A trajetória do pensamento evolutivo

Parte I

Aristóteles (384-322 a.C.) (384Pioneiro da classificação biológica. “Essencialismo”: alguma propriedade essencial. Espécies arranjadas em uma escala de complexidade crescente (“Escala Naturae”)

Critério de classificação: princípios polares antagônicos:

Quente X frio Úmido X Seco

Animais com sangue Animais sem sangue

Divisões artificiais: Não refletem a história evolutiva

Até meados do século XVIII : “Teologia Natural”
Deus criou o mundo e tudo o que nele existe em seis dias Criação direta de todas as coisas efetivamente em sua forma atual (fixismo) Principal objetivo das ciências da vida nessa época: catalogar os degraus da escala da vida de tal modo que a sapiência de Deus pudesse ser revelada e reconhecida

A Terra era muito jovem...

Descreve as espécies em latim utilizando o sistema de binômio de Bauhim: Ex. não admitia o surgimento de novas espécies. Homo sapiens Era criacionista.A trajetória do pensamento evolutivo Carn von Linné ou Carolus Linnaeus (1707(1707-1778) Propôs um método para denominar e descrever todas as formas de vida e os minerais: Systema Naturae (1735). “Para a maior glória de Deus” .

Mas como poderiam ter se transformado em pedra em apenas alguns milhares de anos? . tinham formas de plantas ou animas.A trajetória do pensamento evolutivo Muitas pessoas observadoras haviam questionado a versão bíblica da Criação Primeira refutação: Geologia No passado: Eram simplesmente rochas que por coincidência.

A trajetória do pensamento evolutivo O problema começou aqui. Georges Cuvier (1769-1832) (1769Naturalista Francês: Paleontólogo Observou diferentes estratos e concluiu que cada um é caracterizado por um tipo de espécie e quanto mais profundo mas diferente era em relação à superfície. . Anatomia comparada: ossadas de mamutes diferiam das ossadas de elefantes viventes. Extinção Defensor do catastrofismo: Deus criara e destruíra a Terra muitas vezes e que a criação descrita na Bíblia era apenas a mais recente...

Fósseis .Rochas sedimentares .

o resultado desta nova investigação é que não encontramos vestígio de um começo nem perspectiva de um fim” . A Terra era muito mais antiga do que se imaginava “Portanto.A trajetória do pensamento evolutivo James Hutton (1726 – 1797) Gradualismo: A Terra teria sido formada por processos geológicos lentos que causam mudanças profundas e não devido a uma série de episódios catastróficos.

NaA trajetória do pensamento evolutivo época de Darwin... (1822) Gideon e Mary Ann Mantel Mas Deus não criara cada espécie na sua forma definitiva para toda a eternidade? -Antediluvianos (anteriores ao Dilúvio) .

sem um principio definido. . Mas não conseguiu propor um modelo para explicar como acontecia formas de vida inferiores formas mais complexas Perfeição ..A trajetória do pensamento evolutivo Georges Louis Buffon (1707-1788) (1707Definiu “espécie”: um grupo que se reproduz entre si... Classificação de Linnaeus era artificial. 1766 ⇒ sugeriu que as diferentes espécies teriam surgido por variação a partir de ancestrais comuns: matéria inanimada geração espontânea Foi o primeiro a inserir a idéia de Evolução..

Philosophie Zoologique (1809) Principal mecanismo de mudança: “força interna” Progressão mediada pelo ambiente Lei do uso e desuso Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: Herança Lamarckiana .A trajetória do pensamento evolutivo JeanJean-Baptiste Lamarck (1744-1829) (1744Naturalista Francês Primeiro modelo proposto para Evolução Primeiro que teve a idéia da relação entre ambiente e organismos. Transformismo: as espécies mudam ao longo do tempo e transformam-se em outras espécies.

Lamarck: Primeiro modelo de evolução Ambiente em mudança Altera as necessidades dos organismos Organismos mudam de comportamento Usam uns órgãos mais do que outro Alteração das características dos organismos Mudança passa para a descendência .

Lamarck: Primeiro modelo de evolução .

Lamarck: Primeiro modelo de evolução Tempo .

mudando de uma forma para outra. Tempo Forma da espécie Transformismo Tempo Forma da espécie Atual (Darwin) .Lamarck: Primeiro modelo de evolução Supunha que as linhagens de espécies persistiam indefinidamente.

