You are on page 1of 19

Compartilhar / Favoritos

O WinPE 3.0 é uma ferramenta muito útil para auxiliar no processo de instalação do Windows 7, porém a versão original, que é obtida juntamente com o download do Windows AIK, é muito limitada, com interface em modo texto apenas. Não possui o gerenciador de arquivos Windows Explorer nem o browser Internet Explorer. A intenção deste artigo é mostrar ao leitor como personalizar o WinPE 3.0, de forma a incluir uma barra de tarefas para inicialização gráfica de aplicativos, e também como incluir diversos aplicativos, como um gerenciador de arquivos, prompt de comando, Mozilla Firefox, gerenciador de partições, ferramenta de recuperação de arquivos (Undelete), WireShark, entre outros. Além disso iremos colocar uma instalação do UltraVNC e também do BgInfo, de forma que ao inicializar o WinPE, o UltraVNC Server entre em funcionamento e o BgInfo mostre o IP do computador (obtido via DHCP). Desta forma teremos uma ferramenta em que será possível prestar assistência remota a um computador de um usuário, mesmo que o Sistema Operacional não inicialize. Você simplesmente terá que instruir o usuário a inicializar o WinPE - via USB, CDROM ou PXE (Rede) - e solicitar o endereço IP que aparece na tela. Dai é só se conectar remotamente via UltraVNC Client e fazer backup do computador, corrigir eventuais problemas e até instalar uma nova imagem do Windows. Batizei minha versão personalizada do WinPE 3.0 de RedPE (devido ao fundo de tela vermelho). Vou explicar todos os passos utilizados para personalizar o WinPE até chegar no RedPE, com a adição de todos os softwares e configurações sugeridas. Este tutorial apresenta os passos para personalizar o WinPE 3.0 versão de 32 bits (x86). Você pode seguir exatamente os mesmos passos para a versão de 64 bits (amd64), tomando o cuidado de instalar as versões corretas dos softwares para o Windows de 64 bits. Este artigo faz parte da série de tutoriais sobre Implantação do Windows 7.

personalização do WinPE 3. Se preferir você pode queimar o ISO num CD.Interface gráfica para o Imagex. Pode ser útil para editar ou visualizar Kit de Instalação Automatizada do Windows 7 – Windows AIK.0.Ferramenta do Sysinternals para mostrar informações no papel de muito bem. Também recomendo o FreeCommander Mozilla Firefox Portable Edition . • • • • • Putty Portable .Ferramenta para recuperar arquivos apagados.Gerenciador de arquivos.Gerenciador de particionamento de discos. Recomendo o MagicDisc que é gratuito e funciona Computador com sistema operacional Windows Vista. se preferir. Só instale este software se for para uso doméstico. Microsoft para salvar e gravar imagens de partições de discos. Baixe aqui. Piriform Recuva .Compactador de arquivos.Assistência remota para o computador.Editor de textos. • • • • • • scripts. Instalação do Windows AIK. Notepad++ Portable . GImageX .Browser Firefox.Gravador de CD/DVD para possíveis backups. RocketDock . ClamWin Portable . Ferramenta para abrir o ISO do AIK. Wireshark Portable . UltraVNC . BgInfo . 7 ou 2008.Pré-Requisitos Tenha em mãos: • • • • • • parede. Minha sugestão de softwares gratuitos: 7-Zip .Cliente SSH. • Partition Wizard Home Edition .Anti-Vírus.Barra de Tarefas personalizável no estilo MacOS. que é a ferramenta oficial da InfraRecorder Portable . compre a versão Professional ou superior. . CubicExplorer .Capturador de pacotes de rede. Resumo São esses os passos que iremos seguir: 1. Se for utilizar em um ambiente empresarial. para instalação do AIK e Softwares a serem instalados no WinPE.

Siga os passos da instalação deixando os valores padrão. pule para o próxima passo. Instalação dos softwares. 1. Tutorial Vamos por a mão na massa.exe que vem no CD e na tela que se abre clique em Instalação Windows AIK. 4.2. Instalação do Windows AIK Se você já instalou o Windows AIK. Fechamento e geração de ISO. Feche a janela ou clique em Sair. O Windows AIK vem no formato ISO. Preparação do ambiente para instalação dos softwares. . Utilize um programa como o MagicDisc para abri-lo ou então queime o ISO num CD/DVD. Execute o arquivo StartCD. 3.

Não se preocupe em criar esta pasta. 2.cmd x86 c:\winpe_x86 Se preferir uma imagem de 64 bits troque x86 por amd64 no comando acima. Uma nova janela como a abaixo será mostrada: Em seguida digite: copype. ela será criada automaticamente para você. Microsoft Windows AIK. fácil e rápido. clique em Iniciar. Preparação do ambiente para instalação dos softwares Vamos preparar o WinPE padrão para receber nossas modificações. O resultado será o seguinte: .Simples. Passo 1: Com o Windos AIK instalado. A estrutura do WinPE será copiada para a pasta winpe_x86. Clique com o botão direito do mouse sobre Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação e escolha a opção Executar como administrador.Todos os Programas.

caso contrário a execução do comando acima irá falhar.wim 1 mount ATENÇÃO: É importante executar o Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação como usuário administrador. Para isso digite: imagex /mountrw winpe. O WinPE será montado na pasta c:\winpe_x86\mount: .Passo 2: Para personalizar o WinPE vamos primeiro montar a imagem do WinPE.

Primeiro vamos compartilhar a pasta c:\winpe_x86\mount para poder montar a pasta X: como um compartilhamento de rede. vamos mapear a pasta c:\winpe_x86\mount para o drive X: em nossa máquina. Para facilitar a intalação de softwares padronizados neste drive. Abra o Windows Explorer (Tecla Windows+E) e navegue até a pasta c:\winpe_x86: .Passo 3: Quando o WinPE é inicializado. o drive padrão é o X:.

conforme ilustra a imagem abaixo: Seu usuário já vai estar pré-incluido com a opção Leitura e Gravação. . Clique no botão Compartilhar e no final no botão Pronto.Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta mount e escolha Compartilhar com Pessoas específicas...

No Windows Explorer pressione a tecla Alt para mostrar a barra de menus e selecione a opção Ferramentas.Agora a pasta está compartilhada. Na tela que se abre selecione a Unidade: X: e no campo Pasta: digite \\localhost\mount. . Mapear unidade de rede...

.

Após copiar.Clique no botão Concluir. Se não conseguir instalar no drive X:. você pode desinstalar o 7-Zip sem problemas. Uma nova janela do Windows Explorer será aberta com o drive X: em evidência: Toda a instalação de softwares e personalização do WinPE será feito diretamente nesta pasta X: 3. instale no drive C: e em seguida copie a pasta C:\Program Files\7-Zip para X:\Program Files\7-Zip.exe para a pasta X:\Program Files\Bginfo. Na tela que se abre digite: Endereço IP: <IP Address> . Instalação dos softwares 7-Zip Baixe o instalador e quando ele perguntar qual a pasta de instalação. BgInfo Descomprima o arquivo Bginfo. escolha X:\Program Files\7Zip.exe e clique no botão Agree para aceitar a EULA. se desejar. Execute o Bginfo.

Por fim. .Em Position.. Basta escolha a opção que mais gosta na caixa Fields e clicar no botão <. escolha a posição que achar mais adequada. Save as e salve com o nome bginfo. Iremos utilizar este arquivo para mostrar o endereço IP como papel de parede. ClamWin Portable Execute o instalador do ClamWim e escolha a pasta X:\Program Files\ClamWinPortable para instalação. clique em File.exe e execute o download da base de dados de vírus.Add.. Isso será feito após a instalação e configuração de todos os softwares. configure Proxy se for necessário para sua rede e outros opções que julgar necessário. Execute o Aplicativo X:\Program Files\ClamWinPortable\ClamWinPortable. Se desejar pode colocar outras opções que julgar necessário como fundo de tela.bgi na pasta X:\Program Files\Bginfo.

é recomendável desabilitá-lo pois algumas configurações de proxy não funcionam corretamente para fazer isso acesse a página: about:config e coloque o valor true em netword. Configure o Idioma executando o programa e escolhendo Portuguese (Brazilian) em Options. Reinicialize o Firefox para que as novas configurações tenham efeito. você pode excluir a pasta do CubicExplorer do disco C:. no menu Ver. Para que o CubicExplorer funcione corretamente no WinPE é necessário criar a pasta X:\Windows\System32\config\systemprofile\desktop. Languages. Como a tela do WinPE tem resolução fixa de 800x600. escolha X:\Program Files\CubicExplorer.. baixe o GImageX e descomprima o arquivo install\x86\gimagex. InfraRecorder Portable Baixe e instlae o InfraRecorder para a pasta X:\Program Files\InfraRecorderPortable. Execute o aplicativo e a partir dele acesse http://br. CubicExplorer Baixe o instalador e quando ele perguntar qual a pasta de instalação.org/firefox/idiomas e instale a extensão para Português do Brasil e também o Locale Switcher. Configuration.exe para a pasta X:\Windows\System32. . O Firefox deverá ser reiniciado.exe que está na pasta C:\Program Files\Windows AIK\Tools\x86 para a pasta X:\Windows\System32. Selecione o idioma português em Tools. O Firefox vem com o IPv6 habilitado por padrão. Personalize as opções de proxy e a página inicial. Language. se desejar. Mozilla Firefox Portable Edition Baixe e instale o Mozilla Firefox em X:\Program Files\FirefoxPortable. Se não conseguir instalar no drive X:. Barras de ferramentas. instale no drive C: e em seguida copie a pasta C:\Program Files\CubicExplorer para X:\Program Files\CubicExplorer.dns. Antes de mais nada. É possível colocar o menu no idioma português. Execute X:\Program Files\CubicExplorer\CubcExplorer. Feche o Firefox. caso contrário a aplicação irá gerar um erro ao ser iniciada.mozdev.. Após copiar.Toda vez que precisar executar o ClamWin a partir do WinPE é recomendável que se execute uma atualização da base de dados de vírus.. Em seguida. recomendo ocultar a barra de favoritos e os menus em Exibir.exe e personalize-o da forma que julgar necessário.disableIPv6. GImageX O GImageX é a interface gráfica para o imagex. copie o arquiovo imagex. Idioma.

UltraVNC Instale o UltraVNC em X:\Program Files\UltraVNC deixando as opções padrão. Desmarque a opção Require MS Logon. Configure o Putty da forma que julgar necessário e save a sessão como Default Settings.2 para X:\Program Files\MiniTool Partition Wizard Home Edition 5.. Putty Portable Instale o Putty na pasta X:\Program Files\PuTTYPortable. O Vista addons e o mirror driver são opcionais. O UltraVNC Server será executado e um ícone azul com um olho dentro será mostrado na Área de Notificação do lado do relógio. certificando-se de que está instalando o componente Full installation. Vamos configurar o modo Server do UltraVNC para podermos nos conectar no WinPE e oferecer assistência remota. Configure o idioma português em Settings. Clique com o botão direito do mouse nesse ícone e escolha Admin Properties. Piriform Recuva A pasta padrão do Recuva é C:\Program Files\Recuva. Preferences. Localization. Instale-o nesta pasta e depois copie-a para X:\Program Files\Recuva. Todos os Programas. execute o UltraVNC Server em Iniciar. Marque a opção Capture Alpha-Blending. Faça outras alterações que julgar necessário e clique em OK. Instale-o em X:\Program Files\MiniTool Partition Wizard Home Edition 5.. O arquivo ultravnc. Recomendo que atualize. General. UltraVNC Server.2..Notepad++ Portable Baixe e instale o Notepad++ na pasta X:\Program Files\Notepad++Portable. Partition Wizard Home Edition Baixe e execute o instalador do Partition Wizard.ini será atualizado com suas configurações. Se não for possível. Para fazer isso. Minhas configurações ficaram assim: . Marque a opção Accept Socket Connections e Defina uma senha em VNC Password. instale no drive C: e copie todo o conteúdo da pasta C:\Program Files\MiniTool Partition Wizard Home Edition 5. Baixe-os se julgar importante.2. Na primeira execução ele pode pedir para atualizar plugins. UltraVNC. Depois da cópia pode desinstalar o aplicativo.

No Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação. Para o Wireshark funcionar no WinPE será necessário baixar e instalar os drivers do WinPcap.inf" . que foi aberto lá no começo do tutorial digite: dism /image:c:\winpe_x86\mount /Add-Driver:"c:\winpe_x86\mount\Program Files\WinPcap\winpcap.Wireshark Portable Baixe a versão Windows PortableApps do Wireshark e instale-o na pasta X:\Program Files\WiresharkPortable.cab para X:\Program Files\WinPcap. Baixe e extraia o conteúdo do arquivo winpcap-1.4.

