[Alex Mendes] – [Atualidades] [Morte de Kim Jong-il deixa diplomacia americana sob alerta] Morte do ditador norte-coreano

21/12/2011 Oi pessoal,

A geopolítica asiática vive um contexto novo neste final de 2011. Foi confirmada a morte do ditador norte-coreano Kim Jong Il. O ditador agora falecido, havia recebido o poder de seu próprio pai Kim Il-sung, em meio a uma séria crise econômica, provocada pelo modelo centralizador do comunismo e o fechamento a economia e diplomacia mundiais. Diante da crise a saída pensada por Kim Jong-Il foi o da chantagem: desenvolveu armas nucleares e mísseis balísticos e passou a exigir ajuda financeira para a moribunda economia de seu país em troca da desistência de seus planos nucleares. A chantagem deu certo até que no mandato de George W. Bush descobriu-se a manutenção secreta do programa nuclear, enquanto se recebia ajuda do ocidente. Terminada a ajuda a crise se agrava e os problemas de saúde do líder, a pressão via CS da ONU sobre o desarmamento e aparentemente uma retirada sutil de apoio explicito do regime chinês, foram suficientes para que já se falasse em sucessão ? hereditária é claro! O sucessor segundo informou a rede estatal, será Kim Jong-um que já havia sido promovido pelo próprio pai a general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, que é o Partido Comunista. A CN vai passar a ter um governo coletivo composto por Kim Jong-un, seu tio, Jang Song-thaek, e a cúpula militar. Kim Jong-um é um jovem fraco e sem experiência militar e de liderança que faça jus a liderança do país. Nada indica, contudo que haverá mudança de regime, abertura para o ocidente ou reunificação com a Coreia do Sul, pelo menos no curto e médio prazo. Os países do entorno, em especial a Coréia do Sul e Japão, encontram-se em alerta máximo, devido à instabilidade criada com a morte do velho ditador, isto porque no passado a CN ameaçou os dois países com ataques nucleares.

1 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar – e você?

Um forte abraço. Por isso tudo nossa atenção tem de ser redobrada nestes dias que se seguem. Rússia e China também estão em alerta. A secretária de Estado americana. para onde Kim Jong-il viajou com frequência nos últimos anos. mas ao mesmo tempo tem grande possibilidade de um inicio de desarticulação comunista no país. No dia em que a morte de Kim foi anunciada. que lutaram ao lado dos sul-coreanos no conflito. O Japão é um aliado importante dos americanos no conflito entre as duas Coreias. Durante os atritos entre os Norte e o Sul. a Coreia do Norte realizou testes com mísseis. uma vez que não houve acordo de paz após o término dos conflitos da Guerra da Coreia (19501953). O único grande aliado de Pyongyang é a China. Koichiro Gemba. Os Estados Unidos. em Washington. também se encontrou nesta segunda-feira com o colega japonês. mantendo em alerta a nação vizinha. A tensão militar é um dos últimos resquícios da Guerra Fria. EUA mantêm 28 mil tropas na Coreia do Sul e já avisou que apoiará Seul em eventual conflito A morte do líder norte-coreano Kim Jong-il acendeu a luz amarela no Departamento de Estado americano nesta segunda-feira. Durante o governo do ex-presidente George W. a Coreia do Norte foi incluída no chamado “eixo do mal”.EUA. Bush. O presidente Barack Obama telefonou para o presidente da Coreia do Sul. os americanos mantiveram o compromisso de apoiar o governo de Seul em um eventual confronto com o regime comunista de Pyongyang.br Eu Vou Passar – e você? .euvoupassar. registrados nos últimos meses. Os chineses também lutaram ao lado dos norte-coreanos durante a Guerra da Coreia. Hillary Clinton.com. visto que a CN representa um contraponto a influencia americana na região. mantêm 28 mil tropas estacionadas em uma base militar na Coreia do Sul. Os dois países estão tecnicamente em guerra. em virtude dos testes nucleares que causaram preocupação na Ásia. Lee Myung-bak e diplomatas dos Estados Unidos estão fazendo contatos com aliados asiáticos. segundo autoridades da Coreia do Sul. 2 http://www.

"no curto prazo. Para Bruce Klingner. que disputa a indicação para o partido. que assessorou Obama durante a campanha presidencial. da Heritage Foundation. Mas se o comportamento de Kim Jong-il era de certa forma previsível. só faz aumentar as incertezas. disse que "o mundo é perigoso" e aproveitou o fato para criticar Obama. Kim Jong-un (direita) "Mas no longo prazo. disse. disse. "a morte de Kim Jong-il possivelmente irá atrasar a retomada das negociações até que a nova liderança norte-coreana dê mostras sobre o grau em que estará aberta ao mundo exterior". Kim Jong-un. 3 http://www.Incertezas Para o especialista Gordon Flake. Newt Gingrich.euvoupassar. "Ainda que o falecimento de Kim Jong-il seja uma oportunidade para mudança na península coreana. os EUA têm mantido cautela e até silenciado em relação ao regime de Pyongyang. há o risco de que a Coreia do Norte reaja de maneira beligerante". em entrevista à Associated Press.br Eu Vou Passar – e você? . Kim Jong-il (esquerda) deve ser sucedido por seu filho. é uma transição envolta de incerteza. a provável subida ao poder de seu filho. A expectativa entre diplomatas americanos era a de que a relação com Pyongyang pudesse melhorar com a perspectiva de uma eventual ajuda humanitária americana frente à crise de escassez de comida que vive o país. não acho que haverá porque lamentar a morte Kim Jongil". Apesar das "provocações" da Coreia do Norte nos últimos anos. nervosismo e perigo em potencial". Campanha A morte do líder norte-coreano também virou tema da campanha dos précandidatos republicanos.com.

pouco se sabe sobre o filho mais novo de Kim Jong-il . Também surgiram especulações sobre o homem que está sendo considerado como o "poder por trás do trono". marido da irmã de Kim Jong-il e diretor do departamento administrativo do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.que comandava o regime norte-coreano desde 1994 ."Precisamos de uma defesa forte. O governo do país informou que o filho do líder. morreu em um trem enquanto visitava uma área próxima da capital. Até agora. Perfil: Sucessor de líder coreano estudou na Suíça e era 'filho favorito' 4 http://www. Chang Song-taek. Alguns analistas afirmam que ele poderá ser o "regente" até que Kim Jong-un esteja pronto para governar a Coreia do Norte sozinho.com. Kim Jong-il. Precisamos de um presidente que entenda o que significa ser comandante em chefe". que liderava o país comunista desde a morte de seu pai em 1994.euvoupassar. porém. que também já morreu. Pyongyang. Transição política estrangeiras Sucessão na Coreia do Norte preocupa vizinhos e potências O líder da Coreia do Norte morreu aos 69 anos. De acordo com o anúncio. Ko Yong-hui. segundo anúncio feito nesta segunda-feira pela televisão estatal do país.com sua terceira esposa. Kim Jong-un será seu "grande sucessor" e pediu união aos norte-coreanos.br Eu Vou Passar – e você? .

a agência secreta da Coreia do Sul teria dado instruções para seus legisladores afirmando que autoridades norte-coreanas tinham recebido ordens de apoiar a escolha de Kim Jong-un como o próximo líder. e Kim Jong-il era o presidente dessa comissão. Até agora.euvoupassar. Kim Jong-chol.Assim como os irmãos. pouco se sabe sobre o filho mais novo de Kim Jong-il . A Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte é o mais importante órgão do governo do país. ambos mais velhos que ele. Analistas da situação na Coreia do Norte também apontam sua indicação para a Comissão Nacional de Defesa como um possível sinal de que ele estava sendo preparado para o lugar de Kim Jong-il. porém. o jovem inicialmente não era apontado como o sucessor do líder.que comandava o regime norte-coreano desde 1994 .br Eu Vou Passar – e você? . logo após a divulgação da morte do líder norte-coreano. Em 2 de junho de 2009. Ko Yong-hui. 5 http://www. que também já morreu. Nascido em 1983 ou 1984. Mas a especulação de que Kim Jong-un estava sendo preparado para substituir seu pai ganhou força em 2009.com. depois que a agência de notícias sul-coreana Yonhap sugeriu que Kim Jong-il teria escolhido o mais novo para sucedê-lo. Kim Jong-un foi educado na Suíça Kim Jong-un foi anunciado nesta segunda-feira como o sucessor de Kim Jong-il na liderança da Coreia do Norte.com sua terceira esposa. Analistas concentravam a atenção no seu meio-irmão Kim Jong-nam e em um outro irmão.

poderia ter colocado o filho mais novo em segundo lugar na preferência para ocupar o poder. Chang Song-taek. Cerca de 10 milhões de retratos dele estariam sendo preparados para distribuição entre os norte-coreanos.com. ocorrida em 2004 e que teria sido causada por um câncer de mama. Nem a idade exata de Kim Jong-un foi divulgada Também surgiram especulações sobre o homem que está sendo considerado como o "poder por trás do trono". Filho favorito Pouco se sabe sobre Kim Jong-un.br Eu Vou Passar – e você? . Em um livro lançado em 2003. O que se sabe é que a mãe dele. 6 http://www.euvoupassar. um japonês que escreveu sob o pseudônimo de Kenji Fujimoto também afirmou que Kim Jong-un era o favorito de seu pai. junto com retratos de Kim Jong-il. Eu Era o Chef de Kim Jong-il. atrás de seu meio-irmão Kim Jong-nam. Mas a morte de Ko Yong-hui. Alguns analistas afirmam que ele poderá ser o "regente" até que Kim Jong-un esteja pronto para governar a Coreia do Norte sozinho.Já foram lançados poemas e uma música (chamada Pegadas). Ko Yonghui. seria a esposa favorita de Kim Jong-il e que ela teria chamado o filho de "Rei da Estrela da Manhã". marido da irmã de Kim Jong-il e diretor do departamento administrativo do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. compostos especialmente para promover as virtudes de Kim Jong-un como líder.

Outra informação é que ele seria fã da NBA. Ele foi educado na Suíça.euvoupassar. segundo informações de um canal de televisão da Coreia do Sul.br Eu Vou Passar – e você? . esses dados são impossíveis de serem confirmados. e o outro irmão.Entretanto. Desde que voltou para Pyongyang. Fã de basquete Pouco se sabe sobre a personalidade de Kim Jong-un Tampouco há muita informação sobre a personalidade de Kim Jong-un. ele teria frequentado a Universidade Militar Kim Il-sung. Em agosto de 2010 Kim Jong-il visitou a China. Org. a liga de basquete dos Estados Unidos. assim como acontece com outras informações vindas da reclusa Coreia do Norte. acompanhando o pai em uma viagem de Estado. O que se sabe é que Kim Jong-un já apresentaria alguns dos problemas de saúde de seu pai. aparentemente seria "efeminado". Alex Mendes 7 http://www. Mas. Kim Jong-nam foi deportado para o Japão em maio de 2001. jantando fora apenas com o embaixador da Coreia do Norte e voltando para a Coreia do Norte quando não tinha aulas. Kim Jong-chol. assim como seus irmãos. fato que teria melhorado as chances de Kim Jong-un para ascender ao poder. Prof.com. e já teria sido diagnosticado com diabetes e problemas cardíacos devido ao estilo de vida sedentário. Mas Kim Jong-un teria evitado influências ocidentais.

br Eu Vou Passar – e você? .com.euvoupassar.8 http://www.