Aprender PlaneaR Partilhar RequalificaR CRESCER INCENTIVAR SUPERAR ESTIMULAR

ENSINAR VENCER

Cooperar CONHECER

2007/08

Aprender PlaneaR Partilhar RequalificaR CRESCER INCENTIVAR SUPERAR ESTIMULAR

ENSINAR VENCER

Cooperar CONHECER

Ficha Técnica Edição: Câmara Municipal de Portimão • Morada: Praça 1º de Maio, 8500-543 Portimão • Contacto: Divisão de Educação • Telefone: 282 470 750/1 | Fax: 282 470 791 • E-mail: educacao@cm-portimao.pt Coordenação: Câmara Municipal de Portimão – Divisão de Educação • Concepção/ Paginação: cna Impressão: Gráfica Arneiro • Fotos: Arq. da Câmara Municipal de Portimão/Fotógrafos: Miguel Veterano e Paulo Arez Tiragem: 500 Exemplares • Distribuição: Gratuita Setembro 2007

A Câmara Municipal de Portimão não se responsabiliza por eventuais imprecisões decorrentes da impressão gráfica da referida publicação.

MENSAGEM DO SR. PRESIDENTE
Endereço as minhas primeiras palavras à Comunidade Escolar de Portimão. Não só para reconhecer o trabalho que todos têm feito em prol do município mas também para reconfirmar que a autarquia considera-vos como parceiros fundamentais na prossecução do objectivo da melhoria generalizada da educação, do ensino, da formação, do exercício efectivo da cidadania e da cultura da população de Portimão. Portimão continua a ser um dos municípios que, em termos populacionais, regista taxas de crescimento demográfico significativas. A população que frequenta o pré-escolar e os restantes ciclos do ensino básico aumentou nos últimos 7 anos cerca de 14 %, o que, obviamente, nos tem lançado constantes desafios. Não só no âmbito do correcto dimensionamento dos estabelecimentos de ensino mas também na continua melhoria das condições que a comunidade escolar tem ao seu dispor. Continuaremos a assumir como prioritária a requalificação do Parque Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar, possibilitando a oferta da “escola a tempo inteiro”, com horários em regime normal, apoios a crianças com necessidades educativas especiais, serviços de refeições, actividades de enriquecimento curricular, bibliotecas com recursos informáticos acessíveis aos alunos. Assumimos que a Educação é um eixo estratégico da actividade autárquica. Reafirmamos o nosso compromisso em concretizar as metas e os objectivos da Carta Educativa de Portimão, com a convicção que este será o caminho que nos conduzirá a um município com mais qualidade de vida. Quero expressar a todos os professores e educadores, os gestores dos recursos educativos e orientadores da vida escolar, votos de sucesso educativo para este ano lectivo. O Presidente da Câmara

Manuel António da Luz, lic.

CIÊNCIA E VIDA Projecto “Ler Para Viver…E Contar” Projecto “Os Sons e a Dança” Projecto “Põe-te a Mexer” 17 27 41 59 63 QUINTA PEDAGÓGICA CONTACTOS . Melhor Escola” Projecto “Todos Diferentes/ Todos Iguais “ Projecto “Cidadania Activa” PATRIMÓNIO Projecto “À Descoberta do Património” Projecto “Ambiente e Segredos da Natureza” Projecto “Vamos Pelo Rio…” ARTES.ÍNDICE 7 SERVIÇOS. MEIOS E RECURSOS Acções/Actividades Recursos Humanos afectos à Divisão de Educação Um Investimento que se justifica PROJECTOS E PARCERIAS Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar Acordo de Colaboração de “Rede de Bibliotecas Escolares” Os Estabelecimentos de Ensino e Educação e as Novas Tecnologias da Informação Programa de Generalização e Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Programa de Generalização do Ensino do Inglês nos 3º e 4º Anos e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico Programa “Eco-Escolas” Conselho Municipal de Educação Rede Territorial de Cidades Educadoras A CARTA EDUCATIVA A Procura Escolar Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional Ensino Superior Estratégias/Propostas da Carta Educativa ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA Actividades de Enriquecimento Curricular 2007/08 Actividades de Acção Educativa a Desenvolver em período curricular 2007/08 CIDADE E CIDADANIA Projecto “Mais Segurança.

INTRODUÇÃO Este documento pretende ser um instrumento de partida para a concretização de parcerias entre a comunidade educativa e a sociedade em geral. Por outro lado também se pretende que este seja um guia informativo e um documento de trabalho que possa apoiar e colaborar com os docentes na tarefa da educação e formação que também é obrigação de toda a sociedade civil. queremos estar mais próximo da Escola e partilhar com a comunidade educativa alguns recursos que contribuam para uma educação mais completa e ajustada à realidade do Concelho. Como Município Educador que somos. desde 2004. .

2007/08 .

.

SERVIÇOS. MEIOS E RECURSOS 7 9 10 Acções/Actividades Recursos Humanos afectos à Divisão de Educação Um investimeno que se justifica .

. a Divisão de Educação desenvolve e apoia outras actividades de carácter Sócio-Educativo.Dia Mundial da Criança.Festa de Natal. através da Divisão de Educação.Sessões de Cinema Infantil.Intercâmbios Escolares.o 19. a Câmara Municipal de Portimão. em matéria de Educação. nomeadamente: 7 • Apoio ao desenvolvimento de Projectos Pedagógicos e Lúdicos: . MEIOS E RECURSOS Apostar na Educação é acreditar e fazer para que o futuro das crianças e jovens do Município seja melhor e de maior sucesso. . As atribuições da Divisão de Educação estão claramente definidas e publicadas em Diário da República (Aviso N.Educação e Segurança Rodoviária.FICA . . Acções/ Actividades Além das Competências definidas na lei.o 1724/97 . previstas na lei. no seu art. Tendo em conta o cumprimento das competências.SERVIÇOS.Desfile de Carnaval. de forma a favorecer as aprendizagens das crianças e jovens portimonenses.o da Lei No 159/99 de 14 de Setembro. . O quadro de transferências de atribuições e competências para as autarquias locais é estabelecido. .II Série) no entanto a sua actuação não se restringe apenas às competências definidas na lei como pode ser verificado nos itens que se seguem.Articulação com os vários Departamentos/ Divisões/ Gabinetes da Autarquia tendo em vista o desenvolvimento dos Projectos de Acção Educativa a iniciar em cada ano lectivo. . procura criar condições para um ambiente educativo de qualidade. .

provenientes do Município de São Vicente – Cabo Verde. tendo em vista a sua modernização e melhoria das condições físicas.Acompanhamento do processo de implementação dos seguros do património escolar Municipal.Processo de concessão de Bolsas de Estudo. .Precauções higiénico-sanitárias nas escolas e. . .Desenvolvimento da Componente de Apoio à Família em Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar. particularmente. meios e recursos • Transportes Escolares: .serviços. nas cantinas. . que pretendam ingressar em cursos de Formação Profissional. . Profissional e Universitário. • Auxílios Sócio-Económicos a Alunos: . . Básico.Elaboração do Plano Anual de Transportes Escolares e respectivo ajustamento ao longo de cada ano lectivo. na área de hotelaria.Processo de atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior. . no âmbito do Protocolo de Geminação com aquele Município.Processo de atribuição de Visitas de Estudo ao Ensino Pré-Escolar. • Higiene e Segurança: 8 .Coordenação do processo de implementação de sistemas contra-intrusão nos Estabelecimentos de Ensino e Educação.Coordenação do processo de desinfestação periódica das instalações escolares e das áreas dos recintos escolares.Processo de atribuição de Subsídios de Estudo a alunos do Pré-Escolar e 1° Ciclo do Ensino Básico. . Secundário. a jovens.

no âmbito do Protocolo de Geminação com aquele Município. a criação de hábitos alimentares mais saudáveis e contribuir para o combate à obesidade infantil.. – 111 Para o ano lectivo 2007/08.Processo de concessão de Bolsas de Estudo a jovens. que pretendam ingressar em cursos da Universidade do Algarve e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. provenientes do Município de São Vicente – Cabo Verde. • Coordenação. desenvolvimento e acompanhamento de Programas/ Projectos em parceria com outras entidades. • Monitorização da Carta Educativa. • Conselho Municipal de Educação. • Elaboração de documentação e estudos conducentes a um cabal planeamento para o desenvolvimento educativo do Município. • Homenagem aos Professores Aposentados. Recursos Humanos afectos à Divisão de Educação • Funcionários do Gabinete – 7 • Funcionários a exercer funções nos Jardins de Infância e Escolas do 1º C. • Recepção aos Professores.B. • Representação nas Assembleias dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do Município. a Autarquia irá proporcionar serviços dietéticos para apoio aos Refeitórios Escolares do Pré-Escolar e 1º Ciclo.E. tendo em vista a melhor qualidade das refeições. 9 .

771.89 Euros na Educação. a intervenção da autarquia desenvolveu-se em torno das necessidades. e que.serviços. nas suas despesas de funcionamento e acção social escolar.648. se traduziram no apoio financeiro aos Estabelecimentos de Ensino e Educação e se reflectem no seguinte gráfico: 10 A verba atribuída através do Orçamento Próprio de Funcionamento destinou-se a apoiar os Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública. Orçamento Próprio de Funcionamento . directa ou indirectamente. meios e recursos UM INVESTIMENTO QUE SE JUSTIFICA No ano lectivo de 2006/2007 foram investidos cerca de 3. Durante o ano lectivo 2006/2007. consideradas prioritárias. O investimento da Câmara Municipal de Portimão na área da Educação ultrapassa em larga medida as competências que lhe estão atribuídas.

Dever-se-á salientar que a atribuição de verba para os almoços. Transportes Escolares 11 Protocolos/Acordos com Associações de Pais e Encarregados de Educação do 1º Ciclo A Autarquia celebrou. o qual tem como objectivo responder às solicitações diárias dos Estabelecimentos de Ensino e Educação do Município.45 Euros.E. foi direccionada a 2. e 14 Jardins de Infância e o subsídio para aquisição de livros beneficiou 894 alunos do 1º C.268.54 Euros para pagamento (em 100 % ou 50 % consoante os casos previstos na lei) dos passes escolares dos alunos do Município.Verba para pagamento das despesas inerentes ao funcionamento dos refeitórios. A Câmara Municipal de Portimão.B. Acordo de Delegação de Competências para as Juntas de Freguesia . financiamento e controlo dos transportes escolares.Subsídio para aquisição de livros destinados aos alunos com necessidades de apoio económico.E.49 Euros destinados aos seguintes apoios: .428 alunos de 10 Escolas do 1º C.775. o Acordo de Delegação de Competências para com as Juntas de Freguesia.880.No ano lectivo de 2006/2007.Verba para aquisição de material de limpeza e de expediente. . No passado ano lectivo foi gasta a quantia de 152. do Município. .338.Verba para aquisição de material de desgaste. . iniciado em 1995. para transporte entre a residência e a escola e visitas de estudo incluídas nos projectos pedagógicos dos Estabelecimentos de Ensino e Educação. com as Associações de Pais e Encarregados de Educação dos Estabelecimentos de Ensino e Educação do 1º Ciclo. a Autarquia disponibilizou cerca de 521. com o objectivo de fomentar a colaboração dos Pais como agentes activos e participativos da Comunidade Educativa. no valor de 335.Pagamento integral de almoços aos alunos com necessidades de apoio económico e comparticipação nos almoços dos restantes alunos. . . manteve em 2006.00 Euros. No âmbito da legislação em vigor.Verba para pagamento mensal das despesas de telefone. a Câmara Municipal de Portimão tem competências na organização.B. Protocolos/Acordos no valor total de 36.

....14..Junta de Freguesia de Portimão (140 salas) .....620.. De destacar o apetrechamento com equipamento e material didáctico da nova Escola E...B. meios e recursos De modo a tornar exequível este acordo. as três Juntas de Freguesia receberam verbas calculadas a partir da seguinte fórmula: N.103.600.Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande (13 salas) ..... 1 Coca Maravilhas.33 Euros............. o montante global foi de 127...280.....serviços.. necessário ao funcionamento das Escolas e Jardins de Infância... 1 da Mexilhoeira Grande e ampliação da E....00€ . para fazer face a intervenções de maior dimensão dos Estabelecimentos de Ensino e Educação daquelas freguesias....400.00 Euros repartido da seguinte forma: .530.00 Euros.. para as Juntas de Freguesia de Alvor e Mexilhoeira Grande. no montante global de 32..00€ 12 Equipamento e Material Didáctico para as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância Ao longo do ano lectivo foram adquiridos e distribuídos pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação diverso equipamento e material didáctico.Junta de Freguesia de Alvor (19 salas). a limpeza anual e a conservação e manutenção das instalações e arranjos exteriores..100.......... no valor total de 115.00€ ........00€ No ano de 2006.B.00€ Foi ainda realizado um reforço de verba.9. Bolsas de Estudo .. que abrange as pequenas reparações...060.º de Salas x 740.. no valor global de 198.

. através do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar...200.00 Euros.. perfazendo um total de 3... 1 Mexilhoeira Grande...00 Euros.00 Euros. a Câmara Municipal de Portimão deliberou atribuir 30 Bolsas de Estudo. O Município atribuiu 9 Bolsas de Actividade para o desenvolvimento dos Cursos de Educação Extra-Escolar no valor de 7.300.. A Autarquia tem realizado um grande investimento em Recursos Humanos colocados nos Jardins de Infância e nos vários Refeitórios Escolares....No ano lectivo 2006/2007... A Câmara Municipal de Portimão também atribuiu 11 Bolsas de Formação Profissional a jovens provenientes de São Vicente/Cabo-Verde...816.....39 Euros.90€ .... Novos Equipamentos .B...01€ Bolsas para Cursos de Educação Extra-Escolar Recursos Humanos 13 Obras .... no valor unitário de 300. no valor unitário de 1.881...820..250. parcialmente comparticipado pela Direcção Regional de Educação do Algarve..Ampliação da Escola E. no âmbito do Protocolo de Geminação existente entre o Município de Portimão e o Município de São Vicente.... a alunos residentes no Município que frequentam Estabelecimentos de Ensino Politécnico e/ou Superior Público e Privado.00 Euros. perfazendo um total de 37....500. em que a Câmara suporta uma despesa anual de 891. 1 Coca Maravilhas .B.00 Euros.Construção de raiz da nova Escola E. 442.855..

55 Euros. Natal.776.. no ano lectivo 2006/07.22 EurosDe realçar a adjudicação efectuada para a substituição de vedações das Escolas E. Projectos.302.B. com um investimento no valor global de 71.84 Euros No último ano lectivo. no valor total de 59. E. Recepção aos Professores. Para o desenvolvimento das AEC. Exposições alusivas a efemérides e datas emblemáticas como o Carnaval. São exemplos Seminários. a Autarquia assumiu encargos no valor de 220. 1 Chão das Donas. Dia Mundial da Criança.87 Euros.74 Euros Segurança Edifícios Escolares 14 Actividades Sócio-Educativas Diversas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) .728. tendo sido suportada. A Autarquia procedeu à instalação de sistemas de alarmes contra-intrusão em alguns dos Estabelecimentos de Ensino do PréEscolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública. 1 Coca Maravilhas e dos Jardins de Infância de Vendas e Pedra Mourinha.B.68 Euros. Em termos gerais considera-se um investimento no valor total de 1.512. Encontros.211.342. uma despesa no valor de 5. a Autarquia disponibilizou recursos para a concretização de actividades e eventos promotores de desenvolvimento sócio-educativo com vista à melhoria da qualidade da educação no Município. etc.854. meios e recursos Pequenas/médias Intervenções Foram feitas pequenas obras e reparações nos diversos Estabelecimentos de Ensino e Educação no Município no valor total de 18.serviços.

.

PROJECTOS E PARCERIAS 17 18 20 Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar Acordo de Colaboração de “Rede de Bibliotecas Escolares” Os Estabelecimentos de Ensino e Educação e as Novas Tecnologias da Informação Programa de Generalização e Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Programa de Generalização do Ensino de Inglês nos 3º e 4º Anos e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico Programa “Eco-Escolas” Conselho Municipal de Educação Rede Territorial de Cidades Educadoras 21 22 23 23 24 .

por pessoal colocado pela Câmara Municipal (Técnico Profissional de Animação Sócio-Cultural e Auxiliar Técnicos de Educação). em função das necessidades das famílias. visa apoiar as famílias na tarefa de educação da criança. Médio de Crianças com Almoço 832 613 672 17 Para uma melhor qualidade deste programa.PROJECTOS E PARCERIAS Sendo o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico uma competência “mais directa” das Autarquias. com encargos assumidos pela Autarquia e comparticipados pelo Ministério de Educação. às crianças. o desenvolvimento da Componente de Apoio à Família que se traduz em garantir os almoços e os prolongamentos de horário até às 18 ou 19 horas. abrangidas pela “Componente de Apoio à Família” foram os seguintes: Nº. como primeira etapa da Educação Básica. No prolongamento de horário são facultadas. o número médio diário de crianças. . abrangendo 319 crianças de 4 Jardins de Infância. proporcionando-lhes oportunidades de autonomia e socialização de modo a prepará-la para uma educação bem sucedida. actividades de carácter lúdico. Neste sentido. foi necessário criar uma real melhoria das condições dos Jardins de Infância para se poder generalizar a oferta de uma educação pré-escolar que dê resposta às necessidades das crianças e das famílias. desde o primeiro momento. Proporcionou-se. destacando-se os seguintes projectos e acções em curso nos últimos anos lectivos: Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar A Educação Pré-Escolar. assim. Crianças a frequentar Jardins de Infância da Rede Pública Nº. a Autarquia desenvolveu um ProjectoPiloto de “Actividade Físico-Motora” para o Pré-Escolar. Médio de Crianças com Prolongamento Nº. Trata-se de um apoio social totalmente gratuito. no ano lectivo 2006/07. O Projecto decorreu com sucesso e revelou uma excelente adesão das crianças aquelas actividades. No último ano lectivo. cabendo a sua operacionalização às Coordenadoras dos Estabelecimentos. a Câmara Municipal de Portimão tem aderido a todas as propostas de parceria que possam beneficiar os Estabelecimentos de Educação e Ensino do Município. A supervisão técnica é da responsabilidade dos Agrupamentos. da Rede Pública.

1 de Vendas .3 Prof.E.B. a Direcção Regional de Educação do Algarve e o Município de Portimão.E. 2. envolvendo o Ministério de Educação. atingindo actualmente 17 Escolas dos 1º.Secundária Manuel Teixeira Gomes .B.3 Mexilhoeira Grande . uma vez que desempenha um papel fundamental nos domínios da leitura.E. José Buísel . 2. João II . para a melhoria da qualidade das Bibliotecas Escolares e das aprendizagens dos alunos do Município. literacia. 1 Coca Maravilhas .E. 2.B.3 D. 1 + Jardim de Infância da Pedra Mourinha . 2º e 3º Ciclos e Secundário.B.E. 2.3 D. simultaneamente.B.Secundária Poeta António Aleixo Anualmente tanto a Autarquia como o Ministério de Educação têm investido na actualização de fundo documental e reapetrechamento com mobiliário e equipamento que contribui. assim como no aprofundamento da cultura científica.E.PROJECTOS E PARCERIAS Acordo de Colaboração “Rede de Bibliotecas Escolares” A adesão à Rede de Bibliotecas Escolares no Município.B.B. 1 Major David Neto .º Nuno Mergulhão .E. Martinho Castelo Branco . desenvolvimento de competências de informação. 1 de Alvor . Foi um projecto pioneiro iniciado em 1997 abrangendo 7 Escolas que se veio a alargar.E. 1 da Mexilhoeira Grande .E.3 Eng.B. Estabelecimentos pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares: . permitiu melhorar a qualidade educativa das crianças e jovens do Município.B. 2. 2.E.E.E.B.E.B. 1 da Figueira . 18 . tecnológica e artística.E.3 Júdice Fialho .E.B.B.B.B. 1 de Chão das Donas . 1 Pontal .

para que nomeadamente os Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. a Autarquia participa na prossecução do objectivo central do Plano Nacional de Leitura de “elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus”. designadamente entre a população escolar. bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura.Plano Nacional de Leitura Através de um protocolo celebrado em Setembro de 2006. Este Plano concretiza-se também no município de Portimão num conjunto de programas e medidas destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita. 19 . Foi efectuado o financiamento junto dos Agrupamentos de Escolas. adquiram conjuntos de obras adequadas às actividades da hora de leitura dos vários anos. indicados na página seguinte.

Branco Agrupamento Vertical de Escolas Prof.º 1 (Quinta do Amparo) Jardim de Infância de Portimão n.) Jardim de Infância da Pedra Mourinha Jardim de Infância de Chão das Donas Jardim de Infância de Portimão n. integrando.º 2 (Quatro Estradas) Agrupamento Vertical de Escolas Eng. às escolas coloca-se a necessidade de responder aos desafios propostos pela sociedade da informação e do .I.º Nuno Mergulhão Agrupamento Vertical de Escolas Júdice Fialho Os Estabelecimentos de Ensino e Educação e as Novas Tecnologias da Informação A Escola assume-se como um espaço de Educação para a Cidadania.1 Figueira Agrupamento Vertical da Mexilhoeira Grande Jardim de Infância de Portimão n.PROJECTOS E PARCERIAS Agrupamento Vertical de Escolas de Alvor Jardim de Infância de Alvor Jardim de Infância dos Montes de Alvor E.º 4 (Fojo) Jardim de Infância de Vendas E. José Buísel 20 Jardim de Infância de Portimão n. com maior espaço de envolvimento efectivo dos alunos.B.1 + Jardim de Infância Pedra Mourinha (J.º 3 (Coca Maravilhas) Jardim de Infância de Portimão n. Martinho C.B.B.º 6 (Pontal) Jardim de Infância de Portimão n. na sua oferta curricular.º 5 (Estrada de Alvor) Agrupamento Vertical de Escolas D. Por outro lado.1 Montes de Alvor Jardim de Infância da Figueira Jardim de Infância da Mexilhoeira Grande E. experiências de aprendizagem diversificadas.

designadamente as que dizem respeito à utilização do computador e da Internet. que teve em vista o apetrechamento Informático e de Conteúdos Multimédia Educativos dos Estabelecimentos Públicos de Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico . O parque informático das Escolas do 1º C.. processos já concluídos. desde o ano lectivo 2005/06.B.B.E. através da Divisão de Informática.º Ciclo do Ensino Básico A Autarquia.conhecimento e procurar que os seus alunos adquiram um conjunto de competências básicas em novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). que permitiram. disponibiliza uma equipa técnica especializada que garante a manutenção do hardware e software. A Autarquia aderiu aos Programas PRODEP III e POS_Conhecimento. Uma das prioridades do Município de Portimão é garantir a operacionalização e manutenção do equipamento informático dos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico de forma a permitir. do Eixo 4.3 “Promover a utilização da Internet de Banda Larga”. e Pré-Escolar da rede pública do Município de Portimão é constituído por 264 computadores. “Massificar o acesso à Sociedade do Conhecimento” para apetrechamento informático (hardware e software) de todos os Estabelecimento de Educação Pré-Escolar 21 Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1. a sua utilização. bem como as condições de funcionamento da rede informática instalada nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância da rede pública. . equipamentos mais actualizados e com uma maior rapidez de acesso à Internet.POS_Conhecimento (Programa Operacional Sociedade do Conhecimento) Medida 4. .PRODEP III (Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal) Medida 9. permanentemente. A Câmara Municipal.E. aderiu ao Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1. aos Estabelecimentos de Ensino e Educação.º Ciclo do Ensino Básico que teve como objectivo central garantir o acesso ao fornecimento de refeições escolares à generalidade dos alunos do 1º C.

1 Major David Neto e E. efectuou-se um alargamento das acções a desenvolver e ofereceram-se aos Estabelecimentos de Ensino e Educação. em 10 Estabelecimentos de Ensino e Educação do Município. realçando-se o facto das Escolas E. Programa de Generalização do Ensino do Inglês nos 3º e 4º anos e de outras actividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico 22 O período lectivo 2005/06 foi o ano pioneiro deste Programa. .a requalificação de espaços (cozinhas e salas de refeição). desenvolvendo-se a actividade de Inglês nos 3º e 4º anos abrangendo aproximadamente 1032 alunos. às crianças que frequentam os Estabelecimentos de Ensino e Educação do Município. que permitem o fornecimento de uma refeição (almoço) equilibrada e de qualidade. sem carácter obrigatório. as seguintes actividades: • Ensino do Inglês • Actividades Física e Desportiva • Ensino da Música Tratando-se de actividades recomendadas.B. No final do ano lectivo. o Programa foi avaliado e considerado de interesse para a aquisição de novos conhecimentos e formação das crianças neste nível de Ensino. no ano lectivo 2006/07. Em termos médios são fornecidas diariamente 1200 refeições. foram abrangidos 1700 alunos. registando-se a necessidade de alguns ajustes à sua organização e desenvolvimento. Após reflexão sobre a importância do programa.B.PROJECTOS E PARCERIAS A adesão a este programa foi uma oportunidade para o município receber alguma comparticipação financeira face àquela que foi uma das maiores apostas dos últimos 10 anos . 1 do Pontal apenas terem aderido ao Ensino do Inglês devido à falta de espaços físicos.

B. .O Presidente da Câmara Municipal.2003 encontrando-se actualmente no seu 2º mandato. 23 .Dois representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação. . inscritas no Programa Eco-Escolas no ano lectivo 2006/2007 foram: . é premiar e reconhecer os estabelecimentos de ensino que. O objectivo do programa. . . É constituído por vários elementos representantes de estruturas ligadas à Educação. . . desde 18.Um representante das Instituições de Ensino Superior Público. desenvolvam acções conducentes à alteração positiva de comportamentos ambientais na Escola. sediadas no Concelho.º 41/2003. nas respectivas famílias e no meio onde estes se inserem. que assegura a substituição do Presidente. O Conselho Municipal de Educação do Município foi constituído em 29. nas suas ausências e impedimentos. do Concelho de Portimão.B. 1 Major David Neto .Um representante dos Estabelecimentos de Educação e de Ensino Básico e Secundário Privados. foram regulamentados os Conselhos Municipais de Educação transferindo competências para este órgão.12. e com as alterações introduzidas pela Lei n.Escola E. .Um representante do Pessoal Docente do Ensino Básico Público.Um representante das Instituições de Ensino Superior Privado. durante o ano lectivo. no âmbito do Projecto Internacional da Associação da Bandeira Azul da Europa/ Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (ABAE/FeePortugal). direccionado para as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.“Programa Eco-Escolas” A Câmara Municipal também é parceira no “Programa Eco-Escolas”. .Escola E.2006. que se passa a indicar: .O Presidente da Assembleia Municipal.Um representante do Pessoal Docente do Ensino Secundário Público.O Director Regional de Educação com competências na área do município ou quem este designar em sua substituição.Um representante do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar Pública. As Escolas.O Vereador responsável pela Educação. 1 do Pontal Conselho Municipal de Educação Com a entrada em vigor do Decreto-Lei Nº 7/2003. de 22 de Agosto. . . de 15 de Janeiro.Um representante das Associações de Estudantes. apoiado pelos mecenas Fima/Lever/ Iglo-Olá. .09. nos alunos. que preside.

Ser Cidade Educadora é promover intercâmbios bilaterais. Barreiro. . estruturantes de uma cidade. Porto. e que se propõe atingir uma série de objectivos. no Porto. Trata-se de uma estrutura permanente de colaboração entre os poderes locais.Ser Cidade Educadora é assumir e promover a “essência” da Carta de Princípios das Cidades Educadoras uma vez se trata de conceitos de base. . por consequência.I.Um representante dos Serviços de Emprego e Formação Profissional. Lisboa. Odivelas.I. onde se encontra disponível toda a documentação sobre parceiros e projectos em fase de desenvolvimento.E. O que impulsionou a constituição da A. em Évora. . Rede Territorial de Cidades Educadoras O Município de Portimão.Ser Cidade Educadora é aprender. .ª Maria Feira. nomeadamente. em Junho de 2004. fidelizando-se aos Princípios da Carta das Cidades Educadoras. tornou-se membro da A. St. Évora. Palmela.Um representante das Forças de Segurança.bcn.PROJECTOS E PARCERIAS . .C.Um representante dos Serviços de Segurança Social. – Associação Internacional das Cidades Educadoras. Cascais. regionais ou temáticos entre as várias cidades associadas. entre outras. Oliveira de Azeméis. Vila Real. trocar. Nota: Pode ser consultado o site edcities. no Barreiro e em Torres Novas. enriquecer a vida dos seus habitantes promovendo acções que contribuam para tal. . O Município de Portimão tem participado em várias reuniões da Rede Territorial das Cidades Educadoras. reflectir e colaborar com outras cidades associadas em projectos e acções concretas. . propostas aos seus habitantes com fins educativos. Fazem parte da Rede Portuguesa de Cidades Educadoras os seguintes Municípios: Almada. Grândola.Ser Cidade Educadora é participar e cooperar activamente em projectos de intercâmbios de experiências com todos os grupos ou instituições que partilhem interesses comuns.Um representante dos Serviços Públicos de Saúde. dos quais se destacam: 24 .es. partilhar e. em Cascais.E. que se têm realizado em diversas cidades do País e que também fazem parte daquela rede.C. foi a necessidade de dialogar. interessados no cumprimento dos princípios estabelecidos na Carta das Cidades Educadoras.

.

A CARTA EDUCATIVA 28 30 32 24 35 35 36 37 A Procura Escolar Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional Ensino Superior Estratégias/Propostas da Carta Educativa .

em 5 de Janeiro. de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer. Para além das especificidades ao nível sócio-económico do concelho. – Instituto Nacional de Estatística (INE). – Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE).3. – Serviços da Câmara Municipal (Divisão de Habitação Social. – Estabelecimentos de Ensino e Educação e Entidades Formadoras do Município de Portimão. depois do parecer favorável do Conselho Municipal de Educação. sem dúvida.cm-portimao. contando com a participação de parceiros do processo educativo. a Carta Educativa do Município de Portimão pretende ser “o instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de equipamentos educativos a localizar no Município. e da aprovação pela Câmara. em 8 de Janeiro. pelas Leis nº 159/99 de 14 de Setembro e 169/99 de 18 de Setembro e obedeceu a uma grelha predefinida pelo Ministério de Educação. de acordo com o seu artigo 10º. técnico e humano e apostando nas competências de cidadania e nos novos desafios emanados pela sociedade do futuro. Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística. Divisão de Informação Geográfica. dotando os indivíduos de qualificação do ponto de vista académico. – Conservatória do Registo Civil de Portimão. Portimão aprovou. tais como: – Direcção Regional de Educação do Algarve. Ancorada nos princípios definidos no Decreto-Lei nº7/2003 de 15 de Janeiro. A CARTA EDUCATIVA A Educação é uma prioridade estratégica em Portimão e pensar a rede educativa do concelho é. a rede educativa deverá ser direccionada para uma Educação Pró-Activa.pt . a 15 de Janeiro de 2007. A Carta Educativa surgiu a partir de imposições regulamentares definidas pela Lei de Bases do Sistema Educativo. no quadro de desenvolvimento demográfico e sócio-económico de cada Município”. 27 A Carta Educativa encontra-se disponível na íntegra em www. Divisão de Desporto e outros serviços da Câmara Municipal de Portimão). um grande desafio. em Assembleia Municipal. a sua Carta Educativa. Conscientes que a qualidade do Sistema Educativo depende desta aliança. Divisão de Informática.

Propostas . 28 Embora os dados estatísticos sejam provisórios. o parque escolar do Município de Portimão atinge 9118 alunos para o ano lectivo 2007/2008. com 839 crianças e 544 crianças para a rede particular.Monitorização Assim. sendo que a Rede Pública contempla 2370 alunos e 260 matricularam-se no Ensino Particular. . combatendo as desigualdades inter e intra-regionais.A CARTA EDUCATIVA O documento desenvolveu-se e estruturou-se de acordo com as seguintes grandes áreas: . promovendo dessa forma a igualdade de acesso ao Ensino.Análise Demográfica do município. Relativamente ao Ensino Superior ainda não existem dados estatísticos que permitam uma apreciação para o presente ano lectivo. a Carta Educativa é um documento estratégico e dinâmico que requer uma monitorização. . No que diz respeito ao 1º ciclo do Ensino Básico. a frequência é de 2630 alunos. . que tem como objectivo principal racionalizar.Análise do Sistema Educativo. . far-se-á um estudo da evolução da frequência escolar a todos os níveis de Ensino no Município. Na Educação Pré-Escolar. A Procura Escolar Percorrendo as linhas directivas do documento da Carta Educativa e actualizando os dados estatísticos para o ano lectivo 2007/2008. O ensino básico 2 º e 3 º ciclos abrange 3020 alunos e são 2085 os estudantes que irão frequentar o Ensino Secundário e Profissional. em função da realidade social. redimensionar e incrementar a qualificação dos Equipamentos e do Ensino no Município. o número é de 1383 crianças.Diagnóstico Estratégico . no Município de Portimão. distribuídas pelo Ensino Pré-Escolar da Rede Pública.Análise Geográfica e Sócio-económica do município.

B. (Rede Pública) 1º C.E. Universitário (Público) Ensino Sup.O estudo da evolução destes valores é evidenciado no quadro e no gráfico que se seguem: FREQUÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PORTIMÃO POR NÍVEIS DE ENSINO NÍVEL DE ENSINO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* Pré-Escolar (Rede Pública) Pré-Escolar (Rede Privada) 1º C. (Rede Privada) 2º e 3º Ciclos Ensino Básico Ensino Secundário + Profissional Ensino Sup. Universitário (Privado) TOTAL a) Dados Estatísticos indisponíveis 708 740 775 839 837 857 839 579 588 592 593 548 547 544 1902 1968 2054 2084 2158 2262 2370 297 274 318 286 271 270 260 2708 2777 2843 2902 2976 2964 3020 2399 3022 3178 3172 3082 2906 2191 665 643 644 718 606 560 a) 313 287 273 282 243 318 a) 9571 10299 10677 10876 10721 10684 9224 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação em Setembro de 2007 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO ESCOLAR DESDE O PRÉ-ESCOLAR ATÉ AO ENSINO SUPERIOR 29 .E.B.

I. Pedra Mourinha E. I. Figueira J. Cerca de 23% dos Jardins de Infância da rede pública localizam-se em zona urbana e 77% situam-se em zonas consideradas periféricas. bem como situadas junto aos bairros sociais. I Portimão Nº 2 (Quatro Estradas) J. Chão das Donas J. Mexilhoeira Grande J. De realçar o facto destes estabelecimentos se encontrarem localizados em zonas urbanas de alta densidade populacional. das quais 36 funcionaram no ano lectivo 06/07. podemos constatar que: • Os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar com maior número de alunos são o Jardim-de-Infância da Coca Maravilhas. FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR – REDE PÚBLICA ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* 30 J. I. 1 + JI Pedra Mouinha (Pré-Escolar) J. Os 14 Jardins de Infância da rede pública existentes no Município contêm 37 Salas de Actividades. Fojo e Pedra Mourinha. Portimão Nº 3 (Coca Maravilhas) J. I. I. I. seguindo-se o Pontal. Montes de Alvor J. Portimão Nº 5 (Estrada de Alvor) J. Portimão Nº 4 (Fojo) J. I. I. motivo pelo qual sofreram obras de ampliação. Alvor J. Portimão Nº 1 (Quinta do Amparo) J. .B. Portimão Nº 6 (Pontal) J.A CARTA EDUCATIVA Educação Pré-Escolar A rede de estabelecimentos de Educação Pré-Escolar é composta por 14 Jardins de Infância que pertencem à rede pública e 9 que pertencem à rede particular. no sentido de dar resposta às necessidades da população. I. I. Alvor. Vendas TOTAL 708 64 19 21 37 50 50 17 50 125 75 50 100 50 740 75 23 23 45 50 50 24 50 125 75 50 100 50 75 50 25 50 50 50 25 50 125 75 50 100 50 775 839 65 47 37 40 50 50 75 25 50 125 75 50 100 50 72 50 40 45 50 50 70 25 50 110 75 50 100 50 837 90 a) 90 50 45 44 48 45 46 50 45 50 45 75 75 25 25 50 45 109 110 75 75 44 40 100 100 50 50 857 839 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Educação em Setembro de 2007 a) A meio do ano lectivo 2006/07 (em Março) entrou em funcionamneto uma nova sala de Pré-Escolar Consultando os dados anteriores. I. I. Qualquer deles foi construído de raiz com duas salas de actividades e foram ampliados nos últimos oito anos.

ª Grande Lar Da Criança Jardim De Inf. em termos de números totais de crianças. poder-se-á representá-los. abrangendo mais 75 crianças no Ensino Pré-Escolar. P. “A Minhoca” Jardim De Inf. Assim. os Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da Rede Particular existem em menor número que os oficiais. aquando da abertura da Escola E. ou seja. afecta ao Jardim de Infância de Alvor. “A Flor” Colégio St. maiores disponibilidades na sua vida profissional.ª Teresinha Jardim De Inf. Da Mex. apesar de despenderem uma parte significativa dos seus rendimentos.ª Casa Da Misericórdia TOTAL 75 144 579 20 70 68 29 72 10 41 50 75 150 588 22 60 70 29 75 14 43 50 75 147 592 20 70 56 29 75 20 50 50 75 148 593 20 65 63 25 75 17 55 50 77 150 548 a) 60 45 20 74 30 42 50 68 146 547 a) 65 50 20 75 31 42 50 63 146 544 a) 75 51 25 75 19 40 50 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação em Setembro de 2007 a) Estabelecimento de Educação desactivado . da Pedra Mourinha.REDE PRIVADA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO/EDUCAÇÃO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* 31 J. Do C. Justificamos esta situação pelo facto destes estabelecimentos de ensino permitirem às famílias. a funcionar nas instalações do Centro Comunitário de Alvor.• O aumento do número de crianças tem vindo a verificar-se nos últimos cinco anos e manifesta-se sobretudo na passagem do ano lectivo 2003/2004 para o ano lectivo 2004/2005.I.1 + J. contudo detêm números totais de crianças aproximados durante o último quadriénio lectivo. no seguinte quadro: FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR .B. No Município. Inf. “Os Amiguinhos” Penina Feitoria Tité St. • O último ano lectivo foi marcado pela abertura de uma nova sala de Pré-Escolar.

B. 1 Pontal 349 Escola E.B. que se encontram distribuídas pelos Estabelecimentos de Ensino das 3 freguesias.B. 1 Vendas 93 TOTAL 86 43 35 115 a) 14 134 514 361 331 79 168 88 99 44 40 115 a) 15 145 507 398 362 80 174 75 114 37 42 110 a) 15 135 508 409 351 39 242b) 82 112 39 45 120 a) 12 112 524 411 355 a) 338 90 2158 111 50 42 121 a) 8 126 536 412 352 a) 407 97 2262 108 56 40 138 a) a) 139 572 417 343 a) 452 105 2370 1902 1968 2054 2084 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino em Setembro de 2007 a) Estabelecimentos de Ensino desactivados devido à baixa frequência escolar b) A antiga E.B.B.B.)168 Escola E. 1 Figueira 29 Escola E. 1 + J. a rede pública das Escolas do 1º Ciclo abrange um universo de 2370 crianças para o ano lectivo 2007/2008. correspondentes a 2 escolas na Freguesia da Mexilhoeira Grande.B.I. Podemos verificar que: 1° CICLO DO ENSINO BÁSICO – REDE PÚBLICA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO/EDUCAÇÃO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO 32 Escola E. 1 Montes de Alvor 42 Escola E. 1 Poio 9 Escola E. De acordo com os dados disponibilizados. da Pedra Mourinha (1º C.B. em funcionamento. 1 Major David Neto 463 Escola E.B. da rede pública e 5 estabelecimentos da rede particular. 1 Coca Maravilhas 320 Escola E.B. 1 Senhora do Verde 10 Escola E. 1 Portimão Nº 2 (Sobreiras) 65 Escola E.B. 1 Alvor 90 Escola E.B.E. 1 Portimão Nº 3 (Pedra Mourinha) foi substituida pelo novo Estabelecimento de Ensino . 1 Chão das Donas 136 Escola E.A CARTA EDUCATIVA 1° Ciclo do Ensino Básico A rede de escolas do 1º ciclo do ensino básico no Município de Portimão é constituída por 10 estabelecimentos.B. 1 Mexilhoeira Grande 128 Escola E. 2 escolas na Freguesia de Alvor e 6 escolas na Freguesia de Portimão.B.B.

B. tomando em consideração os anos em análise.B. conforme se verifica a seguir.B. a concentração de crianças de grupos etários mais elevados que a idade escolar desejável para este nível.I. relativamente ao ano lectivo anterior e.1 do Pontal e a Escola E. Relativamente ao Ensino Básico-Particular.REDE PRIVADA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO/EDUCAÇÃO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* 33 PENINA CREMP CORAÇÃO DE MARIA EGAS MONIZ ESC. Para além destas se situarem em zonas urbanas de alta e média densidade.1 da Coca Maravilhas estão localizadas perto de bairros sociais que. a Escola E. vão acolher de forma significativa. para o ano lectivo 2007/2008. destacam-se o Colégio da Penina e o Externato Tité pelo maior número de alunos matriculados.B. os dados analisados revelam para o ano lectivo 2007/2008.1 Major David Neto. FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO .• A Escola E. registando-se algumas oscilações ao longo dos últimos cinco anos lectivos de grupos etários mais elevados que a idade escolar desejável para este nível. é visível a tendência crescente no número de alunos.1 do Pontal. um acréscimo na frequência escolar.1 da Coca Maravilhas e a Escola E.B.1 + J.B. da Pedra Mourinha apresentam-se como os estabelecimentos de maior população escolar. LUSA PEDRA MOURINHA TITÉ TOTAL 297 80 42 40 24 17 36 58 274 83 43 35 23 a) 32 58 318 114 50 41 22 a) 26 65 286 87 47 40 20 a) 17 75 271 86 43 36 16 a) 20 70 270 95 32 42 22 a) a) 79 260 99 35 31 20 a) a) 75 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação em Setembro de 2007 a) Estabelecimentos de Ensino e Educação desactivados . a Escola E. por essa razão. Em termos globais. a Escola E.

se deve à imigração e entrada de alunos provenientes de Países de Leste.3 da Mexilhoeira Grande TOTAL 34 2708 712 694 220 553 379 150 2777 728 706 220 542 404 177 2843 2902 2976 748 709 209 564 441 172 724 700 242 590 454 192 772 721 198 626 451 208 2964 3020 786 779 190 616 412 181 854 733 190 643 442 158 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação em Setembro de 2007 a) Estabelecimentos de Ensino e Educação desactivados • Em termos genéricos assiste-se a um movimento ascendente. João II Escola E. B. correspondendo a 1 Escola na Freguesia da Mexilhoeira Grande. 2. 2.REDE PÚBLICA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO/EDUCAÇÃO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* Escola E. 1 Escola na Freguesia de Alvor e 4 Escolas na Freguesia de Portimão.3 D. Tal como nos indica o quadro.3 Eng. que se faz sentir nos últimos 7 anos lectivos. B. verifica-se que: FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO 2º e 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO . Admite-se a hipótese de que o aumento do fluxo de entradas de alunos para este nível de ensino.3 Prof. 2. José Buísel Escola E.º Nuno Mergulhão Escola E.3 Judice Fialho Escola E. . B. B. M.A CARTA EDUCATIVA 2º E 3º Ciclos Do Ensino Básico O Ensino Básico 2º e 3º ciclos é constituído por 6 estabelecimentos de ensino.3 D. 2. B. distribuídos pelas 3 freguesias. 2. destacando-se o presente ano lectivo que atinge o número máximo de 3020 alunos. 2. B. Castelo Branco Escola E. Brasil e outros Países e ao facto do 9º ano constituir o ano limite da escolaridade mínima obrigatória.

Teixeira Gomes Escola Secundária Poeta António Aleixo TOTAL 1200 994 2194 2792 1391 1401 2925 2930 2822 1359 1566 1426 1504 1293 1529 2650 1194 1456 1010 1100 2110 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação em Setembro de 2007 Ensino Profissional O Ensino Profissional é uma modalidade especial de educação. 35 . actualmente designado por Turismo de Portugal. No Município de Portimão este ensino está a cargo da Escola Profissional Gil Eanes. com dupla certificação académica e profissional. FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO ENSINO SECUNDÁRIO .Ensino Secundário A rede de ensino secundário é constituída por dois estabelecimentos localizados na Freguesia de Portimão: a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e a Escola Secundária Poeta António Aleixo.REDE PÚBLICA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* Escola Secundária M.P. I. sob a tutela do Ministério da Educação e a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo (NEP).. sendo a última a que apresenta maior frequência escolar. abrangendo cursos relacionados com o turismo. com 1100 alunos matriculados para o ano lectivo 2007/2008. tutelado pela Secretaria de Estado do Turismo/ Ministério da Economia e Inovação.

I.REDE PÚBLICA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* Escola Profissional Gil Eanes Turismo de Portugal. os números totais de alunos matriculados nos dois Estabelecimentos de Ensino apresentam uma frequência escolar oscilante nos últimos anos lectivos: FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO ENSINO SUPERIOR ESTABELECIMENTOS DE ENSINO Anos Lectivos 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08* Universidade do Algarve – Pólo de Portimão (Público) 665 Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Privado) TOTAL 313 978 643 287 930 644 718 273 282 917 1000 606 243 849 560 318 878 a) a) - * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação em Setembro de 2007 a) Dados Estatísticos indisponíveis .A CARTA EDUCATIVA O número de alunos de cada um dos Estabelecimentos é o que se apresenta em seguida: FREQUÊNCIA ESCOLAR / ANO LECTIVO ENSINO PROFISSIONAL .Núcleo Escolar de Portimão) 53 152 205 56 174 230 69 184 253 60 182 242 64 196 260 67 189 256 81 176 257 * Valores provisórios indicados pelos Estabelecimentos de Ensino e Educação em Setembro de 2007 a) Dados Estatísticos indisponíveis Ensino Superior 36 No Município de Portimão existem dois Pólos de Ensino Superior. um Universitário Público – Universidade do Algarve – e outro Privado – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Como se pode observar no quadro abaixo representado.P. (Escola de Hotelaira TOTAL e Turismo .

o Município de Portimão venha a sofrer um aumento significativo de 14%. o significativo aumento da natalidade e da imigração. Estima-se que relativamente à prospectiva da população residente para 2011. distribuídas por 14 Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar. aliado ao incremento do Turismo. venha a ultrapassar 2% do previsto. que dotou o município até aos dias de hoje. o aumento demográfico e a preocupação com as condições de vida dos munícipes marcou o Município de Portimão pelo investimento feito no Pré-Escolar. no que diz respeito à população que.4%). 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e acentuada procura no Ensino Secundário. desde os anos 80. Todos estes aspectos contribuíram para uma acentuada procura na Educação Pré-Escolar. 37 . Assim. comparado com média da Região do Algarve. a população do Município aumentou 15. um aumento da procura do 1º. o rápido crescimento económico. foram factores determinantes para a posição de relevo que o Município tem vindo a atingir. de 37 salas de actividades.Estratégias/ Propostas da Carta Educativa A evolução demográfica registada nos últimos anos (de acordo com os últimos Censos.

.B. • Requalificação da Oferta da Rede Escolar.Construção de uma Escola E. . criando mais 15 salas de Jardim de Infância e 42 salas do 1º Ciclo do Ensino Básico. de forma a garantir a qualidade numa sociedade sempre em movimento.B.B.1 da Coca Maravilhas (obra concluída).B.A CARTA EDUCATIVA Como linhas estratégicas de desenvolvimento das políticas de Educação/Formação. até 2011. As propostas apresentadas são as seguintes: .B.B. propôe a construção de novos equipamentos. para reordenamento da rede escolar do Município.1 das Sobreiras para Jardim de Infância (projecto de arquitectura em curso).Construção de uma E.Adaptação da escola E. Acrescenta-se ainda que de acordo com o diagnóstico estratégico da Carta Educativa considerou-se a necessidade de articulação da rede de oferta educativa do Ensino Profissional. do Ensino Básico e do Ensino Secundário. às necessidades da população e actividade empresarial. na zona do Malheiro. Verifica-se também a necessidade de uma maior diversificação de ofertas ao nível da Educação de Adultos. 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.Ampliação da Escola E.1 da Mexilhoeira Grande (obra concluída). • Aumento da Oferta da Educação Pré-Escolar. • Completa requalificação do parque escolar do 1º Ciclo. . Secundário e Superior.I.1 + J. Neste sentido. . na zona do Barranco do Rodrigo. o Município de Portimão pretende continuar a desenvolver e a implementar com todo o empenho e sucesso conseguido nos últimos anos. 38 .Construção de uma nova E. tais como: • Eliminação total dos regimes duplos de funcionamento. do Pontal (projecto de arquitectura concluído).1 + J. . .I.I. .Construção de uma E.Construção de um novo Jardim de Infância em Alvor.Construção de uma E. a Carta Educativa aponta para as necessidades de novos equipamentos educativos ao nível da Educação Pré-Escolar.1 + J. Assim.3 + Secundário A Carta Educativa exprime a mobilização de toda a comunidade local que reconhece o papel importante dos agentes educativos. as políticas emergentes de âmbito nacional.B.

.

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA 41 42 Actividades de Enriquecimento Curricular Actividades de Acção Educativa a Desenvolver em período curricular CIDADE E CIDADANIA 42 44 46 Projecto “Mais Segurança. CIÊNCIA E VIDA 53 54 55 Projecto “Os Sons e a Dança” Projecto “Ler Para Viver…E Contar” Projecto “Põe-te a Mexer” . Melhor Escola” Projecto “Todos Diferentes/ Todos Iguais “ Projecto “Cidadania Activa” PATRIMÓNIO 49 50 52 Projecto “À Descoberta do Património” Projecto “Ambiente e Segredos da Natureza” Projecto “Vamos Pelo Rio…” ARTES.

41 .R. uma vez que são uma mais valia para aquisição de novos conhecimentos e uma mais completa formação dos alunos. para a continuação.º anos) • Actividade Física e Desportiva (para todos os anos) • Ensino da Música (para todos os anos) • Outras Expressões Artísticas (para os 1º e 2º anos) Todos os alunos terão pelo menos 90 minutos semanais de apoio ao estudo que será assegurado pelo respectivo Agrupamento de Escolas.E. perspectivando-se abranger a totalidade dos alunos de todos os Estabelecimento de Ensino. a desenvolver em regime extra-curricular.E.A. por parte do Ministério de Educação. Tendo como objectivo a concretização de medidas que preconizam a “escola a tempo inteiro”. As actividades funcionarão com base num Protocolo a estabelecer entre o Município e a D. recomendando-se a sua frequência.R. (Direcção Regional de Educação do Algarve) com a comparticipação de custos.ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA Actividades de Enriquecimento Curricular 2007/2008 Programa de generalização do ensino de inglês nos 3º e 4º anos e de outras actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico. do Programa de Generalização do Ensino de Inglês nos 3º e 4º anos e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico.A.º e 4. As Actividades de Enriquecimento Curricular são facultativas. As actividades a desenvolver serão as seguintes: • Inglês (para os 3. para o ano lectivo 2007/08 a Autarquia voltou a formalizar candidatura junto da D. no presente ano lectivo.

envolvendo as entidades responsáveis ao nível local. . quer nos seus acessos e espaços circunvizinhos. tendo em vista facultar aos participantes os conhecimentos relativos às medidas de prevenção e auto-protecção a adoptar e prepará-los. Melhor Escola” Objectivos: . .Realização/apoio à realização de acções de formação. . coordenação e conduta.Realização de exercícios de âmbito municipal. quer nos aspectos comportamentais da sua população. quer nas próprias instalações. com a participação dos diferentes Agentes de Protecção Civil. procurando criar um estado de espírito generalizado que seja o embrião de uma cultura consciente de segurança. no campo teórico e prático.ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA Actividades de Acção Educativa a Desenvolver em Período Curricular PROPOSTAS QUE O MUNICÍPIO DISPONIBILIZA AOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO E EDUCAÇÃO Cidade E Cidadania Projecto: “Mais Segurança. de forma a melhorar a articulação entre a Escola e o Meio envolvente.Incrementar o diálogo e a reflexão sobre os assuntos de segurança. em conformidade com cenários criados de ocorrência de acidentes graves ou catástrofes. palestras e debates sobre os diferentes aspectos da segurança. em termos de planeamento. Actividades: 42 • ACÇÕES DE FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO . nos quais estarão envolvidos as Escolas.Sensibilizar a comunidade escolar para as questões da segurança nas suas diferentes vertentes. para uma adequada intervenção face a eventuais situações de emergência. com a finalidade de testar a adequabilidade e eficácia dos respectivos Planos de Emergência e dos procedimentos adoptados. . representantes das Escolas e das associações de pais e de alunos.Contribuir para uma melhoria progressiva e continuada das condições de segurança das Escolas do Município.

com o objectivo de sensibilizar e esclarecer a comunidade escolar sobre os riscos previsíveis a que está exposta.• DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO . Calendarização: A realização das várias actividades terão lugar ao longo do ano lectivo 2007/2008. Professores e Pessoal não docente.. marcadores de livros. a pedido dos Estabelecimentos de Ensino e Educação do Município. orientada para os professores e funcionários dos Estabelecimentos de Ensino Público e Privado do Município.Uma Acção de Formação sobre Segurança nas Escolas. formar e sensibilizar a sua população para as medidas de auto-protecção a tomar em caso de ocorrência de acidentes graves/ catástrofes. prevê-se a realização de: . horários. com a finalidade de informar.civil@cm-portimao. cadernos. incluído uma parte prática de utilização dos meios de 1. a realizar no decorrer do segundo período do ano lectivo. facultando conhecimentos técnicos sobre os assuntos abordados. nomeadamente no que respeita a medidas de prevenção e de auto-protecção. .Visitas aos Estabelecimentos de Ensino do Município. etc. .pt 43 . orientadas para a sensibilização da comunidade em geral e da escola em particular.os socorros. . em data/ hora a coordenar com o Gabinete de Protecção Civil/CMP. SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Gabinete de Protecção Civil Telefone: 282 470 734 ou 282 417 812 Fax.Inclusão no site da Câmara Municipal de Portimão de diferentes páginas sobre Protecção Civil. . sobre as diferentes questões e aspectos da segurança.ª intervenção de combate a incêndio e 1. 282 470 705 E-mail:proteccao.Participação e apoio nas acções a desenvolver pelos Estabelecimentos de Ensino no âmbito do “Clube de Protecção Civil” Público-Alvo: Alunos. por equipas formadas pelos representantes dos diferentes Agentes de Protecção Civil.Um exercício de âmbito municipal.Distribuição pelas Escolas de folhetos. Por iniciativa do Serviço de Protecção Civil. com a participação dos diferentes Agentes de Protecção Civil local. a realizar no início do ano lectivo.

vídeo. Dezembro 2007 e Janeiro 2008 2ª FASE .Cada equipa irá promover um trabalho livre sobre o tema escolhido.O Ciclo de Cinema/ Reuniões Debate decorrem no interior da Escola. . entre outros.Sensibilizar os alunos. .Constituição de equipas de trabalho orientadas/coordenadas por um Professor e apoiadas por Associações locais e/ou lideres informais.Promover a partilha de valores. Racismo. . a comunidade educativa e a população em geral pelo respeito pela diversidade cultural e combate à discriminação de cidadãos imigrantes. emigração. culturas e tradições.Promover o respeito pela diversidade. . Guiné – Costumes e tradições. Actividades: 1ª FASE . .O trabalho poderá ser apresentado em fotografia. 44 . Temas Possíveis: Emigração. sob o tema abordado .ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA Projecto: “Todos Diferentes/Todos Iguais” Objectivos: . minorias étnicas. ou outro formato desde que resulte de um contacto directo com intervenientes locais e promova à sensibilização/ esclarecimento sobre o tema. banda desenhada. .Promoção de ciclos de cinema e reuniões debate constituídos por 2 sessões sob temas como discriminação.As reuniões de debate devem contar sempre com a presença de agentes locais (Associações ou lideres de grupo) com intervenção ou experiência de vida. bem como cidadãos nacionais pertencentes a minorias étnicas. Cultura Cabo-verdiana.Fomentar comportamentos de combate à discriminação. Cultura cigana Calendarização: Novembro.

Calendarização: 1ª Semana de Maio de 2008 Público-Alvo: Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. com a participação dos alunos promotores dos projectos apresentados no Encontro e das Associações que colaboram na concretização dos mesmos. SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Divisão de Acção Social e Saúde Telefone: 282 470 818 Fax: 282 480 405 E-mail: accao. dos projectos desenvolvidos no âmbito desta Actividade. • Torneio de Futebol “Sim à Tolerância”. pelos alunos. • Mostras de dança com o apoio da Associação Cabo-verdiana Algarve e CAPELA.Calendarização: Fevereiro a Abril de 2008 3ª FASE . através de suporte de vídeo. • Mostra gastronómica intercultura. entre outras. • Exposição dos projectos realizados pelos alunos. entre outros.Realização de um “Encontro Multicultural” • Conferência “Todos Diferentes. com o apoio de diferentes agentes locais.social@cm-portimao.pt 45 . fotografia. Todos Iguais – Olhares e Perspectivas” – traduzida na apresentação pública.

Será procedido ao lançamento do projecto através de sessões de reflexão/ debate com base em palestras sobre os temas a seguir propostos e a escolher por cada turma participante. As palestras/debate poderão ter por suporte documentos audiovisuais (cinema. power point. Actividades: 1ª FASE . Dezembro de 2007 e Janeiro de 2008 46 . etc). sobre questões actuais como por exemplo a gestão do interesse público na cidade. e das forças vivas em geral. Calendarização: Novembro.Sensibilizar e levar os alunos a reflectir sobre o exercício da cidadania nas nossas cidades. vídeo. as liberdades. ou ainda outras como a democracia. . a realizar nas escolas e serão levadas a efeito por personalidades de reconhecido mérito e convidadas expressamente para o efeito.ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA Projecto: “Cidadania Activa” Objectivos: . a participação política e/ou o estado do mundo e suas repercussões na vida dos cidadãos.Familiarizá-los com o debate interactivo criando um espaço de comunicação com lideres de opinião e agentes políticos e/ou representantes dos órgãos políticos e instituições locais.

2ª FASE - Serão realizados trabalhos pelas turmas orientadas pelos respectivos professores, podendo o “trabalho de campo”, incluir visitas aos órgãos das autarquias durante o seu funcionamento e/ou outras entidades com interesse no âmbito da temática escolhida; Os trabalhos poderão consistir na produção de artigos, ensaios, monografias, filmes, vídeo, dvd, fotografias, banda desenhada ou outras formas de expressão que versem sobre o tema de maneira clara, pedagógica e com validade cientifico-escolar Calendarização: Fevereiro/ Março e Abril de 2008

47

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA
3ª FASE - Realização de uma conferência síntese dos diferentes trabalhos apresentados pelos alunos; A conferência será organizada e gerida pelos próprios alunos em local a indicar e onde simultaneamente decorrerá uma mostra de todos os trabalhos. Estas iniciativas decorrerão em princípio, no mesmo local e aos mesmo tempo, onde será levado a efeito o “Encontro multicultural”, a realizar no âmbito do projecto “Todos diferentes, todos iguais”. Tal situação permitirá dar maior impacte e visibilidade a ambos os projectos, aliás complementares. Calendarização: 1ª semana de Maio de 2008 Público-Alvo: Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
48

Temas: Sugeridos para as palestras e subsequentes trabalhos, dos quais será escolhido um diferente por turma. - Participação cívica e política, direitos e deveres - Liberdade, democracia e responsabilidade - Que progresso que valores? - Questões Éticas e realidades sociais - Regionalização - Europa - O Norte e o Sul e o estado do Mundo - Globalização e Cidadania Além destes os interessados poderão escolher outros que se coadunem com a temática da cidadania SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Divisão de Acção Cultural Telefone: 282 480 492 Fax: 282 470 791 E-mail: cultura@cm-portimao.pt

Património Projecto: “À Descoberta Do Património”
Objectivos: - Propor a descoberta e a participação dos visitantes nas actividades quotidianas da comunidade pré-histórica de Alcalar, através da recriação histórica preparada pelo Museu; - Promover novos olhares sobre o Património Cultural e Natural do Município. Actividades: • UM DIA NA PRÉ-HISTÓRIA - Orientar os visitantes na descoberta dos monumentos megalíticos de Alcalar e na participação em diversas actividades do quotidiano da pré-história, através de ateliês de elaboração de instrumentos, de adornos, tecelagem, moagem, caça, olaria e “soenga”; Público-Alvo: A população em geral do município e da região, grupos familiares ou escolares, de todas as idades; Calendarização: 22 de Setembro de 2007;
49

três fotos dos oito temas que vão sendo divulgados. Público-Alvo: A população em geral. Existe um prémio especial para os participante jovens. data a anunciar. grupos familiares ou escolares. registando imagens do património cultural e natural. ao longo do dia (12 horas). Para responder aos temas o participante terá de percorrer as três freguesias do município. entre os 12 e os 17 anos.Ao participante são dados um rolo de 24 fotografias e com a sua máquina terá de captar.pt 50 . local. Calendarização: Um sábado em Maio de 2008. nacional ou internacional.ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA • 8ª CORRIDA FOTOGRÁFICA DE PORTIMÃO . SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Serviços Educativos do Museu Telefone: 282 412 238/ 282 470 773 | Fax: 282 417 979 E-mail: museu@cm-portimao.

Fomentar o interesse pela preservação e qualidade do meio ambiente. O número de turmas inscritas por tema é condicionado.Projecto: “Ambiente e Segredos da Natureza” Objectivos: .Descobrir as aves. Calendarização: Ao longo do ano lectivo. despertar o espírito crítico e promover o encontro de soluções para os desafios ambientais. Promover-se-á passeios de bicicleta na cidade e irá realizar-se uma festa dedicada à bicicleta no final do 2º período. SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Departamento de Ambiente e Equipamento Social Telefone: 282 470 700 ou 282 480 412 | Fax: 282 480 405 E-mail: daes@cm-portimao.Festa das cores e formas (esta acção é preferencialmente destinada para Jardins de Infância e 1º ano do Ensino Básico). Actividades: • À DESCOBERTA… No âmbito desta actividade estão contempladas sessões teóricas e práticas para o desenvolvimento dos seguintes temas: . .Descobrir as dunas.Promover o espírito científico e o contacto com a natureza.Consciencializar de que as escolhas pessoais têm reflexo sobre a qualidade do meio ambiente. • ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS No âmbito desta actividade prevê-se a realização de palestras sobre o tema das alterações climáticas e mobilidade urbana. Haverá actividades práticas de descoberta dos segredos da água. . .Estimular a criatividade. Público-Alvo: Alunos do Ensino Básico (Actividade 1) e Secundário de Portimão (Actividade 2). .Divulgar e dar a conhecer os valores naturais presentes em Portimão. .pt 51 . Os restantes temas propostos encontram-se adaptados aos três Ciclos do Ensino Básico. . .Descobrir o fundo do mar.

PORTOS E FORTIFICAÇÕES O Rio testemunha suave da presença de povos antigos e de actividades portuárias.CIVILIZAÇÕES.pt . SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Divisão de Educação Telefone: 282 470 750 | Fax.PONTES.ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA Projecto: “Vamos Pelo Rio…” Objectivos . Actividades . . 52 Público-Alvo: 1º Ciclo (3º e 4º Anos) e 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. tendo em conta as condições atmosféricas e as marés.Aproximar a comunidade do rio para a descoberta da sua riqueza histórica e natural. Calendarização: Ao longo do ano lectivo. MORGADOS E MOINHOS DE MARÉ O Rio aproxima margens. contempla a riqueza agrícola e desenvolve a actividade moageira. 282 470 791 E-mail: educacao@cm-portimao.Sensibilizar a comunidade escolar para a defesa do Rio Arade. .

Ciência E Vida Projecto: “Os Sons e a Dança” Objectivos: . . .Artes. .As acções relacionadas com a Música decorrerão de 6 a 9 de Maio de 2008 (integradas no Festival de Jazz).º Ciclo Calendarização: 53 .Fomentar o gosto pela música e pela dança desenvolvendo a aquisição de hábitos relacionados com a sua prática. Público-Alvo: Crianças do Jardim de Infância e 1. Actividade: . SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Divisão de Acção Cultural Telefone: 282 480 492 | Fax: 282 470 791 E-mail: cultura@cm-portimao.Estimular e apelar à sensibilidade artística e estética.Realização de acções pedagógicas de formação e explicação “musical”.Desenvolver estratégias que permitam o auto-conhecimento do corpo como uma das dimensões fundamentais da apropriação de si.As acções relacionadas com a Dança decorrerão de 21 a 30 de Abril de 2008 .Apresentação de espectáculos. .pt .Workshop’s de Música e de Dança. .

SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Divisão de Bibliotecas e Documentação Telefone: 282 470 700 ou 282 480 405 Fax: 282 480 485 E-mail: biblioteca-portimao@bmmtgomes.Consolidar o papel da Biblioteca Pública e da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de hábitos de leitura. Actividades: • VISITAS GUIADAS À BIBLIOTECA . com marcação prévia.Fomentar o gosto pela leitura. no horário de funcionamento da Biblioteca. Público-Alvo: Pré-Escolar e 1º Ciclo Calendarização: 1ª Quarta e Quinta-feira de cada mês. através da visita aos diferentes sectores. facultando-lhes.Visitas acompanhadas por um técnico da Biblioteca.Promover junto da comunidade escolar hábitos educativos e culturais necessários para o desenvolvimento integral da pessoa. . • NOVAS HISTÓRIAS DA QUINTA DO TI MANEL . . . 54 Calendarização: Ano Lectivo 2007/2008. no horário de funcionamento da Biblioteca. .Envolver os diferentes utilizadores no ambiente da Biblioteca. enriquecer o imaginário infantil e promover o livro enquanto objecto de valor.pt .Criar condições para a participação dos alunos na dinamização da leitura de textos (seleccionados e adaptados a partir das propostas do Plano Nacional de Leitura).ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA Projecto: “Ler Para Viver … e Contar” Objectivos: . Público-Alvo: Todos os níveis de ensino. orientações para a utilização destes espaços.Reforçar a promoção da leitura no espaço convencional da Biblioteca Pública. com marcação prévia.

Contribuir para o desenvolvimento global do aluno. 10h40-11h20. Locais de Funcionamento: . 10h00-10h40.Piscina Municipal de Portimão . 11h20-12h00. 15h20m-16h00. . construção e aperfeiçoamento das aptidões.Piscina Municipal de Alvor Público-Alvo: Alunos do Pré-Escolar (4 anos concluídos até 31 de Dezembro de 2007) e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Calendarização: Outubro de 2007 a Junho de 2008 Horário: Piscina de Portimão: 09h20-10h00. 16h00-16h40 Piscina de Alvor: 10h40-11h20. 16h30-17h10 55 .Proporcionar aos alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico a adaptação ao meio aquático e aprendizagens básicas que permitam movimentar-se na água com prazer e confiança. Actividades: • APRENDER A NADAR .15h50-16h30.Projecto: “Põe-te a Mexer…” Objectivos: .Fomentar o gosto pela prática da actividade física e aquisição de hábitos de vida saudáveis. valorizando a motricidade como factor de estímulo das capacidades.

Esta actividade será desenvolvida em colaboração com o “PORTISUB”.Piscina Municipal de Portimão .Piscina Municipal de Alvor Público-Alvo: Alunos do 1º Ciclo (4º Ano).ACTIVIDADES COMPLEMENTARES DE ACÇÃO EDUCATIVA • BAPTISMOS DE MERGULHO COM GARRAFAS/ “EscoSub” . Locais de Funcionamento: . Calendarização: Novembro de 2007. aproveitando a oportunidade para reforçar a necessidade de preservação do meio marinho. Janeiro e Março de 2008 Horário: Manhã/Tarde Inscrições Limitadas 56 SERVIÇO MUNICIPAL A CONTACTAR: Divisão de Desporto e Juventude Telefone: 282 470 825/827 Fax: 282 470 840 E-mail: desporto@cm-portimao.Proporcionar aos alunos do 1º Ciclo (4º Ano). 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico o primeiro contacto com o mergulho de garrafas.pt . 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico .

.

.

Neste contexto. os mais novos. onde. estimulando o interesse dos alunos por temáticas ligadas ao ambiente. Consciente do papel formador e educador das cidades e da necessidade de projectos que visem a promoção do desenvolvimento de crianças e jovens. conhecer. a seu tempo. 59 . e proporcionando projectos capazes de despertar a curiosidade. aprender e participar nas actividades que constituem o dia-a-dia de uma quinta. Muito em breve a Quinta Pedagógica de Portimão vai proporcionar toda uma experiência pedagógica. a atenção e espírito interventivo dos alunos. poderão ver. a Quinta Pedagógica irá oferecer um programa especialmente dirigido a alunos e professores do ensino pré-escolar e ensino básico cujas actividades serão.QUINTA PEDAGÓGICA DE PORTIMÃO: VAI CRESCER UMA QUINTA NA CIDADE. às tradições e cultura rurais. A Quinta Pedagógica passará a ser um instrumento pedagógico importante ao dispôr das escolas. A Quinta Pedagógica de Portimão está prestes a abrir os seus portões. e todos os interessados. facilitando assim aprendizagem. Aqui. cujo contacto com o meio rural é cada vez mais escasso. a Câmara Municipal está especialmente empenhada em tornar este novo espaço num pólo de formação e reflexão pedagógica. ao mesmo tempo. num espaço mesmo à mão de semear. dadas a conhecer. se propicia o contacto com a vida do campo e a experiência do mundo rural.

QUINTA PEDAGÓGICA O espaço: A Quinta ocupa 2 hectares de terreno distribuidos entre zonas verdes.pt 60 . vaca. zonas de abrigo de animais de quinta ( ovelhas. onde se inclui um pomar de árvores de fruto diversas.com uma horta de legumes e um herbário didáctico. coelhos. entre outros).pedagogica@cm-portimao. A localização: A Quinta Pedagógica de Portimão encontra-se na Aldeia Nova da Boavista. uma área de lago e zonas de lazer. Abertura às escolas: Janeiro de 2008 Contactos: tel: 282 480 730 | 282 480 739 mail: quinta. zonas de cultivo. cavalos.

.

.

eb1-figueira-portimao. 1 da Figueira Mexilhoeira Grande 8500 .pt Escola E.B. João II (SEDE) 282 459 871 Apartado 6 – Alvor 8501 .rcts.132 MEXILHOEIRA GRANDE http://www.906 ALVOR 282 459 179 Escola E.pt 282 459 874 info@eb23-alvor.059 ALVOR 282 413 594 J.3 D. de Infância de Montes de Alvor Montes de Alvor 8500 .eb23-mexilhoeira-grande. 1 de Montes de Alvor Montes de Alvor 8500 . 2.B.B.rcts.rcts.132 MEXILHOEIRA GRANDE http://www.com Escola E.pt J. 2.eb23-alvor.B.059 ALVOR 282 413 576 .eb1-mexilhoeira-grande. 1 da Mexilhoeira Grande 282 968 665 Mexilhoeira Grande 8500 .pt 282 968 696 Jardim de Infância da Figueira Figueira 8500 – 130 MEXILHOEIRA GRANDE 282 968 697 63 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ALVOR Escola E.rcts.rcts.B.CONTACTOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MEX.906 ALVOR 282 458 306 Jardim de Infância de Alvor Apartado 6 – Alvor 8501 .B. 1 de Alvor Alvor 8501 .906 ALVOR http://www.pt eb23-mexgrande@hotmail. de Infância da Mexilhoeira Grande Escola E.132 MEXILHOEIRA GRANDE 282 969 090 Figueira 8500 – 130 MEXILHOEIRA GRANDE http://www. GRANDE Escola E.3 da Mexilhoeira Grande (SEDE) 282 960 300 282 960 309 Mexilhoeira Grande 8500 .

B.pt Escola E.º NUNO MERGULHÃO Escola E. JOSÉ BUÍSEL 64 Escola E.3 Prof.neto@clix. 1 Major David Neto Estrada de Alvor 8500 – 521 PORTIMÃO agrup-major.majordavidneto@escolas.rcts. 1 Pontal 282 411 398 Bairro Pontal 8500 .pt Sítio da Raminha 8500-826 PORTIMÃO 282 495 210 282 414 868/282 495 211 J.rcts.rcts.º Nuno Mergulhão (SEDE) 282 400 110 282 400 115 Alto Alfarrobal – Pedra Mourinha 8500-335 PORTIMÃO www.eb23-eng-nuno-mergulhao.pt Escola E.rcts.pt info@eb23-eng.eps-portimao.B.709 PORTIMÃO http://www. Martinho Castelo Branco (SEDE) Sítio do Pontal 8500 – 517 PORTIMÃO 282 460 120 282 460 129 info@eb23-d-m-castelo-branco.eb1-majordavid-neto.min-edu.B.pt http://www.pt http://www.pt 282 411 892 eb1.nuno-mergulhao.eb23-d-m-castelo-branco. 2.eb1-n2-portimao. 2.pt J.min-edu. 2.CONTACTOS AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS D.rcts. de Infância de Portimão Nº 1 (Q.3 D.B.david.pontal@escolas.3 Eng.709 PORTIMÃO 282 418 514 J.rcts.rcts. José Buísel (SEDE) Sítio da Raminha 8500-826 PORTIMÃO 282 450 79 http://www.B.pt 282 450 79 Eb23josebuisel@escolas. de Infância de Portimão Nº 6 (Pontal) Bairro Pontal 8500 . MARTINHO CASTELO BRANCO Escola E.min-edu.pt/Eb1. do Amparo) Quinta do Amparo 8500 – 608 PORTIMÃO 282 418 514 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS PROF.pt . de Infância de Portimão Nº 5 (Estrada de Alvor) 282 418 513 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENG.

cocamaravilhas@escolas.judicefialho@escolas. de Infância de Vendas Sítio de Vendas 8500 – 841 PORTIMÃO 282 491 955 282 491 955 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JÚDICE FIALHO Escola E.educom.min-edu. 2.481 PORTIMÃO 282 470 379 Eb1. de Infância de Chão das Donas Pedra Mourinha 8500 – 335 PORTIMÃO 282 424 451 282 424 451 Chão das Donas 8500 – 317 PORTIMÃO 282 475 030 J.470 PORTIMÃO 282 475 069 282 475 069 J.302 PORTIMÃO 282 430 180 282 430 189 Chão das Donas 8500 .B.min-edu.pt 65 http://eb23judicefialho.331 PORTIMÃO 282 491 182 282 491 182 J. 1 de Chão das Donas Pedra Mourinha 8500 .3 Júdice Fialho (SEDE) Apartado 1045 8501-920 PORTIMÃO 282 430 210 282 430 219 eb23.net. de Infância da Pedra Mourinha J. 1 + J.B. 1 Coca Maravilhas 282 470 370/2/3 Coca Maravilhas 8500 . de Infância de Portimão Nº 3 (Coca Maravilhas) Coca Maravilhas 8500 – 320 PORTIMÃO 282 475 463 J.I.Escola E.pt Escola E. de Infância de Portimão Nº 4 (Fojo) Fojo 8500 – 772 PORTIMÃO 282 414 382 282 414 382 J. Pedra Mourinha Escola E.pt Escola E. de Infância de Portimão Nº 2 (Quatro Estradas) Quatro Estradas 8500 – 605 PORTIMÃO 282 458 307 282 458 307 .B. 1 de Vendas Sítio de Vendas 8500 .B.B.

C.A.A.esmtg.pt Universidade do Algarve (Pólo de Portimão) 282 417 641 282 418 773 Largo Eng. S.T.957 PORTIMÃO http://www.pt Centro de Línguas de Comunicação e Cultura – C.telepac.pt Secundária Poeta António Aleixo Av. nº 21 8500 – 859 PORTIMÃO apera@ualg. nº 122 8500-648 PORTIMÃO http://www.S.pt I.P. – E.pt . I.CONTACTOS OUTROS ESTABELECIMENTOS Secundária Manuel Teixeira Gomes 282 450 410 282 415 049 Av.M. D. R.espaa. (núcleo escolar de Portimão) Alto Alfarrobal – Pedra Mourinha 8500-335 PORTIMÃO 282 480 590 282 480 595 neportimao@turismodeportugal.L.epge.clcc.T. Miguel Bombarda.815 PORTIMÃO http://www. Maria Luísa. 8500-543 PORTIMÃO 282 470 750/1 282 470 791 educacao@cm-portimao.pt Turismo de Portugal. nº 122 8500-648 PORTIMÃO 282 430 250 http://www. D. 15 8500 . (Pólo de Portimão) 282 450 430 Av.pt Câmara Municipal de Portimão – Divisão de Educação Praça 1° de Maio. 25 de Abril 8500-951 PORTIMÃO 282 470 140 http://www.ismat. Maria Luísa.C.edu. João de Deus 8500 .H.pt 282 430 257 info@epge.edu.pt 282 423 803 espaa@mail.pt geral@esmtg.pt 66 282 430 255 geral@clcc.pt Escola Profissional Gil Eanes 282 430 256 R.º Sarrea Prado.pt 282 450 439 informacoes@ismat.

FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO .

.

Aprender PlaneaR Partilhar RequalificaR CRESCER INCENTIVAR SUPERAR ESTIMULAR ENSINAR VENCER Cooperar CONHECER 2007/08 Praça 1° de Maio | 8500 Portimão telf.: 282 470 700 | fax: 282 470 792 e-mail: geral@cm-portimão Aprender PlaneaR Partilhar RequalificaR CRESCER INCENTIVAR SUPERAR ESTIMULAR ENSINAR VENCER Cooperar CONHECER Câmara Municipal .