You are on page 1of 2

FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA – FAZU P3 - AVALIAÇÃO DE FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO CURSO DE ZOOTECNIA Semestre: 2º Período: 6º Prof.

ª: Beatriz Cordenonsi Lopes Data: 18/12/07

Nota: __________

GRADUANDO (A): ________________________________________________________________________________________ A prova deve ser respondida a caneta; Questões rasuradas não serão consideradas.

PROVA
Sobre a fisiologia reprodutiva do macho, o comportamento reprodutivo e avaliação andrológica, avalie os itens abaixo e coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas (valor de cada item 0,38 ponto) 1. ( ) Para o desenvolvimento do comportamento sexual masculino é necessária a conversão dos andrógenos a estrógenos no hipotálamo, na época do nascimento, do bezerro macho (XY); 2. ( ) Para ser considerado apto num exame andrológico, o touro deverá apresentar motilidade de 50% ou mais , vigor-4, turbilhonamento- 3 (movimento em massa) e 10% no máximo de defeitos totais; 3. ( ) O trato genital masculino é composto por testículos, epidídimos, ductos paramesonefros, glândulas supra-renais, próstata, uretra e pênis; 4. ( ) Quando se realiza o exame andrológico de um touro e verifica-se que a circunferência escrotal é elevada para a idade do animal e que o sêmen apresenta os parâmetros turbilhonamento, motilidade e vigor normais, torna-se dispensável a avaliação da morfologia dos espermatozóides; 5. ( ) Os defeitos menores não deverão ultrapassar o limite de 30% dos defeitos totais presentes no sêmen avaliado; 6. ( ) Na diferenciação do trato genital masculino, a presença da testosterona impede o desenvolvimento dos ductos de Müller; 7. ( ) A classificação andrológica por ponto (CAP) permite ranquear os touros de acordo com o resultado do exame andrológico, funcionando como ferramenta zootécnica para a determinação da relação touro:vaca no rebanho; 8. ( ) A bolsa escrotal é responsável pela proteção dos testículos e também pela termorregualção dos mesmos, que deverão apresentar temperatura inferior a do corpo do animal para que a espermatogênese seja garantida; 9. ( ) O FSH exerce efeito positivo sobre a célula de Sertoli para o estímulo e manutenção da espermatogênese e tem sua liberação regulada pela inibina circulante; 10. ( ) A espermatogênese ocorre no interior das células de Sertoli e compreende a divisão mitótica das espermatogônias e a diferenciação das mesmas para espermatozóides; 11. ( ) Um touro zebu (4 anos) com 41 cm de circunferência escrotal, 70% de motilidade espermática, 3 de vigor e 25% de defeitos totais está seguramente apto a ser utilizado no campo em monta natural; 12. ( ) A cópula varia de acordo com a espécie do animal, no garanhão e no varrão o sêmen é depositado no corpo do útero, enquanto nos ruminantes a deposição ocorre no fundo do saco vaginal; 13. ( ) O turbilhonamento é composto pelo conjunto: vigor, concentração e motilidade dos espermatozóides do ejaculado; 14. ( ) Entre as espécies de importância zootécnica, registra-se alterações anatômicas na localização de algumas estruturas como os túbulos seminíferos, que estão ausentes no varrão; 15. ( ) Os espermatozóides tem que ser capacitados pelo epidídimo para poderem fertilizar o óvulo; 16. ( ) Apesar do volume médio do ejaculado do suíno ser muito superior ao do bovino, a concentração espermática média é muito inferior no suíno em relação ao bovino;

17. ( ) O touro pode ser diagnosticado questionável no exame andrológico, isto indica que este animal nunca mais poderá ser utilizado para a monta natural, podendo ser utilizado para a inseminação artificial; 18. ( ) A espermatogênese é controlada pelos pulsos hipofisários de LH, que ocorrem em decorrência dos picos de testosterona produzidos nos testículos; 19. ( ) O turbilhonamento é um exame físico do sêmen que deve ser feito em todos os machos de interesse zootécnico por indicar o movimento de massa dos espermatozóides; 20. ( ) No teste de libido considera-se o touro mais eficiente aquele que conseguiu copular um número maior de fêmeas que os demais do grupo, avaliados simultaneamente; BOA PROVA!!!