Aprenda Fácil Esp.

Ano I | #1 | R$19,90

AutoCAD

Aprenda desde recursos básicos até técnicas profissionais Saiba como fazer plantas baixas Desenhe peças e objetos Desenvolva ambientes em 3D

AS ÁGINRIAIS P UTO DE T O RADSOS ST A PAS ILU
PASSO

DE 100 +

7 898492 891083

APREND A

Capítulo 1

Projetos 2D

■ Conheça o AutoCAD
O AutoCAD é uma das ferramentas de desenho e projeto auxiliado por computador (CADD) mais utilizadas em todo o mundo, sendo executado por engenheiros, arquitetos, projetistas e desenhistas, sendo o mais popular programa da área. Desenvolvido no início dos anos 80 pela americana Autodesk Inc., conta hoje com mais de seis milhões de usuários e inclui quatro parcerias estratégicas globais – Microsoft, Intel, Hewlett-Packard e IBM – assim como 2.500 desenvolvedores terceirizados. As grandes vantagens que a introdução de um programa de CAD para o meio técnico trouxe foram a velocidade e a agilidade com que se passou a executar um projeto – o que antes levava dias para ser criado, revisado ou copiado, hoje pode ser feito em poucas horas. E, dependendo da habilidade do usuário, esse tempo pode ser ainda mais reduzido. Mas, apesar de possuir muitos usuários, poucos são os que dominam com maestria essa “máquina de fazer desenhos”. Um dos motivos é a enorme quantidade de recursos que o AutoCAD apresenta. Até mesmo desenhistas experientes não o dominam por completo e os que o utilizam diariamente, por conta da profissão, estão sempre aprendendo algo novo, um novo comando ou então um novo modo de executar um comando conhecido. Quem utiliza o AutoCAD deve ter em mente um único aspecto: agilidade. Em uma interface gráfica, o ideal é trabalhar com rapidez, precisão e rentabilidade. O velho conceito do Tio Patinhas vale aqui mais do que em qualquer outro lugar: “tempo é dinheiro”. Portanto, um desenhista ágil é um desenhista muito valorizado. O que pretendemos transmitir aqui, com este tutorial, é como fazer um trabalho em AutoCAD com o máximo de eficiência e no menor tempo possível. Cremos que este tutorial deve servir para usuários com noções básicas, assim como para usuários com um pouco mais de conhecimento de suas ferramentas. Utilizamos aqui a versão 2005.

Prepare uma base de trabalho
1. Vamos criar um arquivo template. Esse arquivo pode ser visto como um esqueleto do desenho, pois ele deve conter todas as informações básicas de seu projeto, tais como definições de layers (camadas), dimensionamento, estilos de textos e folhas, dentre outras. Pode-se criar um template para cada tipo de folha a ser utilizada (A0, A1, A2 etc.). Desse modo, ao iniciar um novo desenho, já teremos as folhas prontas para uso, mais ou menos como era feito no tempo das pranchetas. Os arquivos template têm a terminação .dwt e devem ser armazenados em uma pasta específica. Você pode também criar sua própria pasta para esses arquivos, desde que indique ao AutoCAD a localização de sua pasta. Para isso, selecione Tools, Options, Files, Template settings, Drawing Template File Location.

2. Abra o AutoCAD e, em um nova tela, comece definindo as layers do projeto. A layer 0 já vem como default, não convém excluí-la. A layer defpoints, também por default, não é impressa ou plotada. É possível criar várias layers ao mesmo tempo. No gerenciador de layers (comando Layer), clique em New e digite todos os nomes de layers que você quiser, separados por vírgula. Pressione Enter após digitar o último nome. Entretan-

6

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

4. Defina também os atributos de dimensionamento. ela será fina. O comando Dimstyle abrirá um gerenciador de dimensionamento no qual você deverá criar um novo estilo ou utilizar o estilo default do software.1 ao plotarmos uma linha vermelha. criar muitas layers pode atrapalhar mais do que ajudar. selecionam-se várias layers em sequência. 3. o software exibe o estilo Standard (fonte txt).to. Muitas empresas têm seu próprio padrão de cores. separe cotas de textos. bastando para isso selecioná-las com a tecla Ctrl pressionada. O AutoCAD trabalha principalmente com cores – cada cor adotada representa uma espessura de plotagem a ser definida pelo usuário. cotas etc). notas. paredes de pisos. equipamentos novos de equipamentos usados etc. tornando o trabalho mais lento. Se você estiver prestando serviços para um cliente. Pressionando-se a tecla Shift. O comando Style abrirá um gerenciador de estilos em que você deverá criar os estilos necessários para seu trabalho.1 mm de espessura. Se preferir criar apenas um único estilo. Deixe todas as cores como ByLayer e defina que tipo de seta deverá ser utilizada no dimensionamento. Crie um estilo para cada altura de texto que será utilizada (por exemplo: títulos. Defina agora os estilos de texto. Se adotarmos o vermelho (1) com espessura 0. Pode-se editar mais de uma layer de uma única vez. informe-se a respeito dos padrões adotados. O ideal é que seu trabalho seja baseado em layers e que cada uma possua cor e tipo de linha bem defi nidos. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 7 . Por default. com 0. Seja criterioso e crie apenas o necessário para deixar o seu trabalho bem organizado e limpo. Assim sendo. deixe a caixa Height com o valor 0. pois assim define-se a altura no momento de digitar o texto no desenho. enquanto com a tecla Ctrl a seleção é aleatória.

5. coincidindo o canto inferior esquerdo da folha com o ponto 0. depois troque a folha A0 por uma A1. Lembre-se de criar um arquivo template para cada formato de folha que for utilizar em seu trabalho. você deve inserir sua folha (na devida layer) no Paperspace. Não se esqueça de que o arquivo template deve ser salvo como . selecione-o e clique em Set Current. Customizando perfis de usuário 6. para evitar muito reflexo luminoso. No ambiente Paperspace. Agora. Assim sendo. salve o template. Crie um novo perfil de usuário. Options. com suas preferências. criar um perfil para usar o AutoCAD com tela branca (ideal para exportar imagens para o Word ou Excel) e outro com tela azul-escura. Assim. 8 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . use o Save As. Coloque-a numa layer própria. Sua base de trabalho está concluída. Add to list. Pode-se. comece com a folha A0. que não seja plotável. por exemplo. A3 e A4 – se for o caso). o aplicativo já oferece por default uma janela Viewport. Pode-se criar quantos perfis forem necessários para que o trabalho se torne mais ágil. Selecione Tools. aba Profiles. e ajuste-a à folha por meio dos Grips.0 de sua tela. Uma vez criado o novo perfil.dwt. e assim sucessivamente com todas as outras folhas (A2. não é necessário trocar constantemente a cor de fundo da tela.

inversamente. Ou. clique no ícone da barra a ser eliminada. clique e arraste-o até a barra. Alguns desenhistas preferem trabalhar com os botões de ícones. uma vez que todos os principais comandos do programa podem ser acessados a partir deles. Command Alias Editor. 8. Vá até Express. Isso fará com que se percam menos dados caso ocorra algum problema com o programa (ou com o computador).No mesmo gerenciador. suas barras de ferramentas estarão customizadas e preparadas para agilizar seu trabalho. Caso o comando que se deseja acrescentar não possua um ícone. arraste-o e solte-o na aba Commands. Em File safe precautions deixe habilitada a caixa Automatic save e ajuste para 5 a caixa Minutes between saves. Toolbars. uma marca nestas indica que a barra está visível. estão gravados num arquivo chamado Acad. Clique em OK para salvar as alterações.pgp e podem ser editados. selecione a aba Open and Save. Customize. aquelas seqüências de letras que executam os comandos e que substituem a linha de comando inteira. Com uma barra visível. Pode-se também incrementar algumas barras existentes. acrescentando ou retirando botões de ícones. A aba Button Properties se abrirá – crie ou edite um ícone e clique em Apply. escolha o comando que deseja acrescentar. Pode-se carregar as barras de ferramentas por meio de Tools. clique sobre ele. Todos os atalhos de teclado. Tools. Options. Customizando os atalhos de teclado 7. Simplesmente arraste-as para junto das outras barras já visíveis na tela. É recomendável guardar uma cópia desse arquivo antes de editá-lo. após arrastá-lo para a barra visível. caso mais tarde você precise da versão original. na aba Commands. Clicando-se nas caixas. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 9 . ou simplesmente digite editalias na linha de comando. resultando em menos perda de tempo e menos trabalho para redesenhar o que fosse perdido. Desse modo.

linhas etc. Se você estiver com muitos desenhos abertos simultaneamente e quiser fechar o programa.). Utilize sempre o comando PURGE ao finalizar um desenho. Mais um clique na área de trabalho e ele será inserido no desenho. Em seguida. No prompt Select polyline or [Multiple]. Uma maneira eficaz de inserir esses blocos é a partir da ferramenta Tool palettes. na ordem em que devem ser preenchidos. O mesmo pode ser aplicado a blocos. endpoint etc. Para criar uma paleta com os seus blocos. armazenados em pastas específicas e posteriormente inseridos no desenho também contribui bastante para tornar o trabalho mais ágil. escolha um desenho em que estejam inseridos todos os seus blocos (é necessário criá-lo previamente). clique em Tools. Clique com o botão direito e selecione Create Tool Palette. se a ordem dos atributos a serem preenchidos for importante. você poderá escolher mais de uma linha ou arco simultaneamente. pois isso fará com que seu arquivo fique menor. 2. Você pode simplesmente clicar em Windows. Dicas úteis 1. não perca tempo fechando um a um. Basta clicar no ícone do bloco desejado para que ele fique preso ao cursor. 4. o AutoCAD abrirá neste momento uma janela para que você o salve. separadamente ou em conjunto. Design Center (ou Ctrl + 2). selecione Tools. Para acessar sua paleta de blocos. Utilize sempre comandos de precisão (midpoint. ou mesmo liberando espaço em seu disco rígido. Podem-se transformar linhas e arcos. digitandose PEDIT na linha de comando. círculos. O comando XCLIP cria uma borda ao redor de arquivos referenciados (Xref) e o que estiver fora dessa borda ficará invisível. e altere o seu uso com a tecla Tab. Para copiar um objeto várias vezes e em linha reta. 10 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Selecione os atributos um a um. 6. Na aba Folders. Trabalhar com blocos de desenho previamente criados. Close all. não use uma janela para selecioná-los. Ajuste o OSNAP para os principais comandos de precisão. Tool Palettes Window (Ctrl + 3) e selecione a aba correspondente. ao digitar M. 7. 3. use o comando Array em vez de o comando Copy.9. pois assim é bem mais rápido. Se algum desenho não houver sido salvo. selecione o restante das entidades com uma janela (exemplo: arcos.). em polilinhas (polyline). mesmo em operações simples como Move e Copy. 5. Ao criar um bloco com atributos. facilitando o envio pela Internet.

Não se esqueça de ligá-lo ao terminar seu trabalho: Fill. Você pode criar a partir do gerenciador de impressão (Ctrl + P) uma imagem JPG do seu desenho. 9. por exemplo. As ferramentas de informação estão espalhadas por várias barras de ferramentas e menus do AutoCAD. Usar botões de ícones e barras suspensas de ferramentas pode agilizar ainda mais o trabalho. e depois indique a pasta ao AutoCAD. em desenho. em Printer/plotter name. O comando anterior continuará ativo. Na caixa Files of type temos várias opções de extensões de arquivos. Export. é uma ferramenta técnica e um instrumento exato. além de identificação de dados. Desse modo. servem para editar objetos. por exemplo). de magnification) de detalhes da figura. Edição (Edition) e Informação (Information). A seguir utilizaremos algumas dessas ferramentas para descobrir informações sobre determinado projeto. O programa. Pode-se também criar uma imagem Bitmap ou Metafile a partir de File. enquanto outro comando estiver sendo utilizado. Esse lado matemático do aplicativo pode ser mais bem analisado e praticado com a utilização de ferramentas bem específicas: Visualização (View).3ds. na qual você irá gravar suas rotinas.8. 11. Support File Search Path e clique em Add. 10. Por meio delas é possível visualizar dados relacionados ao projeto. Se houver muitas figuras preenchidas em seu desenho. Crie uma pasta chamada LISP. Copy e Array são exemplos de ferramentas de edição. Esse procedimento é bastante útil para quem não quer soltar o mouse. como seu próprio nome diz. em vez de digitá-lo novamente. Ao criar ou modificar estilos para dimensionamento. como o ponto central do projeto ou sua direção (da esquerda para a direita.dwg (para criar blocos). como propriedades de um objeto e tipo de linha utilizada. dentre outros. atribuindo-lhes alterações ou adicionando informações a seus atributos ou folhas de dados. Digite ‘3dorbit. são utilizadas para visualizar certos detalhes de um projeto. Desligue o preenchimento. As ferramentas Hash. . Essas funções incluem o aumento (chamado. Um bom meio para agilizar o uso de rotinas AutoLISP é gravar todas numa mesma pasta. On. vá à aba Files. É possível utilizar o comando 3Dorbit de forma transparente. que possibilita a incorporação de figuras e blocos de texto. escolha PublishToWebJpg. é possível definir diferentes tipos de setas para linhas de chamada (Leader) e para cotas. Para isso. como . Options e. 13. digitando Fill e selecionando Off. ■ Ferramentas de informações Os projetos realizados no AutoCAD obedecem a determinadas particularidades: eles não são projetos baseados pura e simplesmente em desenhos. munido de referências matemáticas e capaz de trabalhar com importação e exportação de dados. o preenchimento ficará invisível e o desenho terá regeneração mais rápida. o software ficará mais lento. Adicione a pasta criada digitando-a diretamente na caixa ou clique em Browse e navegue até ela. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 11 . As ferramentas de visualização. As ferramentas de edição. localizadas nos menus Edit e Modify. 12. Você pode pressionar a barra de espaços sempre que for repetir o último comando executado. Vamos estudar brevemente cada um desses grupos. Dentro do gerenciador. Também pertence a esse grupo o comando Insert.eps ou até mesmo . rotacione seu desenho 3D e pressione Esc ou Enter para sair do comando 3Dorbit. a seguir. manipulações de imagens (como ocorre com o Photoshop) ou edição e sobreposição de imagens vetoriais (como no CorelDraw). Você pode utilizar o projeto de sua preferência para seguir os passos. Basta selecionar a aba Lines and Arrows e defini-las na caixa Arrowheads. ao projeto. clique em Tools. Linhas escuras sobre um fundo claro ficarão mais bem visíveis em programas como Word ou Excel. é bom lembrar. localizadas no menu e na barra de ferramentas View. figura ou dos objetos que os compõem.

Em seguida. 5. defina o ângulo e a escala desejados para o hash aplicado.1. clique na aba ISO para ter acesso às opções predeterminadas por esse padrão para hachuras. Agora. Será aberta a janela Hatch and Gradient. para Open). clique em OK. clique em Create separate hatches. Clique em Angle para definir o ângulo e em Scale para escolher a escala do hash em relação à figura. clique com o mouse sobre a figura que deseja destacar. Caso contrário. Selecione Swatch para abrir as opções de preenchimento. Se você está trabalhando em um projeto de engenharia. Abra o projeto do qual deseja obter dados (File. 2. Leve em consideração a existência de objetos em um mesmo plano do projeto. à direita da janela Hatch. 6. 12 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Em seguida. 4. Associative caso deseje que os hashes sejam anexados às informações da figura. utilizaremos o botão Hash adicionar hachuras ao nosso desenho. Selecione Options. Para aplicar o hash. Clique em Hash para ter acesso às definições de hash. clique no botão Inherit properties. 3. Em Angle and scale.

atualmente. Selecione Polar Array para gerar um sistema perpendicular e clique em OK. gera um template já formatado com as configurações de folha. O início de um projeto de CAD começa. Cuidado com o template inicial Ao iniciar o AutoCAD. pela inclusão das figuras. É o que mostraremos neste tutorial. Essa folha é utilizada para nortear o início do desenho. ele deve conduzir a resultados rápidos e precisos. com o mínimo de configurações possível. utilize o botão Array . voltado a atividades como Engenharia e Arquitetura. Assim. usualmente. Agora. 8. temos acesso a uma folha vazia. incluindo a utilização de assistentes (wizards) para a elaboração inicial dos desenhos. ■ Automatização O AutoCAD é um software de desenho profissional. O processo de criação de diferentes tipos de linhas. braças). desde o início do projeto.7. Os principais modelos são: • acad. pode ser bem demorado e enfadonho em suas linhas gerais. aplicáveis à forma do desenho e à formatação de folhas. pés. como é simples iniciar seu projeto com base nos templates e assistentes: Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 13 . esses processos se resumiam à utilização de folhas de desenho pré-prontas. Os padrões de indústria são conjuntos de normas ou modelos – no caso do CAD.dwt: essa é a opção de arquivo padrão. uma vez que. É por isso que a ferramenta apresenta diversas maneiras de automatizar a criação de desenhos. Para tanto. utilizado na Inglaterra e nos demais países pertencentes ao Reino Unido (polegadas. selecione toda a figura e. em seguida. logo no início. com ela. bem como a utilização de modelos (templates). na cor preta. vamos criar múltiplas cópias de um mesmo objeto.dwt: padronizado de acordo com especificações do padrão ISO. figuras geométricas – sobretudo poliedros – e objetos de desenho livre. As características de um padrão de indústria incluem a medida das margens da folha – o que influi no modo como ela será impressa ou transformada em PDF – e o sistema métrico que será utilizado. Uma cópia do cilindro será colada perpendicularmente à original. Atualmente. à utilização de figuras localizadas no menu Draw ou à utilização dos botões para desenho de figuras básicas da barra de ferramentas Draw. chamada de Initial Template. dois padrões de metragem adotados em todo o mundo: o internacional – adotado pela maioria dos países do mundo e também conhecido como sistema métrico decimal (milímetros. é possível trabalhar utilizando diversos padrões de indústria. linhas ou objetos que irão compor o chamado cenário do projeto. localizado na barra de edição. centímetros e metros) – e o sistema imperial ou sistema inglês. Nas versões anteriores. há diversas opções. a seguir. Deve-se dar atenção também à questão métrica. todavia. Veja. Existem. gerando uma peça em formato de cruz. margem e impressão dos documentos regidas por essa norma. • acadiso.

clique em Open para abrir o template. 6. New. clique em File. Create a set sheet using. 4 – Você também pode utilizar o novo assistente do AutoCAD para criar desenhos a partir de formatações ou desenhos já existentes. ou utilize a combinação de teclas Ctrl + N. Na área abaixo da tela. Para a padronização de desenhos 3D utilize acadiso3D. utilize a opção An example sheet set para selecionar um dos modelos prontos. 14 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Em Preview. Para iniciar seu desenho no AutoCAD a partir de um template.dwt. Em Select a sheet set to use an example.dwt para utilizar o modelo de acordo com as normas ISO. 5. clique no menu File. 2. selecione uma opção. Exemplo: escolha Manufacturing Metric Sheet Set (297 x 420 mm) e clique em Avançar. inclusive durante o processo de desenho. veja o resultado da sua escolha. Selecione acadiso.1. 3 – Em seguida. Será aberta a janela Select template. Clique em Avançar. clique em Layout 1 para visualizar o template (folha impressa). opção New Sheet Set. Em Create Sheet Set – Begin. Para isso.

dentre outros. Clique em OK. utilizaremos a versão 2002. Surgirá uma nova janela. cadeiras. Clique em Concluir. 8. digite: command: Rectang Specify first corner or[ Chanfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]: 0. A última tela contém as informações sobre o parentesco desse modelo com outros estilos e ferramentas de formatação. Avançar para sair da tela. ■ Como criar blocos Criar blocos é uma tarefa simples. Caso não esteja. Os comandos e sequências deste tutorial são idênticos para todas as versões do software. Clique na ferramenta Sheet Set Properties para ter acesso a todas as informações do estilo. 2.7.1 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 15 . No prompt de comando. símbolos de solda e carimbos de desenhos. rugosidade. Eles são utilizados para facilitar e padronizar partes do desenho que sempre podem ser reaproveitados em outros desenhos e projetos. Selecione o menu Draw. 1. Na opção Name of new sheet set dê um nome familiar à sua folha. Exemplos de blocos são símbolos de arquitetura (mesas. ou seja. um quadrado de 1 unidade de lado. criaremos nosso símbolo. símbolos de desenho mecânico (de usinagem. Para este tutorial. Agora. Foi escolhida a versão 2002 pois ela é moderna e não é tão pesada. árvores). tolerância).0 Specify other corner point or [Dimensions]: 1. Verifique se a barra de tarefa Draw está ativa. clique com o botão direito do mouse em um dos ícones de qualquer barra de ferramentas. não há necessidade de uma supermáquina para rodar o programa.

Então. em seguida. Insira o comando abaixo. Para isso. insira um círculo de raio 0. 4.25. Specify radius of circle or [Diameter] < 0.0 (Specify next point:1.5000>: r. digite para o primeiro ponto as coordenadas 0.0. indique um ponto base para o nosso bloco e clique sobre o ponto 0. Dê o nome Símbolo para o bloco e. 16 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD .25 (Specify radius of circle or[Diameter] : . Para a criação do bloco (block definition) devemos preencher todos os campos que estão em branco.0).0) e para o segundo ponto as coordenadas 1.1 (Specify first point: 0.25).1 (Specify next point:1. Crie duas linhas diagonais do quadrado. para o primeiro ponto digite as coordenadas 0.1). no cruzamento das diagonais. clique sobre o ícone para criar bloco e aparecerá uma caixa de diálogos. digite o valor 0. Para a segunda linha: command: line. 5. digite r para o AutoCAD pedir novo raio.0 (Specify first point: 0. Crie o bloco. Agora. Para a primeira linha: command: line.1) e para o segundo ponto digite as coordenadas 1. Command: c (clique bem em cima da intersecção das diagonais).3.

Selecione todos os objetos que farão parte do bloco. A imagem ficará toda pontilhada. clique em OK e o bloco estará finalizado. A caixa de diálogo da criação de blocos irá aparecer já com os itens quase todos preenchidos. Clique sobre o ícone Select objects e selecione todo o desenho. Clique em Enter e aceite a seleção. Depois de tudo feito. Clique sobre a opção Create icon from block geometry. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 17 . 8.6. 7. indicando que foi selecionada. conforme mostra a figura. Falta definir um ícone específico para esse bloco.

leve o cursor para o lado em que será feita a linha. Construiremos uma casa com uma sala social. de acordo com cada material. é bom acatar as seguintes informações: o terreno em que a casa será construída terá 10 m de largura. que inclui a quantidade de dormitórios. será desenvolvido o projeto de uma casa fictícia. Em seguida. Defina a largura de 25 m. Sabendo que um carro ocupa aproximadamente 5 m de comprimento. mas não dispensa a participação de um profissional habilitado para definições técnicas de responsabilidades. uma cozinha com área de serviço integrada. e 25 m de comprimento. clique com o botão esquerdo do mouse em um lugar qualquer da tela para definir o primeiro ponto. levando em conta algumas informações básicas que lhe permitem criar os próximos trabalhos. muitos fatores são levados em consideração para o início de qualquer serviço. por exemplo. o que possibilita ao leitor criar bases para que possa desenvolver seus próprios projetos. Digite a distância e tecle Enter. Com os dados acima. Para começar. você já é capaz de desenvolver o projeto dessa residência. o profissional. Depois. escolha a ferramenta Line. será adotado o tipo de parede e. 18 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . também chamada de frente do terreno. é recomendável deixar um recuo frontal com essa mesma medida. salas. Neste tutorial. compatibilizando custos e benefícios. ferramentas nas quais serão agregados conceitos técnicos construtivos. um banheiro social e três dormitórios. Levando em consideração que é bastante confortável deixar corredores de acesso lateral (chamados de recuos). uma sala de jantar. o que implica em dimensionar janelas e portas de acordo com as normas vigentes em cada município e também levando em consideração o bem-estar das pessoas que vão ocupar a casa. 2. Depois que essas informações são coletadas. Mãos à obra e bom trabalho. define a tecnologia que será aplicada à construção da casa. no menu Draw. evitando os erros mais comuns. sendo um deles suíte. tem-se uma espessura para cada tipo de porta e janela adotados na obra. Para o desenvolvimento deste projeto. Desse modo. Para cada cômodo. também chamado de comprimento de fundo do terreno. é necessário planejar a iluminação e a ventilação natural. banheiros etc. portanto. acionando a ferramenta Ortho (F8) e criando uma linha horizontal. além de surgirem necessidades de um procedimento específico de execução. As primeiras informações que são passadas ao profissional é o espaço disponível para a implantação da construção e a configuração do imóvel. Quando um engenheiro ou um arquiteto é contratado para desenvolver o projeto de uma residência. o que não diminui sua responsabilidade em relação aos trabalhos que desenvolve. o trabalho do projetista está sendo cada vez mais facilitado. em função de seu conhecimento técnico. será adotado um recuo lateral de 1 m para cada lado. Serão utilizadas.■ Planta básica 2D Hoje. 1. Lembre-se de que ter conhecimentos sobre o programa AutoCAD ajuda a evitar falhas grosseiras de conceitos.

clique no menu Modify e selecione Offset. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 19 . portanto. e 3 m para a cozinha.14. Se necessário. utilizando o comando Offset com distância 0. 6. clique em Trim para cortá-las. defina as larguras das paredes (0. que será um valor numérico positivo. Feito isso. 7. um de cada vez. Para cortar as linhas que estão em excesso. Em seguida. que é uma ferramenta utilizada para cortar os objetos que estão seccionados entre si.3. Adote as paredes com 14 cm. Defina a largura de 3.50 m para a sala social e de jantar. 4. defina a distância. utilize a ferramenta zoom para obter uma melhor visualização. Selecione os objetos que serão copiados. Para ajustar a casa dentro dos limites do terreno. Para selecionar essas cópias. Serão definidas as espessuras das paredes. Todo encontro de paredes deve ser representado sem interseções. 5.14) que dividem a sala com a cozinha e os demais ambientes. 8. levando em consideração o material que será utilizado. para produzir as cópias paralelas. clique sobre o objeto na área gráfica e arraste para o local marcado. Pressione Enter. clique no menu Modify e depois selecione Trim.

Quando isso ocorrer. As dimensões dos dormitórios deverão ter 3 m de largura. clique em Zoom Extents. apagando as linhas “soltas” com Trim e Erase. Restaram duas linhas soltas no desenho. auxiliado pelo zoom.9. 20 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . 12. Para não acumular linhas demais e atrapalhar a interpretação da imagem. una as linhas dos espaços vazios clicando em Join. utilizando os comandos Offset e Trim. Depois. basta clicar sobre o objeto e apertar o comando Erase. Defina a largura dos banheiros em 2 m. acessado a partir do menu Modify. utilizando o comando Trim. Com os mesmos comandos.50 m – e a do corredor. 14. Para visualizar todo o desenho.20 m. A largura da área de serviço deverá ser de 2 m. Aproveite e defina a largura dos quartos – 3. 13. 10. 1. Ajuste a configuração das linhas das paredes. 11. corte os elementos que não pertencem ao desenho. no menu Tool zoom. você pode apagar as linhas em vez de cortá-las. Utilize o comando Offset. Para isso. defina o terceiro dormitório em 4 m de largura e de comprimento. a partir da última linha da parede da casa.

Para organizar o desenho.05 cm). Abra os vãos das janelas com o mesmo procedimento utilizado para as portas. para cada novo elemento do desenho que você fizer. portas ou outro qualquer. Considere as janelas dos quartos.80 m de largura e as janelas dos banheiros com 1. clique em Toolbar Layer e marque a Layer que desejar. Depois. Em seguida. 20. Para deixar as linhas já desenhadas em um tipo de layer. defina a largura da janela em 1. afaste a primeira janela 1 m da parede da parte inferior. Crie a porta do dormitório suíte. considerando que estes deverão ficar a 80 cm do vão livre de passagem mais a espessura dos batentes (0. utilize o comando Offset para definir a espessura da parede (0. utilizando os comandos Line. que muda de porta para porta. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 21 . no menu Format. cozinha e salas com 1. 19. selecione os objetos (pode ser por meio de clique ou por uma janela).80 m. As linhas auxiliares devem ser apagadas do desenho. 18. então. janelas. 17. 16. Adote 10 cm para os vãos das portas. crie uma nova Layer. Faça uma linha auxiliar e. como paredes.20 m.15. Usando Offset.14). Offset e Trim.

a partir de uma coordenada cartesiana. indique seu ponto de centro. 24. defina o ponto de destino para o qual o objeto será copiado. Copie as portas para os demais ambientes. disponível no menu Draw. 23. defina o ponto no qual termina o arco. basta clicar no ponto de encontro entre o batente e a folha da porta.21. defina o ponto de base a partir do qual o objeto será copiado. Crie os batentes. Depois. na opção End. 26. clicando sobre eles. Selecione os objetos que serão copiados. Neste passo. utilizando o comando Rectangle. considerando a folha da porta com 80 cm de comprimento e 3 cm de espessura. Para realizar essa tarefa. acesse o comando Arc. clique em um ponto e defina um canto oposto. 22 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . no menu Draw. realize o mesmo procedimento com o Rectangle. Para criar a folha da porta. Utilize o comando Copy. 25. O próximo passo é criar o arco que indica a abertura da porta. Para isso. sem precisar redesenhar tudo. 22. Depois. para que o arco seja concluído. Para criar o retângulo. Ainda com esse comando. no menu Modify.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 23 . Mesmo com o Rotate e o Move. Ajuste a posição das portas com o comando Move. Depois. não haverá distância entre eles. Na seqüência. Para isso. alguns objetos podem não ficar alinhados como deveriam. defina o segundo ponto de espelho. 45º etc. do menu Modify. Assim que as portas forem rotacionadas. como o comando Mirror. Alguns objetos devem estar na posição correta. 30º.27. no menu Modify. apenas desloque as portas de um ponto ao outro. que indica a posição em que ficará a cópia espelhada. 28. 30. Solicita-se o primeiro ponto de espelho. que define a distância entre a cópia e o objeto original. a qual ficará encostada à parede. Isso se resolve com o comando Rotate. por exemplo. definindo o ponto de base sempre na parte do batente. defina um ângulo de rotação do objeto. 31. Para isso. 32. O procedimento é igual ao comando Copy. é possível adotar outros métodos para resolver essa situação. é muito importante estar com a ferramenta Ortho (F8) ligada. 29. Se definir no próprio objeto. alinhe-as com o comando Move. contudo. sem copiá-las.

33. 36. 38. Em seguida. Clique na tela e o objeto que está sendo espelhado desaparecerá temporariamente da visualização.07 m. com paredes de 2. deixe a layer Janela como corrente. utilize o comando Line para fechar os vãos das aberturas. utilize o comando Line.50 m de comprimento. Utilize o comando Zoom Extents para visualizar o desenho todo na tela. com a espessura da parede em 0. Caso deseje preservar o objeto original. Utilize linhas e o comando Offset para criar os elementos internos que definem um desenho técnico. 34. Depois. Para criar as janelas nos ambientes. clicando nos Endpoints convenientes. 24 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Para definir a espessura da parede. salve a imagem em uma pasta do computador. 35. 37. clicando em Save as. e nomeie-a como desejar. utilize o comando Offset. As salas ainda estão sem ligação com a cozinha e sem paredes de divisão entre elas. Para fechar a extremidade. Utilize a distância do offset em 5 cm. basta digitar N para não apagá-lo. Utilize o procedimento de criação das janelas.

Podemos colocar em prática toda aquela idéia de uma casa. Porém. Acerte a altura da fonte para poder digitar algo. Crie uma caixa de texto. Desenharemos um apartamento com dois dormitórios. Aprender a utilizar o programa é algo bastante cativante. ou seja. o AutoCAD permite criar desenhos de uma maneira bastante produtiva. ■ Projetando um apartamento Criaremos neste tutorial a planta baixa de um apartamento. do menu Draw. observamos em uma revista ou na TV. Vamos colocar textos indicando o nome de cada um dos ambientes.39. Esse tipo de desenho é bastante simples. o desenho de plantas simples é um excelente treino. 41. Para isso. apartamento. 42. até o desenvolvimento de uma planta humanizada ou a fachada artística do croqui elaborado. Utilizando poucos recursos do AutoCAD. uma cozinha e uma área de serviço. um dia. Assim que digitar e configurar o texto. é possível desenhar uma planta com detalhes de portas. Para isso. clicando em um canto do ambiente. para efeitos de aprendizado nas ferramentas do AutoCAD. Por fim. uma sala conjugada de jantar e estar (TV). Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 25 . um esboço. utilize o comando Copy. É possível desenhar desde um croqui. copie o texto para os demais ambientes. utilize a ferramenta Mtext. fazenda ou chácara que. Clique em Multline Text. pois é possível colocar na tela do computador muitas idéias. opção Text. depois digite o texto. de simples distribuição interna e com espaços pequenos. Desse modo. Atualmente. 40. clique em OK para confirmar a formatação. um banheiro social. a caixa de texto será aberta e permitirá a alteração das propriedades do texto. um imóvel compacto. Vale lembrar que o desenvolvimento de um projeto não fica restrito apenas à planta baixa e envolve conhecimentos e cálculos avançados. e arraste o cursor definindo um box para escrita. janelas e sacada. Agora. clique duas vezes rapidamente sobre ele. para editar os textos distribuídos no desenho.

Crie as linhas externas. 3.50 m de largura e 2 m de comprimento). que será um valor numérico positivo. Clique com o botão esquerdo. Defina as espessuras das paredes. 26 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Parta do Endpoint – ferramenta que captura o ponto final de uma linha. Para aplicar essa ferramenta. Utilizando os comandos acima.90 m e vertical – 2 m). utilizando o comando Offset.50 m – vertical e 7. Use Line e Offset para desenhar o banheiro (horizontal – 2. Repita as operações para desenhar outro dormitório (horizontal – 4 m e vertical – 2. Pressione Enter. localizado no menu Modify. Feche o ambiente junto ao dormitório.15 m – horizontal). Ela será definida ao clicar sobre a área gráfica. 2. Para a linha ficar “reta”. e defina áreas internas com Offset. Acesse Draw > Line. Leve o cursor até o final da linha e clique quando aparecer um quadrado amarelo.85 m). Use Line e Offset para desenhar a área de serviço (2. partindo o desenho por meio do Endpoint. desenhe salas (3.85 m de comprimento) e o hall de entrada do apartamento (1 m de largura). 4.15 m).1. é preciso definir a distância das cópias (0. Quando a medida for a mesma para as cópias. 5. ligue a ferramenta ORTHO (F8). 6. a cozinha (3. leve o cursor até o lado em que irá criar a linha e pressione Enter. utilizando Line. Selecione o objeto que será copiado para produzir as cópias paralelas. repita a operação quantas vezes forem necessárias. na qual a cópia será feita. para criar um dos dormitórios (dimensões horizontal de 3 m e vertical de 4 m).

Tecle sobre os objetos próximos ao Endpoint para prolongar o objeto. clicando próximo às extremidades das linhas. Para isso. Para juntar os cantos. selecione os objetos. Para aplicar o comando. acesse Modify > Extend. Para aplicar o comando. As portas não serão encostadas às paredes. Crie os vãos das portas. 10. basta acessá-lo e pressionar Enter. acesse a opção Multiple. inconvenientes para um desenho. Para cantos “retos”. utilize raio zero (opção Radius). 11. Para deixar as linhas seccionadas em uma única linha. Para criar as distâncias.7. Antes de selecionar os objetos. Para isso. basta acessá-lo e pressionar Enter e. As linhas externas estão seccionadas. acesse Modify > Trim. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 27 . e selecione os objetos. acesse Modify > Join (comando utilizado para unir linhas que estão no mesmo alinhamento). clicando com o botão direito do mouse.05 m afastadas das paredes. mas para linhas que não são alinhadas utilizamos o comando Fillet (menu Modify). utilize o comando Offset.80 m do vão livre de passagem. 9. Os cantos das paredes também devem ser unidos. 8. Caso a operação seja repetida várias vezes. Selecione-as e pressione Enter. Deixe-as 0. Todos os encontros das paredes devem ser livres. clicar sobre os objetos que deseja cortar. 12. então. O vão da porta deve ser considerado 0. Prolongue as linhas geradas até a outra linha da parede. configure o raio de curvatura.

Use Trim para criar as aberturas das janelas. Restará um “pedacinho” de linha no meio dos vãos das janelas.90 m). Estes serão excluídos apenas se utilizarmos o comando Erase. que é a ferramenta que captura o ponto médio de linhas e arcos. Para isso. 14. basta pressionar a tecla Shift e clicar sobre os objetos que deseja cortar. para padronizar. Abra os vão das janelas. Mas. 16. não há necessidade de definir medida exata entre as linhas. Desenhe as janelas. preenchendo o espaço da abertura criado para gerar o vão das janelas nas paredes. utilizando o comando Trim ou. Vamos adotar todas as janelas centralizadas nos ambientes. utilizaremos o comando Line. Para isso. ainda. 28 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD .13. Defina a largura da janela. 18. criaremos uma linha com o comando Line a partir do Midpoint. em linhas criadas de dentro do ambiente para fora. banheiro – 1 m e área de serviço – 1. Ligaremos as linhas de Endpoint a Endpoint das linhas das paredes. adote a medida em 0. Como é apenas representativo. Aplique Offset para definir as linhas das janelas.50 m. Assim. Para apagar as linhas.05 m. as medidas para cada lado da linha no meio dos ambientes será a metade da largura total da janela (adote as seguintes medidas: dormitórios – 1. Para cortar utilizando esse comando. 17. 15. utilizando Offset. aproveite o mesmo comando Extend. clique sobre elas e pressione Delete. Abra os vãos das portas.

19. Crie as portas dos ambientes. Para isso, desenhe linhas representando as folhas das portas e depois os arcos de aberturas. As portas do desenho indicam se elas serão abertas para dentro ou para fora. Criaremos uma porta com 0.80 m x 0.04 m.

20. Defina um arco, por meio do menu Draw > Arc. Para isso, vamos criá-lo sempre no sentido anti-horário, começando pelo Startpoint e acessando a opção End pelo botão direito do mouse. Finalize o comando com a opção End.

21. Agora, copie todas as portas do projeto, por meio do menu Modify > Copy. Selecione os objetos que serão copiados e pressione Enter. Em seguida, defina o ponto a partir do qual o objeto será copiado (Base Point).

22. Agora vamos colocar os objetos copiados nos ambientes em que haverá porta. Para fazer com que as portas sejam colocadas na posição correta, basta desligar o Ortho (F8) e clicar, na tela, no ponto em que deseja colocar os objetos copiados.

23. Deixe as portas na posição adequada. Utilize o comando Rotate, selecione o objeto, defina o ponto de base (Base Point), ligue o Ortho (F8) e mova o cursor para cima, para baixo, esquerda ou direita. Quando estiver posicionado, clique na tela.

24. Após rotacionar os objetos, vamos colocá-los cada um em sua posição, acessando o menu Modify > Move. O procedimento de execução é exatamente igual ao do comando Copy, porém apenas deslocando o objeto de um ponto a outro.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

29

25. Crie a sacada no alinhamento das salas. Vamos defi nir a largura da sacada em 1 m. Para isso, podemos utilizar o comando Off set, a partir da linha externa do apartamento. Defi na a espessura da parede da sacada com 0.10 m.

26. Vamos projetar o alinhamento da sacada com o alinhamento das paredes das salas. Para isso, utilizaremos o comando Line, partindo do Endpoint da sala e passando pela linha de 1 m que criamos para defi nir a largura da sacada.

27. Utilize o comando Off set para defi nir a espessura da parede para dentro do ambiente. Em seguida, para defi nir os limites da sacada, utilize o comando Trim, aplicando a mesma técnica adotada para criar as paredes.

28. Utilize a técnica aplicada na criação das janelas para a abertura da porta da sacada. Utilize uma linha auxiliar a partir do Midpoint da linha interna da sala. Aplique Off set com a metade da distância da abertura da porta. Adote a abertura em 1.20 m.

29. Utilize Trim para cortar as linhas excedentes da porta. Criaremos uma porta de correr com duas folhas, uma abrindo para cima, outra para baixo. Desenhe com o comando Line, adotando as medidas de 0.60 m de largura e 0.04 m de espessura.

30. Para dar a impressão de que a porta é de correr, utilize Move. Como se trata de uma representação, utilize uma medida menor que a da folha da porta, como 0.30 m, por exemplo. Em seguida, utilize o Zoom Extensts e salve o desenho.

30

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

■ Projetando uma sala
Neste passo-a-passo, utilizando a versão 2007 do AutoCAD, iremos desenvolver uma pequena sala comercial, contendo uma sala de atendimento, uma pequena copa e dois pequenos banheiros, trabalhando desde a configuração dos layers à colocação de portas e janelas em vistas planas. 1. O primeiro passo é configurar as layers que serão utilizadas no desenho. Para isso, acesse o comando Layer Properties Manager, no menu Format, opção Layer, ou pelo teclado, digitando LA seguido de Enter, ou ainda a partir do ícone da Toolbar Layers. Em seguida, clique no botão New e renomeie a layer em função de sua aplicação.

OBS.1: você pode configurar mais layers no decorrer do trabalho, executando a operação descrita acima quantas vezes forem necessárias. OBS.2: normalmente existem três modos de acesso aos comandos do AutoCAD. Uma delas é pelos menus, outra pelas toolbars e outra pelo teclado. 2. Deixe a ferramenta Ortho ligada para que sejam criadas linhas ortogonais, ou seja, linhas desenhadas na horizontal e na vertical, sem que haja a necessidade de utilizar coordenadas. A ferramenta Ortho é acionada a partir da tecla F8 ou do menu inferior presente no botão Ortho. Em ambos os casos surgirá em sua linha de comando o texto Ortho on ou Ortho off. Para que o comando seja executado com precisão, é preciso acionar a opção Ortho on.

3. Crie individualmente as linhas que irão representar as paredes, por meio do comando Line, que é a ferramenta utilizada para desenhar linhas. Para isso, acesse o comando Line, no menu Draw, opção Line, ou a partir do teclado, digitando L seguido de Enter. Como sugestão, podemos iniciar o desenho criando uma linha horizontal de 5 m. Para criar as linhas, especifique o primeiro ponto, que pode ser um clique aleatório na área gráfica. Em seguida, mova o

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31

ou pelo teclado. Sugerimos iniciar o desenho criando uma linha horizontal de 5 m. a partir do ponto no qual ela está parada (o ponto final da linha anterior). digitando L seguido de Enter. pressionando Esc ou Enter. digite o valor da medida em metros e pressione Enter para validar a opção.1: para este exemplo. opção Line. repita as ações para criarmos as linhas restantes do retângulo.50 m. Para isso. OBS. 4. Ainda com o comando Line.cursor para o lado em que a linha será criada. Depois. 5. no menu Draw. crie uma linha vertical com tamanho de 5. acesse o comando Line. pressione Enter para validar a opção. Por último. Para criar as linhas. repita os procedimentos do passo 4. utilizaremos a proporção de desenho de 1 un = 1 m (cada unidade do AutoCAD representará um metro). Após fechar a figura de um retângulo. 32 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . finalize o comando. Ainda no mesmo comando Line. Digite o valor da medida da linha em metros. seguindo as mesmas dimensões de 5 m na horizontal e 5 m na vertical. Para criar as linhas. mova o cursor para o lado em que a linha será criada.

em seguida. seja uma linha. Em seguida. OBS. digitando O seguido de Enter.15 m. um círculo etc. Como faremos cantos vivos. OBS. basta digitar.6. 8. selecione o objeto que será copiado e. iremos configurar o raio do Fillet igual a zero. após configurar as distâncias. digite o valor Zero para o raio e pressione Enter para validar a informação. Acesse o comando Offset. 7. ou pelo teclado. Em seguida. ou a partir do teclado. a letra R. O próximo passo é unir as arestas das paredes externas. copie os objetos. Ainda com o comando Offset.1: você perceberá que o objeto foi selecionado adequadamente quando ele ficar tracejado. Agora criaremos as espessuras das paredes com o comando Offset. basta selecionar o primeiro e o segundo objeto da concordância das duas linhas. um arco. digitando um valor numérico positivo e diferente de zero. opção Offset. Depois de configurado o raio. pois só é possível modificar um objeto que já existe. Para configurar o raio. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 33 . digitando F seguido de Enter. pressione Enter para validar a informação. uma polyline. iremos considerar as espessuras das paredes em 0. acesse o comando Fillet. ainda executando o comando.2: todo comando do menu Modify necessita de um objeto existente para ser executado. Como sugestão. você deverá informar o valor da distância entre as cópias. Para isso. opção Fillet. Ao acessar o comando Offset. clique na área gráfica e defina o lado para o qual será feita a cópia. no menu Modify. no menu Modify. utilizado para fazer cópias paralelas de objetos existentes. Para isso.

Para isso. no menu Modify.OBS. digitando F seguido de Enter. OBS.10 m (vertical) de comprimento. – Selecione os objetos que serão copiados. para repetir mais de uma vez o comando sem ter de finalizar e acessá-lo novamente. um a um. vamos considerar os banheiros com 1.1: caso você pretenda executar mais de uma vez o comando com o mesmo valor de concordância. você deverá finalizar o comando para depois acessá-lo novamente e repetir os mesmo procedimentos. – Clique na tela. ajustando os novos valores das medidas. Fillet. ou pelo teclado.15 m.1: Quando as medidas forem diferentes na seqüência da execução do comando. A espessura da parede será de 0. defina a opção Multiple (M seguido de Enter). O procedimento para executar esse comando será realizada a partir do mesmo método utilizado para criar as espessuras das paredes. Para criar os demais ambientes. 10. acesse o comando Offset. 9. ou a partir do teclado. Como criaremos cantos vivos. no menu Modify > Offset. digitando um valor numérico positivo e diferente de zero e. Una as arestas das paredes externas e internas. Execute os seguintes passos: – Ao acessar o comando. Como sugestão. você deverá informar o valor da distância entre as cópias. definindo o lado em que a cópia será feita. pressionando Enter para validar a informação. digitando O seguido de Enter.20 m (horizontal) de largura e 2. acesse o comando Fillet. iremos configurar o raio 34 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD .

Depois.2: caso você erre ao selecionar. basta digitar U + Enter para desfazer a última ação. acesse o comando Trim. e.1: você deve utilizar o Zoom para ajustar a visualização do objeto. Como sugestão. Para isso. ou pelo teclado. digitando TR seguido de Enter. Nesse caso. pressionando Enter. Selecione os objetos que funcionarão como limites de corte. em seguida. clique nos objetos a serem cortados. para validar a informação. Agora. cortaremos as linhas que não irão permanecer no desenho. você deverá configurar o valor do raio. Para configurar o raio. OBS. pressionar Enter para validar a informação. digitar o valor zero para o raio. Quando acessar o comando. opção Trim. 11. A partir desse momento. basta selecionar os objetos que serão trabalhados. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 35 . basta digitar (dentro do comando) a letra R e. em seguida. 12. utilizaremos as ferramentas Offset para desenhar todos os demais ambientes.do Fillet como igual a zero. OBS. como o desenho todo será o limite. como descrito acima. pressione Enter e imediatamente o AutoCAD entenderá que toda interseção de objetos servirá de limites. Depois. no menu Modify. iremos considerar entre o banheiro e a copa uma passagem de 1 m de largura e a medida que restar ficará para a copa.

executando o comando Line.60 m para as janelas da sala e da copa e 0.13. O próximo passo é abrir os vãos para as portas. Utilize o comando Offset para definir as aberturas. sugeridas aqui em 1. Para isso. 14. 36 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . o Offset deverá ser executado com a metade da distância para cada lado. Agora iremos abrir os vãos para as janelas da mesma maneira como foi feita a abertura das portas. Utilize o comando Offset para definir as aberturas. Para efetuar as aberturas das portas. por isso utilizaremos as linhas auxiliares a partir do Midpoint das paredes em que elas se encontram e. utilizaremos o comando Trim. executando o comando Line.80 m para as janelas do banheiro. Lembre-se de que as janelas normalmente ficam centralizadas às paredes. Crie linhas auxiliares em todos ambientes. por uma questão de lógica.80 m. crie linhas auxiliares em todos os ambientes. utilize o comando Trim. Para efetuar as aberturas das janelas. sugeridas aqui em 0.

Criaremos as folhas das portas na posição correta. devemos deixar corrente a layer janela.05 m. devemos deixar corrente a layer porta. pressionando Delete.2: às vezes sobram partes de linhas auxiliares no desenho – elas devem ser apagadas. execute a ferramenta mais simples do AutoCAD. Para isso. As portas ficarão com a mesma largura dos vãos. Criaremos. Para que o desenho seja executado já com as configurações corretas. Crie as linhas das janelas utilizando o comando Line. o comando Line. como linha auxiliar. agora. ou seja. desenhando uma figura retangular representando a folha da porta.1: as ferramentas Osnap (responsáveis pela precisão da seqüência dos pontos do desenho) devem sempre ser utilizadas na forma automática. 15. Para que o desenho já seja executado com as configurações corretas.OBS. linhas para representar as portas. 0. Executamos o comando Offset para representar as janelas – nesse caso adotaremos para o Offset a distância de 0. OBS. mas isso pode variar em função da espessura da parede.80 m. e a espessura da folha será 0. com o comando Line. que deverá ser apagada ao término da ação. deixando a opção Osnap On acionada pela tecla F3.04 m. 16. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 37 .

Depois de deixar o desenho pronto.Arc: comando utilizado para criar arcos no sentido anti-horário.Line: utilizado para criar linhas. OBS. clique com o botão direito do mouse na área gráfica e. digitando A seguido de Enter. se isso não for seguido.17. Revisão dos comandos utilizados . Para criar as linhas. .1: Todo arco é criado no sentido anti-horário. .Trim: utilizado para cortar objetos entre limites. devemos usar o comando Save As para poder guardar o arquivo em um diretório conhecido. . opção Arc. acesse o comando Arc. especifique o primeiro ponto a partir do qual o arco será criado. . seja na porta ou na parede.Fillet: comando utilizado para criar cantos arredondados ou cantos vivos. no menu que surge. no menu Draw. Agora serão criadas as representações das aberturas das portas. definindo o ponto final do arco. clique com o cursor no ponto que será o centro do arco. escolha a opção END. ou pelo teclado. Para isso. Por fim. 38 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Em seguida.Layer: ferramenta de configuração utilizada para organizar os elementos do desenho.Offset: ferramenta utilizada para criar cópias paralelas de objetos. . o arco será posicionado de forma não adequada em seu desenho. 18. clicando em um ponto conhecido.

digite limits. digite 20000. na biblioteca de materiais. Na interface.■ Construir e editar Que o CAD é uma extraordinária ferramenta de desenho arquitetônico. com a ajuda de um mestre de obras e de pedreiros. necessariamente. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 39 . também. Meça o terreno no qual a casa pretensamente será construída. indo do piso do mesmo andar até o teto. é necessário obedecer a algumas regras que não têm. indo até o menu View > Viewports > 2 Viewports. prédio ou estabelecimento comercial com mais de dois andares – o programa possui todas as ferramentas necessárias para que essa “expansão” de um projeto arquitetônico seja realizada sem problemas. divida o espaço em dois. tornando o projeto mais organizado e profissional. paredes e muros. a ver com AutoCAD. pressione Enter para manter as coordenadas-padrão à esquerda. a.20000 e pressione Enter para as coordenadas à direita. que se projete uma casa. mas que ajudarão muito na tentativa de criar um modelo de residência profissional. contudo. A altura total de uma parede ou face só é utilizada quando se mede a parte externa do prédio. dentre outros elementos comuns a uma casa assobradada ou de dois pavimentos. Em seguida. Nada impede. Crie o espaço das salas. 2. O AutoCAD pode fazer isso porque possui diversas ferramentas para a criação de planos. Essas informações podem ser inseridas. Anote as informações referentes ao material necessário à construção de cada cômodo. A superfície do projeto não deve ultrapassar a superfície real do terreno e nem ser desproporcional. na forma de desvãos ou sobras. Lembre-se de que as alturas das paredes internas de cada andar devem ser medidas separadamente. no decorrer do projeto. Vale salientar. b. No terminal. Alguns cuidados Para a execução correta deste tutorial. que podem ser aplicadas a retângulos ou quadrados de modo a criar pisos. criando uma casa de dois andares. Mas o fato de que com o software é possível sobrepor pavimentos. Ao ser questionado sobre a direção. que falamos aqui de dois pavimentos por ser esse o objetivo desta matéria e por ser a aplicação mais comum a essas ferramentas. c. Abra uma folha de desenho nova. camadas verticais e horizontais. 1. é uma coisa que muitas vezes passa despercebido. clique em Vertical. todo o mundo sabe.

All.3. Repita o procedimento com a aba Precision. Clique no quadrado da coluna Color correspondente à layer.0. Clique em OK. 8.4000 / -5000. Vá até a seção Lenght (Comprimento) e selecione. Utilize a combinação de teclas Alt + N para criar uma nova layer.0. localizada na seção Angle. na seção Insertion scale (Insira escala).0 / 0. Dê a ela o nome de Paredes. Execute o comando units. 4. Com esta ação. 5. nomeandoas de Teto e Assoalho. a opção 0. Em seguida. 40 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . para visualizar a folha de desenho.0 / 0.4000 -2000. clique em Polyline. Surgirá uma paleta de cores. Vá ao menu View > Zoom. Surgirá então a janela Layer Properties Manager. ou digite. Digite c para finalizar. no terminal. 7. Para desenhar o assoalho. na qual vamos “fazer” nossas paredes. Escolha uma cor clara e clique em OK. 6. respectivamente. Atribua cores mais escuras do que às das paredes. surgirá uma janela. no menu Precision. selecione no menu a opção Meters (Metros). Repita o processo de criação de duas novas layers. no terminal. os valores 7000. Acesse Format > Layer. pline e utilize e.

3000 (3).-300. o comando union.3000. selecione a maior área que puder com o mouse e digite 300.3000 (2). Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 41 . Repita o processo mais duas vezes. inserindo no terminal as coordenadas 7000. Clique em Rectangle. -300. Em seguida.300. Criamos um polígono complexo e terminamos. utilizando as medidas 100. Vá ao menu Format > Layer e clique sobre a lâmpada ao lado da layer Paredes para desabilitá-la.-4000. no terminal. utilizando as coordenadas 4000. 10. Repita o processo por três vezes. Repita esse procedimento por três vezes. 14.4000. 13.3000 (terceira vez).3000 (segunda vez) e 5000.3000.3000 (1).3000 e 2200. Posicione o ponto em forma de cruz na parte superior do piso e digite end. 300. Execute o comando box. Para desenhar as paredes. o trabalho com as paredes. Diminua o zoom. no terminal.-100. Na outra extremidade do piso. -4000.9.-300. Selecione toda a área e digite. ou digite. digite o valor 4000. Selecione a área menor da metade direita. 11. 12. digite box no terminal.3000 (primeira vez). rectang. por ora.300.3900.8000. 1900. digite o comando end.

à direita do andar. Digite. digite o comando copy e selecione todo o objeto que criamos até agora (o primeiro andar). Repita o mesmo procedimento em cada uma das faces do andar. Digite extrude no terminal. 16. 17.3100. selecione Teto. 20. 42 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . em seguida. Selecione cada uma das figuras ativas e. Clique em Apply > OK. digite o valor -100. Com a ferramenta box. Acesse Format > Layers. Clique sobre o botão Properties para ter acesso ao menu de propriedades de um objeto – no caso. copie e posicione a cópia a leste do andar. nosso andar duplicado. digite o valor 0. Com o comando box. crie uma caixa de 600x1200x2100 e coloque-a na separação entre os espaços. 18. De volta ao terminal. no terminal. na linha Layer.15. Desabilite as layers Assoalho e Telhado e ative Paredes. Com o comando copy.0. crie uma caixa de 1200x600x2100 a sudoeste do desenho. Na sessão General. separadamente. subtract e posicione o mouse sobre o box alocado na abertura da parede a leste. 19. Agora vamos criar o teto. No terminal. Habilite a layer Assoalho e clique em Apply > OK.

clique no ícone Apply Material to objects. utilizada para aplicar materiais ao projeto. Selecione Blocks and Tables – Metric. Ao abrir a janela. Para aplicar os materiais à nossa construção. à esquerda. 22. Posicione a mesa no centro da área maior. vá até Diffuse e escolha a cor azul. 23. Clique em Draw > Insert Block. mantendo pressionada a tecla Ctrl. digite rmat. clique em File e altere o diretório para Arquivos de Programas/Autodesk/Sample. Clique em Open. Em seguida. 25. a barra Available Materials in Drawing. desabilite as layers em Format > Layers. vá à sessão Rotation > Angle e digite o valor 90. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 43 . 24. O cursor se transformará em um pincel. note que várias layers foram acrescentadas de maneira automática. Em seguida. Na janela Insert. que será a nossa sala. Surgirá. 26. Ao encontrar problemas para aplicar os materiais. Vários objetos podem ser selecionados ao mesmo tempo. Para aplicar a textura. Vá até a seção Template e clique em Realistic. que será aberta em seguida. o qual deverá ser posicionado sobre o objeto para aplicar o material. no terminal.21.

29. Defina a intensidade como 1000. Para renderizar apenas as paredes. Pressione Enter ao concluir a seleção. Habilite as sombras. digite dview. Clique em Yes e selecione o local do qual você deseja que a luz venha (uma janela.xy. . clique em Name e dê o nome p1 à luz. selecione-as antes na janela Layer e só então utilize o comando render. como a inserção de móveis.27. em seguida. Para dar luz ao ambiente. Crie a perspectiva de andar. Clique em Apply > OK. rede elétrica e hidráulica etc. no terminal. 1700. no terminal. 44 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . por exemplo). as paredes da casa. No menu suspenso.xy. Aplique os materiais que desejar. Ou ao menos uma versão básica dela. volte à janela. Todas serão reabilitadas. Para renderizar a casa ou uma parte dela. É claro que muitas outras coisas podem ser feitas. pressione as teclas CTRL + A e clique sobre uma layer. 30.xy. 32. Para habilitar as layers novamente. Para isso. 1500. 31. Clique em modify e digite . Digite po. . digite light. selecionando. acesse o terminal e digite render. Clique em Exit. clicando em Shadow > ON. 28. Nossa casa já está pronta. clique em point. No menu suspenso.

Você desenhará uma mesa de jantar. 1. Todos os demais detalhes que forem criados são itens opcionais e acessórios. círculos e polígonos com lados iguais.■ Montagem de objetos O AutoCAD é uma ferramenta altamente utilizada para criação de diferentes objetos. O apoio da mesa será dado por dois pés com detalhes que serão construídos. Clique em um ponto qualquer para definir o início do retângulo e. Utilize o Zoom.80 m). A altura total da mesa. 4. Como este é um tipo de desenho voltado para o campo da arquitetura. como linhas. Neste tutorial. acione o comando Pan na barra superior. O que realmente faz diferença é a união da criatividade do designer com todas as opções e funções disponibilizadas pelo software. pois o que deve ser respeitado é a altura da mesa. terá 90 cm. 2. Antes de aplicar o comando. Para arrastá-la. o projeto será todo desenvolvido em centímetros. que não deve ser muito alta ou muito baixa – o que pode provocar desconforto às pessoas que utilizarem o móvel constantemente. Arredonde os cantos da mesa por meio de Modify > Fillet. configure o raio do canto. rolando o scroll do mouse para a frente ou para trás.20 m) por 80 cm de largura (80 cm é igual a 0. da parte de cima do tampo (onde os objetos são colocados) até o chão. utilize o comando Rectangle do menu Draw. com as seguintes medidas: 120 cm de comprimento (120 cm é igual a 1. automaticamente. Essas ferramentas serão de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer outro trabalho. para comportar duas pessoas. Para realizar esta função. a fim de aproximar ou afastar a imagem. para isso serão aplicadas as principais ferramentas utilizadas para a criação de móveis. ou melhor. você verificará como a criação de uma mesa é bastante simples. o AutoCAD solicitará que se especifique o canto oposto desta figura. 3. Crie o tampo da mesa com as medidas 120 cm de comprimento por 80 cm de largura. tanto pela precisão como pela possibilidade de criação de formas geométricas diversas. arcos. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 45 .

definindo 120 cm de comprimento e 2 cm de espessura. alinhe todos os desenhos.5. Para facilitar o desenvolvimento do projeto. Com ele. deixando-o 10 cm distante da borda. defina-a com 88 cm. Utilize o comando Osnap From. ativando-a com a tecla F11. Para facilitar o trabalho. 46 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . clique em Modify > Mirror. 8. A seguir. 7. crie a primeira vista frontal da mesa. 6. 10. e crie o pé da mesa com 88 cm. é necessário clicar no endpoint da borda inferior do tampo e definir a distância por meio de coordenadas. escolha a opção Radius. Faça isso com a ferramenta Object Snap Tracking. por meio do atalho Line + Ctrl. Com o comando Line. Para configurar o raio do canto com 5 cm. 9. clique sobre cada um dos objetos para aplicar a configuração utilizada. Neste caso. é possível espelhar um objeto previamente criado. Digite a distância e pressione Enter. Para validar o que foi feito.

11. Para isso. aplique o comando Line com a ferramenta Object Snap Tracking. Seguindo o conceito anterior. defina o primeiro ponto de espelho. Observe que a distância é de 96 cm. este não será visualizado. 15. Agora. Para criar o pé da mesa. 13. Vale lembrar que essa linha terá 88 cm. Gere a vista lateral esquerda a partir da vista frontal. caso contrário. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 47 . Após definir a posição final do objeto. 12. Posicione este travamento a 45 cm do chão. entendendo que ele define a distância entre um objeto e outro. pressione a tecla Y. Clique em Tools > Inquiry > Distance para criar um travamento na parte inferior do pé da mesa. 14. Se quiser apagá-lo. Utilize o ponto de espelho no midpoint. 16. Este travamento terá uma largura de 10 cm abaixo da linha criada. basta teclar Enter. aplique o conceito da linha auxiliar partindo do midpoint da linha inferior do tampo. acesse o comando Line e Osnap From.

Crie detalhes no pé da mesa. os cantos ficarão chanfrados. tornandoas um único objeto. Considerando que o pé da mesa possua 20 cm de largura. presente no menu Short Cut Menu. O círculo deve estar com raio de 7 cm. Dessa maneira. Faça esta função com o comando Circle do menu Draw. use o comando Offset e utilize a metade do valor da largura do pé da mesa para a distância. localizado a 20 cm do chão. Este comando une as linha que estão no mesmo alinhamento. prolongue a base dos pés da mesa para 10 cm de cada lado. Aplique esse recurso nos dois lados do pé da mesa utilizando a opção Multiple. 18. com círculos e elipses. Agora. 48 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Para fechar a parte inferior do pé da mesa. configure as distâncias dos objetos com 5 cm entre si. 19.17. 20. 22. crie alguns detalhes. Antes do chanfro. usando o comando Line. Acesse o menu Modify > Chamfer para manter o pé da mesa com prolongamentos unidos por um objeto em forma de cunha. com 5 cm de altura. utilize a função Join do menu Modify. 21.

clique em qualquer lugar da área gráfica e defina o centro do polígono. utilize o comando Move. pois este será criado fora da mesa. digitando o valor numérico e clicando em Enter. Depois. e pressione Enter. o círculo. Depois que o ponto de base foi definido. Com o círculo selecionado. 25. Para isso. 27. Este ponto de base pode ser selecionado em qualquer local da tela. 6. arraste-o para o lugar correto. Deixe este círculo 20 cm acima do piso. Informe o raio do círculo. Sselecione os objetos. Defina a quantidade de lados do polígono digitando o número correspondente. 24. 28. Depois. acessado pelo menu Modify. Se necessário. deixe a ferramenta Ortho (F8) acionada e digite o valor do deslocamento. especifique um ponto de partida.23. ou seja. clicando nele. Crie um polígono com seis lados iguais e 20 cm acima do círculo usando o comando Polygon. no caso. defina o diâmetro pelo menu Short Cut Menu > Diameter. Para isso. 26. selecione o ponto em que o objeto deverá ser colocado. definindo por onde o objeto será movido. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 49 .

33. Agora. partindo do quadrante superior. Basta criar uma linha de referência com o comando Line. É importante mostrar as linhas que representam os objetos ocultos – estas são tracejadas. será inscrito. Para isso. em relação ao número de lados. digite o valor numérico do polígono e tecle Enter. Other. Depois. Defina esse ponto na face horizontal inferior do polígono. e capturar esse ponto com a opção Osnap Quadrant. é necessário delimitar o ponto de base do polígono. defina se este polígono será inscrito. Identifique os pontos de base e de destino para o perfeito encaixe entre dois (ou mais) objetos. 32. 30. 34. Insira o polígono no lugar adequado usando o comando Move.29. com suas faces tangenciando o círculo. No caso do desenho. ou circunscrito. com arestas tangenciando o círculo. 31. Para importá-las. Posicione o polígono a 20 cm do círculo. por fim. Depois que o polígono está definido. Posicione o objeto no endpoint da linha auxiliar superior. utilize a Toolbar Properties > By Layer e. 50 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . basta definir o raio que o polígono ocupará.

