E di ç ão 1 f e ve r e ir o d e 2 0 12

Notícias da Biblioteca

E B 2 ,3 D R . F R A N C I S C O C A B R I TA

LAURA BRÁS ENTRE NÓS … 14 DE FEVEREIRO DE 2012
No âmbito da “Semana Cultural da Ásia - Encontro de Culturas”, teremos, entre nós, a habitual presença da professora Laura Brás, que se disponibilizou apresentar uma Sessão de Leitura de Contos e Histórias Orientais. Esta sessão de leitura de contos e histórias decorrerá na nossa biblioteca no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 14h25m, onde estará presente a turma do 5.º Ano - C , acompanhada com o respetivo docente da disciplina. Este evento ilustrará a temática do Oriente, isto é, a cultura e as lendas de alguns países asiáticos (China, Japão, a partir de textos de Sophia Mello Breyner Andresen, António Torrado e José Jorge Letria.

Novidades Bibliográficas
Monografias

Literatura Infanto-Juvenil

“CONTOS

DIA 8 DE MARÇO
E

HISTÓRIAS

NA

BIBLIOTECA”

NO PRÓXIMO DIA 8 DE MARÇO ESTARÁ PRESENTE, NA NOSSA BIBLIOTECA, O CONTADOR DE HISTÓRIAS DR. ANTÓNIO SERAFIM, CUJA ATIVIDADE É DINAMIZADA EM PARCERIA COM A DREALG (DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE). COM A PRESENÇA DESTE CONTADOR, SERÃO REALIZADAS DUAS SESSÕES: UMA PARA O 9.º ANO, PELAS14H25M E A OUTRA PARA O 2.º CICLO, PELAS 15H30M. COMPARECE
E PARTICIPA...

Boas leituras

Sabias que…

Curiosidades fevereiro 2012

O primeiro imperador chinês foi Qin ShiHuang Di 260 a.C. - 210 a.C.), foi rei do Estado chinês de Qin de 247 a.C. à 221 a.C., e posteriormente tornou-se o primeiro imperador de uma China unificada, de 221 a.C. à 210 a.C., reinando sob a alcunha de Primeiro Imperador.

Jinmu Tenno (660 a.C. – 585 a.C.) foi o primeiro imperador do Japão, de acordo com a tradição xintoísta, Jinmu é considerado um descendente direto da deusa do sol, Amaterasu. A casa imperial do Japão baseia-se nos descendentes diretos de Jinmu. Nenhuma data pode ser afirmada, com rigor, sobre a sua vida e reinado, apesar das datas apresentadas

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007. Este sumptuoso monumento de mármore branco foi mandado construir, como túmulo, pelo imperador Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal "A jóia do palácio", que morreu após dar à luz o 14º filho.

“Canto do Autor - fevereiro 2012”
António Torrado nasceu em Lisboa (1939), mas com raízes familiares na Beira Baixa. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos dezoito anos. A sua atividade profissional é muito diversa: poeta, escritor, pedagogo, ficcionista, dramaturgo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. Foi produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. A sua bibliografia regista atualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Esta sua obra integra textos der raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promoção da liberdade de expressão e o respeito pelas diferenças. Mais recentemente, começou a trabalhar novelas e romances para a infância e juventude e o teatro. Tem trabalhado também em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão. Atualmente é coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian.

“SeguraNet - 2012” 7 de Fevereiro
No próximo dia 7 de fevereiro comemora-se o Dia da SeguraNet. Esta data é um alerta para a utilização responsável e racional da Internet. Para isso, usa responsavelmente e de um modo seguro a Internet, pois esta é um meio onde todos nos expomos e não é assim tão seguro usares chats, o Facebook ou outros meios de comunicação digital, sem saberes quem está do outro lado da linha. Lê as informações existentes na Biblioteca

PROTEGE-TE!
Dia 6 de Março

Sessão de Poesia com Afonso Dias
Como já tem sido habitual, em outros anos letivos anteriores, estará, entre nós, o declamador Afonso Dias no dia 6 de março, em duas sessões de poesia (uma sessão para o nono ano de escolaridade e outra para o segundo ciclo de escolaridade). Esta atividade surge no âmbito da Semana de Leitura, que uma vez mais proporcionará o gosto pela leitura e pelo livro, um dos objetivos das bibliotecas escolares no seio da Comunidade Educativa.

“Atividades da Semana Cultural da Ásia - Encontros de Culturas”
De 13 a 17 de fevereiro Decoração do espaço Exposição de artesanato, tecidos e outros objetos decorativos e do quotidiano Sessões de cinema: “Sonhos” de Kurosawa, ou “O Último Imperador” de Bertoluchi; Ópera Turandot, de Puccini Exposição / oficina de Origamis, da professora Sandra Caetano Sessões de leitura de Contos e Histórias Músicas tradicionais da China, Ravi Shankar e de Rao Kiao Exposição de livros temáticos Exposição de bonecas japonesas e de papagaios de papel Cartazes, brochuras, imagens, quadros relacionados com países asiáticos.

Fénix
Na antiga mitologia chinesa, a Fénix nasceu do sol. A sua plumagem combina todas as cores e o seu canto é uma doce harmonia de cinco notas. Como todas as outras criaturas, contém todas as coisas, tanto masculinas como femininas, Yin e Yang. Onde aparece a Fénix é sinal de prosperidade, mas, quando parte, seguir-se-á seguramente a infelicidade. Quando envelhecia, a Fénix construía um ninho com ramos de cássia, incenso e irrompia em chamas. Do centro do fogo voltava a nascer.

P á gi n a 4

SUGESTÃO

DE

LEITURA



“Livro do Mês de fevereiro - 2012”
Era uma vez um livro vermelho, como o Capuchinho Vermelho, mas com as histórias de encantar mais maravilhosas e cheias de aventuras exóticas, vindas do Oriente, pelo punho de António Torrado. Estas lendas e pequenas histórias juvenis são retalhos de tempos imemoráveis da antiga China, quando os animais falavam e os homens viviam em total harmonia com eles. Imagina esta orquestra universal em que todos os seres viventes se interligavam e dialogavam entre si, sem atropelos e sem se tornar doente o planeta, que hoje habitamos. Não há dúvida que seria, ainda hoje, fantástico ver poetas e pintores a falar com coelhos de jade e cerejeiras da Lua, ou estar mergulhado em noites luminosas com archeiros e mulheres a namoriscar do sol para a lua e da lua para o sol. Pede ao teu professor de Língua Portuguesa para leres estes contos e descobrires que, afinal, há magia nas palavras de poetas e contadores de histórias, como António Torrado.

”A Cerejeira da Lua e outras histórias chinesas, Antoine de Saint-Exupéry, Asa Editores

“Livro Mistério” - fevereiro 2012
Como forma de sensibilização à leitura e o gosto pelo livro, propomos-te, como habitualmente, a apresentação de um livro de António Torrado. Assim, candidata-te a descobrir a obra deste autor, tendo como referência a pequena biografia do autor e um pequeno excerto do livro a identificar. Para isso, pesquisa na Biblioteca da tua escola os livros do autor que te é sugerido, para localizares o excerto do livro apresentado e preencheres, de seguida, o formulário do concurso. Boa sorte e boas leituras...

“Boas leituras ao domicílio”
Para promover o gosto pela leitura e desenvolveres a tua autonomia, em termos de leitura, requisita livros na biblioteca da escola e leva-os para casa por levaum prazo de cinco dias úteis. Quem mais leituras fizer, receberá um livro como prémio, no final do ano letivo.

“Feira do Livro - 2012”
(Quinzena da Leitura)
No âmbito da Semana de Leitura, que decorre de 5 a 16 de Março, está patente na nossa biblioteca uma Feira do Livro, de 12 a 16 do mesmo mês, com o propósito de promover-se a leitura e a divulgação do livro. Esta atividade possibilita-te adquirires livros, com fabulosos descontos, entre os 10% e 40% sobre o preço de capa, de venda ao público. Comparece e traz os teus pais e amigos contigo.

Ótimas e felizes leituras

Biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita Professor bibliotecário - Joaquim Veiga E-mail: bibliotecafranciscocabrita@gmail.com Blogue: bibliotecadrfranciscocabrita.blogspot.com

ALBUFEIRA

Related Interests