You are on page 1of 36

Um pequeno manual explicativo sobre o universo do coaching.

Aprenda comigo o que é coaching, para que serve, como é aplicado e quando pedir auxílio de um Coach. E mais! CURSO RÁPIDO DE DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES PARA SUA CARREIRA.

Bergson Marques nasceu no Rio de Janeiro, mas hoje reside no município de Castanhal no Pará. Oficial R2 de Intendência do Exercito; Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa; Tem certificação internacional ISOR® em Life, Self & Professional Coaching, Mentoring e Holomentoring® Pelo Instituto Holos de Qualidade (Membro da ICF – International Coach Federation); Certificação de Hipnose, Linguagem Hipnótica e Alto-Hipnose pelo Instituto de Neolinguística Aplicada; Facilitador nas áreas de Liderança, Motivação e Resiliência; Consultor da WM Consultoria e Representações. Psicoterapeuta registrado no Sindicato dos Terapeutas do Brasil (CRT nº 47175), e apaixonado pelo Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise estudo do comportamento humano. Prático para o inicio de suas conquistas Guia EMPREENDEDOR - MOTIVADOR - INOVADOR!

COACHING EDUCATION
SEM MISTÉRIO
Um pequeno manual explicativo sobre o universo do coaching. Aprenda comigo o que é coaching, para que serve, como é aplicado e quando pedir auxílio de um Coach. E mais!

CURSO RÁPIDO DE DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES PARA SUA CARREIRA.

Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise

Guia Prático para o inicio de suas conquistas

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS
Todos os direitos são reservados. Nenhuma parte deste E-Book pode ser reproduzida ou transmitida livremente de alguma forma, sem o consentimento prévio dos seus autores. Se por ventura tiver interessado na publicação de uma análise ao E-Book, entre em contato via e-mail por contato@bergsonmarques.com.br

Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise

Guia Prático para o inicio de suas conquistas

Sistema utilizado por Bergson Marques – Coaching & Psicanálise EXTRA .CURSO RÁPIDO DE DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES PARA SUA CARREIRA.Sumario Introdução 1 .O que não é Coaching? 5 . 2 .Quando uma empresa deve buscar o trabalho de um Coach 8 .História do Coaching.Quando uma pessoa deve buscar o processo de coaching? 7 . 3 .Coaching Education.O que faz um Coach e como é aplicado o coaching? 6 .O que é Coaching? 4 . Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .

no Brasil vive seu grande apogeu. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . desenvolvido a partir de uma metodologia de aplicação imediata e com resultados imediatos. Coaching é a profissão do MOMENTO. O Mercado de Coaching geral cresceu 18% no ano passado e movimentou mais de 2. Essa é a vida de um Coach. Coaching é ter uma nova filosofia de vida. liderança e gestão indispensável para executivos e lideres. Coaching atualmente também é considerado como uma habilidade ou um estilo de vida. essa nova carreira vem se expandindo expressivamente no Brasil. em atingir metas e superar desafios! O Coach é o próprio chefe em seu trabalho e dono de sua carreira.000 dólares por sessão. Os números de Coaching no Brasil fica maior a cara hora.5 bilhões de dólares. proporcionando rápido retorno sobre investimento! É um processo altamente eficaz. através de ferramentas específicas ajudar pessoas a construírem seu futuro. Ser coach é extrair aprendizados do fracasso. faz seus horários. ousar ir além e ter uma atitude otimista e positiva para alcançar resultados impressionantes na vida pessoal e profissional. a demanda nos Estados Unidos é tão alta que o Coach cobra de 600 a 2. já que seus princípios são fundamentais para qualquer Líder ou Organização de Alta Performance.Introdução Inicialmente tenho que explicar que COACHING É A CARREIRA QUE MAIS CRESCE NO BRASIL E NO MUNDO. Nos EUA. O mercado está carente desse profissional que é especialista em transformar sonhos em realidade. Coaching é mais do que a profissão do momento. e seu desenvolvimento pessoal e profissional é contínuo e deve principalmente ajudar e transformar pessoas é sua missão. Impulsionado pelo sucesso alcançado nos EUA e Europa. segundo a revista Time & Business News.

