You are on page 1of 8

Colgio Nunes Moraes Aula prtica de Quimica N 01 Disciplina: Quimica Geral Prof.

Ismael Dantas ( Times New Roman, 12, negrito )

Propriedades dos cidos


( Times New Roman, 28, negrito )

Aluno: Ismael Dantas Alves, n 01 1 ano, Ens. Mdio ( Times New Roman, 12, negrito, a direita )

Pacajus, 17 de agosto de 2007 ( Times New Roman, 12, negrito , centralizado)

1. FUNDAMENTOS TERICOS Svante Arrehenius foi um qumico sueco que em 1887, realizou inmeras experincias com substncias diludas em gua e observou que: Quando em soluo aquosa, os cidos se ionizam, isto , do origem a ons, produzindo como ction H+.

Propriedades dos cidos: Em soluo aquosa, os cidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os cidos se desdobram em ons. Os cidos tm sabor azedo. O limo, o vinagre, o tamarindo contm cidos; por isso que eles so azedos. Os cidos alteram a cor de certas substncias chamadas indicadores. Os indicadores tm a propriedade de mudar a cor conforme o carter cido ou bsico das solues. O tornassol e a fenolftalena so indicadores de cidos e bases. A soluo de fenolftalena vermelha fica incolor em presena de um cido. J o papel de tornassol azul fica vermelho. Os cidos reagem com as bases, formando sais e gua. Essa reao se chama reao de neutralizao. Resumindo, a definio de Arrehenius ficaria assim: cido toda substncia que se ioniza em presena de gua e origina, como um dos ons, o ction H+.

2. OBJETIVOS: Analisar as propriedades dos cidos: solubilidade, condutividade eltrica, pH. Identificar o carter acido de solues cidas a partir do uso de indicadores e papel de pH. Observar o calor de dissoluo de solues cidas

3. MATERIAL E REAGENTES: Fenolftalena, Azul de bromotimol, Solues preparadas previamente pelo professor Papel de pH Papel tornassol Aparelho para teste de condutividade Termmetro

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Coloque aproximadamente 10mL de cada substncia em bqueres, e realize os testes indicados abaixos. Teste 1: Indicador fenolftalena ( Incolor/Rosa) Teste 2: Indicador azul de bromotimol ( Azul/Verde/Amarelo) Teste 3: Papel tornassol ( Vermelho/Azul Teste 4: Condutividade eltrica ( Intensa/Fraca ) Teste 5: Carter cido ( Forte/Moderado/Fraco )

5. PS-LABORATRIO: Exerccios 5.1 Pesquise e preencha a tabela abaixo com o pH de cada substncia indicada. Substncias pH Substncias pH Suco gstrico gua potvel Cerveja gua pura Refrigerante Amonaco Suco de limo Suco de laranja Vinagre 5.2 Pesquise uma aplicao ou uma importncia dos seguintes cidos: a) cido Clordrico (HCl) b) cido Fluordrico (HF) c) cido Sulfrico (H2SO4) d) cido Ntrico (HNO3) e) cido Ciandrico (HCN)

6. RESULTADOS/CONCLUSO: Testes realizados Frmula

Substncia

pH

Teste 1

Teste 2

Teste 3 Teste 4

Teste 5

Apresente argumentos convincentes e adequados, prova matemtica, exemplos, equaes, anlises estatsticas, padres/tendncias observadas, opinies e idias alm da coleo de nmeros coletados e tabelados. Devem ser feitas comparaes com resultados obtidos por outros pesquisadores, caso existam. Sugira aplicaes para o trabalho. Resumir, apontar e reforar as idias principais e as contribuies proporcionadas pelo trabalho faz parte da discusso/concluso. A finalizao do relatrio pode dizer o que foi aprendido atravs do seu estudo. A concluso deve ser analtica, interpretativa, e incluir argumentos explicativos.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Ao se elaborar um trabalho imprescindvel a meno dos documentos que serviram de base para sua produo. Para que esses documentos possam ser identificados, necessrio que os elementos que permitam sua identificao sejam reconhecidos, e isto s acontecer atravs das referncias bibliogrficas. Referncias de Livro: Fsico-qumica - vol 1 : Martha reis 2007 Ed. FTD. Cap. 53, p.301: cidos inorgnicos GUYTON, A. C. Fisiologia humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. Cap. 7, p. 78-95 : Anatomia funcional e contrao do msculo. Referncias de sites: Os cidos. Disponvel em: < http://www.explicatorium.com/Acidos.php>. Acesso em: 25 ago. 2011.

You might also like