PHOTOSHOP CREATIVE - Pinte uma natureza morta com o aerógrafo

http://www.photoshopcreative.com.br/imprimir/7459/

Pinte uma natureza morta com o aerógrafo
Publicada em
Última atualização em 19/08/2010 09h 00min

Aprenda a usar o Airbrush para dar uma nova cara a suas fotos e criar naturezas mortas impressionantes, basta alguma prática e certa paciência!

Quantas vezes você já esqueceu um aniversário ou perdeu as chaves? A memória humana é surpreendentemente ineficiente, por isso, um dos principais fatores ao realizar uma natureza morta é contornar esse ponto fraco. Este é um velho mantra repetido à exaustão pelos professores de arte: “Desenhe o que vê, não o que acha que está vendo”. Parece estranho na primeira vez que você ouve, mas o fato é que sua memória pode conter uma informação por apenas um segundo e meio antes que o cérebro comece a preencher as lacunas com suposições. É por isso que todos desenhamos coisas incorretas de vez em quando. Desenhamos aquilo que achamos que é a coisa em vez da própria coisa. Para combater essa tendência, siga estes passos: “Olhe, olhe novamente, depois desenhe”. O segundo olhar reforça o que você viu, levando sua arte a ficar bem mais precisa do que seria em uma única olhada. Por mais louco que pareça, o ideal é olhar para sua referência pelo menos a cada três segundos. Este tutorial ajudará você a criar uma natureza-morta usando apenas um aerógrafo. Nada de pincéis personalizados para servir de muleta – aqui, é na batata da observação. É importante ter a imagem de referência e seu trabalho inteiros na tela. É preciso terminar o aspecto básico bem antes de pensar nos detalhes, e um zoom afastado ajuda a se concentrar primeiro nos aspectos maiores. Quando chegarmos aos pequenos detalhes, você já pode aproximar um pouco o zoom.

COMECE A DESENHAR
Crie um esboço para guiar sua pintura

01 Crie sua tela
Abra fruit bowl.jpg (arquivos disponíveis para download no inicio deste tutorial). Crie um novo arquivo com 240x290 px e 300 dpi. Selecione a ferramenta Paint Bucket (G) e preencha a tela com a cor R: 239 G: 202 B: 118. Adicione uma nova camada (Shift + Ctrl/Cmd + N) chamada Rascunho e carregue o conjunto de pincéis CS Airbrush tutorial.abr (arquivos disponíveis para download). Escolha o pincel dc sketching pencil a 25 px.

02 Traçado
Usando a imagem do cesto de frutas ao lado de sua tela, dê um zoom a 12,5% e trace as formas gerais das frutas. Não se preocupe muito em ser exato, pois tudo pode ser alterado no momento da pintura. Adicione outra camada sob Rascunho chamada Cor. No novo conjunto de pincéis, pegue Airsoft.

1 de 7

28/12/2011 10:07

2 de 7 28/12/2011 10:07 . Dica Um passinho pra trás .Sempre comece com a imagem inteira na tela.br/imprimir/7459/ 03 Escureça Segure Alt para abrir o selecionador de cores e clique para selecionar uma cor da imagem de referência. É bem mais fácil perceber o quanto um elemento é maior que outro em uma escala menor. Comece com a nectarina e escolha a cor mais escura disponível (por exemplo. passe às uvas verdes. Sempre opte pela cor mais escura e rica disponível. 05 Boa variedade Pinte as uvas vermelhas. escolha a cor de cada uva e pinte-as individualmente. Repita com a casca e a polpa do kiwi. não é caso de pintar as uvas como uma única massa de cor. Isso seria pouco realístico. Para criar variação nas cores de base. você toma certa distância e apreende a figura como um todo. depois.Pinte uma natureza morta com o aerógrafo http://www. Isso também evitará que você se ocupe de pequenos detalhes cedo demais. escolhendo uma nova cor de base para cada uva para manter a variedade de cores. vermelho escuro). muitas vezes.com. Embora as cores sejam bastante semelhantes.PHOTOSHOP CREATIVE . já que sempre existem variações sutis na natureza. Use o Airbrush para pintar sobre a nectarina na camada Cor. TERMINE AS CORES DE BASE Forme uma boa base para suas cores 04 Escolhas Pinte as partes mais escuras da tigela ao redor da nectarina e do kiwi. resulta em perda de tempo em coisas que devem ser refeitas porque acabam não combinando com o resto da imagem.photoshopcreative. o que. Dessa forma.

pescando as cores da foto de referência. detalhe os talos das uvas. Concentre-se nas manchas de cor gerais da foto de referência. 07 Contornos Para dar definição.PHOTOSHOP CREATIVE . Para o kiwi.com. Pinte a borda da tigela e oculte a visibilidade da camada Rascunho clicando no olhinho na paleta Layers. Usando um aerógrafo médio. CONSTRUA SUA IMAGEM Comece a adicionar variações de cor 09 Não poupe detalhes Usando um Airbrush médio. meio peluda. 3 de 7 28/12/2011 10:07 . Por enquanto. pinte sobre a borda da nectarina para criar um contorno mais marcado. Após definir esses contornos. bata nas bordas dele com o Airbrush para criar uma casca irregular. os detalhes menores.br/imprimir/7459/ 06 Termine a base Repita o procedimento para as cores básicas das outras frutas e do resto do fundo. ignorando. use um aerógrafo pequeno (com cerca de 35 px) e escolha cores da borda da nectarina na foto. 10 Mais definição! Altere o tamanho do pincel para 35 px e torne as bordas mais definidas no resto da fruta. Acrescente as áreas amarelas da nectarina e o cabo escuro no meio. Vamos trabalhar das cores mais escuras às mais claras. 08 Amarelo suave Vá pescando cores e referindo-se à sua foto com frequência. não trabalhe os reflexos de luz – faremos isso posteriormente.Pinte uma natureza morta com o aerógrafo http://www. a seguir. por isso preste atenção nas cores escolhidas – os detalhes claros virão depois. comece a adicionar grosseiramente a variedade de cores da nectarina. momentaneamente. pesque cores das áreas vermelhas da nectarina e pinte-as em sua imagem.photoshopcreative.

