Capitulo 1 – ubuntu Neste capitulo vou ensinar-vos a instalar o ubuntu, de varias formas.

Mas antes de mais vou explicar de forma relativamente curta o que é o ubuntu, e o que é um sistema operativo. Sistema operativo, e um software que controla o computador e o “ensina” como se comportar. Entre os sistemas mais conhecidos estão o windows xp, windows 7, mac os x, ubuntu entre outros. Há quem pense que o ubuntu não passa de uma aplicação para windows, isto é errado. Ubuntu, é um sistema operativo open-source, totalmente grátis. Ubuntu é uma distribuição de linux, “descendente” do antigo unix. Deixo-vos uma imagem do meu ubuntu, versão 10.04. O nome ubuntu vem de filosofia sul africana, humanidade para os outros.

como podem ver tem a barra em cima, no entanto TUDO é personalizável, sendo código aberto podemos mudar o que quer que seja dentro do sistema operativo. Para aqueles que não sabem digo-vos ainda que o mac é baseado em unix, e como vocês sabem o windows foi baseado em mac, por isso o unix é a base dos sistemas operativos atuais :) Se estão a pensar se devem ou não instalar ubuntu ( ou qualquer outra distribuição linux ) no computador, digo-vos algo espetacular das distribuições linux, tem todas um livecd, ou seja, podemos experimentar o sistema operativo através de um cd ou uma pen sem qualquer instalação ou problemas, se não gostaram, reiniciam o computador, tiram o cd / pen, e volta tudo ao que era. Como é que experimentam o ubuntu? No caso do ubuntu devem fazer o download do .iso no site do http://www.ubuntu.com/download/ubuntu/download, eu pessoalmente recomendo a versão 10.04,

quando aos bit, 32/64, escolham consoante a vossa RAM, mais de 4gb de ram é 64bit, menos de 4gb, 32bit. Depois do download do ficheiro .iso , tem que o por num cd / pen. Se usarem em pen, precisam de fazer o download o programa para isso que esta no mesmo link, para gravar num cd podem usar qualquer ferramenta para queimar o cd. Depois de isto estar concluído, podem correr o pc através do pc. Caso o computador não inicie através do cd, iniciem o setup, normalmente f12 ou del, procurem a secção boot e ponham em primeiro lugar a drive de CDS.

Removable devices, é no caso de usarem pen. Depois de correrem, caso gostem e queiram instalar, tem 3 métodos de o fazer, instalação como aplicação de windows ( wubi ), instalação normal do sistema, ou instalação numa virtual box. Método 1, instalação por wubi. Wubi, é uma aplicação que permite a instalação do ubuntu dentro do windows, para que seja como qualquer outra aplicação, no entanto quando ligam o computador ele pergunta-vos que sistema entrar. Link do wubi para ubuntu 10.04 http://mirror.anl.gov/pub/ubuntu-iso/CDs/10.04/wubi.exe para o 11.10 podem usar este link: http://www.ubuntu.com/download/ubuntu/windows-installer Para a instalação através de wubi, é só seguir os seguintes, nada que saber.

Método 2, instalação manual, criar uma partição própria para ubuntu ou instalar como particao unica. Quando estiverem com o live cd / pen no computador e tiverem o ubuntu a correr, abrem o terminal e escrevem “sudo apt-get install gparted”. Este programa é usado para mostrar as partições no disco, e para as editar. O que é uma partição? Partição e uma espécie de divisão dentro do disco rígido, ter duas partições e como se tivesse dois discos rígidos. Por tanto ao criar duas partições podem ter dois sistemas operativos independentes.

(esta é a imagem do gparted no meu computador, duas partições.) O que vamos fazer por este método, é por a divisão do windows mais pequena, para criar espaço para a do linux. Vamos clicar na partição do windows, e clicar e resize/move, e diminuam o tamanho para cerca de dois terços do tamanho original. Isto vai deixar espaço cinzento. Depois de isto estar feito selecionem aplicar operações. Agora vamos ao desktop, corremos o programa de instalação e seguimos os passos, não tem nada que saber. :) Na parte de selecionaram o disco rígido, escolham biggest free space.

Método 3 – instalação de virtual box Neste método vou ensinar-vos a criar uma virtual box, ou seja, um computador virtual dentro do vosso. O programa com que vou exemplificar chama-se virtualbox, link para download para windows : http://download.virtualbox.org/virtualbox/4.1.8/VirtualBox-4.1.8-75467-Win.exe. Para instalar é só seguinte seguinte seguinte, nada que saber também.

(criação de nova virtual machine) Cliquem em new, na aplicação. Deve aparecer esta janela. Sistema operativo e versão ponham consoante o que querem instalar. Cliquem next, para a RAM escolham um quarto da ram do computador ( se não sabem quanta RAM tem, cliquem tecla do windows + r, e escrevam dxdiag, aparece na lista de detalhes ). Depois cliquem create new hard drive, dynamically expanding storage, o tamanho que quiserem. Depois de começarem a maquina selecionem o .iso do ubuntu e façam mount ao isso. Deve aparecer uma janela a pedir o .iso . A partir daí o processo é o mesmo do que a instalação no método 2, mas a selecionar o disco todo.

Este ebook ainda está em edição, para já é um mero rascunho, terei de futuramente confirmar todos os comandos. Acabá-lo-ei assim que possa, entretanto se alguém tiver alguma sugestão, por favor enviemme mensagem através do irc.anonnet.org canal #anonymousportugal. Cumprimentos, Thegoo :)