UNICID - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Matheus Ribeiro Menezes Tecnologias e Educação à Distância

UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS: O USO DO AUDIOVISUAL NO EAD

1 Tema O tema vai abordar como o uso do recursos audiovisuais mudaram a forma de se ensinar na educação a distancia mostrando os aspectos positivos e negativos da junção da educação a este meio de se transmiti-la. 2 Problematização/ Situação-problema Saber a partir de e até onde a educação a distância, usando-se dos meios audiovisuais, ela pode chegar identificando em suas sub modalidades, por exemplo, o videocassete, os ambientes virtuais, a TV, etc., os pontos positivos e negativos de cada um analisando o porque de suas limitações e quais a formas mais indicadas de se usá-las. 3 Justificativa Como produzir para educação a distancia é muito custoso pois esta utilizase dos meios de comunicação como suporte para a disseminação de suas informações, este projeto vai analisar as sub modalidades do audiovisual afim de mostrar o grau de interatividade que o meio traz para o estudante auxiliando, com este estudo, aos produtores de educação por audiovisual a se situarem melhor os seus projetos na mídia mais adequada.

1

é um conglomerado de descobertas tecnológicas fascinantes que ajudam a pessoas se comunicarem. Não serão abordadas empresas e nem designações de sistemas e sim os modos de distribuição quantitativa e qualitativa das principais formas de EAD existentes hoje. b) Mostrar quais os tipos de EAD que existem hoje no mundo.1 Objetivo Geral O objetivo deste projeto é levantar os pontos negativos e positivos dos sub meios do audiovisual com o intuito de ajudar aos pesquisadores que se usam do meio audiovisual a adequarem seus projetos da melhor maneia possível. da história. para compreender o contexto em que se vive a EAD.4 Objetivos 4.2 Objetivos Específicos a) Resgatar um pouco da história da educação a distância mostrando sua importância para a humanidade e usando. c) Esclarecer que o uso dos recursos audiovisuais sejam eles pela internet ou por diversas mídias é um grande diferencial na aprendizagem final do discente. 5 Hipóteses Os meios audiovisuais são eficientes para a EAD? Quais os meios audiovisuais existentes que podem ser usados na EAD? Que possibilidades cada subtipo de comunicação audiovisual pode trazer? Como aplicar os projetos educacionais neste subtipos? 6 Fundamentação Teórica O mundo. O homem hoje consegue dominar quase tudo independente das ações naturais e temporais. 4. a sobreviverem com qualidade mesmo com algumas restrições por causas físicas ou espaciais. hoje. no entanto nem sempre foi assim. 2 .

por vídeo face a face? Também. tecnologia criada pelos egípcios.Houveram épocas remotas onde as mudanças climáticas era um fator decisivo entre a vida e a morte dos homens. por sua vez. foi se aprimorando cada vez mais deixando de ser somente uma área que vivia somente na oralidade tradicional de geração em geração. até mesmo. Quem nunca pensou que em menos de cem anos a humanidade iria saltar de um mundo quase monótono de descobertas das quais. Muitas áreas se beneficiaram desta evolução. com o advento da internet trazendo para o mundo uma comunicação unificada e em tempo real de forma bem personalizada. desenvolvida pelos sumérios. estas. ou seja. que mais tarde tais conhecimentos seriam registrados nos papeis. nestas épocas. como tudo era distante. para poder se deslocar de um lado a outro do globo lava-se meses ou até anos. A forma se propagar a informação também. principalmente. Também. sua entrega e sua resposta. ocorriam de forma lenta e sem muitos avanços. Onde. forma usada há milhares de anos. também. meses fazendo cópias para transmitir o conhecimento até a invenção da imprensa através de Gutemberg que facilitou a duplicação e reprodução 3 . semanas. para poder se comunicar lavavam-se tempos extraordinários entre o envio de uma correspondência. usando as mais novas tecnologias da comunicação e trocariam ideias e informações em tempo real. Onde alunos e mestres interagiriam de qualquer lugar do globo. E isso não tem muito tempo não. Uma destas foi a Educação que. como o ouvinte gosta e quer participar. Antigamente eram os escribas que passam dias. passando para a escrita cuneiforme. Ou também colaborariam. através de discursões. invenção dos chineses. Contudo não foi o suporte de comunicação que evoluiu. para um mundo onde a navegação é um termo para o novo oceano digital chamado internet? Que pessoas que diversos locais do globo poderiam se comunicar em questão de segundos através de áudio e. nunca se pensou que as salas de aulas deixariam de ter professores e livros e se tornariam virtuais. para o aprofundamento de temas independentemente de seu idioma? Pois é. isso é realidade! As tecnologias inventadas pelo homem durante estes cem anos se convergiram e uniram forças. aprimorando-se até a escrita nos pergaminhos.

