Hardware, software e sistemas operacionais

10 de novembro de 2008

1

Hardware

2

Hardware
▪ Computador ou equipamento eletrônico de processamento de dados ▪ É uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos. = hardware + software

3

Hardware
▪ Hardware

▪ Conjunto formado pelos circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas do computador. É a parte física e corresponde a primeira fase do projeto de um computador.
▪ Software

▪ São os programas (conjunto ordenado de instruções), de qualquer tipo e qualquer linguagem, que são introduzidos no computador para fazê-lo trabalhar e produzir resultados.

4

Hardware
▪ Hardware de microcomputador: ▪ Sistema Central (gabinete) ▪ Periféricos (dispositivos) - Hardware localizado fora do microcomputador que viabiliza a comunicação com o mesmo. - Tipos: Dispositivos de entrada de dados Dispositivos de saída de dados Dispositivos de entrada e saída de dados
5

Hardware ▪ Principais componentes do sistema central PROCESSADOR COMPUTADOR PLACA DE REDE MEMÓRIA PLACA DE VÍDEO PLACA MÃE DISCO RÍGIDO 6 .

2 milhões de transistores (7. direta ou indiretamente. Algumas funções importantes: . . a todo componente da mesma. É acoplado à placa mãe e se conecta. Constituído por milhões de transistores: Intel 80486 – 1. . .6 cm x 7.Hardware ▪ Processador (cpu): ▪ É a parte mais importante do computador (cérebro).6 cm x 0.Interpreta e executa as instruções fornecidas pelos programas.Controle e gerenciamento dos demais componentes de hardware.Cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas.3 cm) cpu + coprocessador matemático + 8K cache Velocidade do processador => clock (MHz / GHz) 7 .Processamento de todos os tipos de dados.

Permite leitura e gravação. Conhecido também como memória principal. Muito mais veloz do que as memórias secundárias (HD. Unidade de capacidade: MB ou GB. Tipos: . de programas (instruções) e dados. CD-ROM).Hardware ▪ Memória: ▪ É o componente responsável pelo armazenamento. temporário ou não. 8 .ROM (Read Only Memory) Memória não volátil que armazena as rotinas de inicialização do computador (Ex: BIOS). Seu conteúdo precisa ser salvo antes do desligamento.RAM (Random Acess Memory) Memória volátil onde são carregados programas e dados. Permite apenas leitura e é gravada pelo fabricante. que são lidos do HD. .

system board ou planar): ▪ É uma placa de circuito impresso responsável pela interconexão de todos os componentes (processador. etc). armazenamento de configurações de hw.Quantidade de slots de expansão existentes (Agp. hd. data e hora. .Velocidade de comunicação com periféricos. . 9 .Hardware ▪ Placa mãe (motherboard. Algumas características importantes: . Através dela o processador se comunica com os demais componentes e periféricos. rotinas de inicialização. memória. Pci) e portas USB. placa de vídeo. carga do so.Contém a ROM com o programa de controle BIOS (Basic Input Output System) responsável pelo teste inicial do sistema.

Hardware ▪ Disco rígido (HD): ▪ É um disco rígido de superficie magnética instalado no gabinete. inúmeras vezes. SATA. Os dados gravados no HD podem ser recuperados para a memória principal. 10 . Unidade de capacidade: GB. Corresponde a um sistema de armazenamento não volátil de alta capacidade onde são gravados programas e dados. alterados e gravados novamente. SCSI). Importante: velocidade do hd (rpm) e tipo (IDE.

Onboard (integrada na placa mãe) – economia de gastos. . Tipos: . porém com pior desempenho. Importante: quantidade de memória de vídeo (resolução e cores).Offboard – maior preço e maior performance.Hardware ▪ Placa de Vídeo: ▪ É o componente responsável pelo processamento das imagens que serão exibidas no monitor. 11 . Determina a resolução e a quantidade de cores da imagem.

Hardware ▪ Placa de Rede: ▪ Sua função é estabelecer a comunicação do seu computador com outros computadores formando uma rede. Cabo de rede Rj45 Troubleshooting 12 . Também é utilizada para acesso a internet de banda larga (modem ADSL).

Hardware ▪ Vídeos Placa mãe Processador Hd Placa de rede 13 .

joystick. mouse. caixa de som. ▪ Dispositivos de saída de dados: São usados pelo computador para se comunicar conosco. scanner. HD. Decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário. Ex: teclado. ▪ Dispositivos de entrada e saída de dados: Funcionam tanto para entrada como para saída de dados. Codificam a informação em dados que possam ser processados pelo computador. modem. 14 . Ex: drive de disquete e CD.Hardware ▪ Periféricos (dispositivos) ▪ Dispositivos de entrada de dados: São usados para transmitir informação ao computador. microfone. impressora. pen drive. Ex: monitor.

