You are on page 1of 19

Campinas, 04 de Novembro de 2011

Tema 9 - Violncia Urbana

Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol na Cidade de So Paulo

Grupo: Eduardo Hideki Gabriel Rodrigo Pablo Gabriel Pedro Contieri Tito Martini 10006 10010 10031 10033 10035

Colgio Tcnico da Unicamp (COTUCA) Projeto de Sociologia e Filosofia, Prof. Clio, 2o Mecatrnica Diurno

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

ndice:
1. Introduo ............................................................................................. Pg. 4 2. Desenvolvimento ................................................................................... Pg. 5 Captulo 1. As Principais Torcidas Organizadas de So Paulo .... Pg. 5 1.1. 1.2. Definies de Torcidas Organizadas ................... Pg. 5 Principais Torcidas Paulistanas ............................. Pg. 6 1.2.1. Gavies da Fiel ...........................Pg. 6 1.2.2. Mancha Alviverde ....................... Pg. 6 1.2.3. Tricolor Independente .................Pg. 7 1.2.4. Torcida Jovem ............................ Pg. 8 1.3. Papis Sociais das Torcidas Organizadas ............ Pg. 8

Captulo 2. Maiores Conflitos entre Torcidas Organizadas .......... Pg.10 2.1. A Batalha Campal do Pacaembu ............................. Pg.11 Captulo 3. Causas/Fatores por trs desses conflitos .................. Pg.12 3.1. Aspectos Histricos .................................................... Pg 12 3.2. Questo Socioeconmica .......................................... Pg 13 3.3. A Influncia da Mdia e a Violncia ............................ Pg 14 3. Concluses .............................................................................................. Pg 16 4. Referncias Bibliogrficas ...................................................................... Pg.18

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

1. Introduo:
Estamos acostumados a ver em manchetes de jornais, na televiso e em outros meios de comunicao que estabelecimentos foram assaltados por muitas pessoas, violentaram alguma jovem ou algo do gnero, falando de forma geral. Outra forma, mais especfica de violncia em massa que existe j h muito tempo (desde os primrdios do futebol), mas vem se intensificando, principalmente a partir do fim da dcada de 70, so as brigas entre torcidas organizadas. Todavia, este um tema escasso em informaes, segundo Ricardo Vieira e Gisela Rocha (2008). A principal diferena que nas primeiras duas dcadas, as torcidas no utilizavam armas de fogo da mesma forma que hoje, o que trouxe um aumento significativo nos casos de homicdio. Ainda assim, h fontes o suficiente para prosseguirmos com o trabalho e seguindo essa linha de pensamento, reuniremos informaes que serviro de ajuda para um estudo mais completo relacionado principalmente s causas que esto por trs dessa violncia nos estdios de futebol paulistanos. Este tema tambm interessante porque o Brasil um pas de fanticos por futebol e a partir disso, necessrio questionar essa outra face relacionada ao esporte, mostrar algo da parte ruim, que s vezes ignorada pelas pessoas, at elas deixarem de assistir a um clssico do futebol diretamente do estdio por terem medo da violncia que existe nesse ambiente. Nossa pesquisa ter o intuito discutir a violncia urbana com enfoque nas brigas entre torcidas organizadas na cidade de So Paulo (SP), Brasil. Daremos prioridade para as quatro mais influentes torcidas da cidade: a Torcida Jovem, a Independente, a Mancha Verde e a Gavies da Fiel. Buscaremos compreender as causas de esses torcedores praticarem atos de violncia entre si, quais so os fatores que os levam a se organizarem em grupos to violentos e quais so seus objetivos. O objetivo trabalhar a partir dos seguintes questionamentos: O que leva as torcidas a praticarem tamanha violncia? Com que objetivo isso feito? Qual o prazer nisso? Quais so os principais conflitos entre as torcidas e qual o impacto disso?

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

2. Desenvolvimento:
Captulo 1 As Principais Torcidas Organizadas de So Paulo 1.1 Definies de Torcidas Organizadas
Define-se torcidas organizadas como um grupo de torcedores que acompanham constantemente os times durante suas partidas no estdio, e se vestem e se comportam de maneira coletiva. Segundo Paula Rondinelli, PhD em Educao Fsica pela USP, nos primrdios da histria dessas torcidas, elas no passavam de um grupo pequeno de fs, principalmente do sexo feminino, que se reuniam para acompanhar os jogos de futebol dos amigos e familiares. Mas foi a partir da dcada de 90 que as torcidas atuaram em episdios de extrema violncia. Segundo ela, os problemas com as torcidas organizadas no comearam, e no so exclusividade, do nosso pas, pois na Inglaterra, percursora do futebol, existem tantos problemas quanto aqui com os famosos hooligans, associado com fs de esportes, principalmente adeptos do futebol e esportes universitrios ingleses.

1.2 Principais Torcidas Paulistanas


A cidade de So Paulo o lar das maiores torcidas organizadas do Brasil. Entre elas, pode-se destacar as quatro maiores, que so formadas por torcedores dos quatro maiores times da cidade: A Gavies da Fiel Torcida, formada por torcedores do Sport Club Corinthians Paulista; a Mancha Alviverde, composta pelos torcedores da Sociedade Esportiva do Palmeiras; a Tricolor Independente, constituda pelos torcedores do So Paulo Futebol Clube; e a Torcida Jovem, seguidores do Santos Futebol Clube.

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

1.2.1 Gavies da Fiel:


A torcida organizada, embora fundada em 1969, desde 1965 j vinham sendo realizadas reunies entre torcedores corintianos com o objetivo de criar uma entidade que pudesse no apenas atuar como uma torcida organizada, mas tambm tivesse atuao na rea poltico-administrativo do Sport Club Corinthians Paulista. De acordo com TOLEDO (1996), A Gavies da Fiel foi fundada depois de uma violenta discusso com os dirigentes do Clube. A torcida cresceu em larga escala (o nmero de torcedores do Corinthians a segunda maior do pas, apenas menor que a do Flamengo) e hoje e a Gavies da Fiel a maior torcida organizada do Brasil, que conta atualmente com mais de 93 mil membros (dados publicados em 30 de julho de 2011, pelo site oficial). Muitos torcedores que fazem parte da torcida participaram de brigas com os demais grupos, o que fez o Ministrio Pblico tentar extingui-la (sem sucesso) em 1997, apesar de ter conseguido suspender suas atividades como torcida na poca. Atualmente, a Gavies, alm de continuar suas atividades como torcida, tambm uma importante Escola de Samba paulista, tendo grande influncia sobre o Carnaval da cidade.

1.2.2 Mancha Alviverde:


O Grmio Recreativo e Cultural Torcida Mancha Alviverde, ainda conhecido por Mancha Verde a maior torcida organizada da Sociedade Esportiva Palmeiras. Foi fundada no dia 11 de janeiro de 1997 por integrantes da ex-torcida Mancha Verde (fundada em 1983 e em 1997 mudou de nome, transformando-se na atual Mancha Alviverde). Hoje em dia, a torcida conta mais de 40 mil scios, com muitas sub-sedes espalhadas por todo pas e at no exterior. O lema dessa torcida : Te amo tanto meu PALMEIRAS, minha f, minha religio. Recentemente, a Mancha se envolveu em diversos problemas de comportamento nos estdios, que levaram ao seu banimento temporrio dos 6

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

estdios. Segundo a Folha de So Paulo, a Federao Paulista de Futebol (FPF) decidiu banir dos estdios a Mancha Alviverde, maior torcida organizada do Palmeiras, depois dos incidentes em Presidente Prudente, no clssico contra o Corinthians (28/08), quando dois torcedores adversrios foram baleados. Um rapaz, de 27 anos, foi morto aps uma briga entre membros das torcidas organizadas Gavies da Fiel (ligada ao Corinthians) e Mancha Alviverde (Palmeiras), na segunda feira, 29/08 A Torcida Palmeirense tambm diretamente relacionada com o GRES Mancha Verde (mesmo sendo entidades diferentes), escola de samba do carnaval paulistano. A Mancha Alviverde foi criada com o intuito de separar, de uma vez, a Escola de Samba da Torcida Organizada e, ao mesmo tempo, retirar a m fama da torcida, adquirida com o envolvimento em conflitos.

1.2.3 Tricolor Independente


Foi a primeira torcida representante do time So Paulo Futebol Clube criada, que estreou oficialmente em 23 de abril de 1972 a partir do que antes era s uma torcida uniformizada e um ano depois conseguiu uma sala para criar sua sede junto ao estdio do Morumbi. Atualmente possui aproximadamente 30 mil associados. Em 20 de Agosto de 1995 na final da Super Copa So Paulo de juniores, que no mais existe, um so-paulino foi morto durante um confronto iniciado aps a derrota do So Paulo pelo Palmeiras no estdio do Pacaembu, alm de mais de 100 outras pessoas que ficaram feridas. O incidente nomeado de Batalha Campal do Pacaembu, ou Guerra do Pacaembu e caracterizado como um dos confrontos mais chocantes da histria do futebol brasileiro. Aps o acontecido, a Independente sofreu vrios prejuzos e foi punida por rgos como a Federao Paulista de Futebol e pela Justia, no podendo mais entrar em estdios e apesar do esforo para manter o grupo, a torcida perdeu a maior parte de sua infra-estrutura. S em 2002 tornou-se possvel o retorno da torcida aos estdios.

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

Depois disso, conflitos continuam a acontecer e as brigas no necessariamente ocorrem dentro do estdio, pois h registros de confronto contra outras torcidas, como a Jovem do Santos, na estao S de metr que fica no centro de So Paulo. Nesse caso, o evento em questo era a final da Copa So Paulo de Futebol Jnior.

1.2.4 Torcida Jovem do Santos


A principal torcida do Santos foi fundada em 26 de setembro de 1969 e seu lema : Com o Santos onde e como ele estiver. Curiosamente os fundadores foram um grupo de 13 garotos que no eram de Santos, mas sim da capital paulista. Recentemente, no ms de Junho, integrantes da torcida tiveram problemas fora do Brasil, no Paraguai. A torcida do time adversrio agrediu a Torcida Jovem, que reagiu e acabou tendo problemas. 31 (trinta e um) de 57 (cinquenta e sete) acusados de cometer uma srie de delitos incluindo roubo e danos patrimoniais foram detidos e podem ser presos ou expulsos do pas. Apesar disso, a Torcida Jovem considerada pela imprensa e de modo geral mais politizada. O envolvimento com a violncia contra os outros grupos de torcedores mais moderado. E mesmo assim j foram proibidos de frequentar estdios paulistas por algum tempo devido a brigas.

1.3 Papis sociais das Torcidas Organizadas


Enquetes, promovidas pelo site Organizadas Brasil (disponvel em http://www.organizadasbrasil.com/enquetes.php), mostram que as torcidas paulistas so consideradas as mais violentas. Alm disso, os fatos que as envolvem permitem que tenhamos essa noo. A imensa rivalidade existente entre os grupos de torcedores gera tantos

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

conflitos que eles acabam sendo proibidos de frequentar os jogos e tambm espantam pessoas que admiram o esporte, mas querem distncia dos conflitos Deixando claro: essas torcidas citadas no podem ser consideradas a torcida dos times, pois elas so as principais, ou seja, cada time possui diversas torcidas organizadas. Vale tambm destacar que essas torcidas tambm participam do carnaval, onde tambm existem conflitos. O carnaval tem origem nos grupos de negros que aps a abolio da escravatura vieram para regies como So Paulo e se fixaram em regies pobres com influncia estrangeira. Aps algum tempo, o futebol deixou de ser esporte de elite e tornou-se popular e passaram tambm a fazer parte da cultura regional. Os negros usaram bastante dessas prticas para conquistar espao na sociedade. Como essa cultura foi passada a diante, parte dos torcedores de hoje trazem isso com eles, mas fazendo parte de um grupo pobre, que geralmente menos instrudo, tem acesso a uma educao muito falha, contribuem de forma considervel para o aumento de conflitos relacionados ao futebol. Segundo PIMENTA (2000), os efeitos da pobreza tambm so fatores influentes na violncia entre essas torcidas, como ser citado, com detalhes, no captulo 3.

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

Captulo 2 Maiores Conflitos entre Torcidas Organizadas:


Uma vez que j foi apresentado todo o contedo relacionado s estas grandes torcidas organizadas, elementar falar dos constantes conflitos que ocorrem entre elas. Inicialmente, importante ressaltar que a violncia entre torcidas organizadas existiu desde as suas origens, a questo que esta violncia vem se intensificando paulatinamente. E pior, conforme este tipo de agresso cresce, cresce tambm a insegurana de torcedores no organizados irem ao jogo para assistir ao seu time. Enfim, ser apontado mais adiante que a esta violncia no ocorre somente entre as torcidas organizadas, estes conflitos acabam, de alguma maneira, atingindo tambm os torcedores no organizados (aqueles que no participam destes conflitos) e at mesmo policiais. O estado de So Paulo aquele que tem as torcidas organizadas mais violentas do Brasil segundo estatsticas do site Organizadas Brasil (disponvel em: http://www.organizadasbrasil.com/enquetes.php). O principal exemplo de violncia em estdios quando se encontram a torcida da Mancha Verde (do Palmeiras) e a Gavies da Fiel (do Corinthians). O clssico sempre chama uma ateno a mais e h vrios casos de mortos em regies mais distantes. Um fato entristecedor que de acordo com uma pesquisa, realizada em 1994, o promotor de Justia Fernando Capez apurou que 15% dos integrantes das torcidas organizadas tem antecedentes criminais. Todavia, isto no significa dizer que apenas estas pessoas participam das brigas entre rivais e causam tumultos com seguranas. Muitos torcedores organizados so adolescentes que no tem ficha criminal e outros, mesmo com ficha limpa, participam. Para se ter uma ideia de quo graves podem ser estes combates, em seguida h uma lista de alguns dos conflitos entre as organizadas, assim como os danos causados por estas.

10

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

2.1 A Batalha Campal do Pacaembu


Tratou-se de uma partida em que So Paulo e Palmeiras se enfrentaram no Pacaembu. Ao final do jogo, sem motivo algum, os torcedores organizados comearam uma briga generalizada, causando a morte de um torcedor espancado por um pedao de pau. Nesta briga, foi muito utilizado (como em muitas outras) pedras ou pedaos de pau como armas para o combate, uma vez que os torcedores so inspecionados antes de entrarem. No obstante, existem aqueles indivduos que conseguem usurpar os guardas e entrar com gs de pimenta, que muito nocivo aos olhos, e at mesmo armas de chumbo. Mas o que realmente foi decisivo para a morte deste torcedor foi o uso de bandeiras com mastros, pois estes mastros foram utilizados como porretes pelos organizados. Neste mesmo ano, por este motivo, ocorreu a proibio deste tipo de bandeira em estdios, proposta pelo ento promotor e hoje parlamentar Fernando Capez (PSDB).

11

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

Captulo 3 As Causas/Fatores por trs desses Conflitos 3.1 Aspectos Histricos:


Como se pode observar anteriormente, existem vrios valores importantes por trs dos conflitos entre as torcidas organizadas. Prope-se ento, com base nos fatos citados, buscar possveis causas/fatores que justifiquem a violncia. Do ponto de vista histrico, vale pena ressaltar alguns aspectos. Segundo Figueiredo (1998), no princpio, o futebol era um esporte praticado apenas pela elite, excluindo a populao de origem humilde (geralmente negros ou mestios). Leito e Tubino (2002) dizem que a agressividade faz parte da essncia do ser humano e natural para o comportamento em sociedade. A excluso das classes humildes pode ser considerada um ato de violncia, pois interfere na liberdade de um grupo de indivduos contra a sua vontade e com a finalidade de oprimir, ofender, segundo a definio de Mario Stoppino. Ainda mais quando essa excluso adquire carter racista, ampliando as relaes de conflito entre grupos, como referido no incio. Essas classes vtimas da violncia agiram em resposta montando times de futebol para confrontar o poder da elite, transformando o futebol, desde os primrdios no Brasil, em algo mais envolvente no aspecto social do pas, diferentemente de outros esportes. No foi um bom comeo para o estabelecimento da competitividade em um esporte de mbito nacional.

12

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

3.2 Questo Socioeconmica:


Entretanto, no se deve atribuir aos fatores histricos toda a culpa pelo fato de os torcedores agirem dessa maneira violenta. As condies atuais do Brasil, tanto poltica, quanto econmica, tm uma forte influncia, que deve ser analisada com cautela. Perrusi (2005) analisou a agressividade relacionada a isso de duas maneiras: violncia no esporte (relacionada a fatores externos) ou violncia do esporte (fatores violentos na prpria prtica esportiva). Visto de dentro para fora, complicado estipular at que ponto as agresses fsicas entre os jogadores interferem na opinio dos torcedores fora do estdio, porm no se deve subestimar a capacidade do futebol de formar opinies, assim como comentado por WERTHEIN (2004), que, alm disso, consegue movimentar as massas, a favor de um ideal comum. Ele ainda usa como referncia fatos que ocorreram quando jogadores e a comisso tcnica de times rivais comeam a discutir e isso causa alvoroo entre as torcidas l presentes. Ento, segundo Leito e Tubino, devido violncia que tem sido exercida pelos jogadores de futebol, muitas vezes a tcnica e a ttica desportiva acabam sendo desprezadas. Outro aspecto que deve ser mencionado que em um mundo capitalista como o nosso, a competitividade e individualismo est em todo lugar em nossa sociedade. Assim necessrio ter a viso de que, por ser um esporte, a competitividade natural, porm ela fica muito mais evidente e exagerada dentro do campo, em um mundo como nosso. E assim, sua influncia sobre o comportamento dos torcedores muito maior do que deveria ser, principalmente aps ser super explorada e exagerada pela mdia. Um exemplo disso o conceito de Times Rivais (sempre comentado nos meios de comunicao), que quando se enfrentam, geram grande tenso entre as torcidas. Agora, o que deve realmente ser analisado como os fatores externos, afetam o comportamento social do torcedor. Perrusi comenta sobre vrios desses. Como por exemplo, a poltica po e circo brasileira, onde os polticos

13

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

tentam apaziguar a populao, utilizando o futebol aos domingos como forma de suprir as necessidades de lazer das pessoas, aumentando a influncia social do esporte. Outro aspecto importante o chamado consciente coletivo, ou seja, quando uma pessoa est em um determinado grupo, ela tende a perder sua personalidade individual e agir de modo que no agiria sozinha, porm descarregando suas frustraes dirias nesses atos. Lembrando tambm que grande parte dos elementos que fazem parte dos grupos de torcidas violentas so jovens (menores de idade em maioria). Pimenta (2000) os caracteriza como Novos Sujeitos Sociais e relaciona esse fato a questes polticas, econmicas e socioculturais. O desenvolvimento da economia nos grandes centros urbanos que teve incio ainda na dcada de 60, assim como a priorizao do capital, gerou um conflito socioeconmico que influenciou na personalidade dos jovens, que se tornaram sujeitos individuais e competitivos, que encontram prazer na violncia praticada contra outros. Ou seja, esses adolescentes perderam a noo do coletivo social e encontram necessidade de agredir grupos de torcidas rivais, simplesmente por autoafirmao, para ter maior aceitao dentro de um grupo. A no resoluo desses problemas mostra que o Estado at agora no se preocupou muito com eles, o que no justo com a sociedade. Falta um modelo educacional que leve em considerao tais problemas, pois pessoas envolvem-se com a violncia entre torcidas desde cedo. Deve ser ensinado que a Violncia algo srio, que no deve ser banalizada.

3.3 A influncia da Mdia e a Violncia:


O Brasil possui um alto ndice de mortes vinculadas ao meio futebolstico, com 35 mortes contadas nos ltimos 10 anos (dado de 2009) por Heloisa Reis, professora assistente da Unicamp, graduada, mestra e doutora em Educao Fsica, atuando com nfase em Sociologia do Esporte, Lazer e Pedagogia do Esporte, em conjunto com a Universidade de Amsterd. Entrevistas feitas por ela mostraram que a opinio pblica culpa tambm a mdia pelo incentivo violncia entre Torcidas Organizadas.

14

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

Ela tambm rebate a afirmao do Socilogo Mauricio Murad, da UERJ e da Universidade Salgado Oliveira, de que o Brasil lidera o ranking de mortes relacionadas ao futebol, alegando que no h fontes de pesquisas confiveis que levantam dados mundiais e que uma afirmao dessa gravidade alm de incerta poderia aumentar ndice de violncia no esporte, pois pode atrair jovens violentos. Para reforar esse argumento, h o exemplo da mdia inglesa que ao divulgar notcias sobre violncia durante os anos 80, provocou o aumento dela, e hoje, sem muita divulgao, os ndices foram reduzidos. Outras pessoas que estudam o tema relacionam a mdia com a violncia, como Gilberto Agostino: O aparecimento da televiso contribuiu para difundir os gritos de guerra, os cantos, os smbolos, os emblemas e os slogans das torcidas, fazendo acirrar ainda mais os antagonismos ocultos, ampliando a arena de confronto. (AGOSTINO, 2002, p.235) Como a mdia tem poder de divulgao em massa, lembrando que os que esto por trs dela esto interessados realmente em conseguir audincia (no caso da TV), espalham informaes que atingem toda a massa da sociedade e, alm disso, possvel a comunicao entre indivduos pela internet, por exemplo, e isso intensifica o conflito entre torcidas rivais e estende o campo de batalha entre elas tambm. Como isso acontece? Para esclarecer as coisas, bom exemplificar a situao. Na internet, grupos so formados mais facilmente reunindo indivduos que estariam isolados, mas agora tm a oportunidade de juntar-se a outros torcedores que possuam seus mesmos objetivos, pois mais fcil encontr-los atravs de comunidades em sites de relacionamento, alm de combinar eventos (ou atentados). Em outros sites, mas tambm incluindo esses citados anteriormente, vrios tipos de propaganda podem ser divulgados, como imagens ou msicas e quando torcedores postam imagens apontando armas para a bandeira do time adversrio, ou com gritos de guerra ofensivos e outros tipos de provocao.

15

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

Atos como esses tem como consequncia o aumento em larga escala da violncia entre as organizadas, justamente por globalizar os acontecimentos e facilitar o contato entre torcedores, o que representa a quebra de grandes barreiras que anteriormente impossibilitavam a organizao de mais e maiores coletivos de pessoas violentas que fazem parte de torcidas.

3. Concluses:
Aps trs bimestres de pesquisa e desenvolvimento de nosso projeto, percebemos a importncia dos estudos de carter sociolgico da sociedade, pois dessa forma, apesar de apresentar elevado nvel de dificuldade por no se tratar de algo exato, mas sim da relao com pessoas, possvel encontrar solues em longo ou em curto prazo, dependendo do problema em questo, tambm possvel (inclusive faz parte da proposta) tentar descobrir as causas, desde suas razes. Considerando a atual situao do Brasil no aspecto socioeconmico, foi observado que determinadas condutas polticas afetam a violncia urbana, mesmo que indiretamente, como por exemplo, o po e circo brasileiro, que ao invs de incentivar a expanso da bagagem cultural da pessoa, enriquecendo seu conhecimento, fornece entretenimento barato, que por ser de fcil acesso, acaba sendo supervalorizado como lazer, de modo que aumente a influncia do esporte na vida das pessoas. Percebemos que no se pode julgar um torcedor organizado de qualquer torcida de So Paulo sem antes conhecer sua situao social (ter preconceito), pois nem todos so torcedores familiares simples assim como nem todos so criminosos violentos. No se pode crer, tambm, em tudo o que a imprensa transmite, uma vez que esta sempre favorece um lado, o seu, fazendo qualquer coisa por audincia. No se pode pensar que todas as origens da violncia entre torcidas ocorrem primeiramente entre torcedores, uma vez que esta violncia pode ser gerada tanto externa quanto internamente um estdio de futebol (dos prprios jogadores, juzes, auxiliares etc.).

16

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

Em suma, tornou-se notvel a importncia deste projeto, tanto pelo referencial acadmico, expandindo o conhecimento do grupo na confeco deste tipo de trabalho, quanto na viso sociolgica, pois o assunto Violncia Urbana, neste caso, mais especificamente no contexto dos conflitos entre torcidas organizadas se fez mostrar que uma questo que merece muita ateno, pois em suas causas, esto includas, falhas na formao do estado, desde seu cidado comum, at seus governantes que aplicam polticas falhas para apaziguar a populao.

17

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

4. Referncias Bibliogrficas:
Hooliganismo. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hooliganismo>. Acesso em 10 set. 2011 Redao do UOL Esporte. Federao Paulista bane organizada do Palmeiras dos estdios aps briga em Prudente. Disponvel em: <http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimasnoticias/2011/08/31/federacao-paulista-bane-organizada-do-palmeiras-dos-estadios-apos-briga-emprudente.htm>. Acesso em 17 set. 2011

RONDINELLI, PAULA. Torcidas Organizadas. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/educacaofisica/torcidas-organizadas.htm>. Acesso em 17 set. 2011 PINTO, R; MAURCIO. Relaes entre futebol e carnaval na cidade de So Paulo. Disponvel em: <http://www.ludopedio.com.br/rc/index.php/arquibancada/artigo/50>. Acesso em 18 set. 2011 Enquete do site Organizadas Brasil. Disponvel em: <http://www.organizadasbrasil.com/enquetes.php>. Acesso em 18 set. 2011 Torcida Independente. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Torcida_Independente>. Acesso em 18 set. 2011 Violncia no futebol. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Violncia_no_futebol> Acesso em 19 set. 2011 Redao do UOL Esporte. FPF suspende organizada do Santos dos estdios por tempo indeterminado. Disponvel em: <http://esporte.uol.com.br/futebol/violencia-no-futebol/2009/06/16/ult7499u6.jhtm>. Acesso em: 18 set. 2011 AQUINO, ALEXANDRE. Violncia. Disponvel em: <http://ale.aquino.sites.uol.com.br/violencia.html>. Acesso em 18 set. 2011 CUNHA, ODIR. Santistas Presos no Paraguai devero ser expulsos do pas: Ou sero julgados por vrios delitos e podero pegar at seis anos de priso, ou sero expulsos do pas. Disponvel em: <http://terceirotempo.ig.com.br/noticia/Santistas_presos_no_Paraguai_deverao_ser_expulsos_do_pais_P or_Odir_Cunha-45839>. Acesso em 18 set. 2011 Redao Terra. Torcedor morre espancado antes de jogo em So Paulo. Disponvel em: <http://odia.terra.com.br/portal/ataque/html/2009/6/torcedor_morre_espancado_antes_de_jogo_em_sao_p aulo_16034.html>. Acesso em: 19 set. 2011 FIGUEIREDO, Carlos. A linguagem racista no futebol brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA HISTRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAO FSICA, 6. Rio de Janeiro, 1998.

18

Tema 9 - Violncia Urbana -- Conflitos entre Torcidas Organizadas de Futebol em So Paulo

PERRUSI, Artur. Notas sobre violncia e futebol. Disponvel em: <http://www.cchla.ufpb.br/caos/01perrusi.html> Acesso em: 28 out. 2011 LEITO, Luiz Antnio; TUBINO, Manoel J. G. A moral e a tica do carrinho no futebol - Desbato. Revista Digital, Educacin Fsica y Deportes, Buenos Aires. Disponvel em: <www.efdeportes.com < Acesso em: 28 out 2011. FILHO, Manuel Alves. Por que a violncia embola o meio-de-campo, Jornal da Unicamp. Dispinvel em <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2007/ju357pag11.html> Acesso em: 1 nov 2011.

BORGES, Didymo. A violncia das torcidas organizadas, Jornal do Brasil. Disponvel em <
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13768> Acesso em: 26 out 2011. TOLEDO, Luiz Henrique de. Torcidas Organizadas de Futebol, Disponvel em: http://books.google.com.br/books?id=kJdwp597SWwC&lpg=PA2&ots=xAaHnFld8&dq=a%C3%A7%C3%A3o%20coletiva%20torcidas&lr=lang_pt&hl=ptBR&pg=PP1#v=onepage&q=a%C3%A7%C3%A3o%20coletiva%20torcidas&f=false Acesso em: 30 out 2011. TOLEDO, Luiz Henrique de. Lgicas no futebol. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-77012002000200009&script=sci_arttext> Acesso em: 28 out 2011

19

You might also like