You are on page 1of 59

GEOLOGIA DO PETRÓLEO

Prof. Klédson Tomaso
e.Mail: kledsont@gmail.com

1 - GEOLOGIA DO PETRÓLEO - 30 h
n

MACRO-TÓPICOS: 1 - Fundamentos de Geologia / Bacias Sedimentares / Origem do Petróleo
n

2 - Rochas Geradoras / Rochas Reservatórios e Selantes / Perfilagem a Poço Aberto 3 - Geologia Exploratória / Geologia de Desenvolvimento

n

1-n GEOLOGIA DO PETRÓLEO - 30 h
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Geologia Geral - Popp, J. H. - LTC Editora 1998
n

Geology of Petroleum - Levorsen, A .- 2nd ed - W. H. Freeman & Co. 1967 Oilfield Water Systems - Patton, Charles C. Campbell Petroleum Series 2nd Edition - 1977 Fundamentos de Engenharia de Petróleo Thomas, J. E. et al. - Editora Interciência - 2001

n

n

BIBLIOGRAFIA
Ø Avaliação de formações no Brasil, Wec Brasil. Coordenada por Eduardo José Viro. Schulumberger, 1985; Ø XXXI Congresso Brasileiro de Geologia.Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo RS/SC. Balneário de Camboriú. Boletim nº2 – Resumos; Ø Origem e evolução de Bacias Sedimentares. Coordenadores: Guilherme Pederneiras Raja Gabaglia e Edison José Milani. Petrobrás, 1990; Ø Site: www.anp.gov.br; Ø MELLO, L. A. M. de. Geoquímica do petróleo. Rio de Janeiro: Cenpes – Petrobras, 1984; Ø PETROBRAS. Cadernos Petrobras. Rio de Janeiro: Unidade de Comunicação Institucional da Petrobras, agosto de 2002.

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA

Klédson Tomaso
e.Mail: kledsont@gmail.com

O que pensamos quando se fala em geologia? n Ciências geológicas acham-se vinculadas a: n n n Rochas e minerais Tectônica de placas. vulcões e terremotos Petróleo e outros bens minerais n Mas poucas vezes lembramos do ambiente e das mudanças ambientais n Poderia haver um estudo do passado da Terra se não houvesse mudanças ambientais? Como seria possível construir esse passado do planeta? .

Vale do Rio Jed. Escócia .

Okotoks. Alberta (Canadá) Como a rocha se formou? Na terra ou na água? Era raso ou profundo? Como era a salinidade? Água límpida ou turva? Havia muita luz solar ou pouca? PROVE ISSO ! Água quente ou fria? Ambiente oxidante ou redutor? .

Kananaskis. Alberta. Canadá E essa amostra. como se formou? .

Okotoks. Alberta (Canadá) O que havia nesse lugar? Água ou terra? Quão profundo? Calor ou frio? O que era possível ver naquele momento? Que cheiros existiam? .

sul de Alberta (Canadá) Como podemos recriar a história disso? . Frank slide.Crowsnest Pass.

Escócia O que essa paisagem conta sobre sua história? .Siccar Point.

Hilo. Havai: derrames vulcânicos Que elementos precisamos enfatizar para saber como era essa paisagem antes? .

O que os estudantes precisam saber sobre Ciências da Terra? .

Que idéias centrais podem ser exploradas a partir da interpretação das rochas? n n n Habilidade de pensar hipoteticamente e construir e narrar a história do que pode ter ocorrido com a amostra ou com o local visitado Capacidade para investigar um certo fenômeno a partir de vestígios do que ocorreu e alcançar conclusões com base em pequeno número de dados (aos moldes do conto policial) Habilidade para resolver problemas desafiadores e compreender processos ocorridos no passado (eventos históricos) .

portanto.O que as geociências informam sobre a Terra? n n n n Uma idéia central fornecida pelas geociências é a noção de tempo geológico: uma escala de tempo que combina eventos de diferentes duração A idéia de tempo geológico é central para compreender que o ambiente terrestre mudou e continua mudando ao longo das eras O ambiente atual é. somente um de um estado de uma série de estados que dominaram a Terra Sabemos que o ambiente muda ao longo do tempo porque parte dessas transformações .

O Planeta e suas origens .

Cronologia do Big Bang .

Cronologia do Big Bang .

Constituição mineralógica da crosta continental .

Estrutura interna da Terra .

Estrutura interna da Terra .

Estrutura interna da Terra .

Estrutura interna da Terra .

Estrutura interna da Terra .

Estrutura interna da Terra .

Estrutura interna da Terra .

e a expansão dos fundos oceânicos. identificada no início do século XX.Tectônica Global ou de placas n n É uma teoria da geologia desenvolvida para explicar o fenômeno da deriva continental. detectada pela primeira vez na década de 1960. sendo a teoria atualmente com maior aceitação entre os cientistas que trabalham nesta área. . A teoria da tectônica de placas surgiu a partir da observação de dois fenômenos geológicos distintos: a deriva continental.

Sedimentos e processos sedimentares .

Sedimentos e processos sedimentares .

. porém esta alteração ocorrem "in situ". ou seja. O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra.Intemperismo Intemperismo é um conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à transformação dos minerais e portanto das rochas. sem deslocamento do material.

Intemperismo Químico .

Propriedades dos sedimentos e ambientes sedimentares .

O ciclo das rochas .

PRINCIPAIS ETAPAS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO vEXPLORAÇÃO vPERFURAÇÃO vDESENVOLVIMENTO vPRODUÇÃO vTRANSPORTE vREFINO DO PETRÓLEO E PROCESSAMENTO DO GÁS vPETROQUÍMICA .

EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO DEFINIÇÃO: Conjunto de operações ou atividades destinadas a avaliar áreas objetivando a descoberta e a identificação de jazidas. .

EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS Área total das bacias sedimentares brasileiras: 6.1 milhões km2 .

EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO .

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO Tipos de Rochas : v Rochas Ígneas v Rochas Metamórficas v Rochas Sedimentares .

Processo de transporte e de deposição . Processo de formação. 1 .ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO As rochas sedimentares.

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO 2 – Compactação dos sedimentos e influência da movimentação costeira As rochas sedimentares emergem do fundo do mar O mar avança sobre o continente e as camadas de rochas sedimentares submergem .

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO INTRUSÕES vDomos salinos vIntrusões vulcânicas .

capazes de interromper o fluxo de petróleo no interior da rocha reservatório. .ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO ARMADÍLHAS Armadilha são estruturas geológicas e/ou alterações na estratigrafia das rochas sedimentares.

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADÍLHAS vArmadílhas Estruturais vArmadílhas Estratigráficas vArmadílhs Combinadas .

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO ARMADÍLHA ESTRUTURAL .

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO ARMADÍLHA ESTRATIGRÁFICAS .

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOLOGIA DO PETRÓLEO ARMADÍLHA COMBINADAS .

Estruturas acumuladoras de HC .

Seção sísmica .

Origem do petróleo .

no Azerbaijão. para os padrões da época. aquecimento e iluminação de casas. do Egito. calafetação de grandes construções. quando Marco Polo viajou pelo norte da Pérsia. da Pérsia e da Judéia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas. já era produzido em escala comercial.Histórico do petróleo n Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4000 a. No início da era cristã. . Os povos da Mesopotâmia. O petróleo de Baku.C. devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. bem como lubrificantes e até laxativo. os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação. em 1271.

Origem do petróleo n n A hipótese ortodoxa (tradicional) leva em conta que com o incremento de temperatura. . as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas. com o aumento da pressão o querogênio (parte insolúvel da matéria orgânica modificada por ações geológicas)se altera e a maioria do petróleo é formado. em um processo denominado catagênese. Catagênese à processo em que. gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos.

ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas.Origem do petróleo n Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que. até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho. sob a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha impermeável chamada rocha reservatório . após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão.

Origem do petróleo n A maioria dos geólogos ainda acredita que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos). .

A teoria orgânica do petróleo é a mais aceita dentre outras explicações para a sua formação. sendo posteriormente cobertos pela lama e partículas sólidas decantadas. segundo essa teoria. pequenas plantas e outros seres microscópicos existentes nos mares. assentaram no leito marinho. sob a ação da pressão das amadas que continuaram a se depositar. Nessas ondições e com o passar de milhões de anos. também ransportaram grandes massas de plantas e animais microscópicos que após se untarem com grandes volumes de plânctons.A ORIGEM DO PETRÓLEO A TEORIA DA ORIGEM ORGÂNICA DO PETRÓLEO. supõe-se que os rios que carrearam s sedimentos que resultaram na formação das rochas sedimentares. matéria orgânica aprisionada transformou-se em compostos de hidrocarbonetos . da temperatura e ação bacteriana.

A ORIGEM DO PETRÓLEO PROCESSOS DE DEPOSIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA .

• Migração primária. • Rocha reservatório. • Rocha capeadora.FATORES ESSENCIAIS PARA A OCORRENCIA DE UMA ACUMULAÇÃO DE PETROLEO NUMA BACIA SEDIMENTAR • Rocha matriz. • Armadilhas. • Geração de hidrocarbonetos. • Migração secundária na rocha .

SYNTHETIC HISTORY OF THE PETROLEUM Generation 50 m Accumulation Migration or (Alimentation) Retention Natural effusion and alteration or Drilling and anthropic alteration .

MÉTODOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa: Indicações Diretas Métodos Geofísicos Métodos Geológicos Métodos Geoquímicos Métodos Sísmicos Métodos Gravimétricos E Magnéticos Refração Reflexão .