Utilize o comando Trim para ajustar o desenho. Para isso. Para trabalhar com linhas tracejadas. 36. Todas as vistas devem ter as projeções tracejadas. Para criar a projeção do travamento na vista lateral. realize o procedimento usado para criar a projeção do pé no tampo. importe o tipo de linha Hidden. Nela. Selecione Perpendicular. 38. com a opção Osnap Perpendicular. 39. como realizado anteriormente. com distância de 20 cm. importe os tipos de linhas clicando no botão Load. pois esta foi criada para facilitar a elaboração dos pés. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 51 . Crie a linha juntamente com o pé da vista frontal e termine-a na parte inferior do tampo. que já está ativado no desenho. segurando a tecla Ctrl. Veja a imagem. 37. 40. utilize o comando Line associado ao Object Snap Tracking. Desenhe uma linha auxiliar no midpoint da lateral do tampo.35. cortando os excessos das linhas tracejadas. Limite o tamanho dos pés com o comando Offset. Crie uma linha auxiliar no midpoint. Apague também a auxiliar. Uma caixa chamada Linetype Manager se abrirá.

e você deve obedecer à seqüência exata para plena execução. Os setores mais favorecidos com o grande desempenho e melhorias do programa foram os de metal. Para concluir sua imagem. mas que na prancheta exige certa cautela com cálculos de ângulos para distribuição. pois todas elas são favorecidas com a evolução. procedimento que no AutoCAD fica extremamente simples. Defina o centro do círculo clicando em um ponto da área gráfica. 2. melhorias nas ferramentas e uma explosão de usuários se rendendo ao poderio dessa ferramenta. acessado pelo menu Draw ou em Toolbar Draw. Adote o comando Offset com a distância em 1cm. metalúrgico e mecânico. A idéia de criação de desenhos técnicos no computador veio da necessidade de otimizar e agilizar o desenvolvimento e a manutenção do projeto. Utilize a opção Offset com a metade da largura do travamento para cada lado. onde todas as informações. deixe três linhas visíveis. o AutoCAD foi desenvolvido para trabalhar como uma prancheta. Corte as linhas excedentes com o comando Trim. ■ Criando uma placa de fixação Inicialmente. Todas as ferramentas do programa são sistemáticas. Para visualizá-las adequadamente. O AutoCAD exibe duas linhas de comando. 1. Comece este tutorial ajustando essas linhas de comando para facilitar o trabalho e proporcionar uma interatividade saudável e prática entre máquina e usuário. porém eletrônica.41. Vale ressaltar que apesar de toda facilidade oferecida pelo software. Clique e segure na divisão entre as linhas de comando e a área gráfica e arraste para cima. salve o desenho em uma pasta utilizando o comando Save As. por isso deve estar atento aos dados contidos nas linhas de comandos. o que leva a um menor tempo gasto em estudos de viabilidade técnica. estudo e muito treino. instruções e solicitações são exibidas pelo AutoCAD. Não podemos excluir as demais áreas da engenharia. Com a evolução das versões do software. 52 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . houve grandes mudanças em relação aos conceitos de trabalho. pois trabalham com precisões milimétricas. Inicie o desenho construindo um círculo por meio do comando Circle. Neste tutorial. 42. apague as linhas extras utilizando o comando Erase. você desenvolverá um desenho em forma circular com outros elementos distribuídos igualmente por todo o perímetro do círculo. esta ferramenta apenas se torna prática com dedicação. Depois.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 53 . 5. Distribua o quadrado pelo perímetro do círculo utilizando o comando Array. Crie um quadrado com a função Rectangle. Digite o valor desejado e pressione Enter. crie um círculo com diâmetro 60 mm. 4. Crie “furos” quadrados com lados de 8 mm. com procedimento idêntico ao anterior. 8. Para isso. Os furos serão centralizados nesse círculo. Crie uma linha diagonal no quadrado com a função Line e mova-a com o comando Move. no menu Modify. 6. Clique com o botão direito do mouse sobre a área gráfica para exibir o Shortcut e escolha o item Diameter. 7. Clique no primeiro ponto na área gráfica e defina as coordenadas do canto oposto.3. utilize a função Zoom para aproximar a imagem. do menu Modify. Crie um círculo de 85 mm de diâmetro concêntrico ao primeiro. distribuídos num diâmetro de 60 mm. no menu Draw. Crie uma placa com 150 mm de diâmetro. Esse item permite fazer cópias no sentido radial dos objetos existentes no item Polar Array. Clique sobre o objeto para definir o ponto por onde ele será movido. Com o cursor no objeto. Capture o ponto com a função Osnap Center.

uma caixa de diálogo exibirá três opções: Accept para confirmar. basta clicar no ícone Pick Center Point. delimite seu centro de distribuição. Visualize a distribuição dos objetos no botão Preview. Para distribuí-los por todo o perímetro. insira. 13. sobre o quadrado. Modify para voltar. 12.9. 10. Ao clicar. no campo Angle to fill. No campo Total number of items. A configuração do Array não depende da ordem dos passos. As linhas de referência não pertencem ao desenho. indique o número de itens a serem distribuídos no círculo. também concêntrico. Utilize os mesmos conceitos dos passos anteriores. a seguir. e Cancel para desfazer. ou por meio do menu comando Modify > Erase. ao lado dos espaços para os valores de X e Y. contudo. Digite o valor do raio e pressione Enter. você pode definir uma seqüência: selecione o objeto. Crie um círculo com raio 60 mm. 54 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . 14. clique em Select objects e. 11. portanto você deve apagá-las selecionando os objetos e pressionando Delete. Após selecionar o objeto. e cinco furos com raio 4 mm. o valor de 360. Para isso.

O tutorial é uma forma de obtermos a solução de um problema. ■ Objetos complexos Uma das tarefas mais utilizadas pelos modeladores em CAD na área de arquitetura é. o ângulo em Angle Between Items. transformam-se essas formas em sólidos ou malhas. por exemplo. além de conter informações detalhadas sobre comandos mais básicos – e outros não tão básicos assim –. Defina que o ângulo entre eles será de 40º. Usando comandos simples como Move. 16. 18. Ao se deparar com uma janela. recorremos aos tutoriais. Altere o ângulo entre os itens para 22. Depois de localizar os furos. 17. a construção de esquadrias (portas. Salve o desenho em outro formato muito usado: DXF.5º e o número de objetos para nove. O AutoCAD usa o padrão DWG. use a função Array para distribuí-los. clique em Modify. É comum usar versões anteriores à atual. ensina a realizar a modelagem de uma janela veneziana de quatro folhas. Este passo-a-passo foi desenvolvido para o iniciante na arte de modelagem em 3D. Se a distribuição não for a ideal. pois. Defina o centro em Pick Center Point. certamente. Selecione a opção Total number of items & angle between items.15. Mas como não dispomos de tempo para realizar testes. mas basta mudar o tipo de extensão que deseja utilizar. Copy e Mirror. os furos em Total Number of Items. Variar tarefas faz com que se adquira experiência e reduz dúvidas na hora de modelar um objeto. desenham-se formas 2D. você pode se perguntar: qual a melhor maneira de se fazer isso? Que comando utilizar para fazer aquilo? Essas perguntas se solucionam automaticamente com o tempo. As medidas estão em metros e os comandos são utilizados pelo teclado via atalho. Confira a distribuição dos objetos clicando em Preview. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 55 . e não pelos menus ou ícones. executa-se a montagem do objeto final. janelas e afins). No início. Configure o Array e selecione a peça em Select objects. utilizando entrada de coordenadas. depois. por meio da aquisição natural de um “método de trabalho”. termos contato com outros métodos e ampliarmos nossos conhecimentos.

025 (Enter) para executar o offset e determinar a distância. Clique no retângulo (ponto verde no item 1) para selecioná-lo. Execute o comando Pline.055 (Enter) @-.5.0 (Enter). Para criar um retângulo interno. Clique em um ponto qualquer e digite @. No quadro altere o valor de Rows para 16. Emita o comando Zoom (basta digitá-lo e teclar Enter).-. pressione OK. Columns = 1. e pressione Enter. 2.0. Clique sobre a primeira polilinha. Essa parte executa o comando Off-set e determina a distância. 3.Veja.035 (Enter). O retângulo principal está pronto. e depois clique em um ponto dentro dele. Crie a veneziana. Clique em um ponto qualquer na tela para fixar o primeiro canto do retângulo. Clique no botão Select objetcs. Digite J para acessar o Join e selecione todas as polilinhas criadas para a veneziana. Talvez seja preciso aumentar o Zoom para encaixá-lo na tela.015. indicando o lado interno. digite E e confirme. como apresentado na figura acima.015. Tecle Enter novamente para encerrar o comando.1.1 e confirme com Enter. 0. Row offset = 0. Tecle Enter para finalizar a seleção e novamente Enter para encerrar o comando. Digite REC para acionar o comando Rectang.93 (Enter). 4. a imagem se formando na medida em que os comandos são aplicados. A tela voltará. 6. 56 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Clique sobre a polilinha e pressione Enter.055 e Column offset = 0. Digite O (Enter). Digite @2. Clique no canto indicado pela marca verde e digite @0. na imagem. Digite REC e confirme. então. Digite AR para o comando Array. 5. e depois clique em um ponto qualquer dentro do retângulo para indicar o lado que será gerado o off set. digite O (Enter) 0. Clique sobre o retângulo para selecioná-lo. Digite PE para acessar o comando Pedit.

Para isso. Digite 0. 11. Selecione o sólido interno indicado em 2 e confirme e a subtração terá sido realizada. 10. Selecione-o e pressione Enter.45. Este comando ocultará as linhas que normalmente estariam atrás das faces dos objetos sólidos. utilize 0. Selecione os retângulos externos (como mostrado em 1) e confirme. Selecione o sólido mais externo (como em 1) e confirme. Digite Hide e confirme.025 de extrusão. Para dar volume ao batente mais externo.0 (Enter). Essa linha criada será utilizada mais adiante como vetor de direção. Digite SU para executar o comando Subtract e tecle Enter. Repita os passos 10 e 11 para o batente interno. Digite MOVE para mover o objeto. escolha o midpoint 2. Clique na ponta superior da ondulação da veneziana e digite @.15 para a altura de extrusão e confirme. Crie uma linha de construção para a geração da malha que formará a ondulação da veneziana. Digite RE para executar o Regen e sair do modo Hide. 12.7. No menu View > 3D views. 8. podemos utilizar o comando Line. tanto na sua tela quanto nas imagens deste tutorial. Mantenha 0 para ângulo de extrusão e pressione Enter. Para o ponto de deslocamento escolha o midpoint 3. execute Ext para o comando Extrude. por meio da qual será mais fácil visualizar as alterações daqui por diante. No entanto. selecione SW Isometric. 9. Digite HIDE para verificar. A imagem mudará para uma vista isométrica. Digite L (Enter). Como ponto-base. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 57 . Observe que existe um sólido dentro do outro de maneira que devemos executar uma subtração de sólidos.

Para gerar as paletas das venezianas. 17. Emita o comando Tabsurf. 58 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Confira na imagem o resultado obtido. Selecione a veneziana e confirme. 18. Selecione os midpoints 1 e 2. 15. em seguida. Digite Y e confirme. escolha midpoint 1. Clique nas polilinhas das palhetas (marca verde) e depois sobre a linha que indica o vetor de direção (marca vermelha). o midpoint 2. rotacione a polilinha referente às paletas. Copie a “folha” da veneziana. Digite ROTATE3D e confirme. selecione midpoint da folha (marca verde. digite 90 e pressione Enter. o endpoint 2. Para visualizá-la melhor. selecione o endpoint e. execute o comando Hide. A ondulação da veneziana será gerada. indicado em 1). Para o ponto-base. e para o ponto de deslocamento selecione. e o endpoint no canto da folha (marca verde. Em seguida. Emita o comando Copy. outro canto da janela (ponto B. no batente interno. 14. Digite MOVE e pressione Enter. Digite ZOOM e pressione Enter. Para o ponto-base. Selecione-as e pressione Delete. Selecione a polilinha da veneziana e confirme. Agora será necessário encaixar a ondulação em seu lugar. Faça o espelhamento das duas folhas. Selecione o canto da janela (ponto A.13. na janela que já foi criada. 16. Digite MI para executar o comando Mirror e tecle Enter. Dois pontos devem ser selecionados para definir o eixo de rotação da peça. Digite ROTATE3D e confirme. Digite 90 para informar o ângulo de rotação e confirme. e depois E. Então. indicada em 2). indicado em 1). As linhas em vermelho (3) podem ser apagadas. Está terminada a janela. indicada em 1). seguido de Enter. selecione-a (marcas em vermelho na região 1) e confirme. ou seja. Selecione todos os objetos constantes nas duas folhas e confirme.

opção Layer. • É muito importante criar uma layer exclusiva para indicar as linhas de corte. Serão utilizados os comandos dos menus Format. ou seção. Trim.. não deve ser construída com linha contínua. pois ele definirá critérios técnicos para execução de uma determinada edificação. seqüências de montagem e composições de componentes. exibindo os detalhes internos. e os do menu Modify. • Serão utilizados os comandos Line. círculos etc. ou a partir do teclado. 1. arcos. tais como os do menu Draw. é preciso utilizar os recursos de trabalho que o AutoCAD disponibiliza. Ajuste o espaçamento da linha de centro. alturas de paredes. ainda. para desenvolvê-lo. O corte não é um elemento do desenho que possa ser desenvolvido simplesmente seguindo o alinhamento das linhas das plantas. Para desenvolver o corte de uma seção é necessário que o usuário entenda sobre o que está desenhando. alterando o valor do Linetype Scale. é muito importante ter em mãos todos os detalhes do projeto. devemos digitar Linetype e pressionar Enter. é necessário deixar a ferramenta Ortho ligada. Erase e Layer. ou então o tipo de ferramentas que serão utilizadas no processo de fabricação de uma peça mecânica. clicar no botão Load e procurar na lista o nome do tipo de linha. para representar a linha de corte utiliza-se Center (traço grande e traço pequeno). digitando LA seguido de Enter. alterar e modificar os elementos do desenho. Para importar a linha Center.■ Cortes a partir de desenho em 2D O corte. janelas. teclando F8. que disponibiliza todos os meios para editar. escada etc. Para isso. Clique em OK e mude o tipo de linha para Center. • Para criar as linhas horizontais e verticais. Na verdade. sendo necessário importar um novo tipo de linha específico para ela. Neste passo-a-passo desenvolveremos o corte de uma pequena edificação. sempre na posição em que houver maior número de informações a serem evidenciadas. Configure as layers que serão utilizadas. no qual encontramos todas as ferramentas para criar linhas. Normalmente. Dicas • Os cortes deverão ser indicados na planta baixa do projeto arquitetônico ou nas vistas das peças mecânicas. Offset. por ser representativa. acessando o comando Layer Properties Manager do menu Format. Draw e Modify. O AutoCAD não executa automaticamente cortes e vistas a partir da planta baixa em 2D. ou. A linha. dentre outras finalidades de peças mecânicas. Para acessar esse coman- Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 59 . portas. Sua principal função é mostrar detalhes internos. executivos ou de montagem e não fica claro no desenho visto em planta. 2 . laje. para que ele se torne um elemento diferenciado dos demais. a partir do desenho em vista plana (planta) é um elemento que serve para exibir detalhes construtivos. Clique sobre o botão New e crie a layer para diferenciar a linha de corte.

conforme sua preferência.25 ou 2. opção Line.025. Especifique o primeiro ponto da linha – pode ser um clique aleatório na área gráfica. pressionando Enter em seguida.do. lembrando que esse valor deve ser numérico. Crie a linha que irá representar a linha e o sentido do corte. 0. e mudar o valor numérico para 0.5. positivo e diferente de zero. 60 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . 3. no menu Draw. utilizando o comando Line. Mova o cursor para o lado em que a linha será criada e certifique-se de que a ferramenta Ortho esteja ligada para garantir que a linha seja criada na horizontal ou na vertical. ou pelo teclado. você pode digitar LTS. 4. digitando L seguido de Enter.

