QFL-306 Prof. Luiz F.

Silva Jr

1. Aldeídos e Cetonas - Parte 1

10. Aldeídos e Cetonas 10.1. Introdução Grupo Carbonílico: provavelmente o grupo funcional mais importante

Aldeídos e Cetonas são responsáveis por aromas e sabores. Além disso, são empregados como solventes, matérias-primas e reagentes.

Exemplos de cetonas:

Instituto de Química - USP - 2004

1

4 bilhões de Kg/ano apenas nos EUA. Utilizado como fungicida. Exemplos: Instituto de Química . Aldeídos e Cetonas .Parte 1 Exemplos de aldeídos e cetonas industrialmente muito importantes: i) Formaldeído: a) b) Aldeído mais importante.2004 2 . Aldeídos simples: nomes comuns são derivados do ácido carboxílico correspondente. Gás a temperatura ambiente. Acetona: 10. Luiz F. c) d) ii) a) b) Preparado por oxidação do metanol. Assim.USP . é empregado como solução aquosa a 37%.QFL-306 Prof. desinfetante e na preparação de resinas fenólicas. Solvente muito utilizado. 1 bilhão de Kg/ano apenas nos EUA.2. Nomenclatura Alguns termos utilizados: i) ii) iii) Grupo carbonílico tem prioridade sobre os grupos estudados anteriormente. a qual é denominada formol. Aldeído tem prioridade sobre cetonas. Cetonas mais importante. Silva Jr 1.

RC=O é denominado alcanoíla (acila também é muito utilizado). O termo oxo denota a localização de uma cetona quando um aldeído. Aldeídos e Cetonas . Nunca escrever na forma RCOH! Exemplos: Instituto de Química . HC=O: formila.Parte 1 iv) Cetonas: nome dos substituintes seguido da palavra cetona.USP . v) IUPAC: a) Aldeídos: terminação –al. Silva Jr 1. também está presente. Aldeídos: RCHO.QFL-306 Prof. ou um outro grupo de maior prioridade. Luiz F.2004 3 . b) c) d) e) Cetonas: terminação –ona. CH3C=O: acetila.

2004 4 . Ângulos de ligação são aproximadamente 120 º.USP . Estrutura e Propriedades de Aldeídos e Cetonas Hibridização do C e do O é sp2. Grupo carbonílico pode ser compreendido como um análogo oxigenado de um alceno: Grupo funcional em aldeídos e cetonas é trigonal planar. Instituto de Química . Aldeídos e Cetonas . Luiz F.QFL-306 Prof. Silva Jr 1.3.Parte 1 10.

levando a uma polarização da ligação. A força das ligações também é diferente. O grupo carbonílico contém uma ligação polar que é curta e forte. Duas diferenças: i) ii) O oxigênio tem dois pares de elétrons não compartilhados.USP . Aldeídos e Cetonas . Silva Jr 1.Parte 1 A maioria dos aldeídos e cetonas tem momentos de dipolo em torno de 2. Luiz F. O oxigênio é mais eletronegativo do que o carbono.7 D: Devido à diferença de eletronegatividade. Instituto de Química . Comparação com alcenos. O carbono encontra-se parcialmente deficiente em elétrons e o oxigênio contém a maior densidade de elétrons da ligação C=O.QFL-306 Prof. o comprimento das ligações carbono/oxigênio (dupla ou simples) é menor do que das ligações carbono/carbono.2004 5 .

Exemplo: Acetaldeído e acetona são completamente miscíveis com água. quanto mais intensa for a força intermolecular (ligação de hidrogênio > interação dipolo-dipolo > forças de Van der Waals) operante na molécula. Dentro da mesma classe de grupo funcional. Composto carbonílicos com mais do que seis carbonos são insolúveis em água.QFL-306 Prof. Ligação de hidrogênio em aldeídos e cetonas: Instituto de Química . Para substâncias moleculares semelhantes.USP . de aldeídos e cetonas é intermediário entre hidrocarbonetos e os álcoois de peso molecular semelhantes. Luiz F.Parte 1 • • Aldeídos e cetonas são menos densos do que a água.2004 6 . Aldeídos e Cetonas . maior será o seu ponto de ebulição.e. pois aumentam as forças de Van der Waals. O p. os pontos de ebulição aumentam com o acréscimo da massa molecular. Silva Jr 1.

ou remove hidrogênio.2004 7 . Aldeídos e Cetonas . Silva Jr 1.Parte 1 10. Luiz F.4.USP . Exemplos de reações onde ocorre redução: Instituto de Química . Preparação de Aldeídos e de Cetonas a) Oxidação de Álcoois i) Introdução: Oxidação em Química Orgânica Um processo que adiciona átomos eletronegativos tais como halogênio ou oxigênio. constitui uma oxidação. A remoção de um halogênio ou de um oxigênio ou a adição de um hidrogênio é definida como redução.QFL-306 Prof.

A obtenção de ácidos carboxílicos pode ser realizada tanto com KMnO4 quanto com Cr(VI)/H2SO4. Silva Jr 1. Reagente de crômio(VI) é mais utilizado. Exemplo 1: Exemplo 2: Instituto de Química . Luiz F. Aldeídos e Cetonas .2004 8 .Parte 1 Exemplos de reações onde ocorre redução: Exemplo de reação onde não ocorre nem redução. a oxidação de um álcool primário pode levar a aldeídos ou ácidos carboxílicos. nem oxidação: ii) Álcool Primário. Dependendo do oxidante.USP .QFL-306 Prof.

Silva Jr 1. pois é através da formação de um hidrato que ocorre a oxidação do aldeído para o ácido carboxílico: iii) Álcool Secundário Equação Geral: PCC também pode ser utilizado na oxidação de álcoois secundários.Parte 1 A obtenção de aldeídos é feita pela oxidação com PCC. Aldeídos e Cetonas . Luiz F.QFL-306 Prof.2004 9 . Exemplo: iv) Álcool Terciário: Não ocorre oxidação nas condições mostradas acima: Instituto de Química .USP . Preparação do PCC: Exemplo: A presença de água deve ser evitada.

CH2Cl2 2) Zn. Luiz F. Silva Jr 1.Parte 1 b) Ozonólise Equação Geral: Exemplos: Os exemplos acima teriam utilidade prática? Seria um bom método para preparar.USP . Exemplo: Instituto de Química . CH3CO2H O c) Clivagem Oxidativa de Glicóis Tratamento de glicóis com ácido periódico leva a uma clivagem da ligação carbono-carbono.2004 10 .QFL-306 Prof. Aldeídos e Cetonas . cetona e acetaldeído? E para preparar a dicetona abaixo? O 1) O3. por exemplo.

Parte 1 d) Hidratação de alcinos i) A hidratação pode ser realizada com H2O na presença de Hg2+. A reação ocorre de maneira antiMarkovnikov. levando a aldeídos ou cetonas.QFL-306 Prof.USP . Exemplos: ii) A reação de hidroboração/oxidação também pode ser realizada com alcinos terminais. Luiz F. Esta reação é uma adição eletrofílica. regiosseletiva que segue em geral a regra de Markovnikov.2004 11 . Aldeídos e Cetonas . Silva Jr 1. Exemplo: Recordando a hidroboração/oxidação de alcenos: Comparação entre a hidratação catalisada por mercúrio(II) e a hidroboração/oxidação. Qual o produto das reações abaixo? Instituto de Química .

Luiz F.USP . Exemplo: Instituto de Química . Aldeídos e Cetonas .Parte 1 e) Acilação de Friedel-Crafts Exemplo: Anidridos também podem ser utilizados nas acilações.QFL-306 Prof. Silva Jr 1.2004 12 .