Como organizar uma Biblioteca

Como organizar uma Biblioteca Biblioteca: “... a Biblioteca é o espaço de conhecimento e fonte complementar 1989, p. 14) de ensino...” (Garcia,

A Biblioteca é um local importante para o estudo, onde os alunos vão pesquisar, ler e ampliar seus conhecimentos.E a biblioteca consegue desempenhar sua principal função, a de educar.

Objetivo da Biblioteca O objetivo geral da biblioteca escolar é proporcionar aos alunos e professores o uso racional de seu espaço para pesquisa e estudo, programar atividades especiais e organizar um sistema de divulgação dos serviços executados pela biblioteca.

A Importância de um Bibliotecário interagindo no meio O bibliotecário tem a função de coordenar a biblioteca para que esta consiga suprir as necessidades da escola..Para isso deve transforma– la em um espaço dinâmico articulado e agradável. Bem como estar em constante intercâmbio com os professores. Como organizar a Biblioteca: 1. Localização e mobiliário Para organizar uma Biblioteca é preciso ter local adequado, boa ventilação, iluminação, lugar silencioso. Materiais: mesa, cadeira , estantes, livros, material de escritório, computador, etc.

2. Horário de funcionamento da Biblioteca: Definir o horário de atendimento para o usuário.

4 Atividades a serem desenvolvidas: 4.1 Seleção e descarte • Seleção do acervo já existente. • Seleção por tipo de material: livros, periódicos. • Seleção para aquisição de obras.

( separar por classe, ex; arte., etc )

1/6

periódicos. apostilas.Como organizar uma Biblioteca Acervo O Acervo de uma biblioteca é a totalidade de material que ela possui. Cdrons. Sua função principal é servir de inventário para avaliação do patrimônio da Escola. 4. Cds. folhetos. Deve-se contar com o auxílio da tabela de Cutter para compor o número de chamada referente ao sobrenome do autor. recortes de jornais .5 Classificação O objetivo da classificação é facilitar a recuperação dos assuntos. etc. Ex: Livros. O Sistema de Classificação de Melvil Dewel (CDD) divide conhecimento: em 10 classes principais o 000 – Obras Gerais ou generalidades 100 . mapas. de perda e extravio.2 Aquisição As aquisições podem ser feitas de três formas: a) Compra b) Doação: c) Permuta: 4.4 Tombamento ( Registro) Normalmente se usa o Livro de Atas para fazer o registro dos livros. São usados diferentes tipos de carimbos: principalmente em caso 4. fitas de vídeo. 4. O sistema de classificação recomendado para Bibliotecas escolares é o CDD ( Classificação Decimal de Dewey) . nos vários suportes físicos. ou num programa de computador.Filosofia 200 – Religião 2/6 .3 Carimbagem È utilizada nas bibliotecas com o objetivo de identificar os livros.

------------------Número do autor ( Tabela PH. que farão parte do catálogo do público. na tabela. Ex: Livro: Psicologia aplicada à educação Autor: Kurt Muller Nº de classificação: 155. b) Ir até o número indicado no índice.Divertimentos . Obs: O nº de chamada estará concluído quando juntamos os dois números ( assunto e autor) e acrescentamos a eles a inicial do sobrenome e a inicial do título.6 Catalogação É a parte que se refere à elaboração das fichas do livro. pois através destas fichas teremos as informações do material existente na 3/6 . tem o número de chamada: 155. c) Observar se o assunto se encaixa.4 _________ Número de classificação (CDD) M923p ----------------------Primeira letra ( MAIÚSCULA) do sobrenome do autor. está feita a classificação. de Kurt Müller. tabelas Pha e Cutter. 4. e se tiver artigo desconsiderá-lo.Esportes 800 – Literatura 900 – Geografia – História – Biografia Passos para classificar: a) Procurar o assunto no índice do CDD.4 Nº Cutter:M923p Para compor a notação do autor existem várias tabelas. Ao encontrar o número certo. ou Cutter) ------------Primeira letra ( minúscula) do título do livro. sendo que as mais usadas são as Por ex: o livro : Psicologia aplicada à educação.Como organizar uma Biblioteca 300 – Ciências Sociais 400 – Lingüística 500 – Ciências Puras 600 – Ciências Aplicadas 700 – Artes.

AACR-2. vêm sempre indicadas na matriz.dispensam muitas vezes os catálogos. e no final do livro. simplificada. subtítulo d) Local da editora e) Nome da editora f) Ano da publicação g) Volume. contém todos os dados relativos a ela e servirá de base para as demais.Como organizar uma Biblioteca biblioteca . Dados importantes para a ficha: a) Sobrenome. Chama –se matriz porque dá a entrada principal da obra. páginas. as de assunto. Verificar que alguns livros não trazem todos os dados na folha de rosto. de acordo com o nível 2. O sistema de catalogação mais utilizada para as bibliotecas escolares é o Código de Catalogação Anglo-Americano . As fichas de entradas secundárias. título ou série. Ficha Matriz e Desdobramentos: a) Ficha Matriz: è a primeira ficha a ser feita no processo de catalogação. Nome do autor b) Tradutor se houver c) Título.As bibliotecas informatizadas . isto é. usando apenas listagens ou somente as telas dos terminais para fornecerem as necessárias informações. deve-se olhar o verso da página de rosto. série. Modelo de Ficha Provisória: {mosimage} Obs: Os dados para completar a ficha provisória são retirados sempre da folha de rosto e nunca da capa do livro. ilustrado. {mosimage} 4/6 . A ficha matriz fica arquivada no catálogo topográfico.

Biblioteca escolar : estrutura e funcionamento.Ficha Matriz Preparo do livro para empréstimo Para que o livro seja emprestado é necessário. G. E no verso da folha de guarda posterior. e permanecerá na biblioteca quando for emprestado. GARCIA. de acordo com o número de chamada.11-23 NERY. em posição vertical com auxílio de bibliocantos. em que é registrada a data de entrega do livro. In: GARCIA. São Paulo: Loyola. Ao atingirem a última prateleira inferior. P. Biblioteca escolar: um jeito de ajeitar a escola.51-60 5/6 . E. 1989. N. A. 1989.). Então o livro receberá um bolso com uma ficha do livro. São Paulo: Loyola. (org. M. In: GARCIA.   Organização dos livros nas estantes O arranjo dos livros nas estantes é colocado de cima para baixo e da esquerda para a direita. R. E o empréstimo deve ser restrito a leitores inscritos na biblioteca. Os livros devem ser colocados na borda das prateleiras.. Serviço de Empréstimo O serviço de empréstimo visa proporcionar o maior uso possível dos livros e outros materiais da biblioteca. colocamos a ficha de datas.G. os livros continuam na estante logo à direita. além de todo o procedimento anterior se faz necessário a etiqueta que se coloca na lombada do livro com o número de chamada. E.. P. A. Bibliotec a escolar: estrutura e funcionamento. Bibliografia Consultada AMATO. O bolso é colado no verso da contracapa.Como organizar uma Biblioteca {mosimage} Figura ----. Para o bom funcionamento é necessário que siga um regulamento que deverá ser do conhecimento do leitor. A biblioteca na escola.

T. GARCIA. Biblioteca escolar: quem cuida?. E.Como organizar uma Biblioteca SILVA.G. São Paulo: Loyola. Biblioteca estrutura e funcionamento. 25-34 escolar: 6/6 . 1989. E. P.