Para finalizar a execução da linha. Determine um ponto de base. localizado no menu Modify. utilizando o comando Copy. lembrando que o valor numérico deve ser positivo e. O ponto de base deve ser definido segundo um critério a partir do qual o objeto será deslocado. como uma aresta. digitando Co ou Cp seguido de Enter. basta teclar Enter. que será definido com um clique na tela. ou a partir do teclado. Portanto. deve ser um ponto de fácil identificação. se for um número decimal. de preferência no objeto que será copiado. Selecione os objetos (apenas a parte que será copiada) por meio de uma janela aberta da direita para a esquerda. Vamos copiar a parte do desenho que irá servir de referência para desenvolver o corte. 6. a separação dos decimais deve ser feita com ponto. Digite o valor da medida da linha em metros. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 61 .5. uma Osnap etc. e não vírgula. 7.

que será definido a partir de um clique na tela. 9. o ponto deve ser de fácil identificação. como uma aresta. o qual será definido com um clique na tela. utilizando o comando Rotate. ou pelo teclado. Selecione os objetos que serão rotacionados por meio de uma janela aberta da direita para a esquerda. a identificação ou localização do destino é importante para que o desenho não fique “perdido” na tela. uma Osnap etc. Desse modo.8. O ponto de base deve ser definido segundo um critério a partir do qual o objeto será rotacionado. Seguindo o mesmo critério do ponto de base. 10. Rotacione a parte do desenho que irá servir de referência para desenvolver o corte. resultando no ponto em que o objeto será copiado. Crie um ponto de base. digitando Ro e pressionando Enter. Determine também um ponto de destino. 62 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . preferencialmente no objeto a ser rotacionado. no menu Modify.

utilizando o comando Line. se for rotacionado no sentido horário. o qual deve ser um valor numérico positivo ou negativo. Especifique o primeiro ponto da linha. se o objeto for rotacionado no sentido anti-horário. será negativo. Defina um ângulo para rotacionar o objeto. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 63 . Nesse caso. 12. consequentemente. o valor do ângulo é positivo e. pois é assim que o piso deve ser representado. Crie o traço que irá representar a linha do piso. Como a linha do piso irá definir em que ponto começa a edificação e. vamos adotar o ângulo de 90º.11. Este será definido pela escolha do ponto de base. garanta um espaçamento suficiente para que as linhas não fiquem sobrepostas. que pode ser um clique aleatório na área gráfica. Lembre-se de criar um layer para o piso. que será a referência de rotação. Mova o cursor para o lado em que a linha será criada e certifique-se de que a ferramenta Ortho esteja ligada para garantir que a linha seja criada na horizontal. 13. lembrando que. a altura dela.

Por meio do comando Line. Ctrl e o botão direito do mouse. Especifique o primeiro ponto da linha. clicando na área gráfica. basta pressionar Enter. 64 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD .14. garanta que esta seja perpendicular à linha de piso. Para definir o segundo ponto da linha das paredes. crie linhas para representar as paredes. não é necessário definir uma medida exata – a única restrição é que a linha do piso abranja toda edificação. Nesse caso. pressionando. Para finalizar a execução da linha. Para isso. simultaneamente. 16. que deverá ser iniciada pelos endpoints das linhas “cortadas” da planta baixa. 15. Defina o segundo ponto da linha do piso. Mova o cursor em direção à linha de piso. utilizamos a Osnap Perpendicular.

Ao acessá-lo. será necessário selecionar o objeto a ser copiado paralelamente à linha do piso. O comando encontra-se no menu Modify ou digitando TR e pressionando Enter. Em seguida. você deverá informar o valor da distância entre as cópias (como sugestão. 18. Corte as linhas que não permanecerão ao desenho com o comando Trim.17. deixaremos a edificação com 2. selecione a linha inferior da laje e as linhas externas das paredes. criaremos a altura da edificação e a espessura da laje com o comando Offset. usado para cortar objetos entre limites. representando assim a altura da edificação. tecle Enter para validar a informação. Depois de especificada a distância. Agora.15 m). Nesse caso. clique na área gráfica com o cursor e defina o lado para o qual será feita a cópia. Selecione os objetos que serão limites de corte.70 m de altura e a espessura da laje com 0. 19. digitando um valor numérico positivo e diferente de zero. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 65 . Em seguida.

Clique em New. que deverá ser iniciado pelas linhas cortadas da planta baixa. opção Layer. crie linhas para representar as janelas. 22. Com o comando Line. Execute o comando Layer Properties Manager. 21. 66 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Vamos criar uma layer para diferenciar mais a laje dos demais elementos. Agora. basta clicar nos objetos que não permanecerão no desenho – clique na parte da linha que será cortada.20. da mesma maneira como foram criadas as linhas das paredes. Especifique o primeiro ponto da linha. ou pelo teclado. renomeie a layer para laje e deixe-a corrente. digitando LA seguido de Enter. disponível no menu Format.

Ctrl e o botão direito do mouse. clique na área gráfica e defina o lado para o qual será feita a cópia. Pressione Enter para validar a informação. utilizando o comando Offset. Em seguida. 24. Sugerimos que a altura do peitoril (parte inferior da janela) seja definida em 1 m e altura da janela em 1. você deverá informar o valor da distância entre as cópias. 25. Criaremos agora a altura das janelas.23. Depois de especificada a distância. será necessário selecionar o objeto a ser copiado. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 67 . pressionando. use a Osnap Perpendicular. Clique no segundo ponto da linha das paredes perpendicularmente à Osnap Perpendicular.10 m. digitando um valor numérico positivo e diferente de zero. simultaneamente. Mova o cursor em direção à linha de piso. Para definir o segundo ponto da linha das janelas e garantir que ela seja perpendicular à linha de piso. Ao executá-lo.

adaptando o desenho à realidade atual. porém. Trim e Line. devemos selecionar apenas os objetos que resultarão na janela e clicar nos objetos que serão cortados. Para mudar o nome da layer. Para representar o corte das portas e das janelas. Transformemos as linhas que estão representando a janela. 28. vamos repetir os procedimentos dos passos 15.26. utilizando os comandos Offset. Agora. 17. 16. 27. Selecione os objetos que servirão de limites de corte. sem que nenhum comando esteja ativo. vá à Toolbar Layer. 19 e 20. basta selecionar os objetos. Nesse caso. na layer janela. Para isso. 68 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . 18. utilizando o comando Trim. vamos cortar as linhas que não permanecerão no desenho.

lembrando que a extensão criada pelo AutoCAD é . disponível no menu Modify. Para finalizar o desenho. 30. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 69 . eles serão sempre desenhados na mesma posição pela qual passa a linha do corte. Para confirmar a exclusão. devemos desenhar os cortes e vistas seguindo os alinhamentos das linhas de centro de furos. basta pressionar Enter para concluir o comando e finalizar o desenho. ou seja. é necessário salvar o arquivo em um diretório que seja de fácil acesso. Já num desenho mecânico. Utilize o comando Erase. a linha que representa o piso estará sempre na horizontal. de simetria etc. Os cortes e vistas dos desenhos arquitetônicos são sempre exibidos em pé. Procure sempre salvar o arquivo numa versão compatível com os demais usuários. basta excluir os elementos que serviram como guia para a criação do corte. 31. ou a partir do teclado. Para finalizar o trabalho. Portanto. digitando E seguido de Enter. por exemplo.dwg.29. como a versão 2000 do software. quando realizamos o corte ou vistas da peça.

ferramenta utilizada para desenhar linhas. no Paper Space. • Quando iniciamos o AutoCAD. ou seja. a fim de que seja possível manter a proporção do objeto. • Há outro método para criar desenhos em escalas diferentes. e não as dimensões originais do objeto. utilizando os comandos dos menus Draw. No software é possível trabalhar com escalas tanto no Model Space quanto no Paper Space. Neste passo-a-passo. centímetros. pois nem sempre as escalas são compatíveis. ou pelo teclado. As escalas podem ser configuradas assim que o programa é iniciado. Crie a linha e o sentido do corte a partir do comando Line. Elas podem ser representadas por milímetros. de acordo com sua necessidade. disponível no menu Draw. cores. metros etc. também. Especifique o primeiro ponto da linha. o qual pode ser um clique aleatório na área gráfica. Normalmente. deixando-o pronto para ajustar a escala no Model Space. 1. 70 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . utilizando proporções para aumentar ou diminuir o desenho. escalas e. 2. cada unidade de desenho representará um milímetro – 1 un = 1 mm. a qual utilizaremos aqui. garantindo que a linha seja criada na horizontal ou na vertical. como no caso dos blocos. • Crie o desenho todo. a unidade configurada (em quase todas as situações) é o milímetro. Dicas • A escala do desenho deve ser alterada apenas depois que o desenho estiver totalmente pronto. digitando L seguido de Enter.■ Ajuste de escalas Os trabalhos desenvolvidos em AutoCAD seguem diferentes diretrizes. que altera a escala de visualização. do usuário. trabalharemos com duas ferramentas utilizadas para fazer o ajuste das escalas – Scale e Align. em função de configurações. Modify e Format. Mova o cursor para o lado em que a linha será criada e certifique-se de que a ferramenta Ortho esteja ligada. por exemplo. utilizamos as ferramentas de ajuste de escala ao inserir um arquivo em outro.

3. Digite o valor da medida da linha em metros, lembrando que o valor numérico deve ser positivo e, caso seja um número decimal, a separação dos decimais deve ser feita com ponto. Para finalizar a execução da linha, basta pressionar Enter.

4. Altere o tamanho do objeto, utilizando o comando Align, disponível no menu Modify, opção 3D Operation, ou a partir do teclado, digitando AL e pressionando Enter. Esse comando irá alinhar o objeto a uma linha de referência, movendo e ajustando a escala simultaneamente. Selecione o objeto que será escalado, deixando de lado a linha auxiliar.

5. Ainda com o comando Align, definiremos os pontos de alinhamento do objeto, clicando no primeiro ponto, o qual será alinhado à linha de referência.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

71

6. Com o mesmo comando iremos definir os pontos de alinhamento do objeto, clicando no primeiro ponto da linha auxiliar de referência.

7. Agora, devemos definir os pontos de alinhamento do objeto, clicando no primeiro ponto, que será alinhado à linha de referência (utilize mais uma vez o comando Align).

8. Ainda com o comando Align, definiremos os pontos de alinhamento do objeto criado. Para isso, devemos clicar no primeiro ponto da linha auxiliar de referência.

72

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

9. Para continuar a utilizar o comando, tecle Enter, pois assim não haverá um terceiro ponto, visto que se trata de um desenho plano e o terceiro ponto serviria para um desenho tridimensional.

10. Indique, utilizando o mesmo comando, a opção que irá ajustar a escala, digitando Y para ativar a opção Yes. Caso o interesse fosse somente mudar o alinhamento do objeto e não fosse necessário alterar a escala, digitaria-se N, ativando, assim, a opção No. Observe essas informações nas linhas de comando.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

73

Vamos alterar o tamanho do objeto. de preferência no objeto que será escalado. 13. Você ainda pode alterar a escala. no menu Modify.11. 12. A escala foi aplicada a todos os objetos. digitando Sc seguido de Enter. utilizando o comando Scale. facilitando a seleção e abrindo uma janela da direita para a esquerda. O ponto de base não deve ser especificado longe do objeto. facilitando a visualização do desenho. 74 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . por meio do comando Scale. Selecione todos os objetos que serão ajustados a uma nova escala. ou pelo teclado. Observe a imagem. em função da seleção realizada. Crie um ponto de base. resultado do comando Align. o qual será definido com um clique na tela. utilizando um fator numérico de ajuste.

positivo e diferente de zero. Esse valor pode ser alterado para mais ou para menos.84 346 – x x = 346/25 15. 16. Este é o resultado do ajuste das escalas do desenho em função do tamanho original. Para trabalhar com escala de visualização. por exemplo. Vale lembrar que o Align utiliza linhas de referência para ajustar a escala. conforme sua preferência. enquanto o Scale usa valores numéricos. Defina um fator de escala ou fator de ajuste. utilize o Paper Space. Utilizaremos então a regra de três: 25 – 1 25x = 346*1 x = 13. No caso do nosso exemplo. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 75 . o tamanho do objeto original é de 25 mm e será alterado para 346 mm. positivo e diferente de zero. cabendo ao usuário definir por meio de qual procedimento irá ajustar o desenho. e aplique-o ao objeto. numérico. lembrando que ele deve ser numérico. alterando o valor do Linetype Scale. pressionar Enter e mudar o valor numérico para 1. O fator de ajuste é definido por uma operação matemática simples. Ajuste o espaçamento da linha de centro e da tracejada. Para acessar esse comando você deve digitar LTS. Perceba que não há diferença entre a utilização dos comandos Align e Scale.14.

O próximo passo é configurar a impressora. 19. como Tutorial Escala. e definir um nome para ele. para que não haja necessidade de carregar ou instalar um novo driver de impressão. opção New. Na opção Printer > Plotter. 76 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . configurando o Page Setup Manager. acesse a pasta Layout. por exemplo. Podemos configurar o tamanho da folha em que o desenho será inserido. Para tanto. escolha uma impressora já disponível na listagem. Altere o modo de visualização de Model Space para Paper Space.17. 18. Clique em OK para confirmar o comando. acima do menu inferior.

Podemos acionar a caixa de propriedades do AutoCAD teclando simultaneamente Ctrl + 1. para obter uma melhor visualização do desenho.20. com os grips (marcadores azuis). 21. Observe a imagem abaixo. clicando em OK. Ative a Viewport. Determine o tamanho da folha. ajuste o tamanho. Você será então redirecionado à caixa Page Setup Manager. 22. Finalize a configuração. Ela não possui dimensões. Para isso. A caixa é criada automaticamente quando mudamos de Model para Layout 1. janela de visualização em escala criada no Paper Space para visualizar os desenhos feitos no Model Space. Clique em Set Current > Close. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 77 . disponível no menu inferior. basta clicar sobre o botão Paper. em Paper size. clique na linha da Viewport e. portanto. A caixa que contém o desenho é chamada Viewport.

utilizamos a opção Zoom > Extentes. Para visualizar o desenho todo dentro da Viewport. Feito isso.23. Para isso. Não podemos nos esquecer de que. Esse detalhe torna mais fácil o manuseio no Model Space. basta clicar sobre o botão Model. deverão surgir. O próximo passo é desativar a Viewport. e não o tamanho dos objetos. o qual está localizado no menu inferior. Selecione a Viewport. Faremos isso para ajustar as escalas na caixa de propriedades. alteramos a escala de visualização. 24. as propriedades que são características da Viewport. quando se trabalha com zoom. 25. 78 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . na caixa de propriedades.

você deverá utilizar apenas o comando de visualização Pan. inclusive colocando escalas não disponíveis na lista.26. ajustar o tamanho da Viewport. 27. O próximo passo é selecionar a opção Standart Scale na caixa de propriedades. repita os procedimentos dos passos 22. novamente. em vez do Zoom Extentes. Para isso. por meio dos grips. Para isso. Quando alterar a escala e o desenho não ficar bem ajustado na Viewport. na caixa de propriedades do AutoCAD. com a diferença de que. segunda opção disponível. 23 e 24. Isso significa que a visualização do desenho está duas vezes menor que o tamanho real. deverá definir um valor numérico para a visualização. Uma dica importante: você poderá alterar a escala de visualização a qualquer momento. você deve. 28. ajustando a escala de visualização para 1:2. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 79 . por meio da opção Custom Scale. pois escala nada mais é que uma proporção.

Este é o resultado final do desenho trabalhado em escala de visualização no Paper Space. A vantagem de se trabalhar com tal sistema é que. pressionar Enter e mudar o valor numérico para 0. 30. Para acessar esse comando você pode digitar LTS. alterando o valor do Linetype Scale. Ajuste o espaçamento da linha de centro tracejada. o desenho é totalmente gerado e editado na escala real 1:1 – o que muda é apenas a visualização da escala do desenho.75 ou 7. 0. 80 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . de acordo com sua preferência.075. tanto no Model como no Paper.5.29.

Capítulo 2 Projetos 3D .

facilitando a criação e a edição de sólidos. Esta é uma das maravilhas proporcionadas pelo software. a versão 2007 é a que oferece as melhores ferramentas para o desenvolvimento de trabalhos em três dimensões (3D). Para fechar. A opção Yes exibe as informações. A configuração inicial é importante para a padronização de conceitos de unidades de trabalho. As dicas de usuários experientes para trabalhos em AutoCAD são muito diferentes entre si. 2. 3. 1. A caixa de diálogo Start up dialog define como o AutoCAD será utilizado. os usuários se deparam com uma tela preparada para trabalhar com desenhos isométricos (3D). Maybe later permite leitura posterior. Surgirá uma tela com as novidades do AutoCAD. Ao iniciar o AutoCAD. Os conceitos exibidos neste trabalho permitem que usuários iniciantes desenvolvam e configurem o software a seu gosto. pois há a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos sem a necessidade da aplicação de uma fórmula ou método específico. e as exigências para cada uma delas quanto à precisão. Lembre-se de que é necessário configurar o programa uma única vez. você vai configurar o software para trabalhar em 2D ou 3D. temos alguns menus flutuantes na área gráfica. ou AutoCAD Classic. Existem duas opções: 3D Modeling. Mãos à obra e bom trabalho. para trabalhar em 3D. clique no X de cada aba. e No. detalhamento e desenvolvimento são variadas. pois é possível desenvolver a mesma tarefa de maneiras distintas. acesse o menu superior Tools > Palletes > Tool Palletes (Ctrl + 3) e selecione a subopção Sheet Set Manager (Ctrl + 4). não é necessário deixá-los na tela. 4. don’t show me this again não exibirá mais essa opção. tipo de unidades. Neste tutorial.■ Mais praticidade no AutoCAD Dentre todas as versões disponíveis do AutoCAD. Para as abas serem exibidas novamente. Abrindo o desenho. 82 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . uma vez que o AutoCAD é utilizado para desenhos que atendam a todo tipo de engenharia. pois as informações predefinidas serão aplicadas a os demais trabalhos desenvolvidos no computador em que o AutoCAD está instalado. Ao acessar o programa.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 83 . clique no menu inferior ou acesse a tecla F7 para desabilitá-los. centímetros etc. 6. Surgirão os nomes de todas as Toolbars. Configure. Clique nos nomes precedidos pelo símbolo de marcação.5. O AutoCAD trabalha com vários tipos de unidades: metros. Defina a unidade em função do tipo de desenho. Para mover uma barra. clique com o botão esquerdo sobre ela e arraste-a. Depois. pois é o sistema de configuração de unidades mais usado. Ajustando os espaços vazios. Habilite as opções Inquiry e Zoom . É muito usual definir as unidades como Decimal. Uma série de pontinhos (brancos) podem surgir na área gráfica: são os chamados GRIDs. 7. clique com o botão direito sobre qualquer ícone na tela. 9. no menu Type. Para disponibilizar as Toolbars. 10. repita os passos 5 e 6 clicando nos nomes das barras. acesse o menu Format > Units. podem-se incluir novas Toolbars que serão usadas no início do desenho. Para isso. o tipo de unidade que será utilizada. 8. arraste para os espaços disponíveis. Para alterar as Toolbars. Por não serem muito usados.

É conveniente usar uma casa a mais de precisão na configuração em relação ao desenho. Vá ao menu superior Tools > Drafting Settings. Configure as ferramentas utilizadas para captura de pontos com precisão no desenho: elas são chamadas Osnap. Configurar as unidades de medida é primordial para o projeto. 15. Habilite as ferramentas que serão úteis no início do desenho.11. usam-se milímetros. Configure a precisão das unidades em Precision. Configure o tipo em Type para Decimal Degrees. centímetros ou metros. A configuração das Osnaps só será aplicada ao desenho se a opção Object Snap estiver habilitada. Atenção: Não habilite todas simultaneamente para que não haja interferência entre elas. A opção Object Snap Tracking mantém os objetos alinhados sem linhas de guia. 84 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . O AutoCAD tem a evolução dos ângulos no sentido anti-horário. Em desenho mecânico. para desenhos civis e arquitetônicos. 12. 16. 14. Você pode utilizar até oito casas decimais. Defina a precisão com uma casa a mais do que no desenho. 13.

engenharia mecânica e em diversos outros ramos da indústria. Não é apenas um meio de desenhar no computador. Quando seu projeto é executado. seus modelos em um conjunto de documentos de construção que retratam. pois permite a verificação das dimensões enquanto trabalha. Aprenderemos a trabalhar com linhas e a definir as dimensões do objeto criado. Ele nos oferece a possibilidade de verificar e testar idéias diferentes para descobrir se realmente funcionam. As ferramentas de navegação melhoradas permitem que profissionais de projeto interajam diretamente com seus modelos durante a criação e a edição. A maioria dos desenhos técnicos é elaborada nos planos horizontal e vertical.). É amplamente utilizado em arquitetura. O AutoCAD é um software gráfico de CAD – Computer Aided Design (Desenho Assistido por Computador). de maneira simples e rápida. design de interiores. o AutoCAD 2007 permite transformar. edição de sólidos e superfícies mais simples e intuitiva. O AutoCAD 2007 possui uma área específica para se trabalhar com 3D. Renderização é o processo pelo qual se podem obter imagens digitais. como forma de visualizar a imagem final do projeto bidimensional ou tridimensional. ■ Criando uma caixa 3D Um ambiente de projeto conceitual atualizado torna a criação. mas neste tutorial trabalharemos com o modo clássico. poupamos tempo e dinheiro e evitamos erros que podem surgir durante o processo de recriação manual. Ao eliminarmos a necessidade de recriar a informação de modelo para o conjunto de documentação de projeto. transformar suas idéias em projetos torna-se fácil. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 85 . Pointer Input. Clique na aba Dynamic Input e defina o formato das coordenadas no botão Settings. Com todas as ferramentas em um único local. tornando mais produtiva a exploração de alternativas de projeto. O AutoCAD 2007 permite conduzir sua visão do projeto com ferramentas de visualização avançadas. Este processo se aplica essencialmente a programas de modelagem e animação (3DS Max. Defina as unidades habilitando as opções Cartesian format e Absolute coordenates. convertendo-o para uma representação em 2D. 18. Maya etc. A renderização é usualmente aplicada objetos 3D. O programa possui vários recursos para visualização em diversos formatos. mas uma forma de modelar esses desenhos. de maneira que você não tenha de se preocupar se o seu desenho funcionará ou não no dimensionamento desejado. Configure a inserção de informações no AutoCAD em Drafting Settings. abordaremos alguns recursos básicos do AutoCAD 2007. tais como animações e renderizações realísticas. As ferramentas de seções e projeções permitem aceder diretamente aos modelos de projeto para criar seções e elevações que podem ser integradas aos desenhos.17. clara e precisamente. o que será construído. Neste tutorial.

Selecione a opção Linha e tecle F8 para que seja permitido desenhar apenas em ângulos predefinidos. 6. 5. Depois de inserir a barra Vista. Desenhe as demais linhas em formato de quadrado. 3. 86 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . o desenho ficará igual à imagem. 2. Digite PE e pressione Enter para iniciar o processo de transformação de todas em apenas um objeto. Clique com o botão direito sobre a barra de atalhos e selecione Vista.1. cada linha é um item independente. digite o número 200 e pressione Enter. aparecerá a coordenada Z). Ao clicar sobre qualquer uma das linhas. Utilizaremos essa barra para definir o estilo de visualização. clique em Isométrico para que apareça mais uma coordenada (além das X e Y. Neste passo. Clique no local indicado na imagem. Porém. iniciaremos a criação de uma caixa 3D. Após criar as quatro linhas com tamanho definido (200). observe que somente é selecionada a que foi clicada. 4. de modo que estão separadas umas das outras. como 90° e 180°. Desenhe uma linha. sempre colocando como tamanho o número 200 na caixa branca que aparece. para que a figura fique perfeita.

surgirá uma barra suspensa. assim. Ao iniciar o comando PE ou PEDIT. o desenho já apresenta uma forma mais próxima à de um cubo. Logo será apresentada a imagem em formato 3D. Para fazer com que o desenho fique com a forma de uma caixa ou cubo. Clique em cada uma das linhas e tecle Enter. veja a caixa 3D que foi criada. digite EXT ou EXTRUDE e pressione Enter. Surgirá uma mensagem pedindo para que você selecione os objetos que deseja transformar em apenas um arquivo. que ainda não representa um quadrado perfeito. selecione Ver > Estilos Visuales > Conceptual. Depois de aplicar o efeito Conceptual. as linhas independentes em uma polilinha. Selecione Juntar para agrupar as linhas transformando. 11. Mas ainda não temos uma visão tridimensional do desenho. para que possamos ter uma visão 3D da imagem. 9. Porém. conforme a imagem. 10. Este comando dará altura ao quadrado. 8. Na barra principal. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 87 .7. Aqui. 12. ainda não foi gerado um arquivo em formato de foto ou JPG (padrão de imagens).

16. A imagem mostra. 14. Na parte inferior. Clique em Guardar (Save) para salvar a imagem. 88 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD .13. por onde poderemos salvar a imagem. Note que a imagem digital é gerada ponto a ponto até formar a figura completa. Este é o processo inicial de renderização. Aguarde o processamento. 15. Em Nome do arquivo. Surgirá uma barra suspensa. Escolha a melhor opção para que o arquivo final fique com uma imagem bem definida. Clique em Ver > Render > Render. agora. é possível verificar o nome do arquivo gerado. que é o processo pelo qual se pode obter imagens digitais. e em Arquivos do tipo deixe como está. insira o nome desejado. 18. clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo. No canto inferior. que poderá ser salva em formato de foto. 17. indique em qual local deseja salvar o arquivo. Ao clicar em Guardar. o recurso de renderização. Aparecerá um quadro indicando os tipos de qualidade de imagem. Utilizaremos. agora. como ficará o desenho final.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 89 . Isso irá ajudá-lo a ir adiante e regulará sua velocidade de aprendizado avançado. Desta vez. variações dos primeiros comandos. de forma simplificada. Utilize sempre a polilinha e lembre-se de fechá-la. Executar um comando básico deve ser tão natural e espontâneo quanto andar de bicicleta. Muitos comandos aplicados em 3D são. Quando se inicia o aprendizado do desenho em três dimensões (3D) é necessário já conhecer a parte básica (2D). simplesmente. Crie um polígono (A). Este será o nosso batente. o modo como modelar em 3D. caso contrário. Uma forma simples de aprender é estudar um caso. Posicione o polígono da guarnição (C) no batente. Inicie com o polígono (B) e depois utilize Fillet com Radius = 1 cm para arredondar os cantos marcados. 2. um conselho: aprenda profundamente o básico. Esta será nossa guarnição. utilize um retângulo (D) e aplique o Fillet com o mesmo raio (1 cm) em dois cantos. de forma a desenvolver um método de trabalho que aprimore a criatividade do leitor. Todas as medidas estão em centímetros e consideramos que os comandos serão digitados na linha de comandos. conforme mostrado em (E).■ 3D aplicado Para todos os que estão dando os primeiros passos no AutoCAD. Crie outro polígono (C). Este passo a passo foi elaborado no intuito de apresentar. Teclas de função e atalhos Flips screen Menu cursor Screen cursor Abort cursor Fast cursor Slow cursor Up cursor Down cursor Left cursor Right cursor Toggle coord Toggle grid Toggle ortho Toggle snap Toggle tablet Toggle isoplane Cancel F2 INS HOME END PG UP PG DN UP ARROW DOWN ARROW LEFT ARROW RIGHT ARROW F6 F7 F8 F9 F10 CTRL+E ESC 1. pois. e um tutorial passo a passo fornece elementos suficientes para isso. não será possível “extrudá-la”. Conseqüentemente. é muito mais fácil aprender 3D conhecendo o básico.

5. Crie três baixos relevos utilizando os seis retângulos centrais. Mova o Path para um ponto no batente. Use Pline. No menu View < 3D views escolha SW Isometric (1). Emita o comando Extrude. O caminho deverá estar perpendicular ao plano X. . que será utilizada na geração do batente e guarnição em 3D. Com o comando Extrude vamos “extrudar” o retângulo maior (210 x 80) com o valor . 8.15 . Para isso. Antes de desenhar os polígonos que serão a folha da porta. Utilizaremos uma extrusão por Path (caminho).3. Depois. 6. Selecione o batente e as duas peças da guarnição e pressione Enter. 7. Digite 90 para o ângulo de rotação. 4. utilize o comando Rotate3D. Repita na parte inferior. como indicado na imagem. Como na imagem. utilize o comando UCS.Y. De fora pra dentro. 90 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Crie uma polilinha com as medidas acima. digite P para acessar o item Path do comando e clique sobre o caminho criado (A).4. 5. Clique no ponto (1) e depois no (2). Para isso precisamos criar um. a aparência é de uma única linha. para facilitar a visualização. “extrude” os três retângulos com valores -0. -1 -0. Altere para visão frontal da porta: acesse View < 3D Views < Front. na seção 3. escolha N para a opção New e clique no canto inferior esquerdo do batente.

Volte à vista Frontal. em baixo relevo. com o ponto central do sólido (2) (à direita). Pode parecer que nada mudou. selecione todos os outros retângulos e tecle Enter novamente.5 cm. movimente a porta. Nos próximos passos. a maçaneta. O retângulo maior (1) formará o espelho e a circunferência (2) e o polígono (3). Execute o comando Subtract. Desenhe os polígonos que formarão a maçaneta – as medidas estão na imagem. 11. “Extrude” o polígono (1) com valor de 0. conforme pode ser observado na imagem acima. Não se esqueça de alterar também a UCS. Com o comando Move.3 cm. 13. Retorne à vista SW Isometric e utilize Zoom para facilitar. Use o Osnap para posicioná-la corretamente. 12. alinhando-a conforme indicado acima.9. Clique no retângulo exterior. vamos modelar e posicionar a maçaneta. pressione Enter para confirmar. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 91 . Retorne à vista SW Isometric. alinhe o ponto central do sólido (3) (à esquerda). 10. o polígono (2) com 4 cm e o polígono (3) com 0. mas agora há apenas um objeto. Através do comando Move. 14. conforme explicado no passo 7.

■ Ambientes básicos em 3D Na arquitetura. Mova a maçaneta e alinhe-a com a base do espelho. O profissional que domina 3D se destaca. será preciso criar os layers árvores. selecione novamente o centro do cilindro. Mova o conjunto para cima até atingir a altura da maçaneta. As medidas estão em metros. 92 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . acabamentos e volumes de forma a desenvolver um trabalho único e bem acabado.15. para depois aplicar os materiais. 18. Não se esqueça de aplicar o aprendizado em outros trabalhos para se familiarizar cada vez mais com as ferramentas. vamos criar um espaço externo. aponte o cursor para cima e digite 100. execute o comando Move. renderizar no próprio CAD ou exportar para outro software de renderização. Com a prática. selecione a maçaneta e o espelho. auxiliar. depois clique em um ponto. apresentando uma das formas de montar uma perspectiva em 3D. 16. Mova a maçaneta e o espelho selecionando o ponto final (endpoint) deste (acima à esquerda) até o ponto final do canto do batente (acima. com uma piscina. jardim. você pode se tornar um especialista em AutoCAD 3D. pergolado. sendo raro seu uso durante a construção dos mesmos. podemos desenvolver diversas perspectivas e ambientes em 3D. Começaremos este passo-a-passo com uma planta simples. Execute o comando Move. deck. as técnicas de trabalho em três dimensões geralmente são utilizadas na fase final dos projetos e empregadas para a criação de fachadas ou perspectivas de ambientes externos. Neste tutorial. Para desenvolver os passos. Para isso. A partir dos comandos que serão mostrados. piscina e piso piscina. O 3D é utilizado para estudar novas soluções para estrutura. um deck e uma pérgola. 17. para melhor compreensão. aponte o cursor para cima (indicando o sentido do movimento) e digite 12. à direita). Mova a maçaneta para cima até atingir seu ponto de fixação. Alinhe a maçaneta à porta. Utilize o centro (center) do cilindro com o ponto do meio (midpoint) da base do espelho. Veja o resultado na imagem.

Depois.1.03) e pressione Enter novamente. Crie um novo arquivo. 4. clique no endpoint do retângulo auxiliar e digite as dimensões do piso da piscina (@6. Digite Rectangle < Enter. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 93 . Vá ao menu View > 3D Views > SE Isometric para trocar a vista do desenho. Digite La para criar as layers de acordo com os ambientes que serão desenhados e os diferentes materiais que cada um deverá possuir. Veja a imagem. depois. clique em um ponto qualquer na tela e depois insira as dimensões da base do desenho (@21. 3. Selecione a layer Piso Piscina. 2. Digite Extrude e clique no retângulo. Digite Rectangle. pressione Enter.8). Digite Erase. Pressione Enter.2). digite a altura (0. Selecione a layer Jardim. Veja a imagem. Selecione a layer Auxiliar. clique no endpoint superior da base e digite as dimensões do desenho auxiliar (@2. Pressione Enter. digite a altura (0. 6. digite Extrude e clique no retângulo. Digite Rectangle e pressione Enter.14).50) e confirme com Enter. selecione o retângulo auxiliar e pressione Enter. 5.

50). Digite Extrude e clique no polígono criado.-1). Selecione a layer Auxiliar. pressione Enter. Selecione a layer Piscina. Tecle Rectangle.7. Tecle Offset. selecione o retângulo auxiliar e pressione Enter. em seguida. contornando o retângulo até fechar o polígono. Selecione a layer Deck. pressione Enter. 9. digite a altura do deck (0. Pressione Enter e. Confirme com Enter.05) e confirme. Selecione o retângulo e clique em sua parte externa. selecione a espessura da parede da piscina e tecle Enter. Pressione Enter. Veja o resultado na imagem. 94 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Veja a imagem 10. pressione Enter.-5). Veja o resultado na imagem. Digite Pline e pressione Enter. clique no endpoint superior do piso da piscina e insira as dimensões do desenho auxiliar (@1. Digite Erase. Digite Rectangle. teclando Enter novamente. 11. Deixe o Ortho ligado. Digite Extrude e clique no retângulo interno. Veja o resultado na imagem acima. digite a profundidade da piscina (1. 8. 12. Clique no endpoint do piso da piscina e faça um “L”. clique no endpoint do retângulo auxiliar e digite as dimensões da piscina (@-3.

