You are on page 1of 3

IMAGINÁRIO SENSORIAL Neste tipo de exercício vais aprender a relaxar-te com um tipo particular de sonolência ou imaginação.

Como decerto já terás sentido, quer a sonolência quer a fantasia proporcionam uma fuga e um descanso únicos, exercendo um efeito relaxante sobre as tensões do dia-a-dia. Basicamente, este exercício integra duas partes: 1. Selecção de um espaço temático que seja relaxante para ti; 2. Selecção dos detalhes e demais pormenores da tua fantasia;

Antes de começarmos, assegura-te que estás confortavelmente sentado ou deitado. Deixa que o teu corpo relaxe

Exercício inicial de preparação Vamos começar por viajar até um lugar relaxante, afastado das preocupações do dia-a-dia, em que possas desfrutar de uma tranquilidade absoluta.

Imagina que estás a viajar para um lugar longe e pleno de paz… de um modo geral as viagens exercem um efeito relaxante sobre as pessoas, pois que assim têm possibilidade de sair de casa e distraírem-se… A nossa mente, o seu poder, permite-nos também que pelo pensamento nos afastemos das preocupações e problemas do dia-a-dia. Experimenta agora pensar que estás dentro de uma esfera (grande, transparente e totalmente segura), que flutua no céu, e passa pelas nuvens que vai encontrando enquanto a deslocas com o teu pensamento… Sente todo aquele ar puro e relaxante a tocar a tua pele, consegues mesmo ouvir a brisa suave em que se desloca essa esfera… enquanto respiras aquele ar puro que te limpa e harmoniza… Se agora olhares para baixo, consegues ver nitidamente todo aquele espaço e paisagem, sobre a qual estás a flutuar… A flutuar como se estivesses num barco… Imagina-te agora num pequeno barco, num bote totalmente seguro… no meio do oceano… O mar está calmo e o dia agradavelmente quente. Olha à tua volta, vê e absorve toda a tranquilidade dessa paisagem magnífica… no horizonte vêem-se umas árvores das quais te vais aproximando cada vez mais… Consegues ouvir as pequenas ondas do mar que embatem no teu bote… A água toca a tua pele com salpicos suaves que te fazem sentir em contacto com a natureza. Aquele cheiro único da água do mar deixa-te numa paz profunda… em que

enquanto o bote vai balançando…. deixa de lado tudo aquilo em que pensaste. O leve balancear e trepidar do comboio relaxa-te cada vez mais. à medida que várias paisagens. enquanto te deixas absorver por toda a paisagem… sentes-te bem. deixa-te afastar das preocupações do dia-a-dia… Sente-te cada vez mais longe… mais distante… Deixa que todos os teus órgãos sensoriais participem nesta experiência.. consegues ouvir o barulho da água a correr… numa das margens do rio há uma fogueira com uma chama azul e dourada… consegues vê-la bem… como se a sua memória estivesse gravada no teu pensamento …. Não é necessário que respondas em voz alta. agora. num lugar muito distante… no alto de uma montanha… de onde podes observar os vários contrastes desta magnífica paisagem… há no ar um aroma dos pinheiros que se encontram mais abaixo…. Início da viagem mental Vamos agora dar início a uma viagem mental relaxante e harmonizadora Encontras-te agora ao ar livre. Durante o próximo minuto deixa-te levar para longe de tudo. que te afasta ainda mais de qualquer preocupação ou problema. absolutamente seguro... agora ouves os pássaros a chilrear e o bater das suas asas quando estão no ar a voar… . lentamente….. consegues senti-lo… concentra agora a tua atenção no rio que corre…. quando quiseres. O que é que estás a ouvir?. Permanece de olhos fechados Já estás preparado para continuarmos a aprofundar este exercício. todas elas bonitas. lentamente… como se estivesses mesmo a andar de comboio. sentes-te calmo.. calmo e relaxado… cada vez mais distante e relaxado. Imagina-te agora num comboio. mas… o que é que estás a ver?..não há lugar para qualquer preocupação… toda a preocupação que ainda possa existir afasta-se para longe de ti…. passam diante de ti. O que é que sentes na pele…. O que é que consegues cheirar de agradável? (1 minuto) Muito bem.

É uma paisagem magnífica… Sente todo o teu corpo a absorver a tranquilidade e a paz deste local único IMAGINÁRIO INTUITIVO MEDITAÇÃO .