You are on page 1of 4

Como criar um futuro leitor

Nunca cedo demais para apresentar seu filho ao mundo dos livros. Mas, no caso de bebs e crian as pequenas, o objetivo n o fazer com que eles leiam os clssicos antes de sair da educa o infantil. O importante fazer com que ler seja algo divertido. H muitos jeitos de ajudar seu filho a gostar de livros e histrias -- e nem todos envolvem sentar e abrir um livro de verdade.

Use livros para se aproximar mais do seu filho


Para bebs e crian as pequenas, abrir um livro n o tem muito a ver com as palavras que est o l dentro. uma chance de aproveitar a intera o com a mam e, o papai, a bab ou a professora. Quando seu filho senta-se no seu colo enquanto voc l para ele, ele n o s est curtindo o livro, mas tambm toda a aten o que voc est lhe dando. Para um beb, um livro pode significar apenas um brinquedo estranho a mais, mas, quando voc l uma histria do livro para a crian a, come a a mostrar a ela que daquele estranho objeto, meio "sem gra a", saem coisas muito interessantes. Isso pode ser a semente para um grande interesse futuro na leitura. A inclus o da histria na hora de dormir tambm garante que voc dedicar um tempinho s para o seu filho, mesmo que sejam s aqueles 15 minutos, depois de um dia atribulado.

Estabele a uma rotina


Horrio certo para ler estabelece uma rotina calmante que as crian as pequenas adoram -- por isso que a leitura antes de dormir uma tradi o forte. Mas n o se esque a de que h vrias outras ocasi es, durante o dia, que s o uma oportunidade para encaixar momentos de leitura. Voc pode experimentar incluir a leitura de uma histria depois do caf da manh , ou assim que ele chegar em casa, depois da escolinha. Alguns bebs e crian as que s o dorminhocos acordam melhor com uma histria do que sendo "arrancados" da cama. Nos fins-de-semana ou nas frias, voc pode criar uma tradi o de deitar na grama e ler um livro, ou ainda na rede ou na areia da praia. Salas de espera de mdicos ou qualquer tipo de fila tambm podem ser a deixa para uma histria. Basta carregar o livro com voc.

Escolha livros apropriados


Crian as pequenas adoram livros-dobraduras (aqueles em que o desenho "salta" do livro quando se viram as pginas), livros prova d'gua, para a hora do banho, livros de pano e livros de pginas duras e resistentes ou seja, que elas podem segurar e manusear facilmente. Adoram historinhas acompanhadas de desenhos realistas, bem definidos e de cores vibrantes. E adoram rimas. Isso n o quer dizer que seu filho de 2 anos n o vai gostar dos livros dos irm os mais velhos -- o "Piratologia" pode acabar virando o ttulo favorito dele. Mas fa a com que ele tenha acesso a obras mais simples tambm. S leia coisas que voc gostar. s vezes o livro bonito, com desenhos simpticos, mas voc acha a histria boba, ou mal escrita, ou sem gra a, ou sem sentido. Se for esse o caso, procure outra coisa para ler para o seu filho, que lhe agrade, e a ele tambm. Existem

muitos livros bons no mercado, mas tambm h outros de qualidade sofrvel (talvez porque exista gente que ache que "fcil" escrever para crian a, que qualquer coisa serve).

Repita, repita, repita


Disfarce o bocejo, mesmo que voc tenha lido "Peter Pan" todas as noites durante um ms e seu filho continue pedindo por ele. A repeti o marca registrada dos primeiros anos da inf ncia. Um dos motivos de os pequenos adorarem ouvir a mesma histria vrias vezes que eles querem muito aprender. Logo seu filho ter decorado os trechos favoritos da histria e ele mesmo lhe dir as frases-chave -- sinais de que ele est cada vez mais pronto para ler.

Mergulhe na histria
Deixe a timidez de lado na hora de ler para seu filho. Cante o clssico "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou...", da "Branca de Neve e os sete an es", fa a a voz da vov em "Chapeuzinho Vermelho". Crian as adoram um teatrinho -- estimule seu filho a ser o lobo mau de "Os trs porquinhos". Ele vai absorver e aprender mais a histria se participar ativamente dela.

Preste aten

o aos interesses de seu filho

Escolha livros que tratam das atividades favoritas do seu filho -- visita ao zoolgico, nata o, esportes, dinossauros, aventuras. Arranje exemplares sobre os personagens dos filmes e desenhos favoritos dele. Mas n o deixe de experimentar vrios tipos diferentes de livros. Sua menininha que adora bonecas pode, para sua surpresa, pedir histrias sobre insetos e monstros.

Frequente livrarias e bibliotecas


As conta es e leituras de histrias que bibliotecas e livrarias promovem s o aventuras maravilhosas para crian as e bebs. Seu filho pode descobrir um novo personagem ou histria favoritos vendo marionetes ou ouvindo a voz divertida do contador de histrias. Alm disso, nas bibliotecas, e em muitas livrarias, voc pode folhear vrias historinhas sem ter de gastar dinheiro. Livros infantis s o caros, infelizmente. Use essa chance para ver do que seu filho gosta. Se decidir comprar algum, fa a uma boa pesquisa antes, inclusive em sites que entregam em casa -- muitas vezes os pre os s o bem melhores.

