You are on page 1of 3

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CEB DE MARCO DE CANAVESES FÍSICA E QUÍMICA A

FICHA DE TRABALHO: Da Terra à Lua - continuação 1. Um carro move-se numa estrada marcando o velocímetro sempre o mesmo valor, passando por A e B que são curvas circulares.

1.1. Trace os vectores velocidade, aceleração e força resultante nas posições A e B. 1.2. Onde terá o carro maior aceleração, em A ou em B? E maior força resultante? Justifique. 2. Um ciclista corre a 72 km h-1 na parte circular de uma pista de raio 40 m. Qual é o módulo da sua aceleração? E o período do seu movimento? 3. A Lua orbita em torno da Terra demorando cerca de 27 dias. A distância entre os respectivos centros de massa é 3,8 x 108 m. Qual é a sua velocidade angular? E a sua aceleração? 4. Um satélite encontra-se em órbita circular em torno da Terra, a uma altitude igual ao raio da Terra. Considerando a massa da Terra igual a 6,0 x 1024 kg e o raio da Terra igual a 6,4 x 106 m, determine: 4.1. o módulo da sua velocidade; 4.2. a aceleração a que fica sujeito o satélite; 4.3. o período do seu movimento. 5. O Rui, já cansado de tantas aulas, chega a casa e deita-se. A irmã diz-lhe que ele tem de se movimentar mais, pois anda muito preguiçoso! O Rui responde que ela não percebe nada de Física, é claro que ele se está a mover e com grande velocidade devido ao movimento de rotação da Terra. Terá o Rui razão? 6. Considere dois pontos da superfície da Terra: A situa-se no Equador e B na Serra da Estrela. Para o movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo, compare: 6.1. os períodos de rotação dos dois pontos; 6.2. as velocidades angulares; 6.3. as velocidades; 6.4. as acelerações.

Outubro de 2010

8. 8. As imagens de satélite geostacionário actualmente utilizadas em Portugal são do Meteosat-8. No arranque. Qual é a velocidade angular do hotel? E a velocidade em órbita? 8. Por que razão será esta localização privilegiada para fazer os lançamentos? 8. que está a ser atraído para a Terra. que orbitará em torno da Terra. Qual é o valor da projecção escalar da aceleração do movimento do veículo espacial no arranque. em Fevereiro de 2003. A viagem incluirá 18 semanas de preparação numa ilha tropical. de modo que a resistência do ar é pequena. Para colocar um satélite em órbita é necessário «vencer» a força gravítica e a força de resistência do ar. A resistência do ar fá-los perder velocidade e eles acabam por cair.ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CEB DE MARCO DE CANAVESES FÍSICA E QUÍMICA A 7.4. que o coloca a cerca de 36 000 km. Existem dois tipos de satélites meteorológicos: os de órbita geostacionária e os que orbitam a cerca de 700 km passando próximo dos pólos. bem acima da atmosfera terrestre. Qual é o módulo da aceleração gravítica na órbita do hotel? 7.5.3.1. não cai sobre esta? 7. parecerá um cacho de uvas. o Galactic Suite.5.4. Qual será o módulo da força gravítica exercida sobre um turista de 70 kg nesse hotel? Indique este valor como uma percentagem do peso do turista na Terra. Prove que um satélite geostacionário orbita a uma altitude de cerca de 36 000 km. com quartos iguais a cápsulas e dará uma volta completa em torno da Terra em cerca de 90 minutos. o veículo espacial atingirá os 28 000 km h-1 em 10 minutos. Depois. pequenos foguetes auxiliares comunicam-lhe a velocidade horizontal adequada para ficar em órbita. A altitudes acima dos 160 km quase não existe atmosfera.3. O primeiro hotel no espaço. O vaivém Columbia incendiou-se na sua descida à Terra. supondo que o movimento é uniformemente acelerado? 7. O hotel. Por que razão os satélites não podem orbitar a baixa altitude? 8. no Cabo Canaveral. 7. Determine a aceleração gravítica na órbita de um satélite que orbita a 700 km de altitude e compare-a percentualmente com o valor à superfície terrestre. O satélite geoestacionário é lançado primeiro com o auxílio de um foguetão. A plataforma de lançamento de foguetões norte-americana mais conhecida é o Centro Espacial Kennedy. Por que razão o Galactic Suite. liderado por uma empresa espanhola. que se situa na zona subtropical. 8.2. Qual foi a razão deste desastre? Outubro de 2010 . Alguns satélites não geoestacionários têm vida curta por as suas órbitas cruzarem a atmosfera terrestre. Na viagem até à respectiva órbita percorrer-se-ão 450 quilómetros.1.2. deverá abrir dentro de alguns anos. 7.

do satélite e da força F. Um satélite descreve periodicamente uma órbita circular em torno da Terra. 9.4 × 106 m. v.1. Um satélite artificial descreve. 9. t. durante o seu movimento em torno da Terra. . Seleccione o diagrama que representa correctamente a força. igual a 8. do satélite. em torno da Terra. durante o movimento do satélite em torno da Terra.a fase) Outubro de 2010 . uma órbita circular de raio. v. 9. Seleccione a alternativa que apresenta os gráficos que traduzem correctamente a variação dos módulos da velocidade.2. em função do tempo. Questão de Exame Nacional 2007 (2.3.ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CEB DE MARCO DE CANAVESES FÍSICA E QUÍMICA A 9. considerando que o módulo da aceleração centrípeta do satélite é Apresente todas as etapas de resolução. com velocidade de módulo. estando sujeito apenas à força gravítica exercida pela Terra. r. Calcule o módulo da velocidade orbital do satélite. . exercida pela Terra (T) sobre o satélite (S) e a velocidade. que actua sobre este.