A trajetória do pensamento evolutivo Parte II .

1809 .1882 ..A trajetória de Charles Darwin..

.

A trajetória do pensamento evolutivo Erasmus Darwin (1731-1802) (1731Médico. Seus estudos levaram a concluir que todas as formas de vida eram aparentadas e tinham uma única origem: todas as espécies haviam evoluído. Um dos fundadores da Royal Society na Inglaterra. . Publicou vários livros relacionados a ciências naturais.

A trajetória do pensamento evolutivo Robert Waring Darwin Susannah Wedgwood Charles Robert Darwin (12 de fevereiro de 1809) .

“ Você só quer saber de espingarda. minérios e insetos.Charles Robert Darwin Desde criança demonstrou interesse pela ciência natural. ovos de aves. de cães e de pegar ratos. será uma desgraça para si mesmo e para toda família” Robert Waring Darwin . Laboratório de química nos fundos da casa: “a melhor parte da minha educação” Com quinze anos se tornou um caçador “a serviço da ciência” Não levava a escola muito à serio: inventava “lorotas” para os colegas. rochas. Colecionava conchas.

foi estudar medicina da Escócia. aos 16 anos.Charles Robert Darwin Em 1885. Não chegou a concluir o curo de medicina: Tinha verdadeiro horror às cirurgias Universidade de Edimburgo . Seu pai resolveu então que ele deveria ser Clérigo para ter alguma função na sociedade. Nessa época. Escócia: estudantes e professores não eram atrelados a nenhuma religião oficial.Escócia Sabia que herdaria uma quantidade considerável de seu pai. Darwin ainda acreditava na “verdade estrita da Bíblia.” Esporte preferido: “Besourar” – Premiado em uma revista científica: “O momento de maior orgulho em minha vida” .

que a tarefa da ciência é agrupar fatos de modo que deles possam ser extraídas leis ou conclusões gerais” . muito embora eu tivesse lido vários livros científicos.Grandes amigos e influentes de Darwin Stevens Henslow (botânico) Adam Sedgwick (geólogo) “Nada antes me levara a perceber plenamente.

“Recusada a oferta da viagem” “Se você conseguir encontrar um homem sensato que o aconselhe a ir...A viagem do Beagle Em 29 de agosto de 1831 uma carta de Henslow mudou sua vida para sempre. A chance de viajar pelo mundo a bordo do Beagle.. Mas ele estaria interessado? MUITO! Mas seu pai não permitiu. darei meu consentimento” Capitão Robert FitzRoy ..

A viagem do Beagle Saída: 27 de dezembro de 1831 27 metros de comprimento 74 homens a bordo Darwin levou principles of (Charles Lyel) o livro geology .

A viagem do Beagle Fanny Owen .

A viagem do Beagle-Brasil BeagleChegou ao Brasil em 1832 e passou 4 meses “Deleite é um termo fraco para expressar os sentimentos de um naturalista que anda pela primeira vez por uma floresta tropical brasileira.” “No momento. muitos deles novos para a ciência. estou caído de amores pelas aranhas” Os espécimes coletados. eram regularmente encaixotados e despachados para Henslow Em Salvador: Faixa de conchas A Terra teria se erguido ou a água do mar abaixado? Era nítido para ele que a Terra passou por constantes mudanças .

A viagem do Beagle-Brasil Beagle- “ Graças a Deus. . nunca mais voltarei a visitar um pais escravista”.

A viagem do Beagle-Argentina BeagleTerra do Fogo Juan de Rossas Como o mesmo Deus criara humanos tão rudes e ao mesmo tempo outros como os professores de Cambridge? .

A viagem do Beagle-Argentina Beagle- Preguiça gigante .

. argumentando que a “descendência com modificação” explica esse fato que vemos na natureza. Ambas as espécies ocorrem em uma mesma área geográfica em tempos diferentes.A viagem do Beagle-Argentina BeagleDarwin nota a dimensão temporal: continuidade do “tipo” no decorrer do tempo. Glyptodonte Darwin dedica dois capítulos do “Origem” ao registro fóssil.

Ilhas Galápagos Beagle“Nada poderia ser menos convidativo do que esse primeiro relance” .A viagem do Beagle.

Ilhas Galápagos BeagleQuestões que formaram a base da obra de Darwin: 1.A viagem do Beagle. Por que as espécies de plantas e animais variam de ilha para ilha? “É o destino da maioria dos viajantes: nem bem descobrem o que há de mais interessante em um lugar. Por que tantas espécies viviam só em Galápagos e em nenhum outro lugar? 2. têm de partir às pressas” “ Galápagos: A origem de todas as minhas idéias” .

1529 espécies em garrafas com álcool 3907 espécimes desidratados Tartarugas de Galápagos Entrou para Sociedade Geológica de Londres ...A volta para casa – outubro de 1836 Árduo trabalho: por em ordem os produtos de sua viagem: Diário de 770 páginas Volumosos cadernos de anotações sobre geologia e Zoologia Milhares de espécimes.

..Casou-se com Emma Wedgwood em janeiro de 1839 Fez uma lista de vantagens e desvantagens. E tiveram muitos filhos.... Down House (Downe) Willian Annie . Receberam uma grande quantia de dinheiro..

4. Bico curto e grosso: quebrar sementes. Darwin começa a postular a TEORIA DA EVOLUÇÃO.Nasce uma teoria. Depois de organizar e analisar todo o material obtido durante a viagem a Bordo do Beagle. Os tentilhões das ilhas Galápagos 1 2 1. Bico forte: emborcar pedras sob as quais a ave procurava alimento 2. Bico longo e afilado: picar aves marinhas e beber-lhes o sangue Diferentes espécies provinham de ilhas distintas . 3 4 3. Bico estreito e curvo: arrancar insetos e cactos...

Os diferentes tipos de tentilhões poderiam ser ramificações de um ancestral comum? 2. Por que algumas variações estabeleciam-se como novas espécies? “Alguma lei ou força natural deve “alterar a raça” para adequá-la a um mundo em mudança” Mas que lei era essa? . Questionamentos de Darwin: 1..Nasce uma teoria.. Como os organismos ancestrais haviam chegado às ilhas Galápagos inicialmente? 4. A separação geográfica tem alguma relação com a variação? 3.

Essay on the principle of population (1798) Investigava as causas da miséria humana nos bairros pobres e populosos de Londres e outras cidades. Quase todas as espécies produzem descendentes em número maior do que os que terão condições de sobreviver. Thomas Malthus (1776-1834) Eis o que Darwin estava procurando: o princípio invisível que “seleciona” algumas criaturas pra morrer e outras para viver e reproduzir-se: A SELEÇÃO NATURAL . e nesse sentido a vida é uma constante luta pela sobrevivência.. Não há recursos suficientes para sobreviver..Nasce uma teoria. A reprodução sem barreiras leva as populações a crescer mais do que as fontes de alimentos.

A descendência comum dos tentilhões de Darwin Peter et. al. (2005) .

ao contrário.Sumário das idéias de Darwin (Final de 1838) 1. alguns indivíduos são mais bem sucedidos do que outros na sobrevivência e na reprodução 4. Nas populações. Em cada geração. são selecionados naturalmente . os indivíduos são variáveis 2. aqueles que são melhores em sobreviver e reproduzir-se. A sobrevivência e a reprodução dos indivíduos não são aleatórias. estão ligados às variações individuais. As variações entre os indivíduos são transmitidas. dos genitores à prole 3. Os indivíduos com variações mais favoráveis. pelo menos parcialmente.

. Consequência : a composição da população muda ao longo das gerações: ... As variantes mais favoráveis sobrevivem e se reproduzem em taxas mais altas do que as menos favoráveis: 5. Essa variação é hereditária: 4....... Existe variação entre os indivíduos da população: 3..Picantes 2.Seleção Natural 1... Nascem mais indivíduos do que os que sobreviverão para reproduzir-se: Suaves..

A seleção natural .

. Acredito ter descoberto (eis a presunção!) o modo simples como as espécies estão primorosamente adaptadas a vários fins” Darwin só publicou suas idéias sobre evolução e seleção natural em 1859. vinte anos depois de as ter formulado. Porque ele esperou tanto tempo? . e estou quase convencido (contrariando totalmente a minha opinião anterior) de que as espécies não são (é como confessar um assassinato) imutáveis.Em janeiro de 1844. Darwin para Joseph Hooker: “Venho reunindo fatos para uma obra muito presunçosa. Vieram-me vislumbres..

pois queria estar preparado para todas as objeções possíveis e derrotá-las antes que surgissem: Passou então a trabalhar com cracas: “ Essas cracas intermináveis. Odeio as cracas como nenhum homem jamais odiou. defendia a evolução das espécies mas sem esclarecer como acontece e gerou muita polêmica.Porque ele esperou tanto tempo? Livro Vestiges of Creation (1844) – Robert Chambers (1802-1883) Publicado anonimamente. Darwin julgava que precisar reunir mais fatos que corroborassem sua teoria. mais até que um marinheiro em um navio lerdo” Sua esposa Emma era muito religiosa .

Darwin recebeu uma correspondência vinda da Indonésia Alfred Russel Wallace ( 1823-1913) Wallace resumira elegantemente boa parte da teoria da seleção natural na qual Darwin vinha trabalhando há mais de 20 anos .Até que em junho de 1858...

Teoria da Seleção Natural Julho de 1858 na Linnean Society: “Da tendência das variedades se de afastarem indefinidamente do tipo original” Charles Darwin e Alfred Russel Wallace .

Enfim: A origem das espécies em 1859 .

Polêmicas após “A Origem das Espécies”

Polêmicas após “A Origem das Espécies”
A questão do tempo e das formas intermediárias

Archaeopteryx sp. (1861)

“ A ave fóssil é um testemunho grandioso em meu favor”
Charles Darwin

Enquanto isso, na sala de justiça...
Experimentos: (1850-1865)

Johann Gregor Mendel (1822-1884)

morrerei” 19 de abril de 1882 .“Quando eu for obrigado a desistir das observações experimentais.

) G. 1882 At 12 o’ clock PRECISELY. Dean. April 26th. D. WEDNESDAY. N.FUNERAL OF MR. BRADLEY. (Entrance by Dean’s Yard. Admit the Bearer at Eleven o’ clock to the JERUSALEM CHAMBER. . G. – No person will be admited except in mourning. WESTIMINSTER ABBEY. B. DARWIN.D.

LONDRES BEM AVENTURADO O HOMEM QUE ACHA SABEDORIA.. E O HOMEM QUE ADQUIRE CONHECIMENTO.... PROVÉRBIOS 3:13-26 .Igreja do Colagiado de São Pedro em Westmisnter mais conhecida como Abadia de Westminster .

...Após sua morte “ A origem das Espécies” foi publicado 400 vezes em 29 idiomas.

O homem veio do macaco .Dizem que é de Darwin. mas não é Erros comuns sobre a evolução e sobre o que Darwin escreveu: 1.

mas não é Erros comuns sobre a evolução e sobre o que Darwin escreveu: 2.Dizem que é de Darwin.A sobrevivência do mais forte Jararacas de Alcatrazes (São Sebastião-SP) .

Dizem que é de Darwin.A seleção natural justifica o “cada um por si” . mas não é Erros comuns sobre a evolução e sobre o que Darwin escreveu: 3.

O ser humano é o mais evoluídos dos animais Então qual é o significado de Evolução???????? . mas não é Erros comuns sobre a evolução e sobre o que Darwin escreveu: 4.Dizem que é de Darwin.

A evolução não tem propósito. Acontece.O que é evolução? Evolução significa simplesmente (Descendência com modificação) Não existe melhor ou pior. MUDANÇA Portanto: Evolução não é progresso! .

A evolução ocorre ao longo de milhares de anos .O que é evolução? 1. A evolução não tem um “ponto final” exceto em casos de extinção 5. Genes “ruins” podem ser mantidos por seleção balanceada 4. A mutação não é um processo dirigido (ocorre ao acaso) 3. Seleção natural e evolução não são a mesma coisa e a evolução não depende da ocorrência de seleção natural 2.

Evidencias da evolução Três teorias possíveis: a) Evolução b) Transformismo c) Criacionismo .

Evolução propriamente dita Descendência comum Caráter Gradual Especiação populacional Seleção Natural Evolução Sim Sim Descendência comum Não Sim Especiação Populacional Não Sim Caráter Seleção Gradual Natural Sim Sim Não Sim Evolucionistas Lamarck Darwin Lamarck acreditava em geração espontânea O ambiente tem papel importante na Evolução para Lamarck e para Darwin . 4. 3. 5.As cinco teorias da Evolução de Darwin 1. 2.

Estudo de caso . Como você pode explicar o fato de serem tão semelhantes nas fases iniciais do desenvolvimento? .2 Observe o desenvolvimento embrionário de diversas espécies animais.