São janelas pessoais abertas a um ambiente de processamento mais abrangente. Hardware: menos robusto. 15 . Hardware: mais robusto (mais desempenho e conectividade). Custo: médio. Custo: baixo.Hardware ▪ Tipos de microcomputador ▪ Desktop Utilização: pessoal / doméstica (pc + linha telefônica). pequenas empresas com redes simples ou sem redes. ▪ Workstation (estação de trabalho) Utilização: em empresas (manipular dados provenientes da rede local ou corporativa). computação técnica pesada (Engenharia / Cad).

Hardware ▪ Servidor Utilização: hospedagem de aplicativos. Custo: alto. placa de rede). Workstations. hd. pequenas e médias empresas. Servidores) ▪ Hp (perfil . etc) 16 .lar. Hardware: muito robusto e diferenciado (cpu. ▪ Alguns exemplos: ▪ Dell (Desktops.

Hardware ▪ Unidades utilizadas Processador Memória HD Disquete CD-ROM DVD-ROM Fax-Modem Placa de rede Impressora MHZ e GHZ MB e GB GB MB MB GB Kbps Mbps DPI 17 .

Com o mouse.Na caixa de diálogo.Clicar com o botão direito do mouse em Disco local (C:) e selecionar Propriedades .Acionar o menu Iniciar (Ctrl + Esc) . digitar “explorer” e clicar no botão OK .Com o mouse.Selecionar e clicar em Painel de controle . selecionar e clicar em Executar .Hardware ▪ Atividade ▪ Identificar o hardware da estação: 1) Cpu e memória .Clicar em Meu computador .Acionar o menu Iniciar (Ctrl + Esc) . selecionar Configurações .Observar os itens Capacidade e espaço livre e utilizado 3) Número de placas de rede e entradas usb .Selecionar e clicar em Sistema 2) Hd .Identificação visual 18 .

Software 19 .

Software ▪ Sistema de Computação = hardware + software ▪ Software ▪ São os programas (conjunto ordenado de instruções). ▪ Tipos de software ▪ Software básico (programas do sistema) ▪ Aplicativos (programas de aplicação) 20 . de qualquer tipo e qualquer linguagem. que são introduzidos no computador para fazê-lo trabalhar e produzir resultados.

Software ▪ Software básico (programas do sistema) ▪ Gerenciam a operação do computador e proporcionam um ambiente de utilização da máquina ao usuário. ▪ Ex: compiladores. sistemas operacionais. 21 . planilha eletrônica. software comercial (folha de pagamento. ▪ Ex: editor de texto. navegador para Internet. linguagens de programação. ▪ Aplicativos (programas de aplicação) ▪ Programas de usuário (abordagem sistêmica). controle de estoque).

Sistemas operacionais 22 .

oferecendo a este uma interface mais amigável com o hardware. 23 .Sistemas operacionais ▪ Sistema Operacional ▪ Programa formado por vários módulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware da máquina e auxiliar na execução dos programas do usuário. ▪ É o principal software básico que controla todos os recursos do computador.

Gerencia as interrupções . ▪ Controle dos recursos de hardware: .Gerencia o acesso aos dispositivos de entrada/saída 24 .Gerencia o acesso à memória secundária .Gerencia a memória principal .Sistemas operacionais ▪ Funções básicas: ▪ Comunicação do usuário com o hardware. ▪ Prover aos usuários uma utilização otimizada e compartilhada dos recursos do sistema.

Sistemas operacionais ▪ Estruturado em módulos (módulo => funções específicas) Interpretador de comandos Escalação e alocação de recursos Sistema de arquivos Sistema de E/S Gerenciador de memória Núcleo HARDWARE 25 => drivers .

Sistemas operacionais ▪ Estruturado em módulos (módulo => funções específicas) Núcleo Gerenciador de memória Sistema de E/S 26 .

Sistemas operacionais Usuário / Programa S.O Hardware 27 .

Sistemas operacionais ▪ Alguns Sistemas Operacionais importantes: ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ Unix HP-UX AIX Linux (Red Hat. Ubuntu. Fedora. etc) OS2 MS-DOS Windows MVS Z/OS 28 . Debian.

Software livre 29 .

e distribuí-lo. incluindo o núcleo do sistema operacional Linux. Roberto [s. copiá-lo. ▪ GPL (GNU General Public License): licença que acompanha os pacotes distribuídos pelo Projeto GNU.” HEXSEL. seja na sua forma original ou com modificações. Versão oficial em inglês.d.] ▪ Não confundir software livre com software grátis. seja gratuitamente ou com custo. 30 .Software livre ▪ Software livre (Free software) ▪ “É o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo. Em especial. a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível.

Seu objetivo foi criar um sistema operacional no qual fosse possível alterar conforme a necessidade. Distribuições (ou “distros”) são mantidas por organizações comerciais ou projetos comunitários.Software livre ▪ Linux ▪ É um kernel (núcleo) idealizado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds (estudante de ciência da computação). formando um conjunto. 31 . chassis => kernel (+código fonte) carroceria => coleção de programas e aplicativos ▪ Distribuição É um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação.

Software livre ▪ Algumas distribuições populares oferecem a possibilidade de execução em modo Live CD (Kurumin).com/) SuSE (http://www.net/kurumin/) Lista completa: http://lwn.novell.gentoo.ubuntu.mandrivalinux.guiadohardware.com/) => amigável Kurumin (brasileira .org/) Mandriva (http://www.http://www. Debian (http://www.org/) Gentoo (http://www.debian.org/) Fedora (http://fedoraproject.slackware.com/linux/) Ubuntu (http://www.com/) Slackware (http://www.net/Distributions/ 32 .

Ela inclui os pacotes de software de que necessito? .O suporte prestado (gratuito ou pago) atende minhas necessidades? .Existe uma comunidade de usuários da qual eu possa participar? .Ela tem documentação e treinamento em um idioma que eu entendo? .Software livre ▪ Como escolher uma distribuição .Esta distribuição suporta todo o meu hardware? .Ela é livre? É grátis? O preço é aceitável? 33 .Ela lança atualizações de segurança quando necessário? .Ela continuará sendo atualizada? .O processo de instalação e configuração está de acordo com minhas aptidões? .

Como obter (download gratuíto x cd pago). . hackers e especialistas de segurança espalhados ao redor do mundo. VMS. ▪ Informações interessantes: www. etc). .Possui suporte a mais de 10 arquiteturas e 15 sub-arquiteturas (Intel x86. Power Pc. .debian. Macintosh.com.gov.migrandoaplicacoes.org.Distribuição oficial do projeto GNU/Linux.Segura e confiável: cada versão é lançada após rigorosos testes de segurança e correção de falhas (ambiente corporativo). .br www.Software livre ▪ Debian . .Uma das distribuições cuja utilização mais cresce no mundo.Mantida por programadores.br 34 . Sparc.softwarelivre. .Site: www.

URL: http://marketshare. [online] Disponível na Internet via www.com/report. 35 . 2008) Fonte: Net Applications. Arquivo capturado em 01julho 2008.hitslink.Software livre Operating System Market Share (May.aspx?qprid=8&qpmr=100&qpdt=1&qpct=3&qptimeframe=M&qpsp=112&qpnp=1.

Windows 36 .

(Vista Home Basic .00 .R$ 419. com preços diferenciados para cada uma de suas versões. ▪ A sua interface é baseada num padrão de janelas (windows) que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse. ▪ Windows 1. Não era um sistema operacional de fato. embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas. ▪ Interface muito mais amigável que seu antecessor (Ms-Dos). ▪ É um produto comercial.Windows ▪ Windows ▪ O Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft.fonte: Brasoftware) 37 . o que facilita o aprendizado. ▪ A interface gráfica é uniforme em todos os aplicativos.01 (1985) – interface gráfica para o Ms-Dos. o que alavancou o uso do micro em todo mundo.

▪ Estima-se que. a compatibilidade de programas. ▪ Como obter Centro de Download da Microsoft: http://www. por isso. ▪ Service Pack (SP) ▪ Pacote de atualização do Windows que corrige bugs e traz melhorias. de cada 10 computadores no Brasil. etc.com/downloads/Search. seu impacto no mundo atual é incalculável.Windows ▪ É o sistema operacional mais usado do mundo e. ▪ As atualizações podem aumentar a confiabilidade do sistema. a performance.microsoft. a segurança. 9 usam Windows.aspx?displaylang=pt-br 38 .

selecionar Configurações .Com o mouse.Selecionar e clicar em Painel de controle .Selecionar e clicar em Adicionar ou remover programas Visões: nome. gif – arquivo de imagem ▪ exe – arquivo executável (programa) ▪ Programas instalados . frequência de uso. data atualização 39 . jpg.Acionar o menu Iniciar (Ctrl + Esc) . wmv – arquivo de vídeo ▪ bmp.Windows ▪ Principais extensões de arquivos ▪ doc – documento do Word ▪ pdf – documento visualizável pelo Acrobat Reader ▪ txt – arquivo texto ▪ xls – planilha do MS Excel ▪ ppt – apresentação do MS Power Point ▪ avi. tamanho.

planilha eletrônica. ▪ Software de código aberto. ▪ Equivalências: Word . PowerPoint e Word. Office Standard 2007 .R$ 999. execução e distribuição do código-fonte. Linux.00 . Excell .Writer.http://www. Solaris. etc. etc). Uso mais frequente: Excel.org/download 40 .broffice.fonte: Brasoftware ▪ BrOffice. editor de imagens.org ▪ Versão brasileira do projeto OpenOffice.Calc. ▪ Licenciamento GNU LGPL. ▪ Principais plataformas (Windows. ▪ Pacote de aplicativos em português com editor de textos.Windows ▪ MS Office ▪ É um conjunto de programas de escritório da empresa Microsoft.org / 2000. software de apresentação. com a ressalva de que todas as mudanças devem ser publicadas abertamente. Power Point . que permite a livre modificação.Impress ▪ Download .

Basta serem executados em um sistema.Worms: são programas que têm capacidade de fazer cópias de si mesmos.Bot:é um programa capaz de se propagar automaticamente. permitindo que seja controlado remotamente.Vírus: são programas com capacidade de incorporar (“infectar”) seu código em outros programas. . mas ao contrário dos vírus não necessitam infectar outros programas para esta tarefa. .Windows ▪ Vírus e antivírus ▪ Malware (malicious software) Qualquer código com fins maléficos que se instale em um computador. . arquivos ou sistemas e usá-los para fazer cópias de si mesmos . Dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor. explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em um computador. 41 .

Windows ▪ Vírus e antivírus . São compostos de duas partes: um programa chamado cliente. que fica na máquina do atacante.Spyware: são programas que tem o objetivo de monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. 42 .Keyloggers: são espécies de cavalos de Tróia especializados em registrar ("logar") todas as teclas (keys. .Trojan horses ou cavalos de Tróia: são programas intrusos de sistemas que aparentam algo útil ou interessante.Backdoors: são programas similares a cavalos de Tróia que abrem uma porta de comunicação escondida no sistema. em inglês) digitadas no computador e enviar as informações através da Internet para um usuário mal-intencionado. e outro chamado servidor. que fica na máquina da vítima. . .

VirusScan. então. Avast. Nod32 43 . AVG (30 dias). atualizar as assinaturas de vírus pela rede. Avira x Norton. flexíveis e removíveis.Windows ▪ Vírus e antivírus ▪ Antivírus São programas que procuram detectar e. verificar continuamente os discos rígidos. analisar arquivos obtidos pela Internet e anexados em email. anular ou remover os vírus de computador. Funcionalidades: identificar e eliminar a maior quantidade possível de vírus.

que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.br) 44 . É o único componente capaz de impedir acesso ao computador via backdoor. (Unsolicited Commercial E-mail) ▪ Anti-spam Programa utilizado para filtrar e barrar spams. Comodo x Norton. Zone Alarm.Windows ▪ Firewall e Anti-spam ▪ Firewall pessoal Programa utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet. Viruscan ▪ Spam Corresponde a e-mails não solicitados. Tipos: servidor ou estação ▪ Segurança => antivírus + firewall + anti-spam Mais informações: Cartilha de Segurança para Internet (Cert.

4% Fonte: StopBadware.org/home/badwebs. Arquivo capturado em 01julho 2008. URL: http://www.575 China . 45 . [online] Disponível na Internet via www.Windows e Internet ▪ Dicas para utilizar a Internet de forma mais segura ▪ Web sites infectados com malware Total: 213.52% U.stopbadware.S .21% Russia .org.

Sistemas operacionais .Windows 46 .

Sistemas operacionais .Windows 47 .

Sistemas operacionais .Windows 48 .

2008) Fonte: Net Applications. URL: http://marketshare. 49 .com/report. [online] Disponível na Internet via www.Navegadores Browser Market Share (October. Arquivo capturado em 06 novembro 2008.aspx?qprid=0&qpmr=100&qpdt=1&qpct=3&qptimeframe=M.hitslink.

50 . Como há muitos envolvidos em sua criação. Em vez de incorporar inúmeros recursos. isso pode facilitar no processo de detecção de erros e de criação de correções.Navegadores ▪ Mozilla Firefox ▪ Possui vários recursos (extensões) que você pode adicionar ao browser. ▪ Arquitetura de programação baseada em extensões. o usuário é quem escolhe o que adicionar. que podem ser usados por códigos maliciosos. ▪ Possui código aberto e foi desenvolvido por programadores independentes. que tornam o navegador mais seguro.

Sistemas operacionais .Windows 51 .

Sistemas operacionais .Windows 52 .

Windows 53 .Sistemas operacionais .

Obrigado ! 54 .