Em Configurações do Dock marque a opção Salvar configurações em arquivo .exe com o argumento reboot. Ele irá aparecer como uma barra personalizada no topo do monitor.INI (fácil portabilidade).O Driver do WinPcap será instalado na imagem do WinPE.exe. Copie o conteúdo da pasta X:\Program Files\WinPcap\files para a pasta X:\Windows\System32. No final da personalização clique com o botão direito e escolha Sair. descomprima-o e coloque-o em X:\Windows\System32\drivers. Em Ícones mude o tamanho para 29px e a Ampliação para 32px. Execute o RocketDock.sys para a pasta X:\Windows\System32\drivers. RocketDock O RocketDock servirá de interface para iniciar os softwares do WinPE personalizado.exe. Baixe-o e instale-o em X:\Program Files\RocketDock. Adicione novos Items do tipo Arquivo. Copie o arquivo X:\Program Files\WinPcap\files\npf. O ícone que utilizei pode ser baixado aqui. Remova todos os ícones clicando com o botão direito do mouse no ícone e escolhendo Remover Ícone. Minha barra personalizada ficou assim: . Você pode colocar um ícone personalizado na pasta X:\Program Files\RocketDock\Icons.dll. Baixe o arquivo npptoolls. O Gerenciador da Área de Trabalho está em X:\Windows\System32\taskmgr. O botão de reinicialização do WinPE é o X:\Windows\System32\wpeutil. Para adicionar o Prompt de comando crie um atalho para X:\Windows\System32\cmd. Clique com o botão direito do mouse e configure-o de acordo com as suas preferências. apontando para os aplicativos do drive X:.

ini na pasta X:\Windows\System32 com o seguinte conteúdo: .Se preferir pode baixar meu arquivo de personalização Settings.bmp.ini e gravá-lo em X:\Program Files\RocketDock. vamos preparar o WinPE para inicialiazar o RocketDock automaticamente no boot e inicializar alguns drivers e programas. Precisa ser um arquivo bmp com resolução 1024x768. O arquivo que usei é esse: Scripts de Inicialização Agora que já temos todos os programas e a barra de inicialização configurada. Fundo de Tela Altere o fundo de tela simplesmente sobrescrevendo o arquivo X:\Windows\System32\winpe. Crie um arquivo com nome winpeshl.

[LaunchApp] [LaunchApps] %SYSTEMDRIVE%\Windows\System32\startnet. faça um backup da pasta X:\Program Files antes de prosseguir.exe" Abra o arquivo X:\Windows\System32\startnet.exe" "%SystemDrive%\Program Files\Bginfo\bginfo. Depois de tudo fechado execute o seguinte comando no Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação: . wpeinit echo Desabilitando Firewall wpeutil DisableFirewall echo Ajustando fundo de tela "%SystemDrive%\Program Files\Bginfo\bginfo.exe -i echo Iniciando driver winpcap (Wireshark) npf_mgm.cmd e substitua seu conteúdo pelo seguinte: @echo off echo Aguarde. Só mantenha aberto o Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação. Se algum programa estiver aberto quando formos gerar a imagem o Windows pode não conseguir salvar todos os dados e seu trabalho poderá ser perdido. Fechamento e geração de ISO Feche todas as janelas do Windows Explorer e também todos os programas que ficaram abertos...exe echo Instalando driver winpcap (Wireshark) npf_mgm.bgi" /timer:0 /silent /nolicprompt echo Iniciando Ultra VNC Server start /D "%SystemDrive%\Program Files\UltraVNC\" winvnc. Para evitar ter que fazer tudo novamente.exe -s 4. inicializando RedPE. echo Iniciando rede.cmd AppPath = "%SYSTEMDRIVE%\Program Files\RocketDock\RocketDock...

Seguindo todos os passos deste artigo você vai conseguir uma personalização exatamente igual a minha.wim foi salvo com sucesso.iso Agora é só gravar o ISO em um CD ou ainda copiar o conteúdo da pastac:\winpe_x86\ISO para um Pendrive e inicializar um computador com ele.imagex /unmount /commit c:\winpe_x86\mount Se tudo ocorreu bem o arquivo C:\winpe_x86\winpe. Ai está um PrintScreen da tela do RedPE: . Para aprender como preparar um Pendrive para boot. leia este tutorial. Observações Não vou disponibilizar minha versão personalizada do WinPE pois não tenho certeza sobre o licenciamento da Microsoft.com c:\winpe_x86\ISO c:\winpe_x86\winpe_x86. Copie o arquivo winpe.wim para o diretório de boot: copy c:\winpe_x86\winpe.wim c:\winpe_x86\ISO\sources\boot.wim Você pode gerar um ISO executando o comando: oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.

Qualquer dúvida. . sugestão ou relato de erros é só postar nos comentários.Espero que o artigo tenha sido útil.