Experimente ouvir histrias gravadas


H muitos audiolivros divertidos tambm, alguns vendidos at em bancas de jornal, outros em lojas de CD. Pode ser que seu filho n o se interesse por eles, porque talvez o que ele goste mesmo de interagir com voc. Mas, se ele se interessar, timo. uma alternativa para a hora de dormir, ou para quando vocs estiverem ocupados demais para parar e contar a histria. Voc tambm pode experimentar gravar uma histria com a sua prpria voz, ou de amigos ou parentes. Mas n o fa a disso um substituto permanente para aqueles momentos em que senta com seu filho para ler e brincar.

N o transforme os livros em prmios

N o diga, por exemplo, que seu filho pode ler ou ouvir uma histria se comer tudo no jantar. Quando a leitura associada a sistemas de castigo e recompensa, deixa de ser uma experincia positiva. Em vez disso, escolha horas em que ler seja algo natural, como quando voc quer acalmar seu filho para ele dormir.

Como fazer crian as mais agitadas pararem para ouvir a leitura


Algumas crian as simplesmente n o ficam quietas enquanto voc l histrias muito compridas. Nesses casos, experimente ler algo curtinho, s por uns 30 segundos, e comemore com seu filho o fato de vocs terem lido tudo. No dia seguinte, tente uma sess o um pouco mais longa. H algumas crian as que sempre se entusiasmar o mais com atividades fsicas do que com a leitura. Voc precisa respeitar isso, para n o transformar a leitura em algo negativo. Se seu filho do tipo fisicamente ativo, experimente algumas das dicas a seguir.

Conte histrias
Preparar seu filho para a leitura mais do que apenas ler um livro para ele. No carro ou na hora da refei o, conte histrias, da sua cabe a. Use as tradicionais ou invente alguma em que seu filho o personagem principal. Fa a livros com os desenhos de seu filho ou suas fotos favoritas e conte histrias sobre eles, ou pe a para ele contar o que est acontecendo.

Mostre que h palavras por todo lado


Onde voc for ou estiver, mostre ao seu filho que as palavras s o uma parte importante da vida e do cotidiano. Mesmo as crian as mais novinhas aprendem, rapidamente, o sinal de "Pare" na rua. m s de geladeira na forma de letras do alfabeto s o comuns em muitas casas. Se seu filho vai para a creche ou escolinha, deixe recados em suas coisas -- por exemplo, um bilhetinho com a palavra "gato" e um desenho do animal. Mesmo que seu filho n o consiga ler, ver a palavra junto de um desenho bonito pode diverti-lo e ajud-lo a se interessar por aprender a ler. Voc tambm pode s desenhar um cora o ou uma carinha feliz, acompanhado de um simples "Eu te amo", e isso ajudar seu filho a se interessar pelos significados das palavras.

Converse com seu filho


Crian as de famlias que conversam bastante na hora da refei o tm mais vocabulrio, de acordo com pesquisas da Universidade Harvard. Converse com seu filho, sem medo de usar palavras e frases complexas. Encoraje-o a fazer perguntas. Crian as s o curiosas, por isso n o tenha medo de explorar os interesses dela.

Mostre seu prprio gosto pelos livros


Crian as que voc essencial filho ter pequenas gostam de imitar os pais. Se seu filho vir livros por toda a casa e souber gosta de ler toda vez que tem um tempinho, ele vai aprender que livros s o parte do dia-a-dia. Mostrar seu prprio amor pelos livros mais forte do que fazer seu horas rgidas para leitura e histrias.

Como saber quais s o os livros mais legais

Livro para crian a coisa sria: existe muita coisa boa em termos de literatura infantil, tanto de autores nacionais quanto de estrangeiros, em vers es traduzidas. Veja algumas dicas de como descobrir os melhores livros: - Pergunte na livraria qual livro faz mais sucesso para a idade do seu filho. Manuseie o livro, fa a um "test-drive" antes de comprar. Se o texto ou as ilustra es fizeram voc sorrir, um timo sinal! - Pergunte a outros pais e m es quais s o os livros preferidos dos filhos deles. Os fruns do BabyCenter s o um timo local para fazer isso. - Pergunte professora do seu filho que livros as crian as usam em sala. Visite a biblioteca da escola e converse com o responsvel para saber que livros fazem mais sucesso. - Quando descobrir um livro de que voc e seu filho gostaram muito, procure outros livros do mesmo autor. Voc pode usar os sites de lojas online para isso, ou bibliotecas. - Para conhecer mais sobre os autores brasileiros de literatura infantil, visite o site Memrias da Literatura Infantil e Juvenil, mantido pelo Museu da Pessoa.

You might also like