“”No futuro todos os líderes serão Coaches.000. É estimado que mais de 30% das pequenas empresas americanas estão usando o Coaching.Jack Welch. Quem não desenvolver essa habilidade automaticamente será descartado pelo mercado“ . Fonte: Chicago Business News “Todo mundo precisa de um Coach!” “Um Coach realmente ajuda as pessoas a olharem para elas mesmas!” Eric Schmidt Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .00 investido em um programa de Coaching Executivo gera um valor aproximado de 108 mil dólares. Então. UMA FORTE TENDÊNCIA MUNDIAL” Coaching de negócios é a mais nova tendência que está explodindo sobre pequenos negócios e empresários nacionalmente. Fonte: Fortune Magazine “COACHING DE NEGÓCIOS. $ 18. O CEO mais admirado de todos os tempos “RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE COACHING COM AS 1000 MAIORES COMPANHIAS SEGUNDO A FORTUNE” Os respondentes eram executivos de grandes empresas que participaram de um programa de "melhoria" e "crescimento" orientados por Coaching de 6 á 12 meses. A pesquisa constatou que os participantes avaliaram o retorno sobre investimento do Coaching em 6x o custo pago pelas suas companhias.

e convidamos você. a agendar gratuitamente uma seção educativa para conhecer meu trabalho e os benefícios dessa ferramenta de mudança comportamental. que a cada dia vem crescendo entre os grandes lideres e pessoas bem sucedidas no Brasil e já e uma arma estratégica fundamental entre as grandes personalidades do mundo.br ou pelos telefones (91) 82532521 e (94) 8139-4065.1 . entre em contato pelo e-mail contato@bergsonmarques. que consiste na explicação e orientação para as pessoas.com.Coaching Education Definimos Coaching Education como a primeira parte do processo de Coachin’g. afim de uma melhor compreensão do assunto. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Adiante nesse E-Book serão apresentados detalhes sobre o Processo de Coaching. Tendo interesse em agendar uma seção gratuita de Coaching Education.

onde os oponentes reais não são o competidor. Nos últimos anos. em 1500. Mais adiante. bem como nos esportes. e outros aspectos da vida. Gallwey fosse um coaching profissional de tênis. Ele manteve os melhores aspectos do coaching esportivo: ajudar a pessoa a conseguir o seu melhor desempenho de uma maneira não crítica. Agora está se tornando comum ter um coach para ajudar a atingir metas na vida e no trabalho.2 . por alguns importantes filósofos da época: Sócrates. de forma a ter novos entendimentos e gerar novas opções. Embora. Tim Gallwey continuou a escrever outros livros sobre o jogo interno . o coaching tornou-se aplicável a outras áreas. Isso é o que consideramos a base do Coaching. Esta ampla aceitação do coaching pode ser conectada com a influência do livro de Timothy Gallwey. é uma das principais habilidades que um Coach tem que ter. Coaching assegura que o cliente possa dar o melhor de si. aprender e desenvolver-se da maneira que ele quer. faziam uso de um processo de perguntas que levava as pessoas a refletirem sobre as respostas desejadas. Platão e Aristóteles. Fazer perguntas poderosas que ampliem a consciência e que levem a pessoa a ter novas percepções. O coaching é uma parceria entre o coach e o cliente. Embora eles não usassem o termo “coaching”. O coaching ajuda o cliente a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal. finanças. como negócios. pessoas responsáveis em levar uma pessoa do ponto “A‟” até o ponto “B”.Historia do Coaching A história do Coaching começou a ser escrita há alguns séculos na Grécia Antiga. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . mas nossas próprias limitações e fraquezas. o coaching tem sido associado com os esportes. o termo Coach fora utilizado para nomear os condutores de carruagem. Tradicionalmente nos dias atuais. Todo atleta de alto nível tem um coaching. The inner game of tennis (O jogo interno do tênis) publicado em meados dos anos 70. O jogo interno é jogado para sobrepujar hábitos mentais que inibem o melhor desempenho. ele aplicou as ideias do coaching esportivo de uma maneira muito mais ampla e assim elas se tornaram universalmente relevantes.

Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .O coach não precisa ser um expert no campo de trabalho do cliente apenas deve ter compreensão e domínio das técnicas de coaching.

planejamento de ação. motivação. Ocasionalmente confundido com terapia. solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. excelência pessoal. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais. como um padrinho. equilíbrio e transformação individual.O que é Coaching? COACHING é um processo de parceria interativo e personalizado entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente). focado em Ações que trazem aprendizados e desenvolvimento de Competências Comportamentais e Emocionais direcionadas à realização de um Objetivo. ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas individualmente ou em time. O técnico não atua no jogo diretamente. mas um caminho. Coaching é uma metodologia nova que busca atender as seguintes necessidades humanas: atingir metas. ao invés de apenas ensinar. psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que. pode ser comparado como dito no tópico historia do coaching. para ser compreendido. mas oferece. que necessita de planejamento.3 . para alavancar resultados. Da mesma forma o coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional. à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). sua experiência que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta. que auxilia pessoas e equipes a se desenvolverem rapidamente e a produzirem resultados mais satisfatórios em suas vidas pessoais e profissionais. tomada de decisão. tendo como maior diferencial ensinar a aprender. o Coaching vai bem além desta na medida em que dá ao cliente a autonomia e Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . que funciona como um gerador de novas perspectivas e oportunidades. superação de obstáculos. É um processo com começo. Coaching promove performance continuamente excelente através de uma metodologia. Uma alternativa poderosa para pessoas que sabem que o sucesso pessoal ou corporativo não é um ponto de chegada. definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. meio e fim.

4. Descoberta pessoal dos pontos fracos e das qualidades. O processo de investigação. Feedback realista. conhecimento e oportunidades para se expandir. Ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências. 3. 7. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Apoio. 6.o mérito pelos resultados obtidos. 5. usando os seguintes processos: 1. Aumento da consciência de si mesmo. objetivando o acúmulo de experiências auto motivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível. É um processo focado em ações do coachee/cliente para a realização de suas metas e desejos. equipando-o com as ferramentas. Estrutura e foco. Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida. reflexão e conscientização. 2.

O que não é Coaching? Constantemente a duvidas de o que é coaching e o que não e coaching. A consultoria raramente aborda o aperfeiçoamento pessoal do cliente. em todas as habilidades e competências que possui. Já no processo de Coaching faz com que você coloque foco em alguma meta a ser alcançada no futuro. Tendo respondido a primeira questão no tópico anterior. concentra-se no hoje. e que será necessário desenvolver. Diferenças entre Coaching e Consultoria Os consultores são especialistas em suas áreas e são contratados para resolverem os problemas do cliente. com a terapia. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . o aconselhamento. porque acredita que seu próprio cliente é a pessoa que mais entende da organização. absolutamente. O coach por sua vez. encorajando-o a seguir em frente e obter novas conquistas e realização em prol de sua felicidade e qualidade de vida. Pretende assim ajudar as pessoas na superação dos problemas que ocorreram e que interferem negativamente na atual maneira de enfrentar o dia a dia.4 . não faz apontamentos do que deve ou não ser mudado na organização. não necessita de conhecimento especialista no negócio de seu cliente. Visa incentivar a avançar e alcançar o estado desejado. iremos agora abordar o que não e coaching. a consultoria ou o mentoring. Por isso. pessoas são direcionadas a voltarem a eventos passados para descobrirem o que ocasionou o problema para então resolvê-los. O cliente é conduzido ao mais completo e eficaz programa de planejamento necessário. Durante a terapia. financeiro. o Coaching não se confunde. a auto-ajuda. Analisam e fazem apontamentos de melhorias para o aumento do resultado final. seja ele. As duvidas mais frequentes são: Coaching é terapia? É autoajuda? É aconselhamento? Muito embora até possa utilizar alguns conceitos. Diferenças entre Coaching e Terapia A terapia foca em experiências e sentimentos de eventos passados.

sem os aconselharem. O treinamento. O coach é um parceiro que o ajuda o cliente melhorar e crescer como pessoa para que consiga atingir seus objetivos de forma rápida. Ele auxilia o aperfeiçoamento. em geral. páginas da internet. por definição. assim. Diferenças entre Coaching e Mentoring (Mentoria): O mentor é um sábio e importante conselheiro. Eles buscam orientação e conselhos. propondo de forma direta uma solução para alguém.administrativo ou operacional. O coach não resolve o problema do cliente. trabalha para sanar o problema de um cliente. é de um para muitos em vez de ser um a um. servindo até mesmo como um guia. conseguem ajudar pessoas a encontrarem o melhor caminho e atingir um nível de felicidade satisfatório. um expert e o treinamento. provavelmente. O treinador é. conduz situações sem o oferecimento de conselhos ou respostas. Muito menos ensino uma vez que o ensino passa o conhecimento do professor Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Lembro também que Coaching não e Treinamento. Através de ferramentas e metodologias leva-o a buscar as próprias soluções para alcançar o seu crescimento e atingir a sua felicidade. televisão e outros meios. O conselheiro. tem por alvo habilidades específicas e resultados imediatos. Diferenças entre Coaching e Aconselhamento: No aconselhamento trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. pois o treinamento é o processo de adquirir conhecimento ou habilidade através do estudo. Diferenças entre Coaching e Auto-ajuda: Sistemas de autoajuda são imensamente abordados em livros. ao acumular experiências e conhecimentos em suas vidas. Os processos sugerem que você seja seu próprio professor e aprenda a se automotivar e conseguir resolver problemas. experiência ou ensino. O coach diferentemente. Normalmente apresentam informações teóricas que pouco. ou quase sempre nada. Utiliza-se de ferramentas importantes para que seus clientes encontrem as melhores soluções. para que as soluções sejam encontradas a partir de sua a visão e de sua experiência.

O oposto é verdadeiro no coaching.para o aluno. O cliente é o expert e ele tem as respostas. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . O professor sabe algo que o estudante não sabe. não o coach.

uma vez que suas ações são Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . produzindo mudanças no intimo de cada pessoa. tais como seminários. a contratação de um coach para trabalhar algumas questões específicas e metas a alcançar. Na prática cotidiana. vencendo o jogo interno e externo que e a grande batalha do ser humano. O trabalho do coach se encerra quando as pessoas ou equipes atingem o seu objetivo. habilidades e pontos a serem trabalhados.O que faz um Coach e como e aplicado o coaching! O trabalho do Coach esta pautado em metodologias e instrumentações especificas para o despertar de consciência de seu cliente. tanto organizacionais e pessoais. é traçado um plano de ação para alcançar esse objetivo dentro de um tempo limite. amplia sua perspectiva. seus padrões de interpretação e análise das coisas. E por meio de coaching executivo. Uma vez que essas mudanças foram feitas na pessoa (e por ela mesma). Há duas maneiras de trabalhar com o coaching: Através da formação e treinamentos. obtendo resultados nunca antes alcançado por ela. quinzenais ou mensais entre coach (profissional) e coachee (cliente) e têm duração variável em média de 1 hora até 2 horas. (alvo). A primeira coisa que faz um coach é ouvir quais os resultados que as pessoa ou equipes querem obter para realizar e detectar o que está faltando. o coach observa as ações das pessoas com destino a alinhar com os seus objetivos.5 . Ele e o profissional responsável por fazer o cochee (Cliente) a descobrir por meio de perguntas. exercícios e formulários. Em seguida. pela forma de como fazem as coisas e dos resultados que promovem. workshops e programas. tornando-se uma observadora diferente e tomando atitudes diferentes. Conclui-se que o coaching é a ferramenta que dá poder as pessoas e faz com que se sintam responsáveis por suas ações e maneira de viver e ser. Isso não é uma regra. mas é comum. Coaching trabalha fundamentalmente no domínio do ser. Há uma mudança ontológica nas pessoas e em seus paradigmas. O processo de Coaching é caracterizado por encontros semanais.

Atingindo níveis cada vez mais altos de desempenho. Nossos estados de ânimos e humores nos predispõem à ação. responsáveis e comprometidas. muitas vezes conseguido através da aprendizagem a melhorar a técnica. as pessoas se reconhecem mais confiantes. são prisioneiros de seu estado de ânimo e humor e simplesmente o desempenho baixa. No âmbito pessoal. seguras. Os resultados podem ser obtidos através da relação com um Coach e são diversos. os membros de uma empresa têm como um dos principais objetivos. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . valores. outras vezes. disciplina. criando equipes altamente produtivas. o crescimento vem com desenvolvimento de certos aspectos do nosso caráter: responsabilidade. melhorar sua performance. criando um ambiente de trabalho de cooperação e responsabilidade. Reconhece a natureza originária da língua em que somos como seres humanos. compromisso. respeito e compromisso. Como a Bergson Marques . Aprender a trabalhar sobre o nosso estado de ânimo e humor pode fazer uma diferença fundamental na gestão por competência. O coaching possui uma maneira especial de olhar para os seres humanos e seus relacionamentos. tem sido declarado ter uma melhor comunicação. desenvolveram culturas organizacionais baseadas na confiança. É certo que gerentes e diretores que dominam técnicas modernas de gestão ou gerenciamento de tempo. Em organizações que se utilizam o coaching como ferramenta. Usamos a linguagem como ponto de partida para produzir as mudanças que queremos em nossas vidas e alcançar os resultados que pretendemos. mas em momentos críticos da sua gestão. Basicamente somos seres linguísticos.desafiadoras e congruentes com os seus compromissos em alcançar os resultados propostos. integridade. e por meio dessa linguagem nos transformamos constantemente e geramos nossas identidades como indivíduos e instituições. as vendas aumentaram significativamente.Coaching & Psicanálise aplica o coaching nas empresas? Como os atletas.

coaching.É comum encontrar gestores que treinam constantemente habilidades operacionais que utilizam em seu trabalho e conseguem alguns resultados em suas carreiras.isor. e a administrarem melhor maior quantidade de seu tempo para que possam alcançar resultados extraordinários.br ).com. ( Método Isor de Coaching Holístico Sistêmico do Instituto Holos de Desenvolvimento | http://www. Funcionários em geral devem ter proatividade. Com o método Isor aliado a Psicanalise são feitos estados comportamentais e emocionais para ajudar funcionários e gestores a darem melhor de si. entre outros. Quando trabalhamos com gestores e diretores fazemos em nove etapas que por sua vez interagem umas com as outras. Gerência ou diretores devem desenvolver habilidades em comunicação. e auto motivação e essa e a missão e aplicação fazer florescer essas habilidades. trabalho em equipe. liderança. mas geralmente estes resultados não são comparáveis com os obtidos pelos gestores e diretores que treinam e desenvolvem outras habilidades pessoais e interpessoais. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .

Quando uma pessoa deve buscar o processo de coaching? Uma pessoa deve buscar um coach quando:  Desejar sair da estagnação em direção a uma vida mais próspera.  Desejar abandonar vícios e compulsões como por exemplo: fumar.  Desejar mudar de carreira ou conquistar uma posição mais elevada.  Desejar sair de situações de crise ou adversidade Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas ..  Desejar ser mais feliz e mais amada por si mesma e pelos outros..  Desejar superar alguns limites e bloqueios pessoais.  Desejar obter mais realizações pessoais e profissionais.  Desejar traçar uma estratégia eficiente para ganhar mais dinheiro.6 . beber e outros. mais equilibrada e bem sucedida.

 Harmonizar os relacionamentos internos. UM COACH PODE ATUAR NAS MAIS VARIADAS TEMÁTICAS Motivar Colaboradores • Definir Metas & Objetivos • Criar Líderes de Alta Performance • Transformar Crenças Limitantes • Energizar Equipes de Vendas • Alinhar a Cultura Organizacional • Harmonizar Relacionamentos • Desenvolver Equipes de Alta Performance • Lançamento de Produtos • Comunicação Interna • Comunicação com o Cliente • Administração e superação de conflitos • Gestão do Tempo • Planejamento estratégico • Relacionamento Humano Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .  Desenvolver a comunicação entre as pessoas.Quando uma empresa deve buscar o trabalho de uma Coach Uma empresa deve buscar o trabalho de um Coach quando necessitar:  Gerar novos comportamentos e atitudes voltados para resultados.  Ampliar a produtividade dos colaboradores e lideranças.  Elevar os índices de Satisfação no Trabalho.  Aumentar as vendas e consequentemente o faturamento. Motivação e Felicidade. resolver conflitos entre pessoas ou equipes. ampliando a sinergia e confiança.  Desenvolver Equipes de Alta Performance.7 .

Sistemas e Métodos (O S & M). Analise comportamental. Hipnose. Psicanálise. Quem disse que só as grandes empresas e organizações têm acesso a serviços de qualidade nas áreas de Planejamento. Resiliência e Liderança. no estabelecimento e conquista de objetivos desafiadores e metas audaciosas. Coaching Esportivo. de maneira criativa e eficaz.8 . Análise Prospectiva. Inteligência do Negócio.Sistema utilizado pela Bergson Marques – Coaching & Psicanalise A Bergson Marques – Coaching & Psicanalise é uma empresa de Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial. Programação Neurolingüística (PNL). Sistema Isor (retirado dos Site Isor. apoiando os seus clientes. Palestras nas áreas de Liderança. Gestão do Conhecimento. Coaching Executivo. Coaching Pessoal. e com forte aceitação em empresas e área de RH.419/0001-35. Coaching. registrada com o CNPJ nº 12. Técnicas de: Organização. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .br) O Sistema ISOR® elaborado no Instituto Holos é um conjunto instrumental científico-pedagógico genuinamente nacional da mais alta qualidade.969. Inteligência Competitiva. Coaching de Carreira. Psicanálise e Hipnose.com. Todos os treinamentos são Personalizados. utilizando: Um processo de Coaching Centrado em Valores que adota uma abordagem sistêmica e holística (SISTEMA ISOR E ICEC). Atividades: Treinamentos. Uma Metodologia de Gestão Estratégica com enfoque sistêmico que utiliza Sistemas de Apoio à Decisão e de Simulação.

na transparência. já entrando na década atual. com milhares de pessoas e centenas de organizações. sobretudo. que evoluiu para os instrumentais de Cibernética Social. da Cibernética e das ciências físicas (física quântica) e biológicas e suas pesquisas de vanguarda. sociologia. administração.Está voltado para o desenvolvimento integrado de Pessoas e suas Organizações. que desembocou. na reciprocidade entre VISÃO E AÇÃO. a partir da qual Odival Serrano desenvolveu depois a Biocinergia. Entrando já na década de 90. a TOH. etc. isto é. ISOR® se propõe fundamentalmente a desenvolver nas pessoas uma vivência relacional com base no isomorfismo. na coerência. “da mesma forma”. Marcos Wunderlich. Waldemar de Gregori fez surgir.). a partir da década de 60. com base no pensamento sistêmico. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Budismo. Desta experiência brotou. ISOR® vem do prefixo grego ISOS. com Odival Serrano. e Métodos Meditacionais). Aplicando esta Teoria. Renato Klein e Maria Luiza Furlan Klein. coerentes. E tudo isto experienciado e vivenciado ao longo dos anos . que significa “igual”. Utiliza-se. formando um Know-how próprio e uma Metodologia peculiar de aplicação e aprendizado. de Referenciais gráficos (holográficos) auto-explicativos. Renato e Maria Luiza desenvolveram a Metodologia Holoprática. Taoísmo. da FESP-USP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. que abrevia a palavra Relacionamento. integrando-as com a já madura Sabedoria antiga (expressas principalmente pelo Cristianismo. Ao longo desses anos foram sendo incorporados os avanços das ciências humanas (psicologia. nos avanços da ciência e na milenar sabedoria humana. a Sinopse Holográfica. que já falecido. antropologia. com base no autodesenvolvimento e na ampliação da Mentalidade e Visão. economia. HISTÓRICO BREVE ISOR® é o resultado de um processo evolutivo que tem suas raízes na Teoria da Organização Humana. o chamado Movimento de Criatividade Comunitária. no Sistema ISOR®.de forma integrada à Moderna Administração Empresarial. na moderna administração. e o “R” final. no final da década de 70. do antropólogo Antônio Rubbo Müller. da Neurociência. condizentes. nos remete a atividades e relacionamentos isomórficos. Ou seja.

Sintéticos.as atividades pedagógicas de autodesenvolvimento dos participantes dos eventos. Embasado em conhecimentos técnicos. intuitivo e operacional  Mentalidade Multidimensional (holística)  O Pensamento Sistêmico e Complexo  Os Motivadores Humanos Básicos  Gestão de Processos com suporte em Quadro de Ordenação da Mente e Tomada de Decisão  Utilização de Quadros de Referência Temáticos em forma de gráficos. Empresas e Organizações. Fundamentação integrada do sistema ISOR®  A Tríplice Tensão Energética do Cérebro: ativação e integração dos campos racional. pesquisas.sempre com embasamento holístico. o qual se traduz numa forma própria e peculiar de auto-apresentação do Instituto Holos.Disto tudo resulta uma visão Holística e Sistêmica do Universo.entendemos como a representação gráfica de diferentes temas . orientação. do Ser Humano. da Vida. científicos e pedagógicos de mais de trinta anos de estudos e evolução. com base principalmente na ativação do auto-aprendizado e ativação da inteligência coletiva. de seus programas. Fornecemos assim o Sistema ISOR® como um suporte tecnológico e metodológico para diferentes atividades de aprimoramento em educação.Entendemos como o conjunto de conhecimentos. tornando prático o pensamento holístico e sistêmico  Campo Tensorial como base invisível e condutora das organizações Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . linguagem e conteúdos. ressínteses e o constante refinamento de nossas experiências. Um conjunto de Referenciais Interconectados . Holográficos e Integrados entre si. de fácil assimilação e aplicação. autoexplicativos. das Relações. Sistema ISOR® se apresenta como: Um Sistema tecnológico . holística e sistêmica da realidade. Uma Metodologia . gestão e liderança. nosso know-how.Embasados numa visão global. sistêmico e complexo – a partir do qual se iniciam – de forma aberta . que constituem nosso acervo técnico. desenvolvemos metodologia peculiar de aplicação e aprendizado.

