You are on page 1of 6

ANLISE COMPARATIVA DO NVEL DE CONHECIMENTO ENTRE OS ACADMICOS DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS - UNIDADE UNIVERSITRIA DE MORRINHOS A RESPEITO

DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAO CIENTFICA DA INSTITUIO.


BORGES1, Joo Paulo R.; FERREIRA1, Arline Corra; OLIVEIRA1, Adriana Cndida de; OLIVEIRA1, Silvnia Maria; PAIXO1, Renata de Lima; PIRES2, Dbora de Jesus.
1 2

Acadmicos do Curso de Licenciatura Plena em Cincias Biolgicas. Professora Orientadora.

RESUMO
Este estudo teve como objetivo discutir o nvel de conhecimento dos alunos da Universidade Estadual de Gois - Unidade de Morrinhos a respeito do programa de Bolsas de Iniciao Cientfica da Instituio, tendo como base as respostas de um questionrio fechado com perguntas de carter cientfico. Neste estudo verificou-se que o Curso de Cincias Biolgicas o que apresentou um maior ndice de interesse e participao no Programa de Bolsas de Iniciao Cientfica da Instituio.

Palavras-Chaves: Pesquisa Cientfica, Iniciao Cientfica, Incentivo Pesquisa.

INTRODUO

A Pesquisa Cientfica consiste em uma investigao sria e metdica que tem como finalidade a obteno de um conhecimento especfico a respeito de determinado assunto (BAGNO, 2001; RUDIO, 2003), sendo uma questo de atitude investigativa e esprito crtico (TANI, 1999; PDUA, 2000). Neste sentido ela se torna uma ferramenta necessria para auxiliar na soluo de problemas e situaes diversas, sejam essas de ordem prtica, tericas ou cotidianas (BARROS & LEHFELD, 1999; ARAJO, 1996). O que a torna substancialmente relevante para a humanidade, pois sem a pesquisa no existiria Cincia, to pouco descobertas Cientficas (BAGNO, 2001).

No mbito da pesquisa universitria, a Iniciao Cientifica (IC) torna-se um importante instrumento na formao de recursos humanos, permitindo aos discentes de graduao um maior contato com as atividades de pesquisa e o pensar cientfico (UNIVERSIDADE..., 2008). Sendo assim, a IC tem como objetivo clarear a mente dos estudantes de graduao para o mundo das cincias (TANI, 1999). So vrias as conquistas dos estudantes participantes de um programa de IC, dentre estas se destacam a capacidade de anlise crtica, de enfrentar novos desafios, desenvolvimento da comunicao oral e escrita, amadurecimento intelectual e melhor desempenho nos processos seletivos de programas de ps-graduao (LOPES, 2008; FAVA-DE-MORAES & FAVA, 2000). Alm destas vantagens o discente pode ainda receber um incentivo financeiro que o auxiliar na aquisio de livros, na independncia financeira em relao famlia (FAVA-DE-MORAES & FAVA, 2000) e participaes em eventos cientficos. Os estudos sobre o nvel de conhecimento dos acadmicos a respeito dos Programas de Bolsas de Iniciao Cientfica das Instituies nas quais estudam so raros, quando no inexistentes. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento e o interesse dos discentes da UEG, UnU-Morrinhos sobre o Programa de Bolsas da Instituio.

MATERIAL E MTODOS

Este estudo foi conduzido na Universidade Estadual de Gois, UnUMorrinhos, durante o ms de outubro de 2008. O levantamento de dados possibilitou a avaliao dos conhecimentos dos acadmicos em relao ao Programa de Bolsas de Iniciao Cientfica da Instituio, atravs da aplicao de questionrio de carter cientfico respondidos pelos discentes. Atravs de uma amostragem sessenta questionrios (em anexo) foram aplicados aleatoriamente em cada curso, totalizando 360 questionrios para os seis cursos da Unidade, sendo eles: Cincias Biolgicas, Cincias Contbeis, Geografia, Histria, Letras e Matemtica.

RESULTADOS E DISCUSSO

De acordo com a Figura 1, em relao ao Programa de Bolsas de Iniciao

Cientfica da Instituio, nota-se que o Curso de Cincias Biolgicas, o nico que apresentou questionrios nos quais os discentes declaram que so ou foram Bolsistas (PBIC), com 6,6%. De acordo com os resultados obtidos percebe-se que, os Cursos de Cincias Biolgicas e Geografia possuem a mesma quantidade, 5%, de Voluntrios (PVIC) nos Projetos de IC em desenvolvimento, no entanto os acadmicos do Curso de Geografia desconhecem o real significado de ser um voluntrio, no o diferenciando do termo estagirio. No que se refere aos Cursos de Letras e Matemtica seus discentes declararam no ser Voluntrios em Projetos vigentes. J em relao aos alunos que participaram como PVIC no Programa de Iniciao Cientfica da Instituio destacam-se os pertencentes aos Cursos de Cincias Biolgicas e Matemtica, com 3,3% para cada curso.

