UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – FANAT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DQ DOCENTE: CARLOS

HENRIQUE CATUNDA

MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO - MDL

DISCENTE: KARLA ALENUSKA SOARES SALDANHA

MOSSORÓ – 2012-02-09

Estamos propondo metas de redução bem mais ambiciosas para o Segundo Período de Compromisso do Protocolo de Quioto para os países que causaram a mudança do clima. Ouvem-se críticas ao Protocolo de Quioto. por exemplo. na faixa de 25 a 40% até 2020. em 2009. na geração de eletricidade a partir de bagaço de cana-de-açúcar. Essas críticas têm lugar.1 . Também defendemos o que o IPCC sugere quanto ao esforço dos países em desenvolvimento: um desvio substancial do crescimento de suas emissões.INTRODUÇÃO O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é importante instrumento de mercado criado pelo Protocolo de Quioto. seguindo a recomendação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). e o Brasil está buscando alterar essa situação nas negociações que deverão culminar em Copenhague. . que permite a participação de países em desenvolvimento no esforço global para a mitigação dos impactos causados pelos gases de efeito estufa. com relação a um cenário de business as usual. O setor energético no Brasil pode ser considerado um dos pioneiros no mundo na utilização de MDL para viabilização de projetos. especialmente quanto à timidez das metas obrigatórias de redução de emissões para os países industrializados. resíduos do processamento de madeira e de pequenas centrais hidrelétricas.

adquirir Reduções Certificadas de Emissões (RCEs). como forma de cumprir parte de suas obrigações quantificadas no âmbito do Protocolo.DENSENVOLVIMENTO A mudança global do clima é um dos mais importantes desafios do século XXI. Em todo o mundo. Além das emissões originadas pela combustão. decorre principalmente da queima de combustíveis fósseis. Esse conceito não foi aceito por alguns países desenvolvidos e a idéia do fundo foi modificada. registrou-se um aumento de aproximadamente 0. notadamente carvão mineral. transformandose no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL. principalmente o dióxido de carbono (CO2). disposição de lixo e desmatamento. A intensificação do efeito estufa. Nos últimos 100 anos.7 grau centígrado na temperatura média da superfície da Terra. Há fortes evidências científicas de que isso se deve ao aumento da concentração de determinados gases na atmosfera. em inglês) teve origem na proposta brasileira de criação de um Fundo de Desenvolvimento Limpo que seria formado por meio de recursos financeiros dos países desenvolvidos que não cumprissem suas obrigações quantificadas de redução ou limitação de emissões de gases de efeito estufa (usualmente chamada de “metas”). na indústria e na agricultura. CDM. nas atividades de transporte. geradas por projetos implantados em países em desenvolvimento. existem outras fontes de emissão de atividades antrópicas: processos industriais. atividades agropecuárias. em razão das atividades do homem (ou atividades antrópicas). Esse mecanismo consiste na possibilidade de um país que tenha compromisso de redução de emissões. . Tal fundo seria utilizado para desenvolver projetos em países em desenvolvimento. ou Clean Development Mechanism. graças ao aumento de concentração dos chamados gases de efeito estufa na atmosfera. na geração de energia. essa queima ocorre nos usos doméstico e comercial. o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) causa direta da intensificação do efeito estufa. derivados de petróleo e gás natural.

considerando. em todo momento. . Também podemos ajudar os clientes nas tarefas de facilitação dos processos a fim de contribuir para o desenvolvimento das comunidades e municípios de baixa renda e de vinculação das empresas e a indústria com potenciais projetos.CONSIDERACOES FINAIS Os mercados de carbono incentivam os negócios e desenvolvimentos e ao mesmo tempo impõem um custo no carbono a fim de explorar diversas opções de mitigação. a identificação e o desenvolvimento de estratégias de subsistência. A Golder pode recomendar e facilitar opções aos clientes que ajudem na compensação das suas emissões através do financiamento de projetos MDL.

REFERÊNCIAS .