Caldinho de Feijão da Madrugada

400 gramas de feijão preto ou vermelho cozido 300 gramas de linguiça de porco ou calabresa 1 colher de (chá) de pimenta calabresa 1 tablete de caldo de bacon 3 dentes de alho picados 2 folhas de louro Modo de Preparo

Primeiramente frite a lingüica cortada em cubos até que a mesma solte gordura, adicione o alho picado e mexa até dourar. Logo em seguida adicione o feijão cozido, a pimenta, caldo de bacon e as folhas de louro. Adicione água de modo que fique rala a mistura dos ingredientes. Cozinhe em fogo alto por 15 minutos e após esse tempo triture em um liquidificador ou com um triturador manual de feijão. Volte a cozinhar até pegar o ponto ideal para consumo de seu gosto.

Caldo básico de carne e galinha

500 gramas de carne de galinha (carcaças, asas ou qualquer parte imprópria para servir) 1 cebola média descascada e cortada em 4 1 cenoura média, descascada e cortada em 4 100 gramas de coxão duro em pedaços 1 colher de (sopa) de salsão picado 1 e ½ litros de água fervente 2 grãos de pimenta-do-reino Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela com água fervente, tampe e cozinhe durante 2 horas. Coe e deixe esfriar. Retire com uma colher a gordura que ficar na superfície.

Após cozida bata no liquidificador e despeje em uma panela grande. acrescente o molho com a calabresa. Coloque a aipim (mandioca) para cozinhar em um 1 e ½ litros de água com os tabletes de caldo de carne. o tomate. e a calabresa cortada em cubinhos. por 10 ou 15 minutos. refogue e reserve. coloque a cebola. o creme de leite e cozinhe por mais 3 minutos. sal e pimenta e leve ao fogo baixo. a pimenta-doreino. Rendimento: 8 porções . a margarina.Caldo de calabresa ½ quilo de calabresa defumada 1 Colher de (chá) de corante (colorau) 1 colher de (chá) de pimenta-do-reino 2 tabletes de caldo de carne 1 quilo de mandioca (aipim) 1 colher de (sopa) de óleo 1 xícara de coentro picado 1 cebola branca picada 1 pimentão picado 1 tomate picado Sal a gosto Modo de Preparo Aqueça o óleo. o queijo. o corante. o leite. mexendo sempre até engrossar. Transfira para uma travessa. Acrescente a lata de milho verde restante. Caldo cremoso de milho 2 latas de milho verde escorridos 3 latas de leite (use a lata de milho verde vazia para medir) 2 colher de (sopa) rasas de amido de milho 3 colherde (sopa) de queijo parmesão ralado Sal. o amido de milho. o pimentão. Acrescente o coentro e sirva quente. polvilhe com salsa e sirva em seguida. Leve para ferver mexendo para não grudar. pimenta do reino e salsa picada a gosto 1 colherde (sopa) de margarina derretida 1 lata de creme de leite Modo de Preparo Bata no liquidificador 1 lata de milho verde.

a pimenta. Passe o feijão no amassador de legumes ou rapidamente no processador. a cebola. Rendimento: 6 Porções Caldinho de Feijão Incrementado 1 xícara de feijão-jalo ou preto 4 colher de (sopa) de azeite 12 cebolas finamente picadas 3 dentes de alho amassados Sal e pimenta-do-reino a gosto 4 xícara de (chá) de água Cebolinha picada a gosto Modo de Preparo Na panela de pressão. aqueça o azeite. coloque o feijão e a água e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos depois que começar a pressão ou até ficar macio. Tempere com o sal e a pimentado-reino. Coe e reserve o caldo. a água e deixe cozinhar por 10 minutos. coloque o azeite. Retire do fogo e bata no liqüidificador. Passe por peneira e sirva bem quente em canecas. Salpique a cebolinha picada e sirva em seguida. refogue a cebola e o alho. o caldo de bacon. Acrescente o feijão. Em uma panela. Salpique cebolinha verde. e torremos.Caldinho de feijão Goiano 3 xícara de (chá) de sobras de feijão cozido 2 cubos de caldo de bacon 1 pimenta vermelha picada ½ xícara de (chá) de azeite 2 dentes de alho amassados 1 xícara de torresmo 1 cebola picada 1 folha de louro 1 litro de água Modo de preparo Em uma panela. o louro e deixe fritar até dourar. Rendimento: 4 porções . Acrescente o feijão amassado e o caldo reservado. o alho.

Após a fervura com uma das mãos pegue um punhado de farinha de mesa e jogue bem de fininho e com a outra mão mexa sem parar para que não empelote. Adicione as calabresas e o óleo da fritura na panela. enquanto isso tempere a carne moída com alho e sal a gosto. se preciso amasse com um soquete para que não fique pedaços grandes de carne. a cebola. Enquanto isso numa panela coloque as batatas. Depois que o bacon estiver bem douradinho acrescente a carne moida e deixe refogar. Bata tudo no liquidificador muito bem e volte à panela e deixe ferver por 15 minutos.Caldinho de carne moída 250 gramas de carne moída 1 caixa pequena de molho de tomate 100 gramas de bacon picadinho Farinha de mesa o quanto baste ½ xícara de coentro picado 2 dentes de alho 1 tomate 1 cebola Modo de Preparo Ponha o bacon picadinho em uma panela para fritar. a cebola e o coentro e jogue na carne já refogada. os caldos knorr e os temperos. Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias. Caldinho de calabresa 3 calabresas em rodelas tiradas as peles 1 colher de (sopa) de cheiro verde picado 1 colher de (chá) de cominho e coloral 3 dentes de alho amassados 2 caldos knorr de calabresa 1 colher de (sopa) de azeite ½ quilo de batatas inglesas 1 cebola média picada 3 litros de água Modo de Preparo Aqueça o azeite e frite as calabresas dos 2 lados. acrescente 1 litro de água mais ou menos. . verifique o sal e sirva com o aperitivo. Continue mexendo por uns 10 minutos então desligue o fogo. Pique o tomate. faça isso até engrossar o seu caldo. o cheiro verde. tampe e deixe ferver. o alho.

Corte o tomate. deixando fritar bem. assim que cozinhar acrescente o sal. refogue a cebola no azeite. Reserve. deixe inchar. Quando ferver acrescente a farinha aos poucos sem parar de mexer. cheiro-verde e pimentinhas em cubos pequenos. Escorra o excesso de gordura e acrescente o feijão batido. ou fique do tanto desejado. cebola.Caldo de carne com ovo 300 gramas de carne moída 2 dentes de alho pisados com sal e tempeiro seco (Corante. Caldo de feijão com linguiça calabresa 4 xícaras de (chá) de feijão cozido temperado 1 gomo de linguiça calabresa Azeite para refogar Cheiro verde a gosto 2 cebolas raladas Modo de Peparo Bata o feijão no liquidificador. molhe a farinha em um recipiente até que a água passe um pouco do nivel da farinha. Após ferver vá acrescentando mais água aos pouquinhos até que a panela encha. em seguida a carne moída sempre batendo até que mude totalmente de cor. Em uma panela. sal) 3 copos americanos de Farinha sal agosto e opcional sazón 2 pimentinhas de cheiro 1 Cheiro-verde 1 tomate 1 cebola 4 ovos Modo de Preparo Pise o alho com os temperos secos. Espere que os ovos cozinhem (aproximadamente 5 minutos) e mexa mais uma vez. Enquanto ferve. espere mais uns 5 minutos e estará pronto. Refogue o alho. os temperos cortados. Sirva quente. pimenta-do-reino. Adicione o cheiro verde e deixe ferver. Acrescente 2 copos de água e deixe ferver. Mexa até que engrosse. sazón e os ovos quebrando um a um. Adicione a calabresa picada. .

se não precisar usar a carne. Delicioso para dias de inverno. usar apenas a carcaça do frango. pés. Na sequência colocar o tomate picado. por exemplo. bater a mandioca no liquidicador. os pedacinhos desprezados. Acrescentar o caldo de carne e em seguida o frango desfiado. como costelas.Caldo de frango 2 folhas de salsão por litro de água pedaços de galinha ou frango 1 cenoura picada 1 cebola média 1 dente de alho salsa picada água sal Modo de Preparo Colocar tudo num caldeirão ou panela de bom tamanho e deixar ferver por cerca de 40 minutos a 1 hora. isto é. No caso de uma canja. etc. Deixar refogar uns 3 minutos. mexendo sempre. pode colocar o frango inteiro e desfiá-lo depois. refogar mais 2 minutos. . por último colocar o requeijão cremoso. refogar mais 5 minutos. Despejar esta mistura sobre o frango refogado. somente o caldo. Dependendo de para que precisa do caldo. Caldo de frango com requeijão 1 quilo de mandioca cozida e espremida 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado 1 pimentão cortado em cubinhos pequenos 1 tomate sem semente cortado em cubinhos 1 Colher de (chá) de colorau (pra dar cor) 1 cebola cortada em cubinhos 2 potes de requeijão cremoso Cheiro verde a gosto 2 caldos de galinha Tempero a gosto Azeite a gosto Modo de Preparo Colocar em uma panela o azeite. pescoço. Pode servir com cheiro verde e fatias de pão para acompanhar. Acertar o sal a seu gosto. Com o caldo que sobrou do cozimento do frango. a cebola e o pimentão.

Colocar o caldo quente por cima. deixar ferver (se o caldo estiver grosso colocar mais um pouco de água). sal e pimenta. acrescentar o frango e o caldo de galinha. Caldo de milho verde com frango 5 espigas de milho verde 200 gramas de peito de frango 2 colher de (sopa) de azeite de oliva 1 litro de água (mais ou menos) 2 dentes de alho amassados Sal e pimenta a gosto 1 cabeça de cebola Salsinha picada Modo de Preparo Tempere o peito de frango com um dente de alho. . juntar a mandioca. o coloral e refogar.Caldo de Frango Cremoso 2 Colher (sopa) de óleo 1 Colher de coloral 1 quilo de mandioca cozida e batida no liquidificador 1 quilo de peito de frango cozido e desfiado Temperos a gosto (alho. Se a consistência estiver firme. tempere com alho e sal a gosto e leve ao fogo mexendo sempre até levantar fervura. desfie e reserve. acrescente mais água. cozinhe com a cebola picada. o cheiro verde e o torresmo. um pouco de água e deixar ferver. Na hora de servir colocar 1 Colher (sobremesa) de requeijão no fundo do prato. Coe em peneira fina. Acrescente o frango reservado e deixe ferver um pouco mais. Acerte o sal e acrescente a salsinha picada. Retire os grãos de milho das espigas e bata no liquidificador com a água. sal. Sirva quente. pimenta) 1 copo de requeijão cremoso Salsa e cebolinha picada 1 cebola picadinha 1 caldo de galinha Torresmo a gosto Modo de Preparo Em uma panela colocar o óleo e a cebola e fritar. Colocar o alho.

7 litros de água 1 cebola média Orégano a gosto Modo de Preparo Picar o queijo branco em cubinhos e reservar. Servir sempre bem quente com torradas. No modo de preparo da embalagem do creme de queijo pede 1 litro de água para cada envelope. Em seguida coloque o orégano. O caldo napolitano poderá também ser servido como molho para espaguete. vai do gosto de cada um. pronto. queijo parmesão ralado e os cubinhos de queijo branco. Coloque para ferver. Para servir: Acrescentar queijo parmesão ralado. assim o caldo ficará bem mole. Em seguida despeje os 2 envelopes de creme de queijo e 1. Caldo napolitano 500 gramas de cebola de cabeça 1 quilo de tomate maduro Carne moída modo de Preparo Cozinhe os e bata no liquidificador.7 litros de água (temperatura ambiente) e mexer bastante até querer engrossar.Caldo de Queijo 2 envelopes de creme de queijo 50 gramas de queijo parmesão ralado grosso 2 Colher de (sopa) de margarina ou manteiga ½ quilo de queijo branco (minas) Cheiro verde a gosto 1. cheiro verde. Picar a cebola bem miudinha e fritar por 5 minutos com as 2 Colher de margarina. . À parte prepare a carne moída com tempero à gosto e misture aos batidos. não engrossa.

cerca de 3 minutos. Desligue o fogo. acrescente o frango desfiado e cozinhe por cerca de 30 minutos. até que forme uma espécie de creme. Sirva a seguir. Esse caldo pode ser servido com torradas e acrescentado cheiro verde e queijo ralado no prato. acrescente o caldo de galinha e mantenha no fogo até que se dissolva completamente. Depois de cozido. basta retirar os ossos. Em seguida coloque os legumes batidos em uma panela. mexendo até dissolver. . Para facilitar o trabalho ele pode ser desfiado no liquidificador. Quando levantar fervura. Caldo quente 2 tabletes de caldo de galinha 100 gramas de queijo ralado 2 colher de amido de milho Orégano a gosto 1 litro de leite Modo de Preparo Dissolva o amido em ½ copo de leite e reserve. Corte em pedaços pequenos o tomate. Excelente prato para aquecer as noites frias. acrescentando água para ajudar a bater.Caldo Goiano de Frango 1 peito de frango 3 caldo de frango 300 ml de água 3 tomates 3 cenouras 1 cebola Modo de Preparo Primeiramente cozinhe o peito de frango em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. a cenoura e a cebola e bata tudo no liquidificador. reserve. mexendo até engrossar. Depois de desfiado. acrescente o queijo ralado e o orégano e mexa bem. Leve ao fogo o leite e os tabletes de caldo de galinha. Em seguida desfie-o. adicione o amido reservado.

Coloque o azeite em uma panela de pressão com as cebolas e dê uma refogada. . Depois que ferver e derreter os queijos. Despeje o creme batido na mesma panela que refogou a carne. feito isso.Creme de batata com carne 2 batatas pequenas 1 rodela de pimentão vermelho em cubos 100 gramas de carne magra em cubos 2 rodelas de cebola em cubos 1 colher de sopa rasa de maisena 1 fatia de queijo minas padrão Pimenta-do-reino a gosto Salsinha a gosto 1 dente de alho 100 ml de leite Sal a gosto Modo de Preparo Descasque as batatas e as corte em cubos. Bata no liquidificador as batatas. Acrescente as batatas a água e tampe. Deixe na pressão por 15 minutos. coloque o creme no liquificador e insira a carne reservada. Sirva quente. refogue a carne com alho. decorando com salsinha. a maisena e o queijo minas até formar um creme. Leve ao fogo novamente. para aproveitar seu caldo. Retire a carne da panela com uma Colher e reserve. pimenta-do-reino e salsinha e reserve. Tire a pressão. Tempere o creme com sal. mexendo bem para não grudar. Creme de batata com queijo 4 batata grandes 200 gramas de queijo prato ralado ou cortado em cubinhos 200 gramas de queijo parmesão ralado 1 colher de (sopa) rasa de orégano 4 colher de (sopa) de azeite 1 caixinha creme de leite 3 cebolas médias 1 litro de água Sal a gosto Modo de Preparo Descasque as cebolas e as batatas e pique-as em pedaços grandes. o leite. bata essa sopa no liquidificador ou na própria panela com mixer. cebola e pimentão. até que ele engrosse. Após esfriar. Cozinhe as batatas em água fervente com sal e reserve. Numa panela. acrescente o orégano os queijos e o sal. Bata o creme com a carne até que não haja pedaços. Cozinhe o creme nesta panela. desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

refogar e colocar para cozinhar com bastante caldo. Cortar os tomates. acrescentar o milho. Depois desfiar o frango e reservar o caldo. cebola com um pouco de óleo. pimentões. o frango e o caldo reservado.Creme de galinha 2 colher (chá) de farinha de trigo 300 gramas de milho verde cozido 1 e ½ litros de leite de vaca 1 quilo de peito de frango 200 gramas de azeitona 200 ml de leite de coco Bastante cheiro verde 3 tomates 2 pimentões 2 cebolas Modo de Preparo Temperar o frango com sal. deixar ferver. . pimenta e alho. Depois colocar o leite de coco e azeitonas picadas. mexendo bem para não grudar. Misturar bem o leite e a farinha de trigo em tigela e juntar tudo.