70

60

50

40 % 30

20

Cincias Biolgicas Cincias Contbeis Geografia Histria Letras Matemtica

10

Bolsistas (PBIC)

Voluntrio

Foram Bolsistas Foram Voluntrios Pretendem No tm interesse (PBIC) (PVIC) concorrer a uma Bolsa

Em relao ao ndice de interesse dos acadmicos em concorrer a uma Bolsa de IC destaca-se o Curso de Geografia com 65% de alunos interessados em concorrer uma Bolsa, porm eles se contradizem ao afirmarem que no tm interesse pelo Programa, isso por no possurem conhecimento pelo mesmo. O Curso de Letras o que apresentou maior porcentagem, 58%, de alunos desinteressados em relao ao Programa, seguido pelo Curso de Cincias Contbeis, 46%, porque os discentes no possuem um maior esclarecimento por parte dos docente, de acordo com a figura 2. Analisando a Figura 2, verifica-se que o Curso de Cincias Biolgicas apresenta o maior ndice, 88%, de discentes que definem o Programa de Bolsas de Iniciao Cientifica como algo importante para sua vida Acadmica e/ou Profissional,

e tambm o curso com o maior ndice, 48%, de alunos que alegaram que deixariam o emprego para desenvolver um Projeto com Bolsa, sendo o Curso de Cincias Contbeis o que apresentou os menores ndices, com 18%.
90

80

70

60 Cincias Biolgicas 50 % 40 Cincias Contbeis Geografia Histria Letras Matemtica 30

20

10

0 Importncia Acadmica/Profissional Deixariam o Emprego por uma Bolsa Esclarecimento pelos Docentes Interesse dos Discentes

Em relao ao esclarecimento dos discentes pelos docentes a respeito das Bolsas de IC (figura 2), o Curso de Cincias Biolgicas apresentou a maior porcentagem, 41%, de alunos que declararam que seus professores os informam sobre o procedimento para se fazer parte de um Programa de IC, em contraste o Curso de Cincias Contbeis e o que apresenta a menor porcentagem, 5%. Analisando o interesse dos discentes pela IC percebe-se que o Curso de Cincias Biolgicas demonstrou o maior nvel de alunos, 56%, que procuram saber como proceder para participar da IC, sendo o Curso de Cincias Contbeis o que apresentou menos interesse, com apenas 8% de alunos interessados pelo Programa.

CONCLUSES

Verificou-se que o Curso de Cincias Biolgicas se sobressaiu aos demais cursos apresentando um maior ndice de interesse e participao no Programa de Bolsas de Iniciao Cientfica da Instituio. Todavia em um contexto geral h uma grande falta de conhecimento pelos cursos da Unidade no que diz respeito ao Programa de Bolsas da Instituio.

REFERNCIAS BIOBLIOGRFICAS

ARAJO, E. A. de. A importncia da pesquisa para a formao e o desenvolvimento acadmico. Inf. & Inf., Londrina, v. 1, n.1, p. 18-21, jan./jun. 1996.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola: o que como se faz. 7 Edio. Edies Loyola. 2001.

BARROS, A. J. P. de & LEHFELD, N. A. S. Projeto de Pesquisa: propostas metodolgicas. 8 edio. Petroplis, RJ: Vozes, 1999.

FAVA-DE-MORAES & FAVA. A iniciao cientfica: muitas vantagens e poucos riscos. So Paulo Perspec. V. 14, n. 1, p. 73-77, jan./Marc. 2000.

LOPES, M. H. I. O valor do programa de Iniciao Cientfica para o estudante de curso superior. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p.2-3, jan./mar. 2008.

PDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem terico-prtica. 6 edio rev. e amp. - Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleo Magistrio: Formao e Trabalho Pedaggico).

RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica . 31 edio. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999.

TANI, G. A ps-graduao em educao fsica no espao de expresso da lngua portuguesa. in: VII Congresso de Educao e Cincia do Esporte dos Pases de Lngua Portuguesa. Livro de Resumos. Florianpolis: UFSC, UDESC, 1999.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS. Programa Institucional de Iniciao Cientfica. Iniciao Cientfica. Disponvel em: www.prp.ueg.br. Acesso em 15 de agosto de 2008.

QUESTIONRIO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAO CIENTFICA

1 - Curso: ____________________________.

2 Srie/Perodo: ______________.

3 - Em relao ao programa de bolsas de iniciao cientfica da UEG: SOU BOLSISTA (PBIC) SOU VOLUNTRIO (PVIC) J FUI BOLSISTA (PBIC) J FUI VOLUNTRIO (PVIC) PRETENDO CONCORRER A UMA BOLSA NO TENHO INTERESSE 4 O Programa de Bolsas de Iniciao Cientfica importante para sua vida acadmica ou profissional? SIM NO

5 Voc deixaria seu emprego para desenvolver um Projeto de Iniciao Cientifica com Bolsa? SIM NO

6 Algum de seus Professores j te explicou como se deve proceder para concorrer uma a Bolsa de Iniciao Cientifica? SIM NO

7 Voc j procurou saber como se deve proceder para concorrer a uma Bolsa de Iniciao Cientifica? SIM NO

You might also like