Guia de utilização básica – Portal IIG Versão: 1.

5

Histórico da Revisão
Data 08/12/2011 09/12/2011 Versão 1.2 1.5 Descrição Atualização de itens da Biblioteca On-line Inserção de opções referentes ao Portal Acadêmico Autor José Rafael Jacob José Rafael Jacob

........................................ 3 2 – Portal IIG: Área Principal .................................................................................................................... 10 5..................................................5 – Averiguação de Posição Financeira ......................................................................................................5 – Envio de Exercícios / Trabalhos................................ 7 4 – Biblioteca On-line ...................3 – Visualização de Plano de Ensino / Aula..................................................................1 – Consulta de Notas Parciais .......6 – Agendamento e Visualização de Relatórios ...............................................................................................4 – Histórico de Notas .. 11 5................................... 13 .....................................................3 – Visualização / Renovação de Empréstimos.............. 12 5.................................3 – Consulta de Faltas ................................................... 10 5.............................................1 – Busca de livros ............ 8 4.................. 6 3........ 4 3 – Secretaria / Tesouraria On-line .................................................................. 11 5... 5 3...........4 – Consulta de Atividades......................................................... 5 3....................................................................................... 9 5 – Portal Acadêmico .......................................................................................................................................................................... 5 3........................................................... 6 3...................................................................................................................................2 – Reserva de livros ............................. 12 5..................................................2 – Consulta de Notas por Etapa ....... 9 4................................... 6 3.....................................................................................................................................................................6 – Leitura de Avisos ...............................................Sumário 1 – Acesso ao Portal IIG ....................1 – Menu Principal do Portal Acadêmico ............................................................................................................. 8 4...........2 – Espaço do Discente .........................................................................................

basta clicar em Ok para iniciar o ingresso. certificar-se quanto à disponibilidade da conexão e/ou serviço de acesso à Internet.com. optou-se escolher um software de disponibilidade via Internet a fim de facilitar a interatividade entre o corpo docente e alunos. nesta área. consulta bibliográfica. Para tanto. ao lado do logotipo da corporação. tais como: visualização de notas. dentre outras. em seguida. perceba que.institutointegradodegestao. será necessário informar o nome de utilizador (código do aluno) e senha cadastrados previamente. Acessa-se o Portal IIG através do site institucional. onde se lê Acesso ao portal.Efetuação de acesso ao Portal IIG .1 – Acesso ao Portal IIG O Portal IIG é uma ferramenta educacional empregada pelo Instituto Integrado de Gestão voltada ao atendimento das principais necessidades dos discentes. a página. conseguimento de materiais e/ou divulgação de trabalhos. É importante. Figura 1 . sendo o endereço do mesmo www. Tendo sido acedida. antes de fazê-lo. encontra-se a área de ingresso ao Portal.br.

será exposta. no navegador de Internet. empréstimo e busca de livros. pagamentos. Figura 2 . na qual se pode observar rol de opções para utilização. a descrição destas encontra-se a seguir:    Secretaria / Tesouraria: Visualização de notas. Biblioteca: Efetuação de reserva.2 – Portal IIG: Área Principal Havendo êxito ao adentrá-lo. Portal Acadêmico: Acesso a materiais. a Área Principal do software. o Portal. extração de boletos. Os próximos itens descreverão as principais ações executadas por alunos no que concerne o uso do software Portal IIG.Área Principal do Portal IIG . atividades e fóruns on-line.

3. na Secretaria On-line. O software se encarregará de exibir as etapas já cursadas pelo discente. Para visualizá-las. Notas e faltas por etapa e totais. Situação financeira do aluno. na Secretaria On-line. as notas. deve-se clicar sobre a etapa desejada.Consulta de notas por etapa .1 – Consulta de Notas Parciais Consultam-se notas.Consulta de notas parciais 3. clicando-se no item Notas por Etapa. os serviços mais acessados por eles no serviço rotineiro da secretaria institucional. Figura 3 . Cadastramento de informações de alunos.3 – Secretaria / Tesouraria On-line A Secretaria On-line disponibiliza aos discentes. tais como:      Agendamento e/ou visualização de relatórios.2 – Consulta de Notas por Etapa A observação de notas referentes à etapa é feita. clicando-se na opção Notas Parciais. Figura 4 . Emissão de segunda via de boleto.

sobre a opção ‘Posição Financeira’. no caso de atraso. Nela podem ser vistos os juros cobrados. é necessário clicar no item Histórico e selecionar a etapa cuja disciplina deseja ser observada. Figura 6 . a data em que o pagamento foi efetuado. dentre outros dados.4 – Histórico de Notas O Portal IIG permite que sejam vistas as notas obtidas em períodos anteriores àquele em que o discente que está a utilizar o software se encontra. no item Financeiro. Figura 7 – Tabela de situação financeira .3.Visualização do histórico de notas 3. Tal observação é feita por disciplinas.Consulta de faltas 3.5 – Averiguação de Posição Financeira A visualização da situação financeira de um discente é realizada clicando-se.3 – Consulta de Faltas A visualização de faltas tidas em uma etapa é feita ainda na Secretaria On-line. Figura 5 . para fazê-lo. clicandose no item Faltas por Etapa.

os quais podem ser acessados considerando duas situações: Agendamento e visualização. será exibida listagem de relatórios passíveis de serem gerados. Ao fazê-lo.Listagem de documentos para envio via e-mail Quanto à visualização de relatórios. e escolher o documento a ser observado. sendo a primeira efetuada clicando-se.3. . opção Agendar Relatórios. a observação destes é feita clicando. somente podem ser vistos aqueles cuja solicitação já foi realizada anteriormente. no item Relatórios. opção Visualizar Relatórios. para tanto. o documento escolhido será enviado para o e-mail pessoal do aluno. Figura 8 .6 – Agendamento e Visualização de Relatórios Diversos relatórios são disponíveis para os discentes através do Portal IIG. no item Relatórios. fazendo isto.

leia-se ‘Coligada: Nome do Ambiente’. e em seguida. o ambiente ao qual o discente está situado. haverá no navegador de internet que se está a usar. é necessário efetuar a alteração do ambiente.Área principal da biblioteca on-line 4. tendo sido aguardado o tempo de carregamento do programa. Será mostrada janela contendo as instituições coligadas ao campus. Figura 9 . UNIPAC Bom Despacho. clique em Concluir. as demais funcionalidades do Portal IIG não funcionarão! Figura 10 .Observação de contexto Os alunos matriculados nos cursos do Instituto Integrado de Gestão . escolha. clicar em Coligada (FACEB). e clique em Avançar. Feito isso. utilitário para interação entre discentes e a biblioteca institucional. são disponíveis filtros para . Pode-se ver o ambiente acessado logo após o nome do usuário. a exposição dos ambientes de uso. é necessário alterar novamente o contexto para FACEB. pode-se clicar na opção. poderá ser visto que o nome da coligada já estará modificado. em seguida. será exibida na tela do navegador a tela principal da biblioteca on-line. haverá a exposição de tabela contendo informações sobre a nova configuração. via software. Biblioteca. para fazê-lo. Importante: Terminado o acesso à Biblioteca On-line. para que haja acesso à Secretaria e a Biblioteca Acadêmica.4 – Biblioteca On-line O Portal IIG dispõe em sua Área Principal.IIG estão vinculados à FACEB. do contrário. assunto e autor. será preciso acessar a opção Ambiente. assim.1 – Busca de livros Os livros existentes na biblioteca institucional são passíveis de serem encontrados no Portal IIG por: título. é preciso alterar. Quanto às filtragens de busca. para acessá-la. assim. Após a entrada no Portal IIG ter sido realizada. na barra azulada existente no topo da tela principal.

permitem-se. Para procurar por um livro. o empréstimo. no campo Texto. Ainda. Figura 11 . na tela. ficha ou referência bibliográfica.buscas de exatidão de termo procurado. disponível apenas no modo padrão de visualização de livros pesquisados. a palavra-chave desejada e. há ainda a opção de visualização de detalhes da obra pesquisada. no menu principal da Biblioteca On-line à esquerda da tela. iniciado pelo termo procurado. . emissão de aviso autorizando a reserva e. clicando-se no botão Renovar Livro. é preciso clicar na opção Detalhes. O software verificará se não foi realizada reserva por outro discente e/ou se o exemplar pode ser emprestado. para fazê-lo. Caso observação de livros cedidos esteja sendo realizada na data de vencimento do prazo. automaticamente. haverá. clicar em Pesquisar. recomendando ao aluno que se dirija à biblioteca para concluir o empréstimo. ademais. serem visualizados sob a forma de Árvore.2 – Reserva de livros No caso de o aluno desejar efetuar reserva de exemplar existente na biblioteca institucional.Resultado de busca por livros sob a forma de lista 4.3 – Visualização / Renovação de Empréstimos Faz-se a visualização dos exemplares emprestados pela biblioteca institucional clicandose na opção Empréstimos / Renovação. permite-se renová-lo. 4. poderá ele fazê-lo clicando-se no item desejado e. clicar na opção Listar Reservas. Para ver os livros que foram reservados. basta informar. ou contendo o termo buscado. em seguida. no botão Reservar. à esquerda. os resultados. em caso afirmativo. seguidamente.

Guia Pesquisa / Extensão:  Projetos: Projetos de pesquisa cuja participação do aluno está vinculada.. conteúdos exibidos e/ou criados e os alunos da instituição. Material de Aula: Materiais disponibilizados pelos docentes. no item Portal Acadêmico.Tela Principal do Portal Acadêmico em que: 1 – Menu principal 2 – Espaço do discente 5. será mostrada. nova janela exibindo o rol principal de opções do Portal Acadêmico. descrição resumida dos recursos mais utilizados pelos alunos. na Área Principal. clicando-se. Há nele vários utilitários para auxílio às atividades acadêmicas tais como: Dicionário. atlas. o Portal Acadêmico é o principal centro de interação entre docentes. visualização de conteúdos referentes às disciplinas cursadas. segue abaixo. Plano de Ensino / Aula: Planos de ensino e aula postados pelos professores. O acesso ao recurso apresentado é realizado. Biblioteca Virtual: Acesso à Biblioteca On-line. . dentre outras. no navegador. postagem de atividades. Avaliação / Exercício: Atividades efetuadas e pendentes. agenda. havendo êxito no ingresso. etc. uso de espaço virtual para armazenagem de dados. esta é a principal listagem de recursos existentes neste utilitário.1 – Menu Principal do Portal Acadêmico Tal como o próprio nome item relata. através dela podem ser visualizados os recursos mencionados no item anterior. enciclopédia.5 – Portal Acadêmico Dentre todas as ferramentas disponíveis na Área Principal do Portal IIG. sendo possível também. Guia Ensino:       Atividades de Aprendizagem: Atividades elaboradas para resolução. Figura 12 . Entrega de Trabalhos: Visualização de trabalhos entregues e pendentes.

Guia Apoio:      Atlas: Atlas geográfico-histórico de países e continentes. 5. 5. no Espaço do Discente.2 – Espaço do Discente Área existente para facilitação do acesso. Tradutor: Utilitário para tradução em vários idiomas. para que estes documentos sejam visualizados. Debate (fórum): Listas de discussão propostas pelos docentes. Wiki: Acesso a páginas wiki criados por alunos e/ou professores. às opções mencionadas no item anterior. planos de ensino. haverá pelo Portal IIG. etc. Enciclopédia: Material on-line para buscas aprofundadas. Blog: Acesso a blogs criados por alunos e/ou professores. é necessário clicar sobre o ícone Plano de Ensino. Tutoriais: Guias rápidos de uso dos principais programas da suíte MS Office.Guia Comunicação:         Avisos: Avisos enviados pelo IIG ou por professores. Eventos: Ações promovidas pelo IIG. a exposição de tela em que o plano referido encontra-se descrito. parceiros e/ou alunos. propostas de debates. nela podem ser vistos avisos. Documentos Institucionais: Rol de documentos básicos disponíveis do IIG. pelo discente. Figura 13 . Notícias: Acontecimentos recentes relacionados aos cursos do IIG. Dicionário: Utilitário para consulta de verbetes. área contendora dos planos de aula e ensino distribuídos pelos professores institucionais. atividades. tal como demonstrado na figura seguinte. Figura 14 . o botão para acesso ao plano de ensino.3 – Visualização de Plano de Ensino / Aula Há.Exibição de plano de ensino .Ícone para acesso a planos de ensino (destacado em vermelho) Clicado. Sala Virtual: Chat aberto por discentes e/ou professores para discussões.

Os envios de atividades devem. Existem dois botões juntos do exercício: (1) Responder Exercício e (2) Ver detalhes. Terminada ela. no Espaço do Discente. Anexar Arquivo. em seguida. clicar no botão Responder e. Primeiramente. é preciso aguardar alguns segundos para a exibição das atividades disponíveis para realização. faz-se isto no item Descrição. será preciso. será necessário clicar em Concluir. feito isso. será possível realizar o envio propriamente dito. em seguida descrever a resposta. Ao fazê-lo. o envio não prossegue. no Espaço do Discente. finalmente. surgirá listagem semelhante à mostrada no tópico anterior. o programa mostrará tela para certificação de que se está a enviar o arquivo correto. Clicandose no primeiro. enviá-lo. se o mesmo estiver correto. No caso de o aluno querer ver os exercícios já realizados.4 – Consulta de Atividades A consulta de atividades elaboradas pelos professores institucionais é feita acessandose. o item Avaliações / Exercícios. . Caso queira trocá-lo. clicar em Anexar. conter descrições acerca do material que se está a destinar. clicando-se no item Entrega de Trabalhos. basta clicar na guia Concluída / Encerrada no rol de opções da listagem de atividades. clicar em Enviar. sendo tal disposição contendora de campos informativos sobre a situação da atividade.Listagem de atividades a realizar As atividades são apresentadas sob a forma de listagem. localize-o e clique em Abrir.5. clicar no botão. obrigatoriamente.5 – Envio de Exercícios / Trabalhos O envio de exercícios aos professores é realizado. tendo sido acessada a opção. observamse informações acerca do exercício proposto. 5. Terminada a atividade. e repetir o processo de anexação de arquivo. caso contrário. será exposta janela para localização do arquivo no computador. abre-se outra janela para iniciar a atividade. número de tentativas e nota obtida. para respondê-la. Tendo sido realizada a descrição. Com o arquivo anexo. clicar em Enviar para destinar ao professor o referido exercício. ao passo que no segundo. clicar em Cancelar. Figura 15 . Nos casos em que a atividade tiver sido criada no próprio Portal Acadêmico. para tanto. necessita-se selecionar a atividade desejada e. após tê-la visualizado. clicar em Ok para concluir o procedimento e.

5. Para lêlos.6 – Leitura de Avisos Caso existam avisos emitidos pelo próprio IIG ou pelos docentes institucionais. basta selecioná-los e. clicar no botão Ver detalhes. Figura 10 . os mesmos poderão ser vistos acessando-se no Espaço do Discente.Listagem de avisos emitidos e o botão Ver detalhes (em destaque) . posteriormente. o item Avisos Lidos.