LUGARES GEOMÉTRICOS

Definição: Um lugar geométrico é um conjunto de pontos do plano ou do espaço que têm uma propriedade comum. O objectivo desta apresentação é o estudo mais aprofundado de alguns lugares geométricos de que já ouviste falar.

… no plano

LUGARES GEOMÉTRICOS

que tem as pontas amarradas a duas estacas (fig. que vai limitar o canteiro de flores.Um jardineiro quer construiu um canteiro. O jardineiro desenhou um lugar geométrico. . com a ajuda de uma corda de 2 metros de comprimento. No terreno ficou desenhada uma linha curva chamada circunferência. O jardineiro coloca a estaca mais pequena num ponto do terreno (ponto C) e com a corda sempre esticada foi deslocando a outra estaca. fazendo um sulco no terreno.1).

.Circunferência O jardineiro desenhou uma circunferência sobre o chão com raio de 2 metros. A circunferência de centro C e raio 2 metros é o lugar geométrico dos pontos do plano que distam 2 metros do ponto C. a essa distância chamamos raio. 2 metros Todos os pontos estão situados à mesma distância (2 metros) do ponto onde se encontra espetada a estaca (o centro da circunferência).

o raio da circunferência corresponde ao comprimento do segmento de recta [PC].Circunferência Uma circunferência é o lugar geométrico dos pontos do plano que são equidistantes de um ponto fixo chamado centro da circunferência. Na figura. r À distância de qualquer ponto da circunferência ao seu centro dá-se o nome de raio da circunferência. .

r Assim. o círculo é o lugar geométrico dos pontos pertencentes a uma circunferência ou ao seu interior. . A distância destes pontos ao centro da circunferência é menor do que o raio.Círculo Os pontos A e B da figura abaixo estão situados no interior da circunferência. Um círculo é formado por todos os pontos interiores à circunferência e pela circunferência.

Os pontos D e E são pontos exteriores à circunferência. o exterior de uma circunferência é o lugar geométrico dos pontos do plano que distam do centro da circunferência mais do que o seu raio.Exterior de uma Circunferência Na figura abaixo estão representados os pontos D e E. A distância destes pontos ao centro da circunferência é maior do que o raio da circunferência. r A região assinalada a amarelo. .

Coroa Circular Considerando duas circunferências concêntricas (com o mesmo centro) e raios diferentes. r r’ A região assinalada a amarelo representa uma coroa circular. . incluindo-as. Os seus pontos encontram-se a umaBC distância do ponto C maior AC ou igual do que e menor ou igual do que . podemos definir um lugar geométrico do plano situado entre as duas circunferências. Essa região do plano designa-se por coroa circular.

equidistantes dos extremos de um segmento de recta.Mediatriz de um segmento de recta Dois amigos brincam todas as tardes no campo. . O lugar geométrico dos pontos do plano. é a recta perpendicular ao meio desse segmento de recta e chama-se Mediatriz. Cada dia descobrem um novo ponto nestas condições. Tentam sempre  despedir-se num ponto que  esteja a igual distância de cada uma das casas. perto das  suas casas.

Ø .Propriedades da Mediatriz de um segmento de recta: Um ponto qualquer da mediatriz de um segmento de recta é equidistante dos extremos desse segmento. Ø O ponto médio do segmento de recta é o ponto da mediatriz desse segmento que se encontra à menor distância dos extremos desse segmento de recta.

Com o mesmo raio (sem mexer na abertura do compasso) com centro no ponto B. desenhas um arco AB ircunferência de raio superior a metade de . . desenhas outro arco de circunferência. Finalmente desenhas a recta que passa pelos pontos de intersecção dos dois arcos (pontos P e Q) e tens a recta mediatriz de [AB]. 3.Construção da Mediatriz de um segmento de recta om um compasso com centro em A. 2.

Desta forma. estrada que diste A estrada vai ter de corresponder à mediatriz do segmento de recta que une as duas localidades. . qualquer ponto da estrada é equidistante das duas localidades.Exemplo 1: • Pretende-se construir uma igualmente de duas localidades.

.Exemplo 2: • O Professor de Educação Física quer que o João se coloque num lugar que seja equidistante de três colegas. Em que lugar se deve colocar o João? O João deve ficar colocado na posição indicada. O ponto assinalado chama-se circuncentro do triângulo e corresponde à intersecção das mediatrizes dos lados do triângulo. de acordo com o que mostra a figura.

Circuncentro de um triângulo e Circunferência circunscrita Circuncentro de um triângulo é o ponto de encontro das mediatrizes dos lados do triângulo. . Ø Ø do a circunferência é circunscrita ao triângulo [LMP] (passa pelos 3 vértices do triângulo). O é o circuncentro triângulo [LMP].

.Bissectriz de um ângulo A bissectriz de um ângulo é uma semi-recta que divide o ângulo em outros dois ângulos geometricamente iguais.

Por exemplo: AP = BP e CQ = DQ Podemos agora definir a bissectriz de um ângulo como o lugar geométrico dos pontos do plano equidistantes dos lados desse ângulo.Bissectriz de um ângulo Cada um dos pontos da bissectriz de um ângulo é equidistante dos lados do ângulo. .

Com centro em A e em B desenham-se dois arcos que intersectam em C. 3. ˆ ˆ CVA =CVB • é bissectriz do ângulo ˆ AVB VC . C dista igualmente de A e de B. . 1.Construção da Bissectriz de um ângulo Com um compasso desenha-se um arco AB. Une-se V com C. 2.

. Teremos de determinar a bissectriz do ângulo formado pelas duas ruas (linha a amarelo). Como a figura ilustra. os candeeiros deveriam ficar segundo a bissectriz do ângulo cujos lados são representados pelas duas ruas A e B.Exemplo:  Pretende-se colocar candeeiros entre duas ruas de modo a que cada um deles esteja a igual distância de ambas as ruas.

… no espaço LUGARES GEOMÉTRICOS .

O abajur representa uma superfície esférica.Superfície Esférica O vidro do qual é feito o abajur do candeeiro de tecto (a amarelo) pode imaginar-se como sendo uma região do espaço cujos pontos se encontram todos a igual distância de um ponto central fixo. dá-se o nome de superfície esférica. . Ao lugar geométrico dos pontos do espaço equidistantes de um ponto fixo chamado centro.

Uma Superfície Esférica de centro C e raio r é o lugar geométrico de todos os pontos do espaço que estão a uma distância r de um ponto fixo C. O ponto P é um ponto da Superfície Esférica de centro C e raio r. .

Assim. chama-se raio da esfera.Esfera Se considerares agora todos os pontos da superfície esférica e todos aqueles que lhe são interiores. A distância do centro da esfera a um qualquer ponto da superfície esférica. a esfera é o lugar geométrico de todos os pontos do espaço que se encontram a igual ou menor distância de um ponto fixo chamado centro. . tens um novo lugar geométrico denominado esfera.

Uma Esfera de centro C e raio r é o lugar geométrico de todos os pontos do espaço que estão a uma distância menor ou igual a r de um ponto fixo C. . r O ponto R é um ponto da Esfera de centro C e raio r.

Pretendes saber quais são os lugares da sala que estão equidistantes dos dois candeeiros. como se representa na figura ao lado. Considerando o segmento de recta cujos extremos são as bases dos dois candeeiros. . os pontos do plano representado a verde são equidistantes das bases.Plano Mediador Supõe que tens dois candeeiros no chão da tua sala.

O plano representado a verde denomina-se Plano Mediador do segmento de recta. O Plano Mediador de um segmento de recta é o lugar geométrico dos pontos do espaço equidistantes dos extremos do segmento de recta. O plano mediador é perpendicular ao segmento de recta e contém o ponto médio desse segmento de recta. .

LUGARES GEOMÉTRICOS Disjunção e Conjunção de condições Reunião e Intersecção de conjuntos .

Já conheces vários lugares geométricos no plano e no espaço: r r r .

lugar geométrico dos pontos do plano cuja distância a O é menor ou igual a 4.lugar geométrico dos pontos do plano cuja distância a P é menor ou igual a 2.Disjunção e Conjunção de condições Podemos criar mais lugares geométricos através da combinação de dois ou mais lugares geométricos (regiões) que já conhecemos.  P2  O 4 cm cm Região B Região A . Exemplo: a . b .

º caso Região B Região A 2.º caso .Reunião e intersecção de conjuntos  P2  O 4 cm cm 1.

A∪ B : A∪ B : Obtém-se através da disjunção das condições a e b que definem os dois círculos. corresponde à reunião das regiões definidas pelas condições. a∨b Lê-se: “ou” dos pontos do cuja a O a ∨ b : Conjuntoou cuja distância plano menordistância a 2. . é menor ou igual a 4 aPé ou igual A∪ B a∨b: Conjunto dos pontos do plano cuja distância a O é menor ou igual a 4 ou cuja distância a P é menor ou igual a 2.º caso são pontos que pertencem pelo menos a um dos dois círculos (todos os pontos que pertencem a um dos dois círculos).No 1.

No 2. a ∧ b : igual a 4 e cuja distância a P é menor ou igual a 2. A∩ B : Obtém-se através da conjunção das condições a e b que definem os dois círculos. corresponde à intersecção das regiõesConjunto dos pontos do plano cuja distância a O é menor ou definidas pelas condições. a∧b Lê-se: “e” A∩ B a ∧b: Conjunto dos pontos do plano cuja distância a O é menor ou igual a 4 e cuja distância a P é menor ou igual a 2. .º caso são pontos que pertencem apenas aos dois círculos (todos os pontos comuns).

Disjunçã o Conjunção ∨(ou ∪ ) ∧ (e) ∩ Reunião Intersecçã o .A condição a ∨ é satisfeita quando pelo menos b uma das condições é satisfeita. a ou b ou (a e b). A condição a ∧ b é satisfeita quando são satisfeitas simultaneamente as condições a e b.