PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR ESCOLA MUNICIPAL DR.

ÁLVARO ALBERTO
PROFESSORAS: DAYSE C. TICON MAIA LIMA RENATA PIRES PEREIRA

ORIENTADORAS PEDAGÓGICAS: FELICIDADE CLAUDIA MAGLHÃES ADRIANA BARBOSA SOARES JUSTIFICATIVA: Com base no índice de retenção no ano de 2009, refletido no IDEB, bem como a identificação de necessidades individuais que ainda persistem no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos, considerando a diversidade no contexto da sala de aula, percebemos a necessidade de um atendimento individualizado e direcionado para suas dificuldades, visando a autoestima e a superação das dificuldades no processo de leitura e escrita. PROBLEMATIZAÇÃO: A partir das hipóteses apresentadas pelos alunos no processo de aquisição da leitura e escrita, quais intervenções seriam necessárias para ampliá-las, atingindo o nível ortográfico, na perspectiva da psicogênese da língua escrita. PÚBLICO ALVO: Alunos do final do ciclo de alfabetização (2º e 3º anos) e do 4º e 5º anos de escolaridade que ainda não atingiram os objetivos curriculares em relação à leitura e escrita. ESPAÇO FÍSICO: Para a realização das atividades, serão usadas as salas de leitura e da ETP. OBJETIVOS GERAIS: Oferecer um atendimento diferenciado, lúdico, por meio do acompanhamento pedagógico (com registro no livro da vida) e de atividades de reforço escolar aos alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, despertando o prazer em aprender, estimulando o desenvolvimento das potencialidades na superação das dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita?

interação social e aquisição cultural.Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente. . A partir daí. Os alunos são atendidos de uma a duas vezes por semana.escrita do nome dos personagens . com carga horária de uma hora a uma hora e trinta minutos semanais.Sítio do Pica-Pau-Amarelo .alfabeto (músicas.baralho para criação de histórias .reconto utilizando avental de histórias .caracterização dos personagens .função e estrutura) .Turma da Mônica: . . . SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES (1º semestre): . . .PRÉ-SILÁBICOS: .marcas lingüísticas do gênero textual (HQ .Desenvolver o gosto pela leitura e escrita como instrumentos de auto-realização. segmentação. .Apresentação da biografia e obra de Monteiro Lobato . ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS: Partindo da indicação feita pelos professores.leitura de livros e textos diversos .Criar situações didáticas que tenham como estratégias de ensino a reflexão e a busca por soluções diferenciadas.Favorecer a troca de experiências entre os participantes do grupo.recorte e colagem dos personagens Emília e Visconde 2 .apresentação dos personagens .Proporcionar aos alunos alternativas para o desenvolvimento das habilidades presentes nos descritores de língua portuguesa. houve um agrupamento por hipóteses próximas.caça-palavra • Texto Narrativo . atividades escritas) • Histórias em Quadrinhos . alfabeto móvel.escrita do nome completo (palavras.OBJETIVOS ESPECÍFICOS: . letra maiúscula e minúscula) .Agir de modo a melhorar a auto-estima dos alunos. foi realizado um diagnóstico para a identificação do nível no qual o aluno se encontrava.Desenvolver o gosto e a alegria de aprender a ler e escrever.listas de palavras .Consolidar e ampliar conhecimentos lingüísticos. .

escrita do nome completo (palavras.parlendas . letra maiúscula e minúscula) . jogo do resta uma.mascas lingüísticas do gênero textual HQ (função e estrutura) .aspectos sonoros: vogal e consoante 3 .Sítio do Pica-Pau-Amarelo .texto coletivo a partir do baralho de imagens (conto) . jogo da velha. segmentação.músicas infantis .apresentação da biografia e obra de Monteiro Lobato .leitura de livros . de imprensa e cursiva) .. . alfabeto móvel. memória rima.Turma da Mônica: . atividades escrita) . forca. rima .recorte e colagem dos personagens Emília e Visconde . formando palavras a partir de uma única palavra . memória sílabas.inicial e final de palavras significativas.letras: .músicas infantis .baralho para criação de histórias .listas de palavras . de imprensa e cursiva) .escrita do nome dos personagens .alfabeto (músicas.análise das palavras .apresentação dos personagens .palavra/objeto . alfabeto de palavras.jogo de associação imagem/palavra.SILÁBICOS: .ordenação de sílabas . palavra.aspectos gráficos (maiúscula.jogos: alfabeto móvel.caracterização dos personagens .cruzadinha .parlendas .listas . bingo de palavras.caça-palavra • Texto Narrativo . suas sílabas e letras. .auto-ditado . loto de palavras.aspectos sonoros: vogal e consoante .memorização global de palavras . jogo de associação da imagem.ordenação de letras. alfabeto de imagens.reconto utilizando avental de histórias .aspectos gráficos (maiúscula.letras: .rótulos de embalagens .bingo de palavras • Histórias em Quadrinhos .

baralho para criação de histórias . estrutura.bingo de palavras . SAC.ALFABÉTICOS: . .jogo charada . bingo de palavras.análise das palavras .Objetivos . memória sílabas. loto de palavras. rima .Projeto didático . fabricante. principais componentes. memória rima.texto coletivo a partir do baralho de imagens (conto) .leitura e transcrição das informações presentes em rótulos (nome.memorização global de palavras .jogo de associação imagem/palavra.leitura e interpretação de poema . segmentação .palavra/objeto .música Pernambuco. formando palavras a partir de uma única palavra . alfabeto de palavras.jogo adedanha . suas sílabas e letras. observação de conservação do produto.. jogo da velha.Segmentação . forca.inicial e final de palavras significativas.construção de panfletos para serem distribuídos antes da comemoração do final do ano para a comunidade escolar. modo de usar.auto-ditado . 1.Conteúdos .produção textual .ordenação de letras.ordenação de sílabas . jogo.características deste gênero textual (função. jogo do resta uma. peso líquido. 2. suporte) 4 . alfabeto de imagens. validade.Anunciar a outros alunos da escola e responsáveis uma atividade que será realizada.jogo resta um .jogos: alfabeto móvel. valor nutricional) PRODUTO: .leitura de livros . jogo de associação da imagem. palavra. .

completar lacunas das parlendas . .elaboração coletiva do pré-texto . .identificação de personagens . informações que deve conter etc.ordenar versos . para percepção das características deste suporte textual.contação de algumas fábulas .Desenvolvimento .análise das palavras (personagens do folclore) .apresentação da estrutura e funcionalidade do gênero textual .correção completa . Neste será anunciado uma comemoração da escola.listas . 3. correção e edição . recursos plásticos e tipográficos.procedimentos de escrita de panfleto .auto-ditado .análise das características que constituem o texto panfleto.contação de lendas e mitos .caça-palavras . .procedimentos de mensagens verbais com imagens.construção coletiva e individual de receitas • Fábulas . etc.reescrita de cantigas de roda .reprodução SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES (2º semestre): .ditado de palavras da parlenda trabalhada • Receitas .apresentação da estrutura e funcionalidade do gênero textual: receita culinária .PRÉ-SILÁBICOS: • Brinquedos e brincadeiras .reescrita coletiva .lista de animais 5 .elaboração do esboço do panfleto .análise de outros panfletos. informações relativas ao evento..análise da função do panfleto: a necessidade de que seja compreendido pelos destinatários e características dos mesmos.escrita do rascunho.loto de palavras (brinquedos) • Folclore .

leitura e interpretação de regras .auto-ditado .construção coletiva de receita • Fábulas .reescrita de lendas . utilizando o alfabeto móvel .construção de frases a partir de imagens • Folclore .apresentação da estrutura e funcionalidade do gênero textual .caça-palavras .construção de frases a partir de imagens 6 .SILÁBICOS: • Brinquedos e brincadeiras .apresentação da estrutura e funcionalidade do gênero textual de receita .ordenação das palavras de uma cantiga conhecida .contação de algumas fábulas .auto-ditado .descrição de mitos .loto de palavras (brinquedos) • Folclore .ALFABÉTICOS: • Brinquedos e brincadeiras .leitura e interpretação de lendas (roteiro de leitura – estrutura e funcionalidade) .listas .contação de lendas e mitos .palavra-cruzada .reescrita coletiva .lista de animais .identificação de personagens .caça-palavras .palavra-cruzada .caça-palavras .auto-ditado .escrita individual de regras e aspectos de brincadeiras .associação de imagem e palavra • Receitas .ordenação das letras de uma palavra.ditado .reescrita de cantigas de roda ..auto-ditado .

2. diferenciando-os em termos de função. Esta construção partirá da leitura e manuseio de diferentes tipos de almanaque por parte dos alunos.Visualizar a silhueta de cada tipo textual.leitura e interpretação de fábulas (roteiro de leitura – estrutura e funcionalidade) .reescrita de uma fábula . listas.Desenvolvimento A partir da escolha dos textos.Regras de brincadeiras (manual) .HQ 3. construir o suporte do almanaque em conjunto com as crianças.Objetivos .apresentação da estrutura e funcionalidade do gênero textual .• Receitas . parlendas.lendas e fábulas .receitas .biografia .rótulo .Projeto didático Construção de um almanaque construído com os alunos. manuais (regras de brincadeiras). HQ.Conteúdos .ditado . pertinentes aos seguintes gêneros textuais: fábulas. rótulos. estrutura e suporte.criação de uma fábula inédita PRODUTO: .construção individual de receitas • Fábulas . 7 . lendas. biografias. receitas.listas . 1.construção de frases a partir de imagens .auto-ditado .apresentação da estrutura e funcionalidade deste gênero textual .parlendas .

Três momentos diferentes do processo avaliativo serão contemplados:  Avaliação inicial dos níveis de construção do sistema alfabético: observação e registro das diversas hipóteses que cada criança domina em relação à escrita e à leitura no início dos encontros e até mesmo antes dos mesmos.  Avaliação contínua e descritiva do processo de aprendizagem – avaliação em cada encontro. Luís Curto. promovendo mudanças na nossa atividade docente e melhorando. Porto Alegre: Artmed Editora. assim.observação direta . professoras devemos avaliar o próprio processo de ensino e a atividade que realiza. _JOLIBERT. para que em cada momento. Escrever e Ler: Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. 2006. conversa com as professoras de turma. as intervenções pedagógicas.Registro escrito . sendo avaliado a partir das características concretas de cada atividade. possamos conhecer qual é o nível de competência do aluno em relação aos objetivos e o que fica ainda para aprender. 2000. Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. nós. considerando os objetivos de ensino.AVALIAÇÃO: . características do tipo de atividade.conversa com as professoras sobre o aproveitamento do aluno A avaliação será considerada como processo contínuo. 8 .  A avaliação como processo de ensino – Além de avaliarmos o processo de aprendizagem dos alunos. Porto Alegre: Artmed Editora. de cada contexto. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: _MARUNY. de cada situação. realizado em cada encontro.