que é ainda mais intuitiva! 12 Luzes nas uvas Terminando isso.br/imprimir/7459/ 11 Verdolengo Usando um aerógrafo ligeiramente maior (cerca de 150 px).photoshopcreative. Acrescente mais variação e cores mais claras à nectarina. Seu fluxo de trabalho ficará mais natural e você vai se concentrar melhor na pintura.PHOTOSHOP CREATIVE . 13 Machucados Vamos acrescentar mais alguns detalhes agora. pesque os diversos verdes e amarelos das uvas verdes da foto e comece a adicionar as luzes a elas na imagem. Dica Tamanho é documento .Você usará diversos tamanhos de pincel nesta imagem. Repita o processo para as uvas vermelhas. mas adicione apenas as áreas vermelho-escuras. Repita com os morangos. pesque cores nas áreas em que a luz branca incide sobre as uvas e inclua-as em sua pintura. por isso. utilize um pincel pequeno (aproximadamente 50 px) para pintar as manchas e pontinhos de luz refletida nas uvas e definir as áreas de cor diferentes na nectarina. não os reflexos de luz.Pinte uma natureza morta com o aerógrafo http://www. 4 de 7 28/12/2011 10:07 . Quem usa uma tablet gráfica Wacom pode atribuir os colchetes à faixa de toque.com. ajustando seu pincel com as teclas [ e ] conforme avança para aumentá-lo ou diminuí-lo.

Para que eles não fiquem demasiadamente marcados. é preciso avançar em etapas.photoshopcreative. pesque o amarelo claro da semente e pinte por cima com ele. volte aos morangos e termine de criar os detalhes. 17 Pinte e mescle Para terminar a nectarina. use um Airbrush mais largo (60 a 70 px) e suavize-os levemente. A seguir. faça uma pausa e passe a trabalhar nas folhas de vez em quando.PHOTOSHOP CREATIVE . pesque a cor da parte mais escura da semente (a borda marrom) e dê toques com o Airbrush para criar as sementes. Adicione também a luz rosa/branca refletida ao redor das sementes. Varie bem as cores para criar autenticidade.br/imprimir/7459/ 14 Sementinhas Para criar as sementes do morango. Ao desenhar. A RETA FINAL Dê os últimos toques em sua pintura 16 Não bata com força Detalhe o kiwi com pontinhos batendo rapidamente a stylus na tablet. mesclando-os melhor.com. ou você acaba deixando de prestar atenção e deixa escapar detalhes. 5 de 7 28/12/2011 10:07 . 15 Mantenha o interesse Se você se entediar com as sementes. é importante manter o interesse em alta.Pinte uma natureza morta com o aerógrafo http://www. Comece usando um pincel de 15 px afim de criar vários dos detalhes menores. Depois.

Escolha a cor R: 130 G: 64 B: 24. 6 de 7 28/12/2011 10:07 . chamada Sombra. Para simplificar o processo. Altere o modo de mesclagem para Multiply e a opacidade para 69%. 19 Cor Pinte a camada de fundo com a ferramenta Linear Gradient ajustada para Foreground to Transparent com 25% de opacidade. Nas bordas Desenhe bordas bem definidas. Arraste o dégradé para cima e à direita a partir do canto inferior esquerdo. a ideia de começar do zero pode ser assustadora. e para baixo e à esquerda a partir do canto superior direito. Repita para enriquecer as cores. Escolha a cor R: 111 G: 56 B: 48 e use o Airbrush para pintar uma sombra sob a tigela e criar profundidade. acrescentando mais detalhes com um pincel menor. Alterne entre o aerógrafo grande e o pequeno até criar um nível de detalhe satisfatório. Elas nunca têm uma cor totalmente uniforme e sua iluminação varia dependendo da fonte de luz. 20 Teatro de sombras Finalmente. Limpe os detalhes menores e pronto! NATUREZA MAIS SIMPLES Se você nunca pintou uma natureza-morta. e use novamente um aerógrafo grande para suavizar esses pontos caso necessário. Ela deve ser bem definida e escura.br/imprimir/7459/ 18 Repita para esmaecer Repita o processo.Pinte uma natureza morta com o aerógrafo http://www. crie uma nova camada acima do fundo. Escolha a cor mais escura que encontrar em qualquer figura que vá pintar.photoshopcreative.com. Cor de base Comece com uma cor de base forte.PHOTOSHOP CREATIVE . nós o dividimos em cinco etapas simples que podem ser aplicadas a qualquer trabalho de natureza-morta.

PHOTOSHOP CREATIVE .br/imprimir/7459/ Variação de cor básica Use um Airbrush grande para acrescentar variações nas cores de base. além de mais áreas e variação de cor. acrescente os detalhes menores e mais definidos como reflexos de luz. Finalize os detalhes Para terminar.photoshopcreative. Comece os detalhes Com as cores básicas no lugar. 7 de 7 28/12/2011 10:07 .Pinte uma natureza morta com o aerógrafo http://www. usando um pincel pequeno. você pode adicionar detalhes simples.com. sempre das mais escuras às mais claras.