You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei n.º 5.152, de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão

Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA

MANUAL DO ESTÁGIO

Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz

− dar cumprimento à legislação pertinente ao estágio curricular. no âmbito de sua competência. que ocorre na Rede Básica e Ambulatorial e Estágio Supervisionado II em Instituições Hospitalares.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I e II Professor Responsável: Contato: Semestre: 2º Ano Letivo:2010 Carga horária total: 695 horas Carga Horária p/ prática: horas Os estágios curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem estão colocados nos 9º e 10º períodos e as disciplinas são denominadas Estágio Supervisionado I.07/05/2009.º 5. − informar ao Coordenador do Curso a programação semestral dos estágios. − apresentar semestralmente relatório à coordenação do curso. − tomar. − manter atualizado a documentação dos discentes em estágio. educativa e investigativa. garantindo a realização das aulas práticas e estágios. OBJETIVOS: Geral O Estágio Obrigatório tem o objetivo de oferecer condições ao aluno para que este possa desenvolver as competências nas dimensões assistencial. − cumprir e fazer cumprir este regulamento e demais atribuições da Resolução nº 684-CONSEPE. Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . gerencial. bem como a carga horária desenvolvida pêlos Preceptores de Estágio e Atividades Práticas Supervisionadas. controle e avaliação dos Estágios. que compõem o perfil do trabalho profissional do enfermeiro. − a responsabilidade pelo planejamento. COMPETÊNCIAS Coordenação do Estágio − Captar campos. − manter contato com as instituições de ensino. todas as medidas necessárias. − convocar sempre que necessárias reuniões com os docentes do estágio. articulando e integrando os conhecimentos construídos ao longo do curso. − proporcionar auxílio aos docentes da disciplina de estágio. respeitando os procedimentos determinados pelos parceiros que cedem os seus locais.152.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. Estagiário − Estar regularmente matriculado na disciplina onde será realizado o Estágio e/ou Atividades Práticas Supervisionadas Estágio e atender os pré-requisitos. acompanhar e organizar as atividades práticas do estagiário na instituição hospitalar. Supervisor Docente de Estágio − supervisionar os alunos estagiários sob sua responsabilidade. Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . − apresentar o plano de trabalho. − comparecer às reuniões convocadas pela Coordenação. desde a formulação do Plano de Trabalho até a elaboração do Relatório de Conclusão. pessoalmente e através do Relatório de Acompanhamento de Atividades. − auxiliar o aluno a trabalhar suas dificuldades. − apresentar a documentação exigida. cumprindo as tarefas que lhe foram atribuídas. − manter uma postura ética. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA Supervisor Técnico: .prestar toda assistência ao estagiário. − cumprir e fazer cumprir este regulamento e demais atribuições da Resolução nº 684-CONSEPE. seus medos e suas ansiedades. − manter contato com a Coordenação de Estágios.07/05/2009. − comparecer semanalmente ao encontro com seu orientador de estágio. − auxiliar os alunos estagiários na solução dos problemas e no enfrentamento das dificuldades vivenciadas. − acompanhar a realização do estágio. visitando a instituição hospitalar no transcorrer da realização do estágio como forma de consolidar a política de estágio do Curso.152. − oferecer os meios necessários à realização de seus trabalhos. − elaborar e entregar o Relatório de Conclusão de estágio.º 5. − orientar. − acompanhar a execução do programa de leitura através de fichamento e/ou resumos indicativos.

que tem como função integrar teoria e prática. no lar e na comunidade. Aprimorar o cuidado de enfermagem na promoção. ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA O Estágio Obrigatório será desenvolvido em duas etapas distintas. habilidades e atitudes essenciais ao exercício profissional da Enfermagem.07/05/2009. visando o desenvolvimento de uma prática reflexiva. interligando ensino teórico e ensino prático e promovendo a reflexão sobre a gestão de serviços à luz das diretrizes do Sistema Único de Saúde. EMENTA: Esta disciplina constitui um momento de construção e aprimoramento de conhecimentos. prevenção e reabilitação da saúde do ser humano com enfoque nas diretrizes. de maneira a possibilitar aos mesmos o desenvolvimento das competências desejadas para o Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.152. rede básica de saúde. Análise crítica de problemas específicos de assistência de enfermagem com vistas à integração de habilidades em função do papel do enfermeiro no domínio da saúde coletiva. Rede Básica / Ambulatorial Com carga horária de 360 horas (180 h + 180 h). e nos programas de atenção à saúde em todas as fases da vida e afecções em geral. Desenvolvimento de trabalho. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA − cumprir e fazer cumprir este regulamento e demais atribuições da Resolução nº 684-CONSEPE. que proporciona ao estudante a Execução da prática de Enfermagem nos programas de atenção básica à saúde voltados para as diversas condições e em todas as fases da vida em ambientes comunitários.º 5. este bloco de estágio será desenvolvido em unidades de atenção básica que disponham de equipes da Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma experiência de caráter educativo. ambulatórios. realizadas em diferentes cenários de prática: Rede Básica / Ambulatorial e Rede Hospitalar. nas quais os alunos serão inseridos. apresentação e discussão de temas.

º 5. . no nível da atenção básica. Rede Hospitalar Com carga horária de 315 horas. A supervisão deste bloco de estágio será realizada em parceria entre as professoras das disciplinas administrativas de Saúde do Adulto.Toda estratégia de ensino estabelecida entre professor/aluno/enfermeiro de campo. Saúde da Mulher. Saúde da criança e adolescente e da Disciplina de Gestão e Gerência buscando assim oferecer aos alunos o suporte necessário tanto na área administrativa como na área clínica específica da unidade. dentre os itens: .152.Reflexões sobre o processo de construção das competências nas dimensões: assistencial. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA desempenho profissional como enfermeiros no campo da atenção primária. As atividades que comporão o relatório do aluno serão acordadas no início de cada bloco de estágio. Os estágios serão viabilizados através de parceria estabelecida com a rede municipal de saúde de Imperatriz e formalizada por contrato vinculado ao Programa Pró-Saúde. . .Resumos estruturados de artigos científicos. que prevê a atividade de ensino multiprofissional e interdisciplinar para alunos dos cursos de Enfermagem da UFMA. articulada ao SUS.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. eventos científicos e estudos de casos. nas quais os alunos desenvolverão as dimensões de competências necessárias para a sua futura atuação como enfermeiros. administrativa e investigativa Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . A supervisão desses estágios será feita por docentes das disciplinas administrativas de Enfermagem em Saúde Pública e Enfermagem em Saúde da Criança.Relatórios de visitas.Depoimentos. METODOLOGIA DE ENSINO: A metodologia escolhida para a orientação e o acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos durante o estágio supervisionado foi a elaboração de relatório. independentemente da área de especialidade da unidade em que estiverem estagiando. este bloco de estágio será desenvolvido em unidades dos hospitais conveniados a UFMA. educativa. . Ex: visita domiciliária com questões semi-estruturadas.

BIBLIOGRAFIA Dadas as características do Estágio Curricular Supervisionado I e II. A média entre as três notas finais dos blocos de estágios corresponderá à nota final da Disciplina Estágio Obrigatório I e II.0 o mesmo deverá refazer a matricula para o cumprimento do Estágio Obrigatório. representadas pelos aspectos éticos e profissionais que compreendem: assiduidade. Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . iniciativa. Avaliação somativa: corresponde às habilidades do fazer: representadas pelas notas atribuídas pelo supervisor técnico as atividades desenvolvidas em cada unidade e do Relatório Final.152. objeto da reprovação.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.º 5. uso adequado de EPIs. a Coordenação do curso de Enfermagem. O docente deverá entregar os Relatórios de Conclusão e as notas correspondentes ao Estágio Obrigatório.0 (sete virgula zero). o aluno não poderá ascender para o Estágio Obrigatório II e nem fazer simultaneamente. pontualidade. as referências a serem utilizadas ao longo do seu desenvolvimento serão todas as constantes nos planos de ensino das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Graduação em Enfermagem da UFMA. A avaliação formativa constará de conceitos às habilidades do ver. Será feita a média entre a nota da auto-avaliação do aluno e a nota do professor para definir a nota final de cada bloco de estágio. Nas situações em que o aluno não conseguir nota igual ou superior a 7. espírito de equipe. o acadêmico terá 10 dias para concluir a elaboração e entregar o Relatório de Conclusão relativo ao Estágio Obrigatório. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA AVALIAÇÃO: Composição da nota: A nota será composta de dois aspectos: a avaliação conceitual formativa e somativa. Considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7. postura ética. Uma vez concluída a carga horária. Na condição de reprovado do Estágio Obrigatório I.

152.º 5.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .

º 5. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA ANEXOS Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .152.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.

de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA ANEXO I PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO PA No. de 25 de setembro de 2008.152. Registro Conselho Profissional: Telefone: E-mail: Assinatura CONCEDENTE: Setor/Unidade____________________________________________________ Endereço:_________________________________________ Fone:__________ Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . : _______ VIGÊNCIA: DE ____/____/______ a ____/____/______ O Plano de Atividades do ESTAGIÁRIO é uma exigência da Lei No. com vista à análise e aprovação da Coordenadoria de Estágio do Curso. parte integrante e inalienável do Termo de Compromisso de Estágio.788. 1-IDENTIFICAÇÃO NATUREZA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO(O) OBRIGATÓRIO(N. que deve ser acordado e assinado entre as três partes abaixo qualificadas.) ESTAGIÁRIO Nome: Período do estágio: Curso: Telefones: Concedente/Campo de Estágio: Assinatura SUPERVISOR DOCENTE (O) Nome: Curso: Telefones: CH de Supervisão: Semanal: Assinatura COORDENADOR DE ESTÁGIO (N.O) Matrícula SIAPE: E-mail: Quinzenal: Matrícula UFMA: Turno: E-mail: NÃO- Mensal: SUPERVISOR TÉCNICO Nome: Formação: Cargo: Departamento/Setor: No.O.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. 11.º 5.

CRONOGRAMA 9 . dificuldades previstas). de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA Descrição do Ambiente de Estágio: Natureza: Instituição Pública ( ) Instituição Privada ( ) Profissional Liberal ( ) Área de Atuação :Educação ( ) Saúde ( ) Comércio ( ) Indústria ( ) Serviços ( ) Outros ( ) Público Alvo: Atividades Principais: 2. 7 .OBJETIVOS (metas pessoais e profissionais em cada etapa de estágio) 6 . profissional e cidadã do estagiário).º 5.METODOLOGIA (detalhamento dos métodos e procedimentos. 3.JUSTIFICATIVA (importância entre a área de atuação da concedente com a área de formação acadêmica.COMPETÊNCIAS (a serem desenvolvidas durante o estágio) 4 – CONTEÚDOS (a serem trabalhados) 5.AVALIAÇÃO Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .152.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 8 .

APROVADO: NÃO-APROVADO: __________________________________________ Coordenação do Curso Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .REFERÊNCIAS 11. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA 10 .UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.º 5.COORDENADOR DE ESTÁGIO Nome: Matrícula SIAPE: Fone PARECER: Matrícula UFMA: E-mail: ASSINATURA: São Luis-Ma.152. _______ de ________________ de 20___.

em obediência à Lei nº 11. neste ato representada pelo Coordenador de Estágio do Curso de ..152. CLÁUSULA 2ª RG: Telefone: CPF: Celular: DATN: Habilitação: Turno: Código: Período Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . Nome: Matrícula UFMA: Matrícula SIAPE: E-mail: CPF: Endereço: Telefone: Celular: II-INSTITUIÇÃO CONCEDENTE Nome: Endereço: Telefone: CNPJ: Representante: Conselho de Fiscalização: Registro : Celular: CPF: Sitio: Cargo: E-mail: III... inscrita no CNPJ sob o número 06. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA ANEXO II TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO Pelo presente instrumento particular. 684.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. com sede e foro legal em São Luis.152..788/2008 e ao disposto na Resolução No. preparando-o para a vida cidadã e o trabalho. Centro..103/0001-19. Praça Gonçalves Dias.. de 21/10/1966. as partes abaixo qualificadas firmam entre si o presente Termo de Compromisso de Estágio. Instituição Federal de Ensino Superior vinculada ao Ministério da Educação.279. de 07 de maio de 2009..º 5.ESTUDANTE / ESTAGIÁRIO Nome: Modalidade: Letivo: Previsão de Conclusão do Curso: E-mail: CLÁUSULA 1ª A finalidade do estágio é proporcionar ao estudante as condições necessárias ao desenvolvimento de suas competências em situação real de trabalho. mediante as cláusulas e condições que se seguem: I-INSTITUIÇÃO FORMADORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA). através de experiência prática em sua área de formação. nos termos contidos no (s) Plano(s) de Atividades anexo (s) e parte integrante e inalienáveis deste Termo de Compromisso. criada por meio da Lei 5. nº 351..CONSEPE.. Estado do Maranhão.

integral ou proporcional. e no caso de estágio não-obrigatório é de responsabilidade da CONCEDENTE.NÃO-OBRIGATÓRIO Setor: Responsável pelo Setor: Jornada do Estágio: Carga Horária: ( ) Diária: ( ) Semanal: Auxílio: ( ) Bolsa ( ) Transporte ( ) Outros ( ) Saúde Alimentação ( ) Supervisor Técnico: Formação: Cargo: Dados da Apólice de Seguro: Empresa: Valor: R$ ( Telefone Telefone: Período: Telefone: e-mail: nº da apólice: ) Validade: CLÁUSULA 3ª A realização de estágio não-obrigatório está condicionada aos seguintes requisitos: § 1º As partes têm ciência de que a carga horária não poderá ultrapassar: 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. com vista do estudante. § 7º É assegurado ao estagiário recesso de 30 (trinta) dias quando a duração do estágio for igual ou superior a 1 (um) ano. preferencialmente no período das férias acadêmicas. § 4º Quando do desligamento do estagiário. resguardando o estagiário em fase de conclusão de curso. § 8º No caso em que o estágio for inferior a 1 (um) ano o recesso será concedido de maneira proporcional. b) Apresentar o Relatório de Atividades ao Supervisor Docente e supervisor Técnico no final de cada etapa de estágio obrigatório. § 5º O estagiário deve receber benefícios relacionados a transporte. § 9º Em ambos os recessos. § 6º É facultativa a concessão de benefícios relacionados a alimentação. asseguram que as atividades desenvolvidas são definidas no plano de atividades de estágio. § 3º A duração do estágio não poderá exceder 2 (dois) anos.152.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. o estudante deverá receber bolsa ou outra forma de contraprestação. saúde e outros . CLAUSULA 4ª No caso de estágio obrigatório. Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . § 2º O horário de estágio deve ser compatível com o horário do turno de funcionamento do curso. c) Desempenhar as atividades nos locais e horários definidos no Plano de Atividades de Estágio. a contratação do seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário é de responsabilidade da UFMA. com antecedência de 10 (dez) dias. contendo as atividades desenvolvidas e a avaliação de desempenho nos períodos.º 5. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA O estágio será desenvolvido de acordo com as especificações abaixo: I-OBRIGATÓRIO Setor: Supervisor Técnico: Supervisor Docente: Jornada do Estágio: CH: Dados da Apólice de Seguro: Empresa: Valor: R$ ( nº da apólice ) Validade: Período de Duração: Telefone: Telefone: Telefone: Etapa: II. o estagiário estará submetido à supervisão realizada pelo Coordenador de Estágio e/ou Supervisor Docente da FORMADORA e pela supervisão técnica realizada pela CONCEDENTE. podendo ser rescindido por qualquer uma das partes por escrito. assim como bolsa ou outra forma de contraprestação. a concedente deve encaminhar à instituição de ensino um instrumento legal que comprove a realização do estágio. CLÁUSULA 5ª Em qualquer das formas de estágio. CLÁUSULA 6ª São obrigações do estagiário: a) Cumprir com empenho e interesse as atividades estabelecidas no Plano de Atividades de Estágio. assim como.

................................................... Estado do Maranhão........... CPF Nº:.... Nome:.................... Assinatura:.... CLÁUSULA 8ª Para dirimir qualquer questão que se originar deste instrumento jurídico e que não possa ser resolvida amigavelmente......................... bem como outras eventuais recomendações do supervisor técnico.................... transferência para outro curso ou para outra instituição de ensino.......... por estarem de inteiro e comum acordo com as condições e dizeres deste termo de compromisso................................................ Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz ..... tais como: abandono..... g) Elaborar o Plano de Atividades de estágio a cada seis (6) meses......... CPF Nº:................................................... .... as partes o assinam em 3 (três) vias....152..................... h) Comunicar por escrito a FORMADORA sobre qualquer irregularidade ocorrida no estágio........................... de . CONCEDENTE Nome:. bimestralmente... sem expressa anuência da outra........ Função:.............. E assim.Relatório de Atividades por etapa ou semestre c................... em caso de estágio não obrigatório...... em acordo com as partes envolvidas....... ESTUDANTE / ESTAGIÁRIO: Nome:.............. sendo que cada parte responderá exclusivamente por seus atos............................................................. a qualquer título ou sob qualquer pretexto....................... através de seus representantes legais....... trancamento ou cancelamento da matrícula......... CPF Nº:........ Assinatura:................... cabendo a primeira à instituição de ensino........................................... Função:. II – Nenhuma das partes será responsabilizada pelo não cumprimento de qualquer das disposições deste termo se o inadimplemento for decorrente de força maior....... III – Fica vedado a qualquer das partes................................. firmada pelas partes. Assinatura:................. transferir ou ceder...Plano de Atividades de Estágio por etapa ou semestre b.............................................. i) Cumprir as orientações.....UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n......... Assinatura:....................................... a qualquer título............. na medida de sua participação. na Seção Judiciária de São Luis...... e) Responder por perdas e danos decorrentes da inobservância das leis e regulamentos ou das constantes do presente Termo de Compromisso......................... f) Apresentar semestralmente a FORMADORA o relatório de atividades................º 5..................Relatório Final de Estágio............ j) Apresentar a CONCEDENTE............. k) Comunicar imediatamente a CONCEDENTE a ocorrência de qualquer das situações acadêmicas....... IV – Fica certo e ajustado que nenhuma das partes tem poderes para representar a outra............................. TESTEMUNHAS Nome:..................................................................... de 20____ FORMADORA Nome:............. V – Não fica estabelecida por este instrumento qualquer responsabilidade solidária ou subsidiária....... as partes elegem o foro da Justiça Federal.......... CLÁUSULA 7ª As partes concordam que: I – Qualquer alteração deste termo somente será válida se efetuada por escrito............................................... as normas e os regulamentos da CONCEDENTE e manter sigilo sobre as informações e dados a que tiver acesso em razão das atividades desempenhadas.... documentos que comprovem sua freqüência regular........ VI – Os instrumentos abaixo relacionados constituem parte integrante deste termo de compromisso: a........................................ Assinatura:................................ em caso de estágio não obrigatório............ São Luis.... de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA d) Cumprir as normas e regulamentos da FORMADORA e da CONCEDENTE... desde que ajustadas no presente documento. a segunda à instituição concedente e a terceira o estagiário... os direitos e obrigações assumidos neste documento........

7 Interesse comprometimento (0.3) 1.1 Assiduidade (0.8 Relacionamento (0.12 Execução das atividades (0.2) 1.4 Postura (0.6 Maturidade (0.3) CONHECIMENTOS Auto-avaliação do Aluno (Peso 7) 2.13 Interação com o paciente (0.2 Pontualidade (0.0) Avaliação do Professor Nota final Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .152. COMPORTAMENTAL Auto-avaliação do Aluno (Peso 3) Data da Avaliação 1.2) 1.3 Apresentação (0.3) 1.5 Iniciativa (0.2) 1.11 Aceitação positiva de críticas (0.0) 2. 2.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.2) 1.2) 1.9 Responsabilidade Organização (0.2) 1.2 Domínio da terminologia própria (1.1 Habilidade para técnicas de enfermagem (2. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA ANEXO III Curso: Enfermagem Disciplina: _______________________________________________________ Professoras: ______________________________________________________ Ano/Semestre: Acadêmico:______ ______________________________________________________ 1.10 Liderança (0.º 5.2) 1.2) 1.3) 1.2) e Pessoal Avaliação do Professor Nota final e 1.

4 Processo de enfermagem (2.152.0) Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .º 5.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.3 Relação teórico-prática (2. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA 2.0) 2.

de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA ANEXO IV CONTROLE DAS HORAS.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.º 5. FREQÜÊNCIA E ATIVIDADES MENSAIS ESTAGIÁRIO (A): TURMA: MATRICULA: CAMPO DE ESTÁGIO: SUPERVISOR MÊS: DATA HORÁRIO DE ENTRADA ATIVIDADE DESENVOLVIDA HORÁRIO DE SAÍDA TOTAL DE HORAS ASSINATURA DO RESPONSÁVEL Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz .152.

494. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA ANEXO V Resolução 236/2000 . em desacordo com as disposições referidas no item anterior. programas e calendários escolares. de aperfeiçoamento técnico.Lei das Contravenções Penais.497. estará.498. 1º . CONSIDERANDO a deliberação do Plenário em sua 288ª Reunião Ordinária. quando observados integralmente os dispositivos constantes na Lei nº 6. executados. CONSIDERANDO que o Estudante de Enfermagem. ao Conselho Federal de Enfermagem .O exercício de atividades de enfermagem por parte de Estudantes de Enfermagem de Níveis Técnico e de Graduação.152.COFEN O Conselho Federal de Enfermagem-COFEN. a fim de se constituírem em instrumento de integração. 2º . a disciplina e fiscalização da Enfermagem e dos profissionais. CONSIDERANDO que o exercício da Enfermagem por pessoa sem habilitação legal configura exercício ilegal da profissão capitulado na Lei nº 7. CONSIDERANDO que o estágio de Estudantes de Enfermagem de Níveis Técnico e de Graduação deve visar complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n. de 07 de dezembro de 1977 e Decreto nº 87. trabalhando desvinculado da Escola. de 07 de dezembro de 1977. em locais sem interveniência da instituição de ensino.497. configura exercício ilegal. supervisionados e avaliados por enfermeiro de conformidade com os currículos. em termos de treinamento e prática. como órgão. RESOLVE: Art. infringe o disposto na Lei nº 7.É lícito o trabalho do estudante de Enfermagem dos níveis Técnico e Graduação. CONSIDERANDO que a existência de estágios. e a vista do que consta no PAD-COFEN nº 58/89.º 5.688/41 . de 18 de agosto de 1982.498/86 e no Decreto Lei nº 3. científico. Art. CONSIDERANDO que cabe. no Decreto nº 87. supervisão e avaliação do Enfermeiro. de 18 de agosto de 1982. Lei nº 6.498. no uso de suas atribuições legais e regimentais. na Lei nº 7. desta forma. de 25 de junho de 1986. e o Conselho Regional de Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . supervisão e avaliação por parte do Enfermeiro. cultural e de relacionamento humano. não recebendo orientação. de 26 de junho de 1986 e nesta norma.494.COFEN. sem orientação. na ilegalidade. como Estagiário.

As atividades do estágio poderão ser realizadas. Art. única e exclusivamente. serão passíveis de punição ética. Rio de Janeiro.152. com a coparticipação do enfermeiro do Serviço. 3º .Os Enfermeiros que permitirem ou tolerarem a situação descrita no caput deste artigo. as Instituições de Saúde conveniadas para estágio e os alunos aptos a estagiarem na conformidade desta norma. Art. 5º . para esse fim. atendidas as exigências. 6º . em unidades que tenham condições de proporcionar experiência prática. de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão Coordenação de Enfermagem CCSST – UFMA Enfermagem fará representação junto à autoridade policial. a supervisão e a avaliação das atividades de estágio deverão ser levados a efeito. 5º do Decreto nº 87. Art. devendo o estudante. Gilberto Linhares Teixeira (COREN-RJ Nº 2. na linha de formação. 29 de agosto de 2000. contidas no art. na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado.O planejamento. estar apto ao estágio.Para controle e fiscalização do exercício profissional. 7º . pois é vedado ao profissional ser conivente com a violação da Lei.380) Presidente João Aureliano Amorim de Sena (COREN-RN Nº 9. as Instituições de Ensino deverão comunicar ao Conselho Regional de Enfermagem da jurisdição. Art. a ser cumprida pelo estudante. Art. em especial. a celebração de convênios com as Instituições de Serviço e a regulamentação do estágio dos estudantes de enfermagem de Níveis Técnicos e de Graduação para sua operacionalização.UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei n.497 de 18 de agosto de 1982. às Instituições de Ensino. 9º . 8º . deverá compatibilizar-se com seu horário escolar e com o horário da parte em que venha ocorrer o estágio.Este ato resolucional entrará em vigor na data de sua publicação. contra o responsável pelas instituições de Ensino nas quais o estagiário encontra-se vinculado.O estágio somente poderá verificar-se com supervisão do Enfermeiro. sob a responsabilidade da Instituição de Ensino.176) Primeiro Secretário Manual de Estágio – Curso de Enfermagem UFMA/CCSST CAMPUS Imperatriz . 4º . sob responsabilidade e coordenação direta da Instituição de Ensino na qual esteja o aluno matriculado.A Jornada de atividade em estágio.Compete. com referência aos estagiários de Enfermagem de Níveis Técnico e de Graduação. Art. as Resoluções COFEN-121/90 e 136/91. revogando-se as disposições em contrário.º 5. Parágrafo único . Art.