You are on page 1of 29

INSTITUTO MDIO POLITCNICO DA HUMPATA CURSO DE CONSTRUO CIVIL

PROJECTO TECNOLGICO 12 CLASSE

TEMA: Estudo de Drenagem Urbana na Cidade do Lubango e Recomendaes de Melhorias

PROFESSORA ORIENTADORA: Berenicy Moreira NOMES DOS ALUNOS Antnio Reinaldo dos Reinaldo Rosales Celestino Sonjamba Leirinho Elioto Tenente Mango Feliciana Ngueve Kanepa Feuder Bento Bento Chikapa Gilberto Flix Kaunawoye Hiraldino Joo Andr Jorge Lus Cambambe Jos Lus Celestino Jamba Luciano Chatuala Pamba Manuel C. Agostinho Prata Marcelino dos Santos Sambulo Hossi Sandra Joana Tchivandja Vladimiro Moiss Bravo NMERO 3 7 10 13 14 15 17 21 25 26 27 28 34 36

DEDICATRIA "A caminhada longa, apesar dos obstculos que enfrentamos em nossas vidas preciso ter f, esperana coragem e firmeza, prossiga sempre crendo na prosperidade e sers vitorioso. Para a maioria dos homens, as dificuldades so filhas da preguia. Samuel Johnson (Poeta Ingls)

AGRADECIMENTO Agradecemos em primeiro lugar a Deus, pai todo-poderoso por nos ter dado o dom da vida, sade, sabedoria e que nos momentos bons e maus ele esteve sempre l, para nos ajudar a levantar e ir sempre em frente. Agradecer aos nossos encarregados, familiares, amigos e colegas que desde sempre acreditaram que somos capazes e esperamos que continuem a acreditar. A Direco da escola, aos docentes e administrativos, o nosso muito obrigado para os que contriburam directo ou indirectamente para o nosso grande desempenho durante a nossa formao nesta instituio. Esta uma folha que se vira, mas o livro no se fechou. (Jos Ortega (Filosofo Espanhol))

SUMARIO

O objectivo do nosso trabalho de melhorar o estado actual do sistema de drenagem para o cenrio actual da cidade do Lubango. Despertar as entidades responsveis da nossa cidade e a populao em geral pelos problemas que acontecem por no se efectuar um sistema de drenagem adequado. Sabendo que a nossa cidade vem enfrentando graves problemas na poca chuvosa devido o no escoamento adequado das guas pluviais e do mau estado das estruturas de drenagem existentes. Atendendo a estes problemas, queremos reduzir os riscos inerentes ao meio ambiente, dar melhorias e criar condies para as populaes que habitam naquelas reas, deve-se por a funcionar as j existentes e projectar mais sistemas de drenagem com a finalidade de prevenir inundaes e danos, a sade da populao em geral nas zonas j urbanizadas e as no urbanizadas.

NDICE GERAL 1. INTRODUO 2. DESENVOLVIMENTO 3. PLANEJAMENTO DAS GALERIAS DE GUAS PLUVIAIS 3.1 GALERIA 3.2 FUNES DAS GALERIAS 4. GUIA 5. SARGETAS 5.1 INTERFERENCIA DE VIDA AO ESCOAMENTO NA SARGETA 6. INTERFERNCIA DE VIDA AO ACMULO DE GUA 7. BOCAS DE LOBO 7.1TIPOS DE BOCAS DE LOBO 7.1.1 BOCAS DE LOBO SIMPLES 7.1.2 BOCA DE LOBO COM GRELHA 7.1.3 BOCAS DE LOBO COMBINADAS 7.1.4 BOCAS DE LOBO MULTIPLA 8. BUEIRO 9. SOLUES ESTRUTURAIS: ATACAM OS EFEITOS 9.1 SOLUES NO ESTRUTURAIS: ATACAM AS CAUSAS 10. ESTUDOS QUE COMPEM O PLANEJAMENTO:

NDICE DE FIGURAS Figura 1. Boca de lobo com resideos slidos Figura 2. Rua sem esgotos Bairro Lucrecia (Zona do I.M.E.L) Figura 3. Foas negras clandestinas Figura4. Residuos solidos ao longo do rio (Mucufi) Figura 5. Margens do rio Mucufi (Lubango) Figura 6. Lubango (Huila) Bairro Sofrio Figura 7.1 Boca de lobo Figura 7.2.1 Boca-de-lobo com grelha Figura 7.1.3 Boca-de-lobo combinada

1. INTRODUO Como estudantes da rea de construo civil no Instituto Mdio Politcnico da Humpata (Hula), e finalistas do mesmo curso, escolhemos como tema para nossa defesa Estudo de Drenagem Urbana na Cidade do Lubango e Recomendaes de Melhorias, pelo facto problemtico que assolam nas reas da linha frrea passando aos arredores do Instituto Mdio de Economia do Lubango (IMEL), e 1 de Dezembro (Popular), tropicana at o rio Mucufi; e toda a extenso do rio. Passamos a observar que ns moradores do municpio do Lubango, enfrentamos constrangimentos no que toca as redes de drenagens e sentimos importncia ao que diz respeito a esses problemas que afectam o meio ambiente e no s. Uma das causas mais frequente do mal direccionamento das guias pluviais tem causado a eroso. Aps definir o nosso objectivo, procuramos investigar a populao atravs de visitas nos bairros e presenciamos a necessidade de actuar em alguns trechos e elaborar planos de melhorias para as reas mais deficientes e escolhemos as que requer maior ateno. Os trechos escolhidos para trabalhar so os que mais sofrem degradaes provocados pela eroso dos sedimentos das zonas marginais. Desta forma, pretendemos procurar solucionar pelo menos estes trechos descritos das seguintes localidades: 1 trecho-Sofrio partindo da linha frrea passando aos arredores do Instituto Mdio de Economia do Lubango (I.M.E.L), e 1 de Dezembro (Popular), tropicana at o rio Mucufi; 2 trecho, partindo da ponte da Avenida Joo Paulo II, at a avenida 4 de Fevereiro. A partir desta situao despertou-se o interesse em poder participar da elaborao de um projecto escolar que viria a melhorar e talvez levantar fatos que gere discusso de conflitos positivos voltados para a multidisciplinaridade e que podemos despertar uma conscincia critica ao tentar amenizar os problemas da nossa sociedade. Para isto necessrio criar um projecto de sistema de drenagem que possa diminuir pelo menos alguns destes problemas que atinge directo ou indirectamente a populao. Embora existam esgotos e sarjetas de concreto nestas localidades, no constam efectivas manutenes das mesmas. Temos acompanhado o sofrimento da populao com os problemas que esto vulnerveis cotidianamente resduos slidos, esgotos a cu aberto e drenagem para direccionar as guas pluviais e escoamento das guas superficiais.

Devido a estes problemas das guas superficiais, dos rios poludos os mais prejudicados so os moradores que convivem com estas situaes e utilizam destas guas para lavar pratos, lavagem de roupas, banho etc. Ambas as situaes pontuadas despertaram o interesse pelo estudo em questo, pertinente no somente para o meio ambiente, mas tambm, na esfera social, visto que desde tempos remotos procura-se formas e mtodos para melhorar o desenvolvimento urbano, onde o homem o principal responsvel pela transformao deste ambiente. Desta forma manipula e provoca os impactos ambientais na natureza alterando o meio acelerando certos desequilbrios e a drenagem a forma de minimizar estes desequilbrios desde quando se trabalha com planejamento. O que mais se observa so os problemas do solo durante as chuvas que desagrega as suas camadas sedimentais causando eroso e torna difcil o escoamento por falta de direccionamento dos canais. O presente trabalho teve como objectivo geral Solucionar o problema de drenagem em algumas zonas da cidade do Lubango. A partir do objectivo geral delimitou-se os seguintes objectivos especficos: Analisar os prejuzos causados por falta e mal funcionamento das valas de drenagem baseado nas normas tcnicas recomendadas. Identificar os sistemas de drenagem e detalhar as estruturas necessrias para criao do sistema. Do ponto de vista das nossas inquietaes em relao ao problema que a cidade do Lubango, as guas so escoadas na sua maioria provenientes das montanhas no tem estruturas necessrias para direccion-las aos rios, que tambm no esto preparados para receber um volume de gua maior durante as cheias por de falta de limpeza e taludes de sustentao do solo para direccionar estas guas que escoam com muita velocidade causando a eroso no solo provocando a degradao do mesmo. Outro agravante diz respeito falta de rede de esgoto cujos dejectos humanos so despejados neste mesmo sistema de canais dos rios sem separao entre a drenagem e rede de esgoto. Desta forma realizou-se um breve histrico da cidade do Lubango Angola, discorrendo a seguir sobre o escoamento das guas superficiais no solo; eroso do solo causado pelo escoamento das guas, finalizando com a drenagem

