You are on page 1of 12

Movimentação de cargas e manutenção de guindastes

e-mail: fv2@gnbc.Cavaleiros . Dentro desse Programa serão produzidos materiais impressos para a complementação do conhecimento dos trabalhadores. A nossa empresa lança esse mês o Programa Perbras de Educação em SMS. que visa dar suporte à qualificação de nossos profissionais em temas relativos à Saúde.com.Empresa Brasileira de Perfuração Rua Nossa Senhora da Glória.(22) 2762-5043 . Segurança no Trabalho e Meio Ambiente.Emerson Santos Maul de Andrade Edição Fv2 Comunicação Integrada .br Distribuição Gratuita Tiragem: 400 . Desejamos a todos bons conhecimentos e boa sorte ! Perbras Perbras .Macaé Tel. Iniciamos com o lançamento da cartilha Movimentação de Cargas e Manutenção de Guindastes. 1105 . (22) 2765 -7007 Responsável: Engenheiro de Segurança do Trabalho .Caro leitor.

ÍNDICE O que é movimentação de cargas Equipamento de Proteção Individual Acessórios e equipamentos utilizados Medidas de segurança comportamental Procedimentos seguros Como movimentar uma carga com segurança Principais riscos associados à movimentação de cargas Medidas de Prevenção Manutenção e Conservação Movimentação de cargas por embarcação A empresa providencia Bibliografia 04 04 05 05 06 07 07 08 08 09 10 11 .

O QUE É MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS ? É a técnica utilizada para içar ou transportar uma determinada carga até seu local de montagem ou armazenagem Pode ser feita manualmente ou com a utilização de equipamentos: Guindastes Empilhadeiras Ponte Rolante EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Luvas Aventais Óculos de Segurança Cinto de Segurança Botas de Borracha 04 .

ACESSÓRIOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS Cabos de Aço Olhal Ganchos Esticadores Anel Pêra Anelão Sapatilha Terminais de Cabos CLIPS Travessão Ganchos Cintas de Nylon Manilhas Eslinga Moitão Correntes MEDIDAS DE SEGURANÇA COMPORTAMENTAL Roteiro para estudo de levantamento e movimentação de cargas Verificar o peso da carga a ser içada Analisar a forma e as dimensões da carga Analisar a localização da carga e dos seus acessos Analisar o local onde a carga será descarregada .

Devem-se verificar cabos. . Realizar completa inspeção no equipamento de elevação de carga antes de iniciar a operação de movimentação de cargas. Nunca se posicionar abaixo (sob) cargas suspensas. Levantar a carga com algumas polegadas do piso do convés e verificar o equipamento. Verificar os interruptores de limites antes de equipar a carga. manilha. esticadores. Verificar o estado de conservação dos acessórios. correntes.PROCEDIMENTOS SEGUROS Deve-se verificar a capacidade e comprimento da lança adequado para as características do trabalho. Não ultrapassar os limites de carga especificados pelo fabricante dos equipamentos. balancins. Devem-se verificar o local da movimentação e vistas de levantamento. cintas de nylon. Não arrastar os acessórios de movimentação de cargas. eslingas.

Risco de Morte Queda dos objetos ou carga suspensa. Esmagamento. Observar os riscos que o ambiente oferece e providenciar medidas de contenção. Conhecer o peso da carga. Verificar o tipo de carga e o produto. . acessórios. Agarramento ou arrastamento dos equipamentos movimentados em outros que estão fixos. equipamentos e materiais antes de realizar qualquer trabalho com movimentação de cargas. Queda de mesmo nível ou em altura dos operadores.COMO MOVIMENTAR UMA CARGA COM SEGURANÇA Observar a área de trabalho verificando os obstáculos. Verificar o estado de ferramentas. PRINCIPAIS RISCOS ASSOCIADOS À MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS Risco é a combinação da probabilidade e consequência de ocorrer um evento perigoso especificado.

Verificar que a carga esteja bem apoiada antes de abaixá-la totalmente.MEDIDAS DE PREVENÇÃO Verificar o bom estado de conservação dos aparelhos de movimentação de cargas. Proceder ao transporte de cargas à menor altura possível. cuja finalidade é conservar um equipamento ou sistema. Nunca fazer paradas ou arranques bruscos.traz custos e não caminha junto com a segurança do trabalho. Nunca subir nas cargas suspensas em movimento. Não permanecer e transitar debaixo de uma carga em movimento. Sempre verificar e manter em bom estado de funcionamento todo circuito elétrico das máquinas e instalações. pessoas e meio ambiente. Manutenção Corretiva (indesejada e não planejada) . Classificação – Tipos de Intervenção Manutenção Preventiva (planejada) manutenção para garantir a condição de segurança de equipamentos. . MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE EQUIPAMENTOS Manutenção é o conjunto de atividades técnicas e administrativas.

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS POR EMBARCAÇÃO Transferência de material por embarcação O manuseio. Assegurar-se de que foram estabelecidas as comunicações adequadas. Deve-se ter um devido cuidado pois cada atividade pode ser realizada sem o risco de acidentes. . danos aos equipamentos. Adotar postura de liderança no momento da movimentação das cargas. elevação e movimentação de materiais e equipamentos é uma atividade que requer cuidados especiais. Liderar a equipe fazendo com que a mesma tome atitudes em favor das condições de segurança. cargas e meio ambiente. Assegurar-se de que o guindaste está em condições de operar com segurança. O Operador de Guindastes deve Assegurar-se de que entendeu o procedimento de transferência das cargas. Operar o guindaste de acordo com o padrão de movimentação de cargas (procedimento).

A EMPRESA PROVIDENCIA Treinamento a todos os trabalhadores Verificação da eficácia do treinamento Exames médicos periódicos. . LEMBRE-SE SEMPRE! Garanta sua vida e a de seus companheiros conhecendo bem o trabalho a ser desempenhado e seguindo as regras de segurança.

2008. Armazenagem e Manuseio de Materiais). do Ministério do Trabalho e Emprego.Manual de Segurança em Movimentação de Cargas e Manutenção de Guindastes. Lighthouse. Normas Regulamentadoras: NR-6 (Equipamentos de Proteção de Segurança). 11 Programa Perbras de Educação em QSMS . NR-17(Ergonomia) e NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). NR-11 (TransporteMovimentação.