1. Qual a forma matem疸ica de melhor representar as transforma鋏es geom騁ricas? Por que? 2. Quais s縊 principais transforma鋏es geom騁ricas? Explique‐as. 3.

O que s縊 coordenadas homog麩eas? Em coordenadas homogêneas um vetor do espaço real de dimensão três é representado por um vetor num espaço de quarta dimensão. Com o intuito de simplificar o tratamento algébrico dos operadores de rotação e translação, define-se uma matriz de 4 por 4, na qual estão representados ambos os operadores. Esta matriz permite efetuar uma transformação de coordenadas entre dois referenciais, é designada por matriz de transformação homogênea. As coordenadas homogéneas são usadas para permitir a incorporação de matrizes separadas para a translação, factor de escala e rotação numa matriz única que pode ser usada para transformar coordenadas apenas por multiplicação. As coordenadas homogéneas têm mais uma dimensão do que o espaço a que respeitam. Assim, as coordenadas homogéneas do espaço bidimensional têm a forma (x, y, w), onde w representa um plano paralelo ao plano XY. Fazendo w = 1, obtemos a seguinte representação matricial das transformações geométricas elementares. 4. O que ・preenchimento de 疵eas? Para que ・utilizado este m騁odo? 5. Explique as transforma鋏es Espelhamento e Distor鈬o. 6. Qual o cuidado a ser tomado quando se realiza a composi 鈬 o de transforma 鋏 es geom騁ricas se realizadas sucessivamente ou recursivamente? 7. O que ・rasteriza鈬o? Na rasterização, algo que é contínuo como, por exemplo, um segmento de reta, é convertido numa coleção de quadrículas que tem uma natureza discreta. Esta conversão faz perder parte da informação existente. Isto tem como consequência que não é possível representar um segmento de reta com a mesma densidade visual se o segmento for horizontal (ou vertical) ou apresentar um declive de 45º. No entanto, as quadrículas que compõem estes segmentos estarão sempre alinhadas segundo a reta que as suporta. 8. Explique e diferencie os m騁odos de rasteriza鈬o em linha. 9. Explique o preenchimento de pol刕onos. 10. Explique aliasing e anti-aliasing. Aliasing é o aparecimento de um certo recorte eletrónico numa imagem, que, visualmente, se assemelha com um serrilhado (jaggies). Estas imperfeições surgem na representação de algumas linhas ou partes mais esfumadas da imagem. Devem-se, normalmente, à falta de resolução do ficheiro ou de um qualquer periférico do computador (como, por exemplo, a impressora). Existem algumas técnicas para minimizar estes defeitos. É o caso do anti-aliasing, também conhecido como

na maior parte das vezes. ou matrizes em memória. . e que atua rodeando os pontos em falha com sombras intermédias de cinzento ou de cor. como conseqüência. em que. No som digital. apresenta alto custo dememória e processamento. 18. com dimensões idênticas à tela de apresentação normalmente denominados buffers de imagem e de profundidade. Problemas de aliasing são de difícil solução. Em que consiste a Classifica鈬o e Reconhecimento? 22. ou seja. 17. Ele trabalha no sistema do dispositivo. O smoothing é outro método de redução dos jaggies. 12. ou raster. 16. que conterá a informação de cada pixel da tela. Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde. Defina Vis縊 Computacional Defina Minera鈬o de Imagens. Achar a coordenada Z para cada ponto do polígono. isto é os objetos já foram projetados para 2D e transformados em inteiros. É um dos algoritmos de visibilidade de superfícies mais simples de implementar. 11. O que ・ e onde pode ser aplicado o algoritmo de Z-buffer? O algoritmo de Z-Buffer é um algoritmo de hidden. Defina Reconhecimento de Padrs. Desvantagem: Alteração freqüente no valor dos pixels e. 19. Pixel é a contração de "Picture Element". Cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é possível exibir 16 milhões de cores diferentes. a obrigatoriedade no cálculo da cor. 13.oversampling. 15. torna-as. algo confusas. vermelho e azul. Vantagem: Sempre funciona e é fácil de implementar. Requer alocação de dois buffers. tanto em software como em hardware. por exemplo. Atualizar o valor nos arrays se Z estiver mais próximo do observador. O que ・um pixel? É a menor parte de informação em uma imagem. Testar a profundidade Z de um ponto de cada superfície para determinar a mais próxima do observador. é um algoritmo que serve para remover partes ocultas ao observador. Idéia básica: Criar e inicializar com a cor de fundo um array tridimensional. Inicializar o array com o valor da profundidade máxima. Cada um dos pontos que formam uma imagem digitalizada. uma impressora muda o tamanho e o alinhamento horizontal dos DPI para atenuar o efeito. 20. O que ・amostragem? O que ・quantiza鈬o? Qual ・o objetivo da Restaura鈬o e do Realce de Imagens? Qual o objetivo da Segmenta鈬o? O que ・Extra鈬o de Caracter﨎ticas? 21. 14. o aliasing é uma distorção estática resultante da digitalização abaixo dos 40 kilohertz (kHz). Embora esta técnica consiga reduzir o efeito serrilhado nas linhas. Explique no que consiste clipping.

. O que ・uma equaliza鈬o de histograma? 26. expliqueas? 28. O que ・limiariza鈬o? 27. O que s縊 imagens monocrom疸icas? 24. Quais s 縊 os tipos de opera鋏es que podem ser realizadas em Imagens.23. Explique o Filtro de M 馘 ia. 30. O que ・Morphing? 29. O que ・um histograma? 25. Explique a Filtragem no Dom匤io Espacial.