desta forma. Fazer com que a educação chegasse a todos principalmente nas nações com grandes extensões territoriais. através da educação por correspondência atendeu cerca de 350 mil usuários desta modalidade. A partir daí. Depois com o advento da televisão a educação a distancia pode se solidificar de forma mais forte pois agora. através do audiovisual. com o passar dos anos. Não demorou muito para a educação se usar destes para fazer um ensino personalizado desta mídia que. Mas o ser humano. Foi nesta época que a União Soviética. de forma semanal na Gazeta de Boston. A priori usou-se os meios de comunicação da época. queria mais. Um dos registros mais antigos que se tem é entre os séculos XVII e XVIII onde o professor Cauleb Phillips começou a publicar. para poder se transmitir as informações que desejavam.dos conhecimentos registrados em papel e que é o suporte e a forma que se usa até os dias de hoje e que possui maior predomínio. a ampliar-se até outros meios de comunicação que surgiam na época como o rádio onde o Brasil teve uma experiência bastante notável juntamente com a américa Latina na propagação de conhecimentos e informações por este meio de comunicação. em 1922. agora. sobressaiu-se neste ramo. Anos após a invenção da TV e com o auge do cinema surgem os meios portáteis de mídia. foi rapidamente englobando as possibilidades dos meios audiovisuais com os recursos interativos de hipertextos 4 . como ser muito irrequieto. Logo a educação tomou forma e força fazendo com que todo e qualquer conhecimento pudesse ser disseminado de forma prática e rápida. Queria ampliar a forma de se educar. o jornal impresso. Somente em 1969 com o advento da internet e sua popularização na década de 90 é que a Educação a Distância torna-se mais expressiva e notoriamente vista pelo fato de que a internet. fava liberdade ao aluno para ver e rever quantas vezes fossem necessários os conteúdos para a sua devida aprendizagem. esta forma de educar a distancia ganhou forcas e começou. com o passar do tempo. lições sobre ciências ampliando o conhecimento das pessoas. poder-se-ia ensinar a mais pessoas e com mais qualidade haja vista não se tinha mais som e sim som e imagem o que poderia ajudar na ilustração de processo e na compressão de alguns estudos específicos. Depois começou a ampliar para um ensino mais personalizado através do ensino por correspondência onde a antiga União Soviética. neste caso os cassetes.

Foi assim que o ensino EAD tomou forças. 7 Metodologia da Pesquisa Seriam usadas referências bibliográficas para embasar todo o texto bem como outros artigos e teses de mestrados e doutorados que consolidem todas as afirmativas sobre todas as formas de sistemas de educação a distância que são aplicadas hoje em dia. Não que a educação a distância tenha surgido somente com o advento da internet e das tecnologias digitais. Foi a partir de meados dos anos 90 até a entrada do século XXI que a EAD tomou forma e foi popularizada através de faculdades e cursos afins que trariam a informação e os conhecimentos a qualquer lugar do mundo através destas “salas virtuais” onde o aluno poderia se inserir e aprender como outro e qualquer aluno da educação presencial. Há relatos que a educação a distância tenha nascido bem antes das tecnologias digitais através das correspondências.que era a sua característica principal. O problema é que as pessoas estão acostumadas as associar a EAD com a internet e com os ambientes virtuais de aprendizagem e. o pior. 8 Cronograma Ler bibliografia Produzir texto Revisão TCC Enviar TCC Organizar apresentação Apresentar TCC Jan x x x Fev x x x Març x x x x 9 Referências 5 . visualizar o EAD como um recurso infame na educação.

([EaD] Coleção à Distância) VALENTE. Jose Armando. 2005 204 p. 10.) Educação a distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Marli Eliza Dalmazo Afonso de. São Paulo: Cultrix.). São Paulo: Avercamp. Rio de Janeiro: DP&A. 1964. DE ALMEIDA MORAES. PRADO. 2003. 110 p. Roberto. Os meios de comunicação: como extensões do homem. BACHA FILHO.).) Linguagens e interatividade na educação a distância. (Coleção Educação a Distância) ANDRÉ. ROVER. Marshall. Aires José. 2003. OLIVEIRA. Maria Elisabette B. Maria Rita Neto Sales (Org. 179 p. Raquel (Orgs. Brito (Org.FRAGALE FILHO. 132 p. Maria Elizabeth Bianconcini de. RANGEARO FIORENTINI. MCLUHAN. Leda Maria. ALMEIDA. Teófilo (Org. Alternativas no ensino de didática. 407 p. Rio de Janeiro: DP&A. Educação a distância via internet. 2009. SP: Papirus. 6 . ed. Campinas. LITWIN. 143 p. Porto Alegre: ARTMED. Edith (Org. 2001.) Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa.