UM ASSEMBLEIANO A PROCURA DE SUA SOTERIOLOGIA ARMINIANA¹1

Marcos Fialho²

RESUMO AAs Assembleias de Deus brasileira tem cada vez mais se tornada confusa em relação à sua posição soteriológiologica, em sua confissão de fé ela é arminiana, no entanto, em suas pregações e em seus hinos é uma mistura de arminianismo, calvinismo, pelagianismo ou semipelagianismo e até uma mistura das quatros posições ao mesmo tempo e num mesmo culto, por exemplo os dos domingos à noite.As causas deste caos no contexto assembleiano podem serem em primeiro lugar a falta de seminários que realmente prezem pelo aprofundamento do ensino teológico, prezando somente pelo básico aos seus obreiros. Em segundo a falta de preparação dos obreiros e leigos em conhecerem sua própria posição teológica. E em terceiro a falta de material para a soteriologia arminiana no contexto brasileiro. Esse último é tanto um prejuízo assembleiano brasileiro, como também a todos teólogos brasileiros que querem aprofundar seu conhecimento sobre o arminianismo clássico. PALAVRAS-CHAVE Soteriologia. Arminianismo clássico. Assembleia de Deus. Jacobus Arminius. Pelagianismo. Semipelagianismo. Calvino. Lutero.

¹ Artigo apresentado para avaliação na disciplina Teologia Sistemática III Cristologia e Soteriologia, do curso de Bacharel em Teologia do Instituto Bíblico das Assembleias de Deus, ministrado pelo professor Ozean Gomes. ² O autor é atualmente bacharelando no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus de Pindamonhangaba, SP.

A família inteira de Armínio foi exterminada em um único dia. para obter educação.16. Depois de formar em Leiden. Enquanto estava lá. mas sua formação cristã na juventude não foi pesadamente calvinista. 1 UMA HISTÓRA RESUMIDA DE JACOBUS ARMINUS Jacobus Arminus nasceu em Oudewater em 10 de outubro de 1560 e morreu em Leiden em 19 de outubro de 1609. Porém. Porém as distorções de que os arminianos negam a eficácia da morte de Jesus Cristo.10. O jovem estudante ficou sob o cuidado de um respeitado ministro holandês e acabou tornando-se um dos primeiros alunos a se matricular na recém estabelecida universidade protestante em Leiden. 2 CONHECENDO A SOTERIOLOGIA ARMINIANA Se falar sobre o arminianismo clássico sem conhecer Jacobus Arminus e entender o porque da sua divergência sobre o calvinismo. E também crer que alguns podem cair da graça. 1 Tm 2. Segundo Olson (2009. o ensino assembleiano visa a crença da salvação universal baseado nos textos bíblicos de Jo 3. só podem ser verdadeiras se o assembleiano não correr atrás de descobrir sua posição arminianista clássica. foi enviado a Mardburgo. na Alemanha. 472): Armínio foi criado como protestante na cidadezinha de Oudewater.4 e 2 Pe 3. Não se sabe . dirigida por Beza.1 INTRODUÇÃO Para quem nasce num contexto assembleiano será criado no cerne do Cristianismo evangélico arminiano. que é uma teologia centra no homem e que não entendem a Bíblia. equivocada e até mesmo confundi-lo com pelagianismo ou semipelagianismo. entre Utrech e Roterdã. Aos quinze anos. é desenvolver uma interpretações errôneas. porém. p. poderá não ter a mínima ideia o que é arminianismo clássico.9. sua cidade natal foi invadida por soldados católicos leais à Espanha e muitos habitantes foram massacrados. a Igreja com uma visão ministerial enviou Armínio para Academia de Genebra na Suíça. o famoso desviado baseando no texto bíblico em 2 Pe 1. 2.

A única acusação que teve contra Armínio foi se opor em 1590 contra os calvinistas rígidos da Holanda.] Teologicamente. pode se afirmar que ele teve um conhecimento do calvinismo extremado.] entre os cristãos. Em suas preleções sobre a Epístola de Paulo aos Romanos. por suas concepções críticas.. ³alguma coisa anterior à queda´.. 467 e 468): Beza é mais conhecido na história da teologia como um dos fundadores deste tipo extremado da teologia calvinista conhecido como supralapsarismo. e Artigos que devem ser diligentemente ponderados (data desconhecida).] e entre os teólogos. Por isso. e a predestinação) são: Exame do panfleto do dr. supralapsarismo significa.se Armínio chegou a aceitar inteiramente os ensinos de Beza. 2011 http://arminianos. [. porém .. a providência. literalmente. [.wordpress. Declaração de sentimentos (1608). Em relação as obras de Armínio Olson (2009 p. Armínio deixou várias obras publicadas... Perkins sobre a predestinação (1602). A carreira ministerial de Armínio se inicia em 1588.com/livros-2/sociedade-arminiana/ ). [. Collibus (1608). que examinaram a questão e inocentaram Armínio das acusações.. Lapsarismo é uma referência à queda da humanidade (da mesma raiz lapso ± ³cair´). Os calvinistas em Amsterdã o acusaram publicamente de heresia para os oficiais da igreja e da cidade. ³distinto entre os homens. ao céu ou ao inferno.. não somente o supralapsarimos.. por sua caridade com aqueles que diferiam dele em opinião. ³Por não termos suas obras traduzidas por completo para o português [e também para o espanhol] torna-se ainda mais difícil o acesso para os estudantes da teologia arminiana´ (Sociedade Arminiana em Língua Portuguesa. 475) desta que: ³Suas principais obras doutrinárias sobre questões relacionadas à controvérsia arminiana (os decretos. aos 29 anos de idade na igreja reformada de Amsterdã. o supralapsarismo é uma forma de ordenar os decretos divinos de tal maneira que a decisão e o decreto de Deus em relação à predestinação do seres humanos. como afirma Olson (2009 p. antecede seus decretos de criar os seres humanos e permitir sua queda. Todos relatos descrevem que foi um nobre pastor e um grande pregador. ³o jovem pregador começou a negar abertamente. porém.] Supra indica a prioridade lógica em relação a alguma outra coisa. Jacobus Arminius morreu com a idade de quarenta e nove anos. Carta endereçada a Hipólito A. mas também a eleição incondicional e a graça irresistível´ (Olson 2009). [.

. parte dos batistas e pela Congregação Cristã no Brasil. congregacionais.] Nesse sentido. 2008.. a palavra de Deus. a partir desses dois princípios.blogspot. expositor da Bíblia e escritor. de baixo. [. 278). lógica. php?option=com_content&view=article&id=186:vida-de-arminius&catid=114& Itemid=42) 3 TEOLOGIA DA PREDESTINAÇÃO: CALVINISMO E ARMINIANISMO A principio devemos destacar que calvinismo e arminianismo são teologias de homens cultos e íntegros que foram desenvolvidos apartir de suas interpretações bíblicas.R. um divino e outro humano. 2009 http://jorgepinheirosanctus. µPresbitrerianismo¶ é a palavra usada para exprimir a forma de organização eclesiástica concebida por Calvino. exclusivamente. aceitas como expressão acabada da teologia reformada. p. p. estudou direito e teve contato com humanista como Guillaume Cop.html) No Brasil o arminianismo é abraçado por um número maior de igrejas evangélicas. E há outras teologias. instrumental.B. (PINHEIROS. de cima.amplas e compreensivas. 283): A maior contribuição de Calvino à fé reformada foram as suas Instituas. Luterana.com/index. [.´ (CAIRNS. Não tem base nos arrazoados de grandes teólogos.] . [. que olham esta questão difícil da eleição apenas a partir do finito. O Brasil para Cristo. Metodista. A teologia serve assim. que olham esta questão difícil da eleição a partir do infinito. há teologias. e o princípio hermenêutico. sendo essas a Assembleia de Deus.] Já a doutrina é fundamento bíblico que norteia nossa fé e ordem. 2007 http://www.. 1. que parte de dois princípios: o princípio arquitetônico. que fornece equipamento técnico para a análise do texto escriturístico. Quadrangular.com/2009/04 /doutrina-da-eleicao. Calvino foi um grande exegeta. mas na revelação. que é a revelação..arminianismo. A teologia é uma construção racional. ³O termo µcalvinismo¶ e a expressão µfé reformada¶ aplicam-se ao sistema de teologia desenvolvido a partir da sistema de Calvino´. O calvinismo já é adotado pelos presbiterianos.. Ele teve muitas contribuições e segundo Cairns (2008.´ (W. PREDESTINAÇÃO: PONTO DE VISTA CALVINISTA João Calvino. nascido na França em 1509.. como a arminiana. 3.. como a calvinista.

1 Tm 2. porém com uma direção contrária. é a providência divina. porém se diferiam em opiniões teológicas. (PINHEIROS.] Suas cartas.Também escreveu comentários de todos os livros da Bíblia. 1.4. p. de cruz e das angústias da morte. com exceção de 2 e 3 João e Apocalipse. Pois.blogspot. com outros escritos. integram quase 57 volumes do Corpus Reformatorum.html) A predestinação de Calvino partem dos mesmo textos de Lutero. ou de reconciliar consigo mesmo o mundo inteiro. 1 Calvino e Lutero Calvino chegou a conheceras as ideias de Lutero principalmente através de seus livros.. 278). Para Lutero a única esperança seria no sofrimento de Cristo.. e outros para perdição. que nos dá garantia da presença da graça em nossas vidas. [.2)´. para Lutero.. Lutero apontava às passagens bíblicas que falam do desejo universal de Deus de salvar. através da eleição.´ (CAIRNS. hora e idade para o entendimento de toda doutrina.]Assim. Como afirma PINHEIROS (2007) em seu artigo que para conhecer a eleição de Calvino tem de saber a posição de Lutero. 3. [. só que a ênfase maior de Lutero era a justificação pela fé. 1.. e a partir daí de sua teologia da cruz. Sobre está divergência Hägglund (2003 p.. era esperança. com/2009/04/doutrina-da-eleicao. e existem mais de 2000 de seus sermões. É por isso que ele disse: Há uma medida adequada.] Seus muitos comentários dos livros da Bíblia são estudados até hoje pelos seguidores de suas idéias. 2008. [. 1 Jo 2. 226) diz: ³Foi neste ponto que a tradição luterana rejeitou a doutrina calvinista da predestinação: em oposição ao conceito da dupla predestinação de Calvino. 3. Para entendermos a teologia da eleição no calvinismo e no arminianismo temos que começar a partir da visão de Lutero. e isto é conhecido como dupla predestinação. A compreensão de Lutero tem por base a sua leitura da Carta de Paulo aos Romanos. nos momentos de sofrimento. 2 Finalização da doutrina calvinista . ao passo que a de Calvino estava na soberania de Deus. (Cf. 2009 http://jorge pinheiros sanctus. ³Ambos aceitaram a autoridade da Bíblia. porém Calvino relatava que era a escolha soberana e eterna de Deus e que escolhe alguns para salvação. a eleição era uma garantia.

O decreto divino de criar.´ (OLSON.´ (OLSON. mas glorificar a si mesmo pela criação do mundo. 467). era obcecado pela doutrina da predestinação. como afirma Olson (2009). 5. é a seguinte: 1. O decreto divino de aplicar aos eleitos a salvação (a justiça de Cristo). 2009. O decreto divino de predestinar algumas criaturas à salvação e à vida eterna e outras à perdição e aos castigo eterno no inferno. O decreto divino de permitir que os seres humanos caiam no pecado. Foi somente porque os seres humanos caíra no pecado que Deus subsequentemente (pela ordem lógica) decretou a dupla predestinação. e a causa desta afirmação é as alterações que os seus ensinos sofrem depois de sua morte. ³Quando Calvino morreu. p. ³toda a responsabilidade de Calvino caiu sobre Beza. O decreto divino de fornecer meios para a salvação (Cristo e o evangelho) dos eleitos. Com a instituição desta doutrina. 4. assim como a maioria dos calvinistas também deduziu a doutrina da expiação limitada ± que Cristo morreu somente pelos eleitos e não pelos réprobos. ³Beza e os demais calvinistas supralapsários acreditam estar apenas esclarecendo os pormenores lógicos da doutrina da eleição ensinada pelo próprio Calvino´ (OLSON. o infralapsarismo. 469). 2009. o que segundo Olson (2009) o infralapsarismo subordina o decreto divino da predestinação ao decreto de permitir a queda da humanidade no pecado.Muitos afirmam que Calvino não era calvinista. 469) é a seguinte: . Olson (2009) afirma também que segundo os calvinistas infralapsários. Teodoro Beza (1519-1605) era genro de Calvino. 3. Portanto. 2. Alguns estudiosos acreditam que Calvino teria aceitado esta posição. Infra indica subsequência a outra coisa. a ordem típica dos decretos divinos no infralapsarismo para Olson (2009 p. Sendo assim Olson (2009 p. p. 468). muito mais do que Calvino jamais foi. segundo o supralapsarismo. porém. Olson (2009) também destaca que Beza situou a predestinação dentro da doutrina de Deus com a dedução direta do poder. em 1564. há outros que acham que ele teria rejeitado o supralapsarismo e preferido o contrário. ³Beza. 2009. p. e ele e outros calvinistas. dos conhecimentos e do governo providencial de Deus. 469) diz que o calvinismo de Beza de acordo com a ordem típica dos decretos divinos. o propósito supremo de seu plano global não é eleger alguns e reprovar outros.

ou TULIP.1.L. Calvino (1509-1564) já tinha morrido e Armínio (1560-1609) também. 3. obra ou fé prevista neles. 2. Segundo Olson (2009) é discutível se Calvino teria concordado com os todos os cincos. os calvinistas se reuniram para debater as prédicas de Armínio. 5 . E esse axioma foi chamada de os cincos pontos do calvinismo. o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles. principalmente sua Declaração de Sentimento (1605). porém os que consideram reformados ou seguidores de Calvino. Nenhum perderá a salvação.Limited Atonement (Expiação limitada) Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos.html) A palavra TULIP veio depois. concordavam no mínimo com esses cincos axiomas de doutrina. em Inglês. 2 . quer fosse na Grã-Bretanha ou na Europa continental. Houve então a desenvoltura da doutrina calvinista entre as duas escolas de pensamento. O decreto divino de aplicar a salvação aos eleitos e deixar os réprobos (os predestinados à perdição) ao seu destino merecido.U.Irresistible Grace . O decreto divino de criar o mundo e.I. isto é. e isso aconteceu no Sínodo de Dort em 1618-1619. O decreto divino de fornecer o meio de salvação (Cristo) aos eleitos. 3 . sem levar em conta qualquer mérito. 5.blogspot. PREDESTINAÇÃO: PONTO DE VISTA ARMINIANISTA . nele. 4. incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais. O decreto divino de permitir a queda da humanidade.(Graça Irresistível) A Graça de Deus é irresistível para os eleitos. O decreto divino de eleger alguns seres humanos à salvação e á vida eterna e de predestinar outros à perdição e ao castigo eterno. a humanidade. 2009 http://jorge pinheiros sanctus. 3.Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. supralapsária e infralapsária.com/2009/04/doutrina-da-eleicao.Unconditional Election (Eleição incondicional) Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura.P Depois de muita debate sobre as questões entre Armínio e os calvinistas. 3 Sistema da doutrina calvinista: T. 1. (PINHEIROS. Eis a TULIP: 1 . 3. 1.Total Depravity (Depravação total) Todos os seres humanos nascem totalmente depravados. 4 .

]Ele reconheceu ³que o poder que possuímos de obedecer à vontade de Deus é um dom divino. que somos agora tão capazes de obediência à vontade de Deus como ele foi. dizem que eles afirmaram ³que a humanidade não recebeu nenhum prejuízo do pecado de Adão.´ (WATSON.Armínio foi um estudante assíduo da Bíblia. 1 Armínio e Pelágio Sendo esforçados em seus estudos e em 1063 ao se tornar professor de teologia na Universidade de Leyden suas idéias vieram a ser conhecidas publicamente. Ele. conseqüentemente.´ mas afirmou ³que o controle deste poder depende de nós mesmos. 46) disse que ³É importante recordar isso.. contanto que eles plenamente empreguem os poderes e capacidades com que foram dotados.arminianismo. 2009.´ (OLSON. de outra forma. foi de ser comparado com o pensamento pelagiano. os homens são nascidos sem vício assim como sem virtude. Pelágio foi um monge britânico de certa posição e de uma reputação muito elevada.]Em sua luta pela verdade de suas doutrinas. 475). González (1984 p. podendo resistir a graça salvadora pelo . viver sem pecado.´ 3. que a morte natural não é uma conseqüência do pecado de Adão. 2. com seu amigo Celéstio. teria sido cruel e absurdo propor à humanidade o cumprimento de certos deveres. onde viveram logo no início do quinto século. os quais. formam três grandes volumes.´ [. mas da constituição física do homem. que.php? option=com_content&view=article&id=887:pelagianos&catid=161:rich ard-watson-dicionario-biblico-e-teologico-&Itemid=41 Não se sabe quando surgiu estas acusações. uma facção religiosa que surgiu no quinto século.. e que. ³Armínio expressou sua teologia em vários tratados publicados..´ Pelágio também é acusado de ter afirmado ³que é possível aos homens. e que Adão teria morrido ainda que não tivesse pecado. exceto nos que debatiam. Para Armínio o homem era dotado de vontade livre pelo próprio Deus. não concordou com alguns ensinos de Calvino e de seus principais expoentes. p. com a aprovação de recompensas e a ameaça de punições. [. e se opuseram com veemência a certas opiniões aceitas a respeito do pecado original e da necessidade da graça divina. viajaram para Roma. podem provavelmente terem surgidos depois do Sínodo de Dort. visto que frequentemente se diz que o arminianismo é o contrário do calvinismo. a mais pesadas delas.. 2008 http://www. juntos. Armínio foi acusado de heresias. quando na realidade tanto Armínio como seus seguidores eram calvinistas em todos os pontos.com/index. PELAGIANOS.

ninguém pode afirmar que seus pressupostos iam contra o que a igreja ensinou por quase 1500 anos. mas que deixaria em pecado e sob a ira de todos os impenitentes e incrédulos e os condenaria pela alienação a Cristo. 2 Armianianismo: Uma teologia centrada em Deus Roger Olson começa seu artigo: O Arminianismo é uma teologia centrada em Deus. O primeiro decreto absoluto de Deus sobre a salvação do pecador é aquele pelo qual decretou que nomeava seu Filho Jesus Cristo mediador. ³Meus próprios sentimentos a respeito da predestinação´ I. 476) 3. Olson continua dizendo que se Finney é um bom exemplo de um arminiano é altamente questionável. (NICHOLS. 2009 p. NICHOLS apud OLSON. 2.474).. Porém. Olson (2009 p. dizendo que uma das críticas mais comuns ao Arminianismo por seu adversários é que ele é uma ³teologia centrada no homem´. pela qual desde a eternidade ele sempre soube quais os indivíduos que. Depois desses. NICHOLS apud OLSON.479) elucida que na Declaração de sentimentos.. ³A teologia de Jacobus . Armínio propôs um esquema alternativo de quatro decretos divinos a respeito da salvação intitulado.. O terceiro decreto divino é aquele pelo qual Deus decretou que administraria de modo suficiente e eficaz os meios que eram necessários ao arrependimento e à fé [.] IV. perseverariam. 2009 p. pela graça subsequente. redentor.] II. salvador.. creriam e. segue-se o quarto decreto pelo qual Deus decretou a salvação ou a perdição das pessoas. III. Muitos confundem o arminianismo clássico com o arminianismo dissolvido por homens como Charles Finney. Ele escreveu na Declaração de Sentimentos ³acredito não ter ensinado ou nutrido sentimentos a respeito da justificação do homem diante de Deus que não fossem unanimemente mantidos pelas igrejas reformadas e protestantes e estivessem de total acordo com suas opiniões expressa.mesmo.. sacerdote e rei [.´ (NICHOLS.] se cumpriria a salvação dos penitentes e crentes que perseverassem até o fim. pela graça [preveniente]. o alvo do artigo é relatar sobre o arminianismo clássico. O segundo decreto exato e absoluto de Deus é aquele pelo qual decretou que receberia em favor aqueles que se arrependessem e cressem e que. 479) Pelos escritos de Armínio. ³O próprio Armínio não poupou esforços para comprovar seu compromisso e suas credenciais teológicas protestantes. p.´ (OLSON. Esse decreto se fundamenta na presciência de Deus.. 2009. em Cristo [.

portanto..] antecede. sustenta o homem contra a carne. esclareço que com ela me refiro à graça de Cristo que pertence à regeneração: afirmo. que sua vontade é obstinada e desobediente e que o próprio homem está morto em pecados. [. ela nos desperta. incapacitada para produzir qualquer bem espiritual e dava todo crédito pela salvação a Deus. para o devido controle das emoções e para a inclinação da vontade ao que é bom. Nesse sentido seu conceito de liberdade humana diferia da visão de Pelágio. considerava que a vontade do homem natural caído está degenerada.Arminius ressalta a liberdade humana. e merecia parte da salvação. 2009 p. Acreditava no pecado original.. Ela afasta as tentações. antes. É a graça que [. cometo uma falácia em relação à palavra ³graça´. Confesso que a mente [. (NICHOLS.. 2.blogspot.. Para que não se diga que eu. o livre-arbítrio. Essa graça [.. opera para queiramos o bem. coopera para que não o queiramos em vão. de Jesus Cristo e não de indivíduos sem ele. 481) ³a graça descrita por Armínio nessa declaração um tanto longa é a graça preveniente. Collibus: A respeito da graça e do livre-arbítrio. acompanha e segue. assim como Pelágio. que suas afeições são corruptas e imoderadas. você estaria praticando uma ³boa obra´ quando você recebe a graça. ajuda e oferece socorro em meio às tentações.´ (PINHEIROS. é o que a promove.] A graça é o princípio da salvação.com/2009/04/doutrina-da-eleicao. NICHOLS apud OLSON. o livre-arbítrio não tem a capacidade de fazer ou de aperfeiçoar qualquer bem espiritual genuíno sem a graça. aperfeiçoa e consuma. a predestinação era... Segundo Olson (2009) isso partiria para um consenso do pelagianismo em que a pessoa contribui para sua própria salvação.] do homem natural e carnal é obscura e escura. 2009 http://jorge pinheiros sanctus. que a graça é simples e absolutamente necessária para a iluminação da mente. e nessa grande luta concede ao homem a satisfação da vitória.html).. 3. assiste. portanto. 481) Segundo Olson (2009 p. Armínio sempre deu ênfase a salvação pela graça e não pelas boas obras. ensino conforme as Escrituras e consentimento ortodoxo.] força a vontade a colocar em prática boas ideias e os bons desejos. o mundo e Satanás.. Olson (2009) diz que para Armínio. Armínio explica melhor em uma carta endereçada a Hipólito A. É a graça que Deus oferece e concede a todas pessoas de alguma forma e é absolutamente necessária pra os . A solução de Armínio para esse problema delicado é o conceito-chave da ³graça preveniente´. 3 Graça preveniente Os calvinistas acusam os arminianos de dizerem que se você pode escolher entre aceitar a graça ou rejeitá-la.

Porém é importante ressaltar que o Espírito Santo que opera dentro dessas pessoas. 2009 http://jorge pinheiros sanctus.Eleição condicional: Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé em Cristo.html) Em seu artigo Olson (1999) diz que John Wesley foi o principal ³arminiano do coração´ no século dezoito. mas a eleição depende do arrependimento.Graça resistível: Os homens podem resistir à Graça de Deus para não serem salvos. em todas as épocas e lugares.´ Olson (1999) . Colocando assim toda iniciativa e capacidade de salvação a favor de Deus e reconhece a total incapacidade do ser humano de contribuir para a própria salvação sem a graça auxiliadora sobrenatural de Cristo. 2 . e seu movimento metodista foi profundamente caracterizado pela teologia arminiana do ³livre-arbítrio´. que o acusavam de ter tendências humanísticas e católicas por causa de sua rejeição da eleição incondicional e da crença no livre-arbítrio.´ (OLSON. precisa cooperar simplesmente aceitando a necessidade da salvação e permitindo que Deus outorgue a dádiva da fé. 5 .481). apresentada à igreja holandesa em 30 de outubro de 1605. 4 .´ Para Armínio estamos predestinados à salvação. ³Nós arminianos clássicos ± nem todo arminiano é um arminiano clássico ± cremos que Deus poderia controlar tudo mas escolhe estar no comando ao invés de controlar tudo a todo instante. A auto-limitação de Deus não impugna a majestade e a soberania de Deus.Expiação ilimitada: Cristo morreu por todos os seres humanos. 3 . ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece.Decair da Graça: Homens salvos podem perder a salvação caso não perseverem na fé até o fim. p.pecadores caídos ± mortos em pecados e escravos da vontade ± creiam e sejam salvos. 2009. Em sua Declaração de Sentimentos. ³a vontade humana. livre pela graça preveniente (a operação do Espírito Santo dentro da pessoa). ele sintetizou a sua posição em cinco pontos: 1 . Wesley afirmou a absoluta necessidade da graça preveniente (capacitante mas resistível) de Deus para superar a ferida mortal do pecado e ter livre-arbítrio suficiente para aceitar ou rejeitar a graça salvadora responsavelmente.blogspot. Àqueles evangélicos de seu dia.Capacidade humana e liberdade de escolha: Todos os homens embora sejam pecadores.com/2009/ 04/doutrina-da-eleicao. (PINHEIROS.

Artigo VII: Doutrinas e Práticas reprovadas.4 CONCLUSÃO Pode-se ressaltar que Armínio tinha uma teologia reformada. ou dominar bem o inglês.org. em primeiro lugar a Assembleia de Deus americana contém uma posição acerca de qual é a posição da Assembleia de Deus sobre a segurança da salvação do crente. O interessado também poderá visitar sites em português. pois. apesar de suas divergências tanto com Calvino. Armínio não quis fazer de Deus o autor do pecado nem do homem um autômato. que tem muitos artigos acerca do assunto. pois os básicos não oferecem aprofundamento sobre a história da igreja. Papel e Posição: A segurança do crente. há uma imensidão de livros publicados em inglês acerca do arminianismo clássico. . [. basta visitar o site: www.] Armínio respondia à insistência calvinista sobre a perseverança dos santos afirmando que Deus concedia aos santos uma graça tamanha que eles não precisariam cair.ad. Para ter uma compreensão melhor da soteriologia arminiana. por ter herdado o pecado de Adão. a qual contém a delimitação oficial desta posição que é encontrada no Estatuto Social do conselho Geral. está sob a ira de Deus. E por último. 293) diz: Tanto Armínio quanto Calvino ensinavam que o homem. embora a Bíblia praticamente ensinasse que era possível ao homem perder a salvação. como por exemplo: Arminian Theology: Myths and Realities e Against Calvinism de Roger Olson.. p.. o assembleiano deverá estudar em um curso superior de bacharel de teologia. quanto aos seguidores após ele Cairns (2008.

2011. ____.com/index.php?option=com_content&view=article&id= 917:roger-e-olson-nao-me-odeie-porque-sou-arminiano&catid=181:vol-43-nr10&Itemid=28 Acesso em: 03 nov. 2011. 2011 PINHEIROS Jorge..REFERÊNCIAS CAIRNS. 2003 OLSON. Roger E. Disponível em:Lhttp://www. Earle Edwin.php?option=comcontent& view=article&id=1217&Itemid=56 Acesso em : 05 nov.com/index. ed.arminianismo. São Paulo: Vida. 2011.com/index. Disponível em: http://jorgepinheiro sanctus. 47. Porto Alegre: Concórdia. Dicionário Bíblico e Teológico. WATSON Richard.html Acesso em: 04 nov. História da Teologia Cristã: 2000 anos de tradição e reformas. 2011.blogspot.arminianismo.B. História da teologia. 2011. BREVE DICIONÁRIO DE TEOLOGIA. 46. 2008 Disponível em: http://www.wordpress. O cristianismo através dos séculos: uma história da Igreja Cristã. 2011. A Doutrina da Eleição Calvinismo. p.Sociedade Arminiana em Língua Portuguesa.arminianismo. Uma história resumida da vida de James Arminus. 7. 2008. Disponível em:lhttp://www. ed. São Paulo: Vida Nova.php?option=com_content&view=article&id= 887:pelagianos&catid=161:richard-watson-dicionario-biblico-e-teologico-&Itemi d=41 Acesso em: 04 nov. GONZÁLEZ Justo L. 2009. 2.arminianismo. W.com/2009/04/doutrina-da-eleicao. Arminianismo e o Equilíbrio da Doutrina Batista. 1999 Disponível em: http://www. 2009. .R.php?option=com_content&view=article &id=186:vida-de-arminius&catid=114&Itemid=42 Acesso em: 05 nov.com/livros-2/sociedade-arminiana/ Acesso em: 03 nov. 2011 Disponível em: http://arminianos. HÄNGGLUND. 2007. Bengt.com/index. Não me odeie porque sou arminiano. OLSON Roger E.