PROJETO DE PESQUISA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA Professora Mestre Raimunda Gomes de Carvalho Belini – IFPI
raimundinhagomes@hotmail.com 86 9997 27 14 (tim) 8803 5875 (oi) 3234 5523 (res.)

JANEIRO-2012

O PROJETO DE PESQUISA
O que é Projeto?  descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado O que é Projeto de Pesquisa?  compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura

 Mostra a sua intenção para a pesquisa e como você irá realizar a pesquisa.  . ao mesmo tempo. tem a finalidade de definir os rumos que o pesquisador deve tomar segundo suas questões de estudo.O PROJETO DE PESQUISA  O que é? Constitui-se no plano de trabalho da pesquisa e.

Deve responder às seguintes perguntas:  O quê? Por quê? Para quê? Para quem? Onde? Quando? Como? Com o quê? Deve conter o ordenamento metódico daquilo que o pesquisador pretende realizar.  .

Elementos Constituintes  Parte Externa Capa (obrigatório) Lombada (opcional)  Parte Interna Pré-textuais Textuais Pós-textuais .

a metodologia a ser utilizada. assim como os recursos e o cronograma necessários a sua consecução      Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional) Elementos Textuais Elementos Póstextuais . bem como o(s) objetivo (s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s).PARTE INTERNA Elementos Prétextuais  Folha de rosto (obrigatório)  Lista de ilustração (opcional)  Lista de tabelas (opcional)  Lista de abrev. na qual devem ser expostos o tema do projeto. o problema a ser abordado. a(s) hipótese(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa. e siglas (opcional)  Lista de símbolos (opcional)  Sumário (obrigatório) O texto deve ser constituído de uma parte introdutória. quando couber(em).

PROBLEMA É UMA INTERROGAÇÃO QUE O PESQUISADOR FAZ À REALIDADE . O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.TEMA E PROBLEMA O tema é o assunto geral que é abordado na pesquisa e tem caráter amplo.

Leva-se em consideração alguns aspectos. fenômeno ou assunto merecedor da pesquisa.  .TEMA  Trata-se do momento da seleção do fato. no momento que se vai decidir sobre um tema.

Escolha do tema .

debates. Escolha do tema Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou resolver Assunto interessante para o pesquisador ◦ Originalidade não é pré-requisito ◦ Fontes de assuntos: vivência diária. discussões ◦ . conversações. reflexão. leituras. questões polêmicas.O que vou pesquisar? 1.

a) É de interesse científico? É um assunto que se deseja provar ou resolver? É possível de ser investigado? Existe material bibliográfico sobre o assunto escolhido? O pesquisador tem familiaridade com o tema? Que tempo o pesquisador tem disponível e que recurso possui para realizar a investigação? b) c) d) e) f) .

PROBLEMA  Proposta para a qual se busca respostas .

visando confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral.OBJETIVOS Objetivo Geral Esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. . Objetivos Específicos Definem os diferentes pontos a serem abordados. Deve apresentar-se de forma a demonstrar uma sequência de ações que se pretende desenvolver.

Alguns dos verbos utilizados na redação dos objetivos COMPREENDER ANALISAR AVALIAR CONSTATAR DEMONSTRAR IDENTIFICAR EXPLORAR DESCREVER ELABORAR ENTENDER EXAMINAR EXPLICAR PROPOR VERIFICAR .

Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar Importância pessoal ou cultural Deve ser convincente .A JUSTIFICATIVA Por que estudar esse tema? Visa apresentar as razões por que se pretende realizar a pesquisa.

REVISÃO DA LITERATURA (embasamento teórico. fundamentação teórica) Quem já pesquisou algo semelhante?  Busca de trabalhos semelhantes  Pesquisas e publicações na área Análise das mais recentes obras científicas disponíveis que tratem do assunto ou que dêem embasamento teórico É aqui também que são explicitados os principais conceitos e termos técnicos a serem utilizados na pesquisa. referencial teórico. .

.

.

Existem duas abordagens de pesquisa. cenário. tipo de estudo. aspectos éticos. a qualitativa e a quantitativa. sujeitos.METODOLOGIA É o conjunto de métodos e técnicas utilizados para a realização de uma pesquisa. . abordagem. coleta de dados e análise dos dados.

Instrumentos de Pesquisa mais utilizados Observação Entrevista Questionário – perguntas abertas. fechadas e de múltipla escolha Formulários .

Divulgação dos resultados .Escolha do tema 2 .Planejamento da investigação 3 .Análise dos resultados. elaboração das conclusões 5 .Etapas da Investigação Científica 1 .Coleta e armazenamento de informações 4 .

 Projeto de pesquisa  Pesquisa propriamente dita .

.

.

bibliografia adequada e atualizada Objetivos: gerais e específicos. de aspectos gerais até específicos. Justificativa: contribuições da pesquisa Metodologia: detalhados ou com referências bibliográficas Cronograma de execução: referenciais de acompanhamento Orçamento Referências .Redação do projeto de pesquisa         Título Introdução: exposição do tema.

ÉTICA NA PESQUISA .

O QUE É ÉTICA ? .

Existem normas legais para a pesquisa em seres humanos?    Protocolo de Pesquisa – Resolução 196/96 CNS Termo de Consentimento Comitê de Ética em Pesquisa .

em sua totalidade ou partes dele.Ministério da Saúde -1996 DEFINE:  Pesquisa envolvendo seres humanos: Pesquisa que. incluindo o manejo de informações ou materiais.Resolução 196 Conselho Nacional de Saúde . envolva o ser humano. individual ou coletivamente. . de forma direta ou indireta.

   . Beneficência.Justiça e Não-maleficência). Necessidade de Consentimento Livre e Esclarecido. Conceituação de risco.Destaques da Resolução 196/96:  Incorporação dos Princípios da Bioética (Autonomia. Abrangência da pesquisa para todas as áreas do conhecimento.

adequando o TCLE. Receber denúncias de abuso ou fatos adversos que possam alterar o curso do estudo. Acompanhar o desenvolvimento dos projetos através de relatórios anuais. arquivamento do protocolo.Comitê de Ética em Pesquisa  Manter a guarda confidencial de todos os dados obtidos.    . decidindo pela continuidade. Fomentar a reflexão em torno da ética na ciência. modificação ou suspensão da pesquisa.

.

.

Fontes de pesquisa .

.

" Provérbio Chinês Obrigada! ."Há três coisas na vida que não voltam atrás: a flecha lançada. a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.