (quatorze) anos, ou alienada ou dbil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia.

Corpo de Delito DO EXAME DO CORPO DE DELITO, E DAS PERCIAS EM GERAL Art. 158 - Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. Art. 159 - Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. 1 - No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame. 2 - Os peritos no oficiais prestaro o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. Corpo de Delito Conjunto de vestgios deixados pelo fato criminoso. Ou seja, o conjunto de elementos materiais resultantes da prtica de um crime. Ainda, so as alteraes materiais deixadas pela infrao penal. No passado, a expresso indicava to-somente o cadver da pessoa vitimada por homicdio, o qual devia ser exibido ao juiz, da, talvez, o sentido etimolgico do corpo de delito. Posteriormente, a expresso passou a significar toda pessoa ou coisa sobre as quais incidia um ato delituoso, at que se chegasse ao sentido moderno. O CPP adverte sobre o assunto, no art. 158 e seguintes. Corpo de Delito Direto Conjunto de vestgios deixados pelo fato criminoso. So os elementos materiais, perceptveis pelos nossos sentidos, resultante da infrao penal. Esses elementos sensveis, objetivos, devem ser objeto de prova, obtida pelos meios que o direito fornece. Os tcnicos diro da sua natureza, estabelecero o nexo entre eles e o ato ou omisso, por que se incrimina o acusado. O corpo de delito deve realizar-se o mais rapidamente possvel, logo que se tenha conhecimento da existncia do fato. Nos crimes que deixam vestgios, o exame pericial, ou exame de corpo de delito, indispensvel sob pena de nulidade ( ar. 564 III b ) No homicdio impe-se o exame necroscpico. Realiza-se a percia por dois peritos. Mas tem-se admitido um perito s, se este for oficial e no houver demonstrao de prejuzo. O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceitlo ou rejeit-lo, no todo ou em parte ( art. 182 do CPP)

O perito dar ateno a todos os elementos, que se vinculem ao fato principal, sobretudo o que possa influir na aplicao da pena. (?) Exame direto o realizado sobre a pessoa ou coisa objeto da ao delituosa. Exame indireto o realizado sobre dados paralelos, como ficha mdica de paciente ou depoimento de testemunhas. Exame complementar: o feito para completar ou susbstituir outro.

Corpo de Delito Indireto Quando o corpo de delito se torna impossvel, admite-se a prova testemunhal, por haverem desaparecido os elementos materiais. Essa substituio do exame objetivo pela prova testemunhal, subjetiva, indevida, pois no h corpo, embora haja o delito.

Auto de corpo de delito Meio de prova no processo penal destinado a apurar os vestgios deixados, pelo criminoso, na vtima ou no prprio local do delito. Consiste na inspeo ocular feita por peritos, a qual leva s concluses que instruiro o laudo. (Arts. 158 a 184, CPP). Aspectos mdico-legais do casamento (impedimento e anulao). Impedimentos legais: so as incapacidades nupciais estabelecidas em lei. Os impedimentos so considerados dirimentes ou proibitivos. Os primeiros acarretam a nulidade do casamento e os segundos embora constituam embarao legal no chegam a invalid-lo. Os dirimentes ( que causam a nulidade) podem ser absolutos ( de ordem pblica) ou relativos ( de interesse particular). Os artigos 183 a 188 e 207 a 224 do CC disciplinam a matria.

Impedimentos de ordem mdico legal. Casamentos nulos: neste caso refere-se consanginidade e ao exame mdico pr-nupcial ( art. 183 n. I a IV do CC e dec. Lei 3200 de 19.04.41) CDIGO CIVIL -DOS IMPEDIMENTOS

Art. 183. No podem casar (arts. 207 e 209): I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, natural ou civil; II - os afins em linha reta, seja o vnculo legtimo ou ilegtimo; III - o adotante com o cnjuge do adotado e o adotado com o cnjuge do adotante (art. 376); IV - os irmos, legtimos ou ilegtimos, germanos ou no, e os colaterais, legtimos ou ilegtimos, at o terceiro grau inclusive; Consanginidade: So descendentes as pessoas que se vinculam no mesmo tronco ancestral. Quando uma descende diretamente da outra fala-se em linha reta e, em colateral, quando a descendncia vem apenas de um tronco comum. A linha reta pode ser descendente ( av- pai- filho) ou ascendente ( filho -pai- av). Para se saber o grau de parentesco preciso remontar ao tronco comum. O impedimento entre ascendentes e descendentes, bem como colaterais prximos bem antigo. Exame mdico pr- nupcial. Enquanto o Cdigo Civil vigente restringe ao 4. Grau de parentesco ( primos) a permisso para casamento lcito, o Decreto 3.200 de 19.4.41, abriu oportunidade para os consangneos de 3. Grau ( tio sobrinha) com clusula de exame prvio. Ficou assim, institudo em nosso meio o exame mdico pr nupcial, exigvel apenas nos casos referidos. A medida visa a impedir casamentos disgnicos e serve, por isso, aos interesses da eugenia. Casamentos anulveis. ( artigos 209 e 183 do CC IX a XIV) Art. 209. anulvel o casamento contrado com infrao de qualquer dos ns. IX a XII do art. 183. Artigo 183 IX - as pessoas por qualquer motivo coactas e as incapazes de consentir, ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento; X - o raptor com a raptada, enquanto esta no se ache fora do seu poder e em lugar seguro; XI - os sujeitos ao ptrio poder, tutela ou curatela, enquanto no obtiverem, ou lhes no for suprido o consentimento do pai, tutor, ou curador (art. 212); XII - as mulheres menores de 16 (dezesseis) anos e os homens menores de 18 (dezoito); XIII - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal (art. 225) e der partilha aos herdeiros; XIV - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at 10 (dez) meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal, salvo se antes de findo esse prazo der luz algum filho;

Incapacidade de consentir

I -insuficincia de idade: A lei brasileira estabelece como limites mnimos de idade para o casamentos: homens 18 anos e mulheres 16 anos. Artigo 183 CC. II- Doena mental ( loucos de todos os gneros) ( preciso que seja apurada em percia, evidenciando-se sua vigncia ao tempo da deciso referente ao casamento) III- surdo- mudez ( a surdo- mudez, no educada, impede a manifestao da vontade e impede o casamento. Os casos menos graves e educados possibilitam clara expresso da vontade, excluindo-se portanto da proibio legal. A percia esclarecer cada eventualidade em particular, estudando os sintomas da perturbao e as manifestaes da vontade do periciando ) IV- Prazo de viuvez ou separao. O cdigo Civil exige um prazo de 300 dias de viuvez ou separao legal da mulher para que possa estabelecer novo vnculo. Essa exigncia dispensvel se a interessada der luz antes de decorrido esse tempo. Admite o legislador que se houvesse gravidez decorrente do primeiro vnculo, teria chegado ao seu trmino antes dos 300 dias. Considera-se, por isso, esse como sendo o prazo mximo legal de durao de gravidez. ( 218 e 219 CC) V - Identidade: Aqui se faz referncia especfica identidade fsica. Honra e boa fama: H casos forenses em que o perito mdico solicitado a prestar colaborao: Hipteses de homossexualidade do conjuge varo e gravidez ou parto de origem anterior ao casamento ignorado pelo marido. VI- Defeito fsico irremedivel: para fins periciais as eventualidades mais comuns dizem respeito s impotncias e ao chamado sexo dbio.

VII- Molstia grave e transmissvel: doenas infecto contagiosas ou perturbao mental. VIII - Defloramento anterior: Quando houve defloramento anterior assiste ao marido direito de recurso anulatrio a ser interposto em dez dias. Caber percia verificar se se trata realmente de ruptura himenal; se recente ou antiga; se h ou no complacncia da membrana e eventualmente se no ocorreu himenoplastia.

Sexologia Forense Sexo normal: No se pode mais considerar o conceito de sexo fora de uma apreciao plurivetorial. Em outros termos, o sexo a resultante de um equilbrio de diferentes fatores que agem de forma concorrente nos planos fsico, psicolgico e social. Assim fatores genticos, endcrinos, somticos, psicolgicos e sociais se integram para definir a situao de uma pessoa em termos sexuais. As implicaes jurdicas sero decorrentes dessa integrao. Sexo Gentico: diferena entre masculino e feminino nos cromossomos. No sexo masculino a cromatina sexual se acha ausente ou raramente se apresenta, enquanto no feminino est sempre presente. Modernamente considera-se a cromatina sexual como material remanescente dos cromossomos X. O sexo cromatnico tem grande importncia nas determinaes do sexo. Considera-se a cromatina sexual como presente em 50% dos ncleos celulares de seres femininos e apenas abaixo de 5% nos masculinos.

Endcrino: as glndulas reprodutoras ( gnadas ), representadas pelos testculos (masculinas) e ovrios ( femininas), definem o chamado sexo gontico. Seriam os elementos mais tpicos de cada sexo. Em casos normais pode-se assim considerar. Contudo existem glndulas anormais com aspectos mistos ( ovo-testis). Os hormnios exercem controles recprocos entre diferentes glndulas. As gnadas so influenciadas pelas secees hipofisrias, suprarenais, tireoidianas etc. Estas inter-relaes endcrinas diferem levemente de um sexo a outro de sorte que as dosagens dos diferentes hormnios variam para cada sexo. Morfolgico: As morfologias masculina e feminina, tanto genitais como extragenitais diferem entre si de modo evidente, nos casos normais. Nessas condies no h confuso entre sexos, o que porm pode ocorrer em situaes patolgicas ( estados intersexuais). Ao lado de uma diferenciao morfolgica esttica, h quem cogite de uma de carter dinmico, posto que os tempos de participao na prtica sexual (conjuno) no so os mesmos em ambos os sexos. Psicolgico: evidente quer os fatores constitucionais e endcrinos predisporo algum a um prevalente tipo de reao psicolgica. H casos em que haver desvio psicolgico sexual, com grande diversidade de situaes patolgicas. Jurdico: O sexo jurdico resulta basicamente do registro civil. Estados intersexuais Conceito: so quadros clnicos que apresentam problemas ( diagnstico, teraputico e jurdico) quanto ao verdadeiro sexo da pessoa considerada. Isto ocorre face a anomalias genitais (principalmente) e extragenitais. Hermafroditas e pseudohermafroditas. Hermafrodita o ser bissexuado lato sensu. Tem surgido porm, o emprego da expresso com sentido restrito para indicar que a pessoa apresenta simultaneamente testsculos e ovrios ( hermafroditismo bigonadal ou verdadeiro.) Quando diferentemente, s os genitais externos se desenvolveram com atributos dos dois sexos, denomina-se pseudohermafroditismo ( monogonadal) Caractersticas dos intersexuais. ( o autor representa isto atravs de um Quadro) Sndromes especiais: Trata de aberraes cromossmicas

Transexualismo Os transexuais so pessoas que fenotipicamente pertencem a sexo definido, mas psiclgicamente ao outro e se comportam segundo este, rejeitando aquele. No obtm resultado psicoterpico eficiente e buscam obsessivamente a "correo" do sexo morfolgico, por meio de cirurgia radical.

You might also like