educação e pesquisa para transformação social e etc. Design Social (organização humanizada. design social. orientados à inclusão socioeconômica. PROJETO PRINCIPAL Projeto Equilibrium . apoiadas em quatro vetores principais :     Economia solidária e de recursos. isonômica e eficiente da sociedade). cidadania por meio de organização social solidária e ecológica e responsável.Consiste na instalação de Ecopolos ou Ecocidades Sustentáveis e Solidárias. . Decisão coletiva por democracia direta ante expertise. isonomia e dignidade humana. cultural. MISSÃO : Introduzir e desenvolver novos paradigmas socioeconômicos baseados em tecnologias de sustentabilidade. educação e solidariedade.ECOCIDADES Cidades sustentáveis e sociedades Inclusivas! APRESENTAÇÃO : A Associação Aliança Luz (AAL BRASIL) é uma OSCIP de fins não lucrativos. tecnologias sociais e urbanismo sustentável para ecocidades. design social e economia solidária e de recursos. de caráter científico. PRINCIPAIS ATIVIDADES E ÁREAS DE ATUAÇÃO: Pesquisa e desenvolvimento de paradigmas socioeconômicos baseados em tecnologias de sustentabilidade. pesquisa científica transdisciplinar para sustentabilidade e permanência. educacional e sócio progressista. Educação e ciência transdisciplinar.

apoio e fomento ao “open source”. workshops. . rede de aprendizagem. etc. desta forma. escolas estúdio. escola regular de livre progresso.Estes Ecopolos ou Ecocidades (segundo sua dimensão) são assentamentos humanos planejados e organizados. pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. sistema de autoeducação informatizada. nos quais todos os indivíduos são parte de um coletivo concebido para proteção. suporte de voluntários. amparo e desenvolvimento social de todos. polo de EAD. professores e profissionais. aderindo livremente ao ideário de princípios. capacitação técnica. programas educativos. universidade livre. etc. instalação de unidades fabris e produtivas. projetos de pesquisa livre e orientada. Os cidadãos livremente se afiliam ao projeto. cursos. rede virtual de professores e orientadores. os quais compõem o arcabouço jurídico e socioeconômico proposto pela instituição e. INSTRUMENTOS E TECNOLOGIAS AAL: EDUCAÇÃO e CIÊNCIA: Educação constante e transformadora que promove palestras. gestão de redes de economia solidária. passam a se beneficiar de inúmeras maneiras. promoção de arranjos produtivos locais. assessoria e consultoria mercadológica. microcrédito e financiamento. ECONOMIA SOLIDÁRIA E DE RECURSOS : Incubação de cooperativas. direitos e deveres. pesquisas e aplicação de tecnologias sustentáveis e alternativas.

educação. etc. uso da infraestrutura de serviços públicos ali instalados. redução e intermediação de conflitos. redes de aprendizagem e compartilhamento de saberes. cultura e pesquisa. hospitais e demais serviços públicos poderá inicialmente ser feito nas cidades próximas. saúde. ASPECTOS RELEVANTES: o As comunidades serão desenvolvidas com base principal na instalação de atividades econômicas produtivas para geração de emprego e renda para os seus residentes (EES). até que similares sejam construídos nos Ecopolos e passem a ofertar serviços às populações locais. o Os imóveis residenciais serão de propriedade da Associação (ou futura fundação). . segurança alimentar. o Os Ecopolos são abertos à visitação. eventos culturais etc. gestão de infraestrutura coletiva.DESIGN SOCIAL: Regulamentação de direitos e deveres. o O uso da infraestrutura pública como escolas. cedidos em comodato aos interessados. programas de coleta e manejo seletivo de resíduos e reciclagem. organização do transporte coletivizado. DEMOCRACIA DIRETA : Governança circular e empoderamento mútuo. instrumentos de conhecimento. organização econômica.

eis que neste caso. produzindo a maior parte dos alimentos e energia necessários para as atividades domésticas. os imóveis privados ficam ao redor dos Ecopolos ou em suas proximidades. o Os Ecopolos e Ecocidades são instrumentos para estimular e facilitar o “êxodo urbano”. o Podem ser instalados em áreas degradas. eis que os residentes são constantemente treinados para trocar conhecimentos e estimulados à solidariedade e cooperação. podendo revitalizar áreas degradadas e urbanizações abandonadas facilmente. inférteis e com pouco recursos hídricos. quando assim o desejarem. conectados em rede. retirando a população de situações de insegurança social e reduzindo a densidade demográfica nos grandes centros urbanos. o Os filiados ao projeto podem deixar livremente os Ecopolos. sem qualquer ônus.o O projeto é compatível com os programas sociais de construção de moradia e assentamentos rurais. suprindo cada qual sua facilidade aos demais. o O Projeto é replicável em outros Municípios e Estados. assim como podem transitar para outros. . o Os Assentamentos são inócuos para o meio ambiente. pois são previamente planejados a fim de evitar danos e contaminação. o Estes assentamentos são projetados rumo à sustentabilidade.

