Camada de reflexão

Por Thomaz Oselame Gobatto

um brilho na cadeira e no piso. mantendo a cor original do material. para o piso. Cor_D23. ou seja. os espelhos. a cor original do material é totalmente substituida pela reflexão. As cores usadas como exemplo aqui são: Para os espelhos. criarei um material totalmente reflexivo. Nesse meu exemplo. No caso do espelho. e um material com reflexão da mesma cor dele.ZE .Material: Camada de reflexão Esta seção é sobre como adicionar e editar a camada de reflexão na versão 1. HMI. Azulejo_tabuleiro_preto_e_branco e para a cadeira.48 do Vray para SketchUp.

no meu exemplo a Cor_D23. é possível ver uma visualização de como esse material ficará no nosso render. Vamos às configurações. selecione o material para ser o espelho. Nas abas à direita. Vamos criar agora o layer de reflexão do material. Na janela que se abre é possivel editar os materiais da cena de acordo com o resultado que queremos.No painel de Materiais do Vray é possivel controlar os parâmetros de renderização. Fazendo as alterações no material. alteração de cor e transparência. Para começar. são abertas as opções para configuração dos padrões dos materiais. Aqui é possivel adicional reflexão aos materiais. emissão de luz. dentre outros. Você pode abrir as opções de materiais no menu Plugins do SkechUp ou diretamente no botão “M” no menu Vray. refração. . na janelinha Preview logo acima da lista de materiais.

selecionados a opção “Create Layer” e em seguida em “Reflection”. usado em vidros por exemplo.Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da cor que será aplicado a reflexão. logo acima da aba Difuse. . e o layer padrão Difuse e o layer de emissão. Uma nova aba é adicionada ao menu da direita. Nomeada Refraction. Um novo menu se abre. Nesse sub-menu também exncontra-se o layer para refração.

Nesse sub-menu também exncontra-se o layer para refração. selecionados a opção “Create Layer” e em seguida em “Reflection”. e o layer padrão Difuse e o layer de emissão.Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da cor que será aplicado a reflecção. Um novo menu se abre. usado em vidros por exemplo. logo acima da aba Difuse. . Clicando em Preview é possivel perceber que o material antes opaco marrom tornou-se reflexivo. no estilo metálico. Uma nova aba é adicionada ao menu da direita. Nomeada Refraction.

Para o piso e para a cadeira. Vá nas opções de materiais do Vray. Observe que a cor marrom original foi substituída e agora passa a refletir o ambiente da cena. Por isso é bom usar uma cor pouco usual para esse propósito. Aqui será a vermelha HMI. Essa configuração é possível fazer em qualquer material seguindo esses passos. No menu do Vray. Criado os espelhos. em seguida selecione a cor desejada. Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da cor. é só clicar no botão azul contendo o “R” para iniciar a renderização. Os passos são os mesmos. a mesma também ficara reflexiva.ZE da cadeira. clique em “Create Layer” e em “Reflection” .Vamos para a renderização. Mas lembre de usar essa cor apenas para espelho. a fim de não ter futuros reajustes de material. Está pronto o nosso espelho. pois se a mesma cor estiver na cena em outro objeto. vamos agora criar uma reflexão com a mesma cor do material.

clique no ícone contendo um “m” minúsculo ao lado da cor de reflexão. com total reflexão. Se você clicar em Preview antes de alterar as propriedades de reflexão. Para isso.O que vamos fazer agora é editar as propriedades de reflexão desse material. A cor vermelha continuará sendo a mesma. apenas com uma leve reflexão. notara que o material está como anteriormente no espelho. na aba Reflection. .

note que logo abaixo do Preview. Dê Ok para aceitar e voltar ao menu de dição de materiais. está selecionado a opção “None”. para espelhos. Nesse caso em que queremos manter a cor original do material vamos usar o “TexFresnel”.Na nova janela que se abre. Novas opções aparecerão à direita. . Clique na lista e então escolha a opção “TexFresnel”.

mantendo a cor original vermelha.Clicando em Preview é possível ver que o material agora possui uma leve reflexão. Por exemplo aqui. Ou seja. basta aumentar ou diminuir o valor de reflexão. Aqui o índice de reflexão é 1. Para alterar o nivel de reflexão. maior será a reflexão do material. nota-se a diferença com um valor maior de reflexão. . quanto maior o número.

O vermelho então passa a ser refletivo. a cor original do material pode sofrer variações devido o reflexo do ambiente ao seu redor e da iluminação existente.Vamos para a renderização. Reflection = 0. De acordo com o nivel de reflexão.3 Reflection = 8 . Nesse exemplo usei um índice de reflexão 3. Observe que há diferença no material da cadeira. Clique novamente no botão azul contendo o “R” para iniciar a renderização.

Para o reflexo no piso vamos usar as mesmas configurações que da cadeira. Note que o piso ficou mais claro devido a claridade externa da cena. agora para o material do piso. . Agora é só renderizar! E aqui está o resultado. no exemplo Azulejo_tabuleiro_preto_e_branco. Basta seguir os mesmos passos do material da cadeira.

Abaixo estão os resultados de combinações de diferentes intensidades de reflexão e Glossiness IOR Fresnel. .