2. BREVE HISTRIAL DA CIDADE DO LUBANGO

Descrever um pouco a cidade antes para chegar a zona que pretende mostrar os trechos de drenagem

Depois de vrias visitas e informaes orais de alguns moradores de como se encontra o estado destas mesmas, conferimos que no trecho-Sofrio partindo da linha frrea passando aos arredores do Instituto Mdio de Economia do Lubango (IMEL), e 1 de Dezembro (Popular), tropicana at o rio Mucufi, conferimos que em algumas partes foram construdos elementos de drenagem mas no funcionam, muitos deles so usados como reservatrios de lixos . (Figura 1)

Figura 1. Boca de lobo com resideos slidos

E por outro lado tambm verificamos muitos locais que no possuem os elementos de sistema de drenagem, rede de esgotos, valas e sargetas para direcionar as guas das vias pblicas alm destes factores que contribuem negativamente na populao para a degradao da cidade outro pontos observados tambm so os citados abaixo:
1. A falta de reparao e manunteno da rede existente 2. O crescimento de obras de construes desordenados

3. Ocupaes das encostas dos rios para fins habitacionais


4. Impermeabilizao do solo; 5. Urbanizao sem o devido cuidado com a drenagem; 6. Falta de planejamento urbano;

7. Sinalizao e traado de avenidas, ruas, etc.

Figura 2. Rua sem esgotos Bairro Lucrecia (Zona do I.M.E.L) 1.grande quantidade de lixo (resduos de todos os tamanhos: carros, utenslios domsticos, pneus, sacos de lixo, plsticos, restos vegetais, etc.) 2. canalizao de crregos sem a devida anlise de impactos 3.problema habitacional: ocupao de reas marginais e morros (reas de risco) por favelas 4.obras de drenagem com problemas de execuo; 5. grande produo de sedimentos (solos) provenientes de loteamentos e outros tipos de movimento de terra; 6. obras de drenagem sem execuo e mal projetadas 7.participao da sociedade (lixo, educao ambiental, etc.)

bem sabedo que a cidade do Lubango esta rodeada de montanhas, devido estes factores os escoamento das guas pluvias vindas das encostas das mesma no se encontram em condies favoraveis, principalmente nas encostas, tais como: as escostas da montanha do cristo Rei, da Capela da Senhora do Monte e dos bairros como sofrio, lage, Lucrcia, uma parte do bairro comercial, todas elas dirigem-se para o rio Mucufi que corta a cidade. O rio para alm das recepes das guais pluviais mencionadas acima, ele tambem recebe redes de esgotos das edificaes que esto ao seu redor que so

conduzidas pelos seguintes sistemas, tais como: Manilhas de febra de cimento e de PVC e alguma parte de valas. Como se ve nas figuras.(Figura 3.)

Figura 3 Alem das ligaoes das redes a cima mecionadas tem tambem outro factor com a explorao de inertes retiradas de forma descontrolada e clandestinamente, e vegetao que segue as margens deste mesmo rio precisam de uma a sistencia e para algumos casos a poda, para aliviar o escoamento das guas, e por outro lado ajudara a proteger as suas encostas de forma a no provocar eroso ao longo do rio. Em 2009 devido as fortes chuvas, as guas do rio mucufi aumentou de caudal,como consequencia teve destruicoes de residencias que estavam localizadas nas margens do rio. Devido agravidade dos riscos ao longo do percursso do rio, o departamento de estudo do planeamento urbanistico e ambiental tomou a iniciativa de retirar todos os demais moradores desta rea de risco por questo de segurana. Face ao exposto e dada importncia do conhecimento das chuvas de curta durao e alta intensidade nos estudos de drenagem de maneira geral, que envolvem inclusive um ambito nacional que o do controle de eroso, importante enfatizar os seguintes aspectos fundamentais:

Necessidade de analisar e processar os dados pluviogrficos actualmente

disponivel na cidade com objectivos de ter uma idia da qualidade dos mesmo e sua distribuio espacial.

Programar a instalao de novos postos em regies de posto Manter um arquivo actualizados de dados analisados e processados. Realizar estudos e pesquisas de carcter regional onde possivel, que

pluviogrficos.

permitam avaliar parametros de interesse em reas no cobertas por pluviogrfos. conveniente para a comunidade, que a rea urbana seja planejada de forma integrada isto que todos melhoramentos pblicos sejam planejados coerentemente. Quando o sistema de drenagem no consideravel desde o inicio da formulao do planejamento urbano, bastante provvel que este sistema ao ser projectado reveli-se ao mesmo tempo de alto custo e ineficiente. (Marcel Preotesco 1979) Em relao a outros melhoramentos urbanos o sistema de drenagem tem uma particularidade: o escoamento de guas fluviais sempre ocorrer indepedentemente de existir ou no o sistema de drenagem adequado. A qualidade deste sistema que determinar se o benefcio ou prejuizo a populao sero maiores ou menores. (Marcel Preotesco 1979) Sempre possivel atravez de estudos mais amplos, planejar o sistema de drenagem de forma a deminuir os custos e aumentar os benefcos resultantes. Por exemplo: a construo de reservatorios de acumulao a montante ou a consepo de parques nos quais se admita inundaes peridicas so possiblidades bastantes interessantes. Projectos de canais abertos, diminuindo ou mesmo eliminando a necessidade de tubulaes enterradas merece analise pormenorizadas, pois resulta em investimentos de menor vulto. (Marcel Preotesco 1979)

Outros aspecto a considerar diz respeito urbanizaao reas altas,o que pode resultar no aumento do escoamento das guas pluviais rumo as baixas .O empreendimento de montante deve ser projectado de forma a preservar as condies naturais atravs de reservatrios de acomulao das cheias ou entao ser onerado pelos custos de ampliao do sistema de drenagem das reas a jusante. . (Marcel Preotesco 1979)

Em sentido amplo planejamento a actividade destinada a resolver problemas de uma comunidade, atraves de consideraes ordenadas ,que envolve uma concepao inicial ate um programa de obra, considerado um espao determinado e fixado um perodo de tempo. (Marcel Preotesco 1979) O planejamento da drenagem urbana conforme a exposio inicial, deve ser feito de forma integrada, considerando outros melhoramentos urbanos e planos regionais, quando existerem. . (Marcel Preotesco 1979) Aps estarem determinadas as interes dependncias entre o sistema de drenagem urbana e outros sistemas urbanos e regionais, o primeiro deve ser alvo de um planejamento expecifico.(Marcel Preotesco 1979) Tal planejamento deve ser feito sobre o critrio bem estabelecidos, oriundo de uma poltica da administrao pblica apoida em regulamentos adquados. Esssa poltica e estes regulamentos devem sempre atender as peculiaridade locais, fsicas, econmicas e sociais. O planejamento deve levar sempre ao projecto de um sistema de drenagem exequvel, tcnica, economicamente eficiente, maximizando os benefcios e minimizando os custos coerente com outros planos sectoriais, que atenda com os anseios da colectividade. (Marcel Preotesco 1979) O sistema de drenagem deve ser considerado como composto por dois sistemas distinto que devem ser planejados e projectados sobre o critrios diferenciados. O sistema de drenagem inicial ou de micro drenagem ou ainda colector de guas pluviais, aquele composto pelos pavimentos das ruas, guias, sargetas, bocas de lobo, galerias de guas pluviais e tambem canais de pequenas dimenses. (Marcel Preotesco 1979) Quando a nossa visita a Administrao do Lubango, no gabinete tcnico nos informaram sobre estado tcnico do sistema de drenagem da cidade do Lubango, portanto o sistema actual de drenagem est constituda por trs sistemas de drenagem que so:

Turner (efeito com tijolos burros), Manilhas (de fibras de cimento com dimetro de 200mm de raio), Valas a cu aberto.

De todas as informaes obtidas chamo-nos ateno de que algumas redes desaguam na vertente do rio Mocunfi, no recebe somente as guas pluviais, mais tambm todas as guas servidas das redes residenciais da cidade, sem nenhum critrio de tratamento. Durante a nossa visita as margens do rio observamos tambm a falta de conhecimento e de negligncia por parte dos habitantes mais prximos do rio, nas zonas de risco e por sua vez a populao tem utilizado estas guas: para lavagem de roupas, banhos, ligaes de fossas negras e deposio de resduos slidos sem se preocuparem com a contaminao que podero vir a sofrer futuramente. (Fig.5)

Figura 5. Margens do rio Mucufi (Lubango)

29-10-2011

Visto que as guas residenciais que vem da rede de esgoto so as guas contaminadas desta forma achamos por bem canalizar estas guas para uma estao de tratamento de modo a ser encaminhadas de novo ao rio, desta forma melhorando o sistema de escoamento e eliminando os problemas existentes que afectam directa ou indirectamente o meio ambiente. (Figura.6)

Figura 6. Lubango (Huila) Bairro Sofrio 30-07-2011

1. PLANEJAMENTO DAS GALERIAS DE GUAS PLUVIAIS 3.1 GALERIA Galerias so condutos destinados ao transporte das guas captadas nas bocas colectoras at os pontos de lanamentos.(Figura 3)

Figura 3 A dimenso recomendada para o seu dimetro mnimo de 400 mm. O sistema de galerias de guas pluvias compreende as bocas de lobo, as tubulaes, os poos de visitas e estruturas acessoriais. projectado tendo em vista a

conduo de guas pluviais desde a sua captao, nas ruas, at a sua disposio no sistema principal de drenagem . Pertence por tanto ao sistema inicial de drenagem, isto , projectado para chuvas.

O seu bom funcionamento depende essencialmente de um sistema de macro drenagem adequado e parcialmente intil se a drenagem das ruas no forem bem projectadas. possivel atravs de um projecto adequado da drenagem das ruas e do sistema de macrodrenagem e diminue a exteno de galerias de guas pluviais ou substitui-las por canais abertos, oque trs sensivel diminuio dos investimentos nas obras. Os custos de manuteno possivelmente sero maiores, e adeciso depende de uma anlise tcnica e financeira pormenorizada. DAEE/CETESB(1980)-Ddrenagem Urbana.Segunda Edio, So Paulo(SP)

3.2 FUNES DAS GALERIAS As galerias conduzem as guas pluviais desde os seus pontos de captao, as bocas de lobo ate os pontos de despejo, num conduto colector. 4 GUIA Guia ou meio-fio, a faixa longitudinal de separao do passeio como o leito vivel, constituindo-se geralmente de peas de granito argamassadas. 1. SARGETAS Sarjeta: o canal longituninal, em geral triangular, situado entre a guia e apista de rolamento, denominado a colectar e conduzir as guas de escoamento superficial at os pontos de coleta. 1.1.INTERFERENCIA DE VIDA AO ESCOAMENTO NA SARGETA A gua que flui a uma rua, devido a chuva que cai no pavimento e nos terrenos adjacentes escoar pelas sargetas at alcanar um ponto de captao. A medida em que a gua escoa e as reas adicionais contribuirem para o aumento das descargas a largura do escoamento aumentar e atigir progressivamente as faixas de trnsito. Se os veiculos estiverem estacionados adjacentes a guia a largura do espalhamento de gua ter pouca influncia na capacidade de trnsito pela via at

que ela exceda a largura do veculo em algumas dezenas de centimetros. No entanto, em ruas onde o estacionamento no permitido, sempre que a largura do escoamento exceder algumas dezenas de centmetros, afetar efectivamente o trnsito. A medida em que largura do escoamento aumenta torna-se impossvel aos veculos transitarem sem invadir as faixas. Ento o trfego ser reduzido cada vez mais a medida em que os veculos comearem atravessar as guas mais profundas e os espirros provocadas pelos veculos que percorrem as faixas inundadas prejudicaro a viso dos motoristas que trafegam com velocidade maiores nas faixas centrais. Finalmente,se a largura e a profundidade das enxurradas atingirem grandes propores,a rua se tornar ineficiente como escoadora trafego.Durante esses perodos , imperativo que veculos de socorros de emergencia, tais como carros de bombeiros ,ambulncias,e carros policias possam percorrer sem dificuldade excessivas as faixas centras. Interferencias significativas com trafego de um geral, no excede de 1530 minutos em cada chuva. Alm disso,para ocorrem a interferencia maoir nessario que chuva ocorra concomitantemente com hora depico do trafgo. A classe da rua importante quando se considera grau de interferencia com otrafego.Uma rua secundaria e em menor escala ,uma rua principal pode ser inundada com pouco efeito sobre o movimento do veiculo.o pequeno numero de carros envolvido pode mover se com baixa velocidade atravs da agua. DAEE/CETESB(1980)Ddrenagem Urbana.Segunda Edio, So Paulo(SP)

6. INTERFERNCIA DE VIDA AO ACMULO DE GUA A gua acumulada na superfcie da rua em consequncia de mudana greide,ou de inclinao da crista a rua que se cruzam podem reduzir substancialmente a capacidade de trfego da rua. Um problema de importncia que decorre do acmulo de guas que esta pode alcanar profundidades maiores do que a da guia,e permanecerem por longo tempo.Outro problema resultante de acmulo de gua dependendo de sua localizaao, que os veculos podem atingi-lo em alta velocidade,com riscos srios de acidentes. A maneira pela qual a gua acumulada afecta o trfego essencialmente a mesma que para escoamento na sarjecta.A gua acumulada frequentemente provoca a interrupo do trfego em uma rua. Neste caso, o projecto incorreto de apenas um

componente do sistema de drenagem torna praticamente intl, pelomenos para aquelas reas mais diretamente afectadas.

7. BOCAS DE LOBO Define-se boca de lobo (Fig.7) como um dispositivo especial que tem a finalidade de captar as guas pluviais que escoam pelas sargetas, para em seguida, conduzi-lass galerias ou tubolaes.

Figura 7.1 Boca de lobo

7.1TIPOS DE BOCAS DE LOBO Como j sabido, existem vrios tipos de bocas de lobo tais como:

Boca de lobo simples Bocas de lobo com grelha Bocas de lobo combinada Bocas de lobo mltiplas

7.1.1 BOCAS DE LOBO SIMPLES

Trata-se de boca de lobo largamente utilizada em projectos de drenagem urbana, especialmente nos pontos baixos das sargetas. constituda de uma abertura vertical na guia, denominada de guia de chapu, atravs das quais permite-se a entrada da gua pluvial que escoa sobre as sargetas . A capacidade de esgotamento de uma boca de lobo simples em funo da rpidez com que se processa a mudana de direco do escoamento da sargeta. Essa mudana de direco ocasionada, principalmente pela declividade transversal da superficie da sargeta. Por tanto, aumentando-se esta declividade, por exemplo: atravs de uma depresso na sargeta junto a face da guia a capacidade de esgotamento da boca de lobo ser substancialmente aumentada.

7.1.2 BOCA DE LOBO COM GRELHA um tipo de boca de lobo que possui uma abertura com barras metlicas longitudinais e transversais, formando uma ou mais grelhas. As barras metlicas podero estar dispostas paralelamente ou perpendicularmente direco do escoamento e denomina-se respectivamente, grelhas longitudinas ou grelhas transversais. Quando se trata de grelhas em pontos baixos das sargetas, a probablidade de obstruo torna-se maior ainda. Para aumentar a capacidade de esgotamento das grelhas pode-se constru-las com depresso, porem, muitas vezes essa soluo poder no ser recomendvel em razo dos transtornos que causaro ao trafgo de veculos. Numerosas experincias foram realizadas para se determinar as caracteristicas das grelhas, essas experincias revelaram que as grelhas constitudas exclusivamente por barras longitudinais ou que tenham algumas barras transversais. As grelhas longitudinais mesmo bem projectadas so tambm passveis de obstrues, porm menos frequentes com relao as transversais.(Fig.7.1.2)

Figura 7.2.1 Boca-de-lobo com grelha

7.1.3 BOCAS DE LOBO COMBINADAS Trata-se de uma associao entre a boca de lobo simples e a grelha, que funcionam como um conjunto nico. Como nos casos anteriores, pode ser construida com ou sem depresso, e localizada em pontos intermedirios das sargetas ou em pontos baixos. Normalmente a grelha instalada de fronte a abertura da guia, mais pode tambm ser colocadas a montante ou a jusante. Ensaios de laboratrios revelaram que na boca de lobo combinada, enquanto no haver obstruo na grelha, abertura na guia, pouco influe na sua capacidade. Porm quando ocorrer qualquer obstruo essa abertura torna-se importante para o funcionamento da boca de lobo. Se a grelha for colocada a jusante da guia chpeu obtm-se melhor resultados.(Fig.7.1.3)

Figura 7.1.3 Boca-de-lobo combinada

7.1.4 BOCAS DE LOBO MULTIPLA

Trata-se de duas ou mais bocas de lobo, instaladas em srie, funcionamento como um conjunto nico. Qualque um dos tipos j mencionados pode ser tilizados, e todas as particularidades discutidas cada tipo so validas para bocas de lobo mltiplas. (Figura.I.4)

Figura 7.1.4

8. BUEIRO Entende-se como bueiro a obra para inspeo e manuteno de uma rede de guas. um poo por onde uma pessoa pode entrar para fazer a manuteno de uma caixa de coleta. conhecida tambm como Poo de Visita. 9. Solues Estruturais: atacam os efeitos Obras de Engenharia:

Canalizaes Barragens Galerias Retificao de crregos e rios Outras melhorias em crregos e rios

9.1 Solues No estruturais: atacam as causas etc.) Integrao da drenagem urbana com outras intervenes urbanas Regras Operativas de Obras Hidrulicas para Controle de Cheias Planejamento de Macro e Micro Drenagem Urbana Leis de Uso e Ocupao do Solo (preservao das reas

marginais, manuteno de reas verdes, disciplinamento da ocupao urbana,

Deteno do escoamento superficial gerado pela ocupao

(parcela de solo impermevel) no prprio lote Adoo de pavimentos permeveis Fiscalizao Intensa Educao Ambiental Sistema de coleta de lixo adequado Sistema eficiente de manuteno de obras de drenagem Participao da sociedade Sistema de Aes Civis para Minimizar os Impactos das

Inundaes (Defesa Civil, Polcia, Trnsito, Servio Social, Abrigos, Hospitais, Engenharia, etc)

9. Estudos que compem o planejamento: Diagnstico da situao atual Prognstico da situao Formulao de solues alternativas Estudo de viabilidade Estudos regionais

9. Projeto tcnico Planta do sistema de galerias: Escala 1:2000 com curvas de nvel de metro em metro Cotas nos pontos onde foram projetados pos de visita

determinadas por nivelamento geomtrico


Traado das tubulaes Bocas de lobo, poos de visita e caixas de ligao.

Em cada trecho de galeria


Nmero do trecho Cota do terreno e do fundo dos poos de visita Dimetro e extenso Declividade (m/m) Profundidade a montante e a jusante

Projeto tcnico Perfil das galerias: Escala: horizontal 1:1000 e vertical: 1:100 perfil do terreno (atual/proposto) perfil da galeria localizao dos postos de visita localizao e identificao de interferncias nome das ruas cotas do terreno e da galeria, profundidades, extenses, sees, declividade caractersticas do terreno (quando disponveis) ( IDEM) Falta figuras e autores dos pargrafos escritos no texto)

CONCLUSO (Estamos a trabalhar)

ELENCO DE SIGLAS E ABREVIATURAS (Estamos a trabalhar)

GLOSSRIO (Estamos a trabalhar)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SILVA,Manuel. Drenagem Urbana, 1 Edio, Editora ANGOLA, LuandaANGOLA, 2009 SOUZA, Augusto. Tipos de Drenagem, 1 Edio, Disponivel em www.drenagem.com.ao

APNDICES/ANEXOS (Estamos a trabalhar)

OBSERVAES:

nenhuma referncia foi encontrada no texto, revisar todo o contedo e meter as devidas referncias analisar corretamente os titulos e subtitulos colocados no desenvolvimento e meter uma identificao numrica nos mesmos verificar erros de PORTUGUS AO LONGO DO TEXTO

You might also like