com enormes benefícios para as populações vizinhas e toda nação. solidário e inclusivo. uma vez que gera receita. tecnologia de inovação. . SÍNTESE DO PROJETO EQUILIBRIUM O projeto principal da AAL BRASIL é a instalação e gestão de Ecocidades ou “Ecopolos”. recursos humanos distintos e etc. nos quais famílias e pessoas interessadas serão instaladas e assistidas para integração e construção conjunta de um novo paradigma socioeconômico mais isonômico. educação.o As comunidades e cidades próximas se beneficiam de tecnologias sustentáveis. proporcionando excelente qualidade de vida e desenvolvimento econômico para seus habitantes. os quais são espaços urbanizados ecologicamente corretos em meio rural. o Os projetos semelhantes existentes fora do Brasil (Auroville. Findhorn) tem demonstrado e consolidado enorme sucesso. incremento do turismo. saber. o Cada Ecopolo ou Ecocidade vale centenas de vezes o que foi investido inicialmente. empregos diretos e indiretos. Damanhur. acesso à cultura. valorizando de forma progressiva e contínua. práticas sustentáveis. serviços e etc. o O projeto não tem caráter religioso ou discriminatório em qualquer âmbito.

integrado e solidário. solidário e sustentável. financia e implanta Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e cooperativas. . qual serve de instrumento para organizar e facilitar a criação de espaços planejados de convivência (Ecopolos . Promove ações de conscientização sobre cidadania. especialmente nos âmbitos econômicos de produção e de consumo responsável.Apelidado de Equilibrium. em um coletivo sustentável. integrando as principais disciplinas das ciências. sustentabilidade e organização social. trata-se de um arcabouço tecnológico imaterial. Trata-se da oportunidade de inclusão socioeconômica para adultos e jovens de qualquer classe social. Oferece educação e diversos cursos de formação profissional continuamente (qualificação e capacitação). Organiza e coordena as redes sociais. incuba.Ecocidades) nos quais as atividades humanas sejam organizadas de forma inteligente e sustentável. Orienta e assiste em vários âmbitos aos afiliados as redes solidárias e Ecopolos. Para realização deste objetivo. a AAL BRASIL: a) b) c) d) e) Desenvolve. integrando e sistematizando as ofertas e demandas diversas.

i) Instrumentaliza pessoas de diversas para operação do paradigma proposto.  Desenvolve e Planeja praticas de Economia de Recursos e Solidária. além de gerar economicidade de recursos e qualidade de vida. h) Promove a isonomia social por meio da autossustentabilidade familiar e comunitária. Instala práticas produtivas e de consumo sustentáveis. g) Oferta tecnologia de engenharia e design social.  Supera o assistencialismo por práticas mais inclusivas e integradoras. microcrédito e moeda social.  Desenvolve tecnologias sustentáveis e ciência desvinculada de interesses econômicos. Fomenta o associativismo. cooperativismo e redes sociais de economia e aprendizagem.Pesquisa e desenvolve tecnologias abertas para transformação do planeta e das cidades urbanas em ECOCIDADES. reduzindo impacto ambiental da urbanização e promovendo a autonomia e autossustentabilidade das comunidades. Promove a saúde e a qualidade de vida as populações. j) Fomenta o associativismo e o desenvolvimento econômico por meio de redes solidárias. f) Principais Aspectos Sociais Estimula uma sociedade mais isonômica e harmoniosa.     .

educacional.  Promove a inclusão social em diversos âmbitos (habitacional.  Promove a cidadania e a corresponsabilidade social para edificação do bem comum. mantendo-as na companhia de seus pais e no amparo comunitário (situação ideal).  Propõem as práticas e tecnologias assertivas para as urbanizações e as cidades do futuro. cultural. reestruturando-as.  Afasta mulheres.  Promove a reestruturação pessoal e instrumentaliza para geração da própria renda e continuidade apropriada para sua vida plena. laboral. Resgata a dignidade e autoestima das famílias. saúde. alimentar e etc). lazer. .  Afasta o individuo de forma permanente da situação de insegurança social (habitacional. crianças e adolescentes de situações de pobreza extrema e da exposição à violência.). laboral. etc. educacional.

014874/ 2011. publicado no Diário Oficial da União de 18/10/11.83 e do despacho da Secretaria Nacional de Justiça. conforme consta do processo MJ nº MJ nº 08071.917. Atua principalmente por meio de projetos de geração de renda e empreendedorismo social.917.: 0055 11 26772221 . sem fins lucrativos.OSCIP alianca@aliancaluz. A AAL BRASIL desenvolve tecnologias de sustentabilidade e permanência. 15 .483/0001-72 / MJ nº 08071. de 14/10/11. é entidade autorizada a captar recursos pela LEI 9.483/0001-72.São Bernardo do Campo SP BRASIL . inscrita no CNPJ sob n° 12.aliancaluz. pesquisas tecnológicas e sociais. 15 . CEP 09890-370 .Bairro Planalto – São Bernardo do Campo – SP.83 Rua Gustavo Borges Jr.014874/ 2011.249/95. Associação Aliança Luz .INFORMAÇÃO ADICIONAL . voltadas para melhoria da qualidade de vida nas cidades e zonas rurais e para criação das Ecocidades do futuro.org // www. com sede na Rua Gustavo Borges Jr.. qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.CEP 09890-370 / Tel. educação e associativismo.org CNPJ 12.ASSOCIAÇÃO ALIANÇA LUZ Pessoa jurídica de direito privado. que permite o abatimento do valor doado das pessoas jurídicas que declaram pelo lucro real.

aliancaluz.org CNPJ 12.A.São Bernardo do Campo SP BRASIL .OSCIP alianca@aliancaluz.CEP 09890-370 / Tel.917. Vice Presidente AAL .014874/ 2011.83 Rua Gustavo Borges Jr..Associação Aliança Luz .: 0055 11 26772221 Cidades Sustentáveis Sociedades Inclusivas Somos gratos pela atenção e interesse! Enric Toledo Presidente AAL Wagner A. 15 .483/0001-72 / MJ nº 08071.org // www.