27 de janeiro

Santa Ângela Meríci, virgem (1474 – 1540)

27 de janeiro
Segunda leitura Do Testamento espiritual de Santa Ângela Meríci, virgem
(Séc. XVI)

Tudo dispôs com suavidade Minhas queridas Madres e Irmãs em Cristo Jesus. Antes de tudo, com o auxílio de Deus, empregai todo esforço e diligência por deixar nascer em vós a boa resolução de serdes guiadas unicamente pelo amor de Deus e pelo zelo da salvação do próximo, ao assumirdes o cuidado e o governo da Companhia. Somente assim, fundadas e arraigadas nesta dupla caridade, vosso cuidado e governo produzirão frutos bons e salutares, pois nosso Salvador declarou: Uma árvore boa não pode produzir frutos maus (Mt 7,18). A árvore boa, ou seja, o coração bom, o espírito informado pela caridade, só pode praticar obras boas e santas. Por isso dizia Santo Agostinho: “Ama e faze o que queres”, isto é, deixa-te dominar pelo amor e pela caridade, e depois faze o que queres; é como se dissesse claramente: “A caridade não pode pecar”. As mães segundo a natureza, mesmo que tenham mil filhos, trazem a todos e a cada um gravados no coração e nunca se esquecem de nenhum deles, pela força do verdadeiro amor que lhes têm. Até mesmo parece que quanto mais filhos têm, mais cresce o amor e o cuidado que dedicam a cada um. Com muito maior razão, as mães segundo o espírito podem e devem proceder do mesmo modo, porque o amor espiritual é mais forte do que aquele que provém dos laços de sangue. Por conseguinte, minhas queridas Madres, se amais estas vossas filhas com viva e sincera caridade, é impossível que não as tenhais gravadas, todas e cada uma, em vossa memória e coração. Peço-vos ainda que procureis orientá-las com amor, modéstia e caridade, e não com soberba e rispidez. Importa que em tudo sejais sempre agradáveis, de acordo com o que disse nosso Senhor: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt 11,29), imitando a Deus, de quem lemos: Tudo dispôs com suavidade (Sb 8,1). E Jesus torna a dizer: O meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mt 11,30).

27 de janeiro
Também deveis vos esforçar para tratar a todas com a maior delicadeza possível, evitando a todo custo jamais obter pela força nada do que ordenais. Pois Deus deu a cada um a liberdade e não força ninguém, mas apenas propõe, chama e aconselha. Às vezes, no entanto, será preciso agir com mais severidade; contudo, que isso se faça no tempo e lugar oportuno, conforme a condição e as necessidades das pessoas. Mas só devemos ser levados a isto pela caridade e pelo zelo das almas. Responsório Ef 5,8-9; Mt 5,14.16 R. Vós agora, sois luz no Senhor; caminhai como filhos da luz. * São frutos da luz toda espécie de bondade, justiça e verdade. V. Vós sois a luz do mundo: brilhe aos homens vossa luz. * São frutos. Oração Ó Deus, que a santa virgem Ângela Meríci nos recomende ao vosso amor de Pai, para que, seguindo seus exemplos de caridade e prudência, sejamos fiéis aos vossos ensinamentos, proclamando-os em nossa vida. . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ângela Merici nasceu em 21 de março de1474 em Desenzano, Lago de Garda, Itália. Ela fez um voto de virgindade antes dos dez anos e convenceu sua irmã mais velha a fazer o mesmo. Seus pais morreram quando ela tinha apenas dez anos. Junto com sua irmã, ela se mudou para a cidade vizinha de Salo, para viver com seu tio. Ela e sua única irmã, que era três anos mais velha, se amavam muito. Mas logo a irmã de Ângela acompanhou seus pais por uma morte súbita. A trágica morte de sua irmã deixou Ângela muito desconsolada, pois ocorreu antes de sua irmã pudesse receber os últimos sacramentos da Igreja Católica. Ângela prendeu-se em orações e obras. Embora tivesse muita fé, ela não podia ajudar mas se perguntava se sua irmã estava segura nos céus. Um dia durante a colheita, Ângela estava sozinha no campo quando teve uma visão de mudança de vida :o céu aberto, os anjos e os jovens vieram cantando em sua direção cantando uma melodia, rodeada de luz.

27 de janeiro
Uma das mais jovens era a irmã de Ângela e ela falou, dizendo-lhe que Deus queria estabelecer uma companhia de virgens consagradas. Desde então ela tem sido conhecida como uma santa, graças à sua vida espiritual e sua capacidade de compreender e ajudar as pessoas . Em 1516, a convite, Ângela mudou-se para Brescia, para uma missão de consolo na casa de Caterina Patengola, que tinha perdido seu marido e dois filhos. Aqui ela encontrou Giovan Antonio Romano. Logo formou um grupo de pessoas ao redor dela, unidas pelo mesmo desejo do bem. Em1524 Ângela embarcou em uma peregrinação para a Terra Santa e um ano depois ela foi para Roma vistar o Papa por ocasião do Jubileu. Em 25 de novembro de 1535, no dia de Santa Catarina, Ângela e 28 jovens mulheres formaram a Ordem das Ursulinas, em honra a Santa Ùrsula emu ma pequena casa perto da igreja de Santa Afra em Bresci. Em1536, Merici estabelece as regras da Ordem das Ursulinas, clarificando o seu plano para restaurar a família e a supremacia do cristianismo através da educação das meninas .Em1537 ela foi eleita superior da ordem por unanimidade. Antes de sua morte, ela ditou seu Testamento e Recordações, que contém seus conselhos para suas freiras, eles insistem sobre os efeitos da mansidão e eficácia de persuasão sobre a força. Em 1580, Carlos Borromeo, Bispo de Milão, inspirado pelo trabalho das Ursulinas em Brescia, incentivou a fundação de casas Ursulinas em toda a diocese ao norte da Itália. Carlos também incentivou as Ursulinas em viverem em comunidade e não em suas próprias casas. Ângela morreu em 27 de janeiro de1540 na Brescia e foi sepultada na antiga igreja de Santa Afra (agora Santuário de Santa Ângela), onde ainda se encontram seus restos mortais. Ela deixou150 filhas espirituais. Em 9 de junho de1544, o Papa Paulo III aprovou o novo instituto com a Bula: “Regimini Universalis Ecclesiae”. Ela é beatificada em 30 de abril de 1768 pelo Papa Clemente XIII e canonizada em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VII. Em1962 Santa Ângela Merici foi proclamada a principal padroeira de Desenzano por um decreto da Sagrada Congregação dos Ritos. Em 1861, Pio IX estendeu sua veneração para a Igreja Universal. O corpo de Santa Ângela é incorruptível. Após a morte de Ângela, a Companhia de Santa Úrsula se espalhou rapidamente. Várias comunidades Ursulinas foram estabelecidas rapidamente na França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça, Canadá e Estados Unidos. Hoje, milhares de irmãs Ursulinas trabalham para proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo em seis continentes.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful