You are on page 1of 6

Ficha do Produto Edio 11/3/2011 Sika 1

Sika 1
Aditivo impermeabilizante de pega normal para argamassa e concreto no armado
Descrio do Produto Usos
Sika 1 um impermeabilizante de pega normal para argamassa e concreto, que reage com o cimento durante o processo de hidratao, dando origem a substncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando elevada impermeabilidade argamassa e concreto. Rebocos internos e externos. Revestimentos impermeveis em: subsolos, fundaes, pisos e paredes em contato com umidade do solo, piscinas, reservatrios e caixas de gua, tneis e galerias.

Construo

Muros de arrimo. Argamassa de assentamento de blocos e tijolos para evitar umidade ascendente Concreto impermevel
Obs: No recomendamos o uso do Sika 1 no concreto armado ou protendido.

Caractersticas/ Vantagens

O revestimento com Sika 1 tem grande durabilidade, uma vez que totalmente mineral. Sua ao no diminui com o tempo, isto , seu efeito permanente. Proporciona elevada impermeabilidade argamassa e concreto. Por ser lquido, de fcil mistura e dosagem. No altera os tempos de pega (incio e fim). Reduz a permeabilidade. Confere maior durabilidade.

Dados do Produto
Forma Aspecto / cor Embalagem
Lquido amarelo cremoso Saco com 1L / Bombona com 3,6L / Balde com 18L / Tambor com 190L

Estocagem
Condies de estocagem / Validade
24 meses a partir da data de produo se estocado apropriadamente, nas embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5C e +35C. Protegido da luz direta do sol e do gelo.

Dados Tcnicos
Composio Bsica Soluo aquosa de silicatos coloidais. Densidade pH
1,00 1,10 kg/l 8,5 11,5

Sikament PF 171 1/6

Informao do Sistema
Detalhes da Aplicao
Preparo da Superfcie: A superfcie dever estar limpa, no apresentar trincas, isenta de sujeiras, ponta de ferro, partculas soltas, pedaos de madeira, desmoldantes, pinturas (tintas e vernizes), hidrorrepelentes, graxas, leos e nata de cimento. Corrigir eventuais trincas, ninhos de concretagem (bicheiras), sendo que a superfcie dever estar spera, se necessrio, dever ser feito um apicoamento manual, raspagem com escova de ao e lavagem com jato de gua. Aplicar um chapisco prvio com argamassa de cimento e areia grossa, trao 1:2 ou 1:3 em volume c/ SIKA CHAPISCO Plus diludo na proporo de 1:2 (SIKA CHAPISCO Plus : gua de amassamento). Aguardar 24h para aplicao da argamassa aditivada com Sika 1. Obs: A soluo Sika 1 deve ser homogeneizada antes do incio de cada aplicao. No preparo da argamassa impermeabilizante, s permitido o uso de cimento Portland com areia natural, mdia, lavada, isenta de sais ou impurezas orgnicas. A gua deve ser potvel, no prepare argamassa mais do que o necessrio para 30 a 45 minutos de trabalho. a) - Revestimento Externo (Fachadas e Muros) Aps 24 horas da aplicao do chapisco, aplicar a argamassa de revestimento no trao de 1:2:8 a 1:2:10 (cimento:cal:areia) em volume e adicionar aproximadamente 3,5 a 4% de Sika 1 por quilo de cimento, ou seja 1,75 a 2 litros de Sika 1 para cada saco de cimento (50kg). O revestimento dever ser aplicado de duas a trs camadas de a 1 a 1,5cm de espessura cada, aplicado com desempenadeira de madeira ou colher de pedreiro e pressionado contra o substrato. Aplicar a segunda camada de argamassa aps a anterior ter puxado (mximo 6 horas), se ultrapassar esse intervalo, ser necessrio um novo chapisco como ponte de aderncia, evitar ao mximo as emendas e no deix-las coincidir nas vrias camadas. A ltima camada de argamassa dever ser desempenada com desempenadeira de madeira, nunca alisar ou queimar com desempenadeira de ao ou colher de pedreiro. Para evitar a retrao da argamassa, realizar cura mida por no mnimo 72 horas aps o endurecimento da argamassa.

Construo

Sikament PF 514 2/6

b) - Piscinas e caixas dgua Os cantos devem ser arredondados (meia-cana) com um raio de pelo menos 5cm, aplicando argamassa no trao 1:2 (cimento: areia) em volume c/ SIKA CHAPISCO Plus diludo na proporo de 1:2 (Sika Chapisco Plus : gua de amassamento). Aplicar nas paredes um chapisco no trao de 1:2 ou 1:3 em volume c/ SIKA CHAPISCO Plus diludo na proporo de 1:2 (Sika Chapisco Plus : gua de amassamento). Aguardar 24h para aplicao da argamassa aditivada com Sika 1.

Aps 24 horas da aplicao do chapisco, aplicar na parede e meia cana a argamassa de revestimento de trao 1:3 (cimento: areia) em volume, diluir na gua de amassamento 4% de Sika 1 por quilo de cimento, ou seja, 2 litros de Sika 1 para cada saco de cimento (50kg). O revestimento dever ser aplicado em duas a trs camadas de 1 a 1,5cm de espessura cada camada, aplicado com desempenadeira de madeira ou colher de pedreiro e pressionado contra o substrato.

Construo

Aplicar a segunda camada de argamassa aps a anterior ter puxado (em at 6 horas), se ultrapassar esse intervalo, ser necessrio um novo chapisco como ponte de aderncia, evitar ao mximo as emendas e no deix-las coincidir nas vrias camadas As etapas devem ser repetidas at a espessura de 3cm do revestimento final, sendo que a ultima camada de argamassa dever ser desempenada com desempenadeira de madeira, nunca alisar ou queimar com desempenadeira de ao ou colher de pedreiro No piso, aplicar um chapisco vassourado no trao 1:2 (cimento:areia) em volume com Sika Chapisco Plus diludo na gua de amassamento na proporo 1:2 (Sika Chapisco Plus : gua) Aplicar a argamassa para o revestimento do piso com o chapisco ainda freso (mido sobre mido) numa camada nica de 3 cm de espessura usando um trao 1:3 (cimento:areia) e 4% de Sika 1 por quilo de cimento, ou seja, 2 litros de Sika 1 para cada saco de cimento (50kg). Diluir o Sika 1 na gua de amassamento da argamassa. Para evitar a retrao da argamassa, realizar cura mida por no mnimo 72 horas aps o endurecimento da argamassa. Detalhes de Aplicao No deixar coincidir as emendas de massa nas diferentes etapas; A primeira camada de argamassa da parede deve avanar pelo menos 10 cm no piso e a segunda, pelo menos 20, para eliminar a emenda no ponto de maior presso; Molhar a massa por trs dias, no mnimo. Ideal, 7 dias. A massa de regularizao impermevel deve ser feita com mesmos caimentos e prumos definidos para o acabamento final Obs: No utilizar cal na argamassa do chapisco e revestimento para piscinas, reservatrios de gua e pores.

Sikament PF 514 3/6

c) - Alicerces e paredes em contato com o solo Aplicar no alicerce uma camada de argamassa no trao 1:3 (cimento: areia) em volume, diluir na gua de amassamento 4% de Sika 1 por quilo de cimento, ou seja, 2 litros de Sika 1 para cada saco de cimento (50kg). O revestimento dever ser aplicado de 1 a 2 camadas de 1 a 1,5 cm de espessura cada e descendo lateralmente aproximadamente 15 cm aplicado com colher de pedreiro, pressionando contra o substrato. Nunca alisar ou queimar com desempenadeira de ao ou colher de pedreiro. Assentar todos os tijolos at a terceira fiada acima do nvel do solo, com argamassa aditivada com Sika 1. Nas paredes em contato com o solo, no utilizar cal na argamassa, o trao deve ser 1:3 a 1:4 (cimento: areia) e adicionar aproximadamente 4% de Sika 1 por quilo de cimento, ou seja, 2 litros de Sika 1 para cada saco de cimento (50kg), o revestimento dever ser aplicado sempre 60cm acima do nvel do solo ou das manchas de umidade nas paredes em contato com o solo. Aps a aplicao da argamassa aditivada com Sika 1 na espessura final de 3cm, aguardar 24 horas e aplicar duas demos de IGOL 2 (a superfcie poder estar seca ou mida). Proteger o revestimento contra as intempries por 24 horas. d) - Subsolos, tneis e pores Seguir recomendaes conforme procedimentos descritos acima para impermeabilizao de piscinas e reservatrios. No utilizar cal na argamassa do chapisco e revestimento. No necessrio arredondar os cantos (obrigatrio para piscinas e reservatrios). Adotar trao 1:2,5 (cimento:areia) em volume. e) Concreto impermevel Dosar o trao do concreto com consumo mnimo de cimento de 350kg/ m3 e relao gua/cimento mxima igual a 0,5 (50 litros de gua para cada 100kg de cimento). Adicionar na gua de amassamento a proporo de 1% de Sika 1 por quilo de cimento, ou seja, 0,5 litros de Sika 1 por saco de cimento (50kg).

Construo

Sikament PF 514 4/6

Notas de Aplicao / Limitaes: necessria a sobreposio impecvel das camadas para uma perfeita impermeabilizao. No caso de interrupo prolongada, a zona de impermeabilizao dever ser apicoada e lava da com jato de gua. A seguir ser coberta com chapisco antes da aplicao da camada seguinte. As camadas de revestimento vertical devem cobrir a camada anterior em uma sobreposio de at 20cm do piso. A meia cana feita garrafa na argamassa fresca da ltima camada refora a junta do canto. Para os casos de superfcies midas, com infiltraes, aplicar inicialmente, conforme o caso, os impermeabilizantes de pega rpida SIKA 2. necessrio garantir uma boa cura argamassa. Os revestimentos de Sika 1 no devem ser expostos presso de gua antes de curados. As adies de Sika 1 s argamassas de emboo e reboco aumentam a impermeabilidade sem impedir a respirao das paredes, evitando, assim, o perigo da condensao e eflorescncias. Argamassas com Sika 1 constituem uma impermeabilizao rgida. Fissuras eventuais no podem ser absorvidas elasticamente. Portanto no recomendamos a aplicao da argamassa impermeabilizante aps a desforma, mas apenas sobre o concreto lanado h no mnimo, 2 ou 3 semanas. As premissas de uma boa aderncia so a limpeza e a rugosidade do substrato. Uma argamassa utilizada corretamente, a utilizao de uma areia limpa e de boa granulometria so essenciais para garantir a impermeabilidade do revestimento. Limpeza: As ferramentas e materiais devem ser lavados com gua aps o uso. Consumo / Dosagem Servios Revestimento interno/externo Sugesto de Trao (em volume) Cimento: cal: areia 1:2:8 1:2:10 Revestimento Impermevel de caixas dgua, piscinas, alicerces e paredes em contato com o solo. Revestimento de subsolos, tneis e pores Concreto impermevel Cimento: areia 1:3 Consumo 2 litros de Sika 1 / 50kg aglomerante (cimento + cal) ou 180ml/ m x cm de espessura 2 litros de Sika 1 / 50kg de cimento ou 220ml/ m x cm de espessura 2 litros de Sika 1 / 50kg de cimento ou 250ml/ m x cm de espessura

Construo

Cimento: areia 1:2,5

Consumo mnimo 350kg / 0,5 litros de Sika 1 / 50kg 3 m de cimento relao A/C de cimento 0,50

Sikament PF 514 5/6

Compatibilidade Base dos Valores Informaes de Segurana e Ecologia Nota Legal

Sika 1 compatvel com outros aditivos da linha Sika, para tanto se sugere entrar em contato com o Departamento Tcnico da Sika Brasil Todos os dados tcnicos aqui contidos so baseados em testes de laboratrios. Medidas de valores em condies reais podem variar devido a condies fora de nosso controle. Para maiores informaes sobre manuseio, estocagem e disposio dos resduos consulte a verso mais recente de nossa Ficha de Segurana do Material que contm os dados disponveis, das propriedades fsicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurana pertinentes. As informaes e em particular as recomendaes relacionadas com a aplicao e utilizao final dos produtos Sika, so fornecidas de boa f e baseadas no conhecimento e experincia dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condies normais. Na prtica, as diferenas no estado do material, das superfcies, e das condies de aplicao no campo, so de tal forma imprevisveis que nenhuma garantia a respeito da comercializao ou aptido para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, podero ser inferidas desta informao, ou de quaisquer recomendaes por escrito, ou de qualquer outra recomendao dada. Os direitos de propriedade de terceiros devero ser observados. Todas as encomendas aceitas esto sujeitas s nossas condies de venda e de entrega vigentes. Os usurios devero sempre consultar as verses mais recentes das fichas tcnicas dos respectivos produtos, que sero entregues sempre que solicitadas.

Construo

Sika Brasil Av Dr Alberto Jackson Byington, 1525 Vila Menck Osasco SP CEP: 06276-000 Brasil

Tel. +55 11 3687 4600 +55 11 3687 4600 Fax +55 11 3601 0288 +55 11 3601 0288 e-mail : consumidor.atendimento@br.sika.com www.sika.com.br

Sikament PF 514 6/6

You might also like