18. digitando Rectangle.13. Depois. 16. Digite Insert para inserir blocos em 3D. 14. digite Hide para ver o ambiente. 15. selecione o cubo maior e clique duas vezes no mesmo endpoint. Confira a imagem. escolha o cubo interno e tecle Enter. Subtract e Union. clique no cubo copiado e pressione Enter novamente. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 95 . Extude.65). Depois. Tecle Subtract. Depois. selecione o cubo maior e clique duas vezes no mesmo endpoint. Tecle Copy. selecione o piso da piscina e pressione Enter. Pressione Enter e digite a profundidade da piscina e a espessura da parede (1. use o mesmo princípio de linhas auxiliares. clique no cubo maior e tecle Enter. Para completar o desenho. Digite Subtract. selecione o cubo externo da piscina e pressione Enter. Por último. Depois. tecle 3Dorbit para girar o desenho e encontrar novos visuais. Digite Subtract. Veja a imagem. Digite Extrude e clique no retângulo externo. Para isso. Confirme com Enter. Digite Copy. Observe o resultado final. faça um caminho de pedras e uma pérgola. selecione a base do desenho e pressione Enter. Digite Hide para ver o resultado. 17.

Com isso. Pline. 2. 4. O passo-a-passo abaixo tem o objetivo de ensinar ao leitor como fazer projetos 3D com base em um arquivo 2D já existente. Se não for seu caso. Certifique-se de que as linhas do desenho estão na layer correspondente. Digite J tecle Enter. principalmente elementos como Line. Com ele é possível desenvolver todo o projeto em duas dimensões e. clique em qualquer linha e pressione Enter. 96 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . ainda é possível seguir o tutorial se você estudar os princípios básicos. Extrude.). Para facilitar. Union. depois. É necessário possuir uma certa noção de AutoCAD 2D para acompanhar os passos. Digite Purge e clique em Purge all para apagar todas as layers que não serão mais utilizadas. Digite L (Line) e crie uma linha nas extremidades das paredes para fechar o desenho destas. Verifique se as linhas passaram a ser uma Pline. selecione todas as linhas do desenho e mais uma vez pressione Enter. 1. os escritórios de arquitetura estão sempre buscando meios de facilitar o serviço e agilizar a elaboração de projetos. As medidas estão em metros. já que as dimensões dos ambientes e a montagem da planta não serão o foco deste tutorial. Layer e View e comandos como Ucs. possui muitas ferramentas que possibilitam a criação de objetos 3D e perspectivas de ambientes. o desenvolvimento das versões em 2D e 3D do mesmo projeto em um único programa representa uma maneira prática de otimizar as atividades e ganhar bastante tempo. vidro.■ Projetando cômodos O AutoCAD. Subtract. digite Layiso e clique em uma linha da parede. o programa de desenho mais utilizado por arquitetos e engenheiros. alvenaria etc. Primeiro. aproveitar os mesmos desenhos para migrar para objetos 3D. A planta será cortada e veremos apenas o aposento citado para facilitar a visualização e a compreensão dos principais conceitos. Digite Pedit. Digite La para criar as camadas de acordo com os materiais (por exemplo: caixilho. 3. crie um arquivo apenas com o ambiente que será perspectivado. Iniciaremos o passo-a-passo com um ambiente de residência: um quarto. Com o ritmo acelerado e os prazos cada vez mais curtos. entre outros.

digite a espessura do piso (@0. Selecione a layer alvenaria. 10. Depois. 9. clique sobre as extremidades da janela e crie um retângulo. para que todas as linhas se tornem uma Pline fechada (um mesmo desenho pode ter diversas Plines para formar as paredes do ambiente). 7. Pressione Enter. Digite Rectangle. 8. selecione a layer piso. Vá ao menu View > 3D Views > SW Isometric para inserir o desenho na vista isométrica. Digite Extrude e clique no retângulo que corresponde ao piso. a qual é fundamental para visualizar os objetos 3D que serão criados. que será o peitoril.5. Pressione Enter. digite Extrude e clique sobre as Plines das paredes. criando o piso. até contornar todo o ambiente. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 97 . Digite Pline e clique em cada extremidade. Digite Layon e pressione Enter para que todo o desenho apareça. Repita a operação. digite a altura da alvenaria (pé direito do ambiente + espessura do piso) e tecle Enter. Vá ao menu View > 3D Views > NE Isometric para trocar a vista do desenho.05) e confirme com Enter. 6.

Digite Extrude e clique sobre o retângulo que corresponde ao peitoril. Em seguida. A seguir. escolha o cubo menor e confirme com Enter. 15. digite a espessura do caixilho e confirme as modificações teclando Enter. digite a altura (1. Confirme com Enter.00) e pressione Enter novamente. 98 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . selecione o retângulo e clique em sua parte interna. Digite Subtract. 14. Digite M (Move) e mova o retângulo para face externa do peitoril. Selecione a face externa do peitoril e tecle Enter novamente. Digite Offset. pressione Enter. Digite Ucs. digite Rectangle e insira as medidas do vão da janela. Digite Extrude e clique nos dois retângulos do caixilho.11. Pressione Enter. e pressione Enter. Selecione a layer caixilho. selecione a opção Face. digite a espessura da parede (@0. Digite Hide e veja o que acontece. selecione o cubo maior e pressione Enter. digitando F. pressione Enter. 13. confirme com Enter. 12. 16. Em seguida.22) e confirme com Enter.

Pressione Enter. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 99 . Vá ao menu View > Visual Styles > 2D Wireframe. digite a espessura do vidro (@0. Selecione a layer vidro. Escolha a opção Wold.1. confirme as alterações pressionando Enter. 22.03) e depois confirme com Enter. Em seguida. a ferramenta Osnap deve estar ativada. Veja o resultado parcial na imagem. clique no midpoint do vidro e mova-o para o midpoint do caixilho. coloque as medidas internas do caixilho (@1. digitando W e tecle Enter para confirmar o comando. Para que o midpoint apareça.1. 18. Esse modo de visualização facilita a montagem do objeto 3D.20). 19.17.10.22. 21. 20. Digite Rectangle.10) e pressione Enter para confirmar a operação e finalizar o trabalho. Digite Ucs e pressione Enter. para voltar a visualizar todas as linhas do desenho. as medidas da espessura da parede e insira a largura da janela (@0. Selecione a layer alvenaria. Digite Rectangle. Digite M (Move). Digite Extrude e selecione o retângulo do vidro.

Selecione a camada porta e utilize o mesmo procedimento para desenhar a porta. Digite Erase e selecione todas as linhas 2D que ficaram no desenho.23. Selecione a layer móveis e vá para o menu Insert > Block para inserir o mobiliário 3D. Para montar um corte perspectivado. Digite Union e clique em todas as alvenarias do desenho. Clique em três pontos diferentes. 25. Em seguida. 24. criando uma única parede. 27. Clique em Enter. digite Slice e selecione todo o desenho que foi copiado. clique no retângulo e pressione Enter. clique ao lado do desenho que será mantido (a ferramenta Slice funciona como uma faca que corta o desenho em 3D). digite Hide. 100 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . Para que a parede não pareça fragmentada. Vá ao menu View > 3D Views > SW Isometric e troque a vista do desenho. vamos unir todos os pedaços. Clique no edpoint da alvenaria. formando um plano pelo qual passará o corte. 28. Digite Move. Digite Extrude. A seguir. 26. clique no edpoint do retângulo e mova-o para a parte superior do caixilho.

maquetes eletrônicas e criação de qualquer mundo virtual. preenchimento de objetos. maquetes e elementos 3D. emulação de estruturas 3D – quanto recursos mais avançados. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 101 . que faz praticamente tudo –. Depois. sombras e transparências. cenários etc. é preciso experimentar. objetos construídos em Java e bancos de dados relacionais. É possível seguir o tutorial com a versão 2007 do programa. não terá problemas de adaptação. a própria empresa provê a melhor solução para o problema. uso de animações em Flash. Para montar uma perspectiva do ambiente. Digite 3Dorbit para girar o desenho e encontrar novos modos de visualização. no entanto. dentre muitas outras novidades. digite Hide para visualizar o resultado. scripts XML. como incorporação de objetos de programação . Para a execução deste tutorial são necessários recursos de software e hardware adequados: você deve possuir o AutoCAD 2008 – a versão utilizada aqui – e o 3DS Max. Trata-se do 3D Studio Max. Com a renderização é possível criar imagens fotorrealísticas. mas fique ciente de que utilizar versões mais antigas do programa pode causar alterações no decorrer do passo-a-passo. dentre outros recursos. Não podemos afirmar que isso seja proposital. impensáveis mesmo na versão 2007 do programa. vinhetas e comerciais para TV. com luzes. O 3DS Max é adotado para a produção de filmes de animação. o software apresenta certas dificuldades para produzir maquetes.NET – o gigantesco framework de programação da Microsoft. que simulam ambientes. figuras geométricas. para sua principal vedete. Contudo. animações e outros tipos de objetos 3D de estrutura e desenho mais complexos. utilizando tanto as ferramentas tradicionais de desenho – como as de delineamento de linhas. o AutoCAD 2008 conta com diversos métodos para trabalhar com construção e configuração de estruturas complexas. Pode-se dizer que o software oferece excelência técnica e precisão a plantas. pois precisão técnica na realização de determinados projetos só se encontra neste. Esse modo de visualização exibe o corte simples do ambiente (como se fosse uma vista em duas dimensões). que não mudou até hoje no AutoCAD: apesar de ser uma excelente ferramenta de projetos. algo que nos será bastante útil! O 3DS Max permite gerar renderizações de alta qualidade. visto que não conhecemos o código-fonte do programa nem o plano de negócios da Autodesk. programa de modelagem tridimensional (ou modelação 3D) que possibilita a renderização de imagens e animações. aplicação de texturas. Vá ao menu View > 3D Views > Left e altere a vista do desenho. cada vez mais versátil. ■ AutoCAD e 3D Studio Max Para facilitar ainda mais o trabalho de engenheiros e projetistas. fabricante do AutoCAD. Se você já possui alguma experiência com o software. 30.29. ou 3DS Max. Há algo. É importante destacar que o 3DS Max não substitui o AutoCAD.

escolha a opção Polygon. A seguir. com dimensões do Sistema Internacional de Medidas – e clique em Open. • Configuração do layout da cena (AutoCAD). recomendamos uma máquina mais parruda – ao menos com um processador de 2 GHz . clique na seção 2D Draw. • Renderização – still images (3DS). selecione a opção Inscribed em circle. 2. • Animação (3DS).dwt – folha padrão do CAD. utilize o cursor do mouse em forma de cruz para clicar no centro da imagem. 3. No lado direito da tela do AutoCAD. O processo é geralmente dividido em três fases. 1.1 GB de R AM e um HD bem espaçoso. localizado na parte inferior da tela e utilizado para enviar comandos avançados ao AutoCAD. utilizada para desenhar polígonos variados. No prompt de comando. Inicie o AutoCAD. • Mapeamento e iluminação (3DS). • Geração de cena (3DS). digite 5 e pressione a tecla Enter. Em seguida. as quais subdividem-se em etapas mais específicas: • Modelagem (AutoCAD). Ao ser questionado sobre em que ponto deseja fixar o centro da figura. Selecione acadiso. 4. • Geração de câmeras (3DS).Com relação ao hardware. 102 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD ...

. Utilize-o para selecionar os objetos que irão compôr a peça. e arraste a figura até o tamanho desejado. Selecione o polígono e o círculo e tecle Enter. Recomendamos um polígono de grandes dimensões. agora. em Modeling – nas novas versões do AutoCAD já existem diversos modelos pré-prontos de figuras 3D. modifique a visão.5. Digite o comando Extrude no terminal para criar um objeto 3D a partir de um desenho em duas dimensões.0 < 270° (menor que 270 graus). como apresentado na figura. 10. arraste-o até a medida de polar de 400. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 103 . O cursor se transforma em um pequeno quadrado. a seguir. 8.. você terá uma visão do projeto já em formato 3D. Clique no centro do polígono para definir o centro do círculo. Clique em Pyramid. Em seguida. Na barra de menus. Repita o processo com a pirâmide. Selecione ambas figuras e clique no menu View > 3D Views > Front. clicando em View > 3D Views > SW Isometric. na ferramenta Circle. clique em Draw e. Depois. Assim. para que nosso filme 3D cause um bom efeito. . 7. 9. 6. Clique.

clique no botão Copy. Clique em 3D Views > Top e observe a distância das pirâmides. Clique em View > Orbit > Continuos Orbit.11. Salve o desenho. Repita o mesmo processo com as demais pirâmides. Selecione uma pirâmide e clique com o botão direito do mouse em Properties. Nele. Surgirá um menu flutuante de propriedades. 104 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . 13. 12. escolha a cor azul. Selecione o tipo de arquivo AutoCAD Drawing e selecione o arquivo que salvamos anteriormente. Vá até a linha Color e. Em seguida. Selecione a pirâmide e. Pressione Esc para sair da ferramenta de cópia. 14. 15. Feche o AutoCAD e abra o 3DS Max. clique em File > Import. Posicione-as não muito distante do polígono. 16. localizado na barra de ferramentas 2D Draw. Selecione os pontos nos quais deseja adicionar novas pirâmides. Iremos adicionar quatro ao redor do polígono. em seguida. Clique na figura para interromper a rotação. multiplicando-o. em seguida. Podemos rotacionar esse objeto à vontade para confirmar o desenho de cada um de seus ângulos. clique sobre o objeto e pressione Enter.

21. Na última tela. 22. 18. vá à seção Geometry Options e clique em Weld > Auto-smooth > Unify normals. clique em OK para abrir o arquivo. Clique na aba Spline Rendering > Enable in Renderer.17. para que possamos redimensionar a figura para um tamanho apropriado ao tabuleiro do 3DS. Vá à área direita da tela e clique no botão Create (primeiro botão) e. Clique em Line. selecione sempre a opção Smooth. polígono e pirâmide – caibam no tabuleiro. 19. em seguida. no botão Shapes. Clique em Abrir > Yes. o qual é visualizado a partir de quatro perspectivas diversas. Clique sobre o polígono com o botão direito e selecione a opção Move. Em seguida. Vá ao ponto da tela que exibe a animação no formato top e trace a linha que definirá a maneira como a maquete é apresentada. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 105 . Na seção Creation Method. 20. Na tela AutoCAD DWG/DXF Import Options. Mova o objeto até que todos os seus elementos – em nosso caso. Clique com o mouse quando quiser criar uma nova linha. clique com o botão direito sobre o polígono e selecione a opção Scale.

Escolha a opção Path Constraint e clique em OK. localizado na área a direita da tela. Selecione a opção Parameters > Assign Controller. clique no botão Motion. Clique em Position : Position XYZ e no botão com um ponto de interrogação. Selecione as opções Show Cone e Show Horizon. Adicione parâmetros.23. Vá à barra de ferramentas. vá até Stock lenses e selecione a opção 28 mm para que a visão funcione em “câmera lenta” – a opção que imita a visão humana é 50 mm. Selecione a opção Freem na linha Object Type. e clique no botão Time Configuration. clicando no botão Câmeras. Uma janela de mesmo nome será aberta. Pressione Esc para finalizar o traçado. no canto inferior da tela. 25. Configure o controle de tempo com as especificações apresentadas na figura e clique em OK para fechar a tela. 24. de acordo com a figura acima. Agora. Selecione a opção Path Constraint e clique em OK. na área à esquerda. Em Path Parameters. 26. Na seção Parameters. 28. clique em Add Path e selecione a linha criada anteriormente. Depois. vamos adicionar a câmera. 106 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD . 27.

clique no menu Rendering > Render. O arquivo será salvo no local e no formato escolhidos por você. Clique no botão Render para iniciar a renderização – ou seja. Para renderizar a animação. Na janela que será aberta. a criação do vídeo propriamente dita. 30.29. Aprenda Fácil Especial – AutoCAD 107 . configure a renderização com os parâmetros observados na figura acima.

108 Aprenda Fácil Especial – AutoCAD .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful