QUESTÕES DE CINESIOLOGIA

1) O que é força de arrasto? R) As forças de arrasto tendem a diminuir a velocidade de deslocamento de atleta,devido à interação corpo e fluído (água). 2) Quais são as força de arrasto? R) Arrasto de superfície, de forma e de onda. 3) O que é arrasto de superfície? R) Provocado pelo atrito, contato direto das moléculas do corpo, com as moléculas de fuído.

4) Como medir a força de arrasto? R) Pode ser medido de duas formas: 1- Arrasto positivo: medida da força de tração de um individuo em velocidade constante; 2- MAD (medida realizada por intermédio de transdutores de força que o nadador tem que tocar durante sua braçada). Como estas duas técnicas tem dificuldades metodológicas, então não são conclusivas. 5) Quais seriam os benefícios da raspagem? R) Melhor percepção corporal, aumento da sensibilidade do corpo, ganho proprioceptivo, talvez ganho de performance (dado especulativo). 6) O que é arrasto de forma? R) Contato do corpo com o fluído gera áreas de pressão diferenciadas que podem ocasionar a redução da velocidade. 7) Quais fatores que interferem no arrasto de forma? R) Velocidade da pessoa, aumento do gradiente de pressão e área perpendicular ao fluxo (posição hidrodinâmica)

8) Qual a importância da perna no arrasto de forma? R) A batida de perna é de suma importância para manter uma posição horizontal, pois assim geramos menos arrasto de forma e a pernada é responsável por 20% do movimento, gera força propulsora do indivíduo. 9) O que é arrasto de onda? R) Movimento realizado na interface de dois fluídos de densidades diferentes (ar-água), provoca ondas no fluído mais denso. Por causa das ondas do corpo, tendem a diminuir sua velocidade. 10) Há três teorias sobre força propulsivas, quais são? R) Teorida da Força de Reação, Teoria da Força de Sustentação Propulsiva e Teoria do Vórtex. 11) Explique a teoria da Força de Reação? R) Derivada da 3º lei de Newton, ao realizarmos uma ação de empurrar a água para trás, por reação, a água nos empurra para frente 12) Explique sobre a Teoria da Força de Sustentação Propulsiva? R) Beseada na teoria de Bnoulli, as diferenças de pressão acabam por gerar uma força propulsiva. Counsilman adaptou esta teoria e descobriu que o movimento em “S” do braço dos nadadores durante o nado crawl, quando da braçada submersa, criam tres tipos de força. A força Lift, Drag e sua resultante Propulsiva, gerando uma resultante propulsiva durante toda a braçada. 13) Explique a Teoria de Vórtex? R) Uma força propulsiva obtida a partir do turbilhonamento de movimentos circulares na água (batida de perna no nado peito, batida de perna no nado sincronizado e no pólo aquático). 14) O que é efeito magnus? R) Uma força de sustentação dirigida da reação de alta pressão para baixa pressão. 15) O que é turbilhonar? R) Quando um objeto se movimenta através de um fluído (velocidade alta), as camadas do fluído se misturam e... 16) A biomecânica do fluído se divide em : R) Duas partes: Hidrodinâmica e Hidrostática. 17) Qual foi o princípio de Arquimedes? R) Todo corpo submerso em um fluido recebe uma força vertical de intensidade igual ao peso do volume de água deslocado. 18) Qual a gravidade do tecido biológico R) Água - 1g/cm3 / Tecido ósseo - 2,0g/cm3

7

em “S” 32) O que é lombalgia? R) Lombalgia é definido como tensão muscular ou rigidez. 23) Quando devemos recomendar exercícios na água? R) Na recuperação de fraturas por stress e lesões cartilaginosas (osteoartrose) é viável utilizar exercícios em água onde o tecido ósseo está fragilizado. aneuroxia. localizada abaixo da margem costal e acima das dobras cultâneas. flexão lateral. há uma maior produção de atividade muscular e por consequência mais sobrecarga interna. lombar. 25) Quais as funções das espinhais? R) Extensão da coluna. 8 . em comparação com a intervenção cirúrgica. 26) Quais os movimentos da coluna? R) Flexão. rotação. c) Programas de flexibilidade. obsedidade. 28) O que é ernia de disco? R) Rompimento dos musculos de ligamento. 34) O que élipossubstituição? R) Preenchimento por decido adiposo (gordura) 35) Funções dos exercícios para a região lombar? R) a) estimular a hipertrofia tecidual. 36) Quais as articulações do cotovelo? R) Umeroulnar. mas devido a força de arrasto.0g/cm3. 33) O que é hipertrofia? R) Aumento da massa muscular. 20) Quais os aspectos que podem interferir na gravidade? R) Volume do ar. 37) Quais as lesões comuns do cotovelo? R) Entorses e luxações. radioulnar proximal. umerorradial. extensão. hipertrofia. 21) O que é flutuação? R) Sincronia do eixo do centro de gravidade com o centro de volume do corpo 22) O que acontece com o exercício feito dentro d’água? R) Exercícios no meio líquido são utilizados devido ao fato de gerarem menor sobrecarga (externa). 31) Tipos de escoliose? R) Tprácica. 24) Quais as funções dos eridores? R) Extensão e flexão da coluna. 29) O que escoliose? R) Deformidade caracterizada pela curvatura lateral da coluna 30) Aonde acontece a incidência? R) Maior parte na região torácica e região lombar. b) ser eficaz no tratamento das costaslesionadas. torácica-lombar. hipertensão (não usado mais) 27) Qual a melhor região para suportar carga? R) Região lombar. pois sem força externa não prejudica o processo de recuperação. idoso e bebê.19) Qual a gravidade específica do tecido muscular?: R) Tecido muscular - 1.