You are on page 1of 2

Lição 982: Modulação 4-PSK (II) A demodulação de um sinal 4-PSK é realizada por meio de 2 demoduladores de produto (detector de produto), que

são alimentados pelo sinal 4-PSK e 2 portadoras individuais de mesma freqüência empregadas na transmissão, e deslocadas entre si de 90º. O circuito para a regeneração da portadora deve extrair um sinal coerente (mesma freqüência e fase) com a portadora do sinal 4-PSK que chega, e, além disso, gerar uma Segunda onda senoidal deslocada de 90o em relação à primeira portadora. O método se deve: • Um duplo conformador (squarer) remove os deslocamento de fases de 180o presentes na portadora modulada, para facilitar a regeneração dessa mesma portadora pelo próximo circuito, um PLL; O PLL gera um sinal de forma de onda quadrada com freqüência quatro vezes a freqüência do sinal 4-PSK; Um circuito defasador proporciona o ajuste de fase da portadora regenerada; Um divisor de freqüência divide por 2 a onda quadrada, fornecida pelo PLL, gerando duas ondas quadradas com fase oposta entre si; Dois divisores de freqüência dividem por2 a última onda quadrada, e assim as duas portadoras regeneradas são obtidas, desfasadas entre si de 90º

• • • •

O demodulador inclui os seguintes circuitos: • • O circuito regenerador de portadora descrito anteriormente; Dois demoduladores 2-PSK (indicados no diagrama como I-DEM e Q-DEM), cada um consistindo de um duplo circuito de amostragem. Se as fases das portadoras regeneradas estão corretas, a saída dos circuitos de amostragem contém apenas a metade positiva da meia onda quando o sinal 4-PSK tem uma determinada fase, apenas a metade negativa da meia onda quando a fa-se é oposta; Dois filtros passa-baixa; Um circuito extrator de clock e dois circuitos de retenção de dados. Os sinais I e Q são fornecidos nos pontos de saída TP31 e TP35.

• •

Questionário :

Q1 – Como são regeneradas as portadoras observadas nos pontos TP21 e TP22? 4 2 Formas de onda quadrada de 1.200 Hz em posição de fase.

Q2 – Em qual ponto de medida pode-se verificar o sinal dos dados recebidos? 1 5 Em TP29, após o circuito conformador (threshold circuit squaring) do sinal de dados vindo do filtro passa-baixa.

Q3 – Os dados recebidos no TP9 não estão corretos. Qual é a razão disso?

Q4 – Os dados recebidos não estão corretos no ponto TP9. Qual é a razão disso? 1 3 O sinal de dados está ausente na transmissão. As variações movem os pontos lateralmente. Q5 – Porque os pontos da constelação movem-se quando existe um certo nível de ruído? 2 1 O ruído provoca variações de amplitude e de fase no sinal 4-PSK. . e as variações de fase movem os pontos na diagonal. Q6 – Quais os circuitos na recepção são afetados negativamente pelos efeitos do ruído? 3 2 Apenas os demoduladores “I” e “Q”.3 1 O demodulador “I” não opera adequadamente.