 A Sinergia Multipolarizada a ser direcionada nas equipes e relações institucionais  Os Critérios de Relação Interpessoal Coerentes ou Isomórficos – posturas centradas  Proposta de Atuação prestativa e ecológica do Sistema isor  As Macrocompetências fundamentais da Alta Performance pessoal e profissional  Visão Apreciativa e potencializadora do Ser Humano O Sistema: ISOR® também é utilizado como suporte prático de atividades de Self-Coaching. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Mentoring e Couselling. profissional ou social. amplitude e por referenciar sistemicamente e interconectar temas fundamentais do Ser Humano em todos os campos de atividade . Coaching.pessoal. Seu diferencial com relação a outras tecnologias ou metodologias é sua abrangência.

Decole com sua carreira.EXTRA CURSO RÁPIDO DE DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES PARA SUA CARREIRA. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . aprenda a definir metas e prioridades.

Tem impacto mediano na minha remuneração e possibilidades de promoção. a abreviação para “Conhecimento.DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES PARA MINHA CARREIRA O objetivo dessa ferramenta é auxiliá-lo a descobrir o que é realmente importante para sua carreira. 2 – Importante. use-a de acordo com sua realidade excluindo somente as partes que se referem aos resultados da empresa. Quais são as atividades prioritárias. cerca de um a cinco anos. Habilidades e Atitudes”. No caso de você estar desempregado. mudança de emprego ou crescimento do meu próprio negócio. Comece a dar agora um novo rumo a sua carreira ou quem sabe realizar uma grande mudança em sua vida. atualizando-a bimestral ou trimestralmente substituindo as tarefas atingidas por outras novas e lembre-se que algumas coisas podem mudar de acordo com as circunstâncias ou momento. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . mudança de emprego ou crescimento do meu próprio negócio. as que se identificam mais com o seu perfil. Seja o mais honesto possível. Esta etapa foi inspirada no famoso CHA. A tabela é auto-explicativa e basta seguir os passos. O critério de peso obedece a seguinte política: 1 – Menos importante. seja breve e objetivo na descrição das ações. Tabela de Definição de Prioridades para Minha Carreira Este é um exercício prático de auto-análise e planejamento para sua carreira. Tem forte impacto na minha remuneração e reais possibilidades de promoção. Não tem impacto real na minha remuneração e poucas possibilidades de promoção. ou seja. Monte suas ações fazendo uso dessa tabela. 3 – Importantíssimo. mudança de emprego ou crescimento do meu próprio negócio. enfim um pequeno rumo para o desenvolvimento da sua vida profissional. Vamos sempre comparar a situação atual com aquela desejada em um futuro próximo.

Descreva cinco no máximo. Aquelas que você considera as mais importantes. Aqueles que você considera os mais importantes. __________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) Desenvolvimento e Educação Atividades culturais que podem aprimorar meu desempenho. entre outros._________________________________________________________________________ 5. liderança. Estágio Atual da Minha Carreira em Relação à Formação Acadêmica. Peso de 1 a 3 – ( ) Peso de 1 a 3 – ( ) Peso de 1 a 3 – ( ) Peso de 1 a 3 – ( ) Peso de 1 a 3 – ( ) Peso de 1 a 3 – ( ) Treinamentos Técnicos Necessários para Aprimorar o meu Desempenho Treinamentos que já tenho. Aquelas que você considera as mais importantes. -Graduação em andamento ou completo._________________________________________________________________________ 4. música. teatro. 1. 1. 1.1ª Etapa – Conhecimento – descreva as ações que acredita que pode melhorar o seu desempenho profissional. Descreva cinco no máximo. __________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) 4.__________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) 3. __________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) 2. Descreva três no máximo. __________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) 3.__________________________________________________________________________ ________ Treinamentos que preciso fazer._________________________________________________________________________ 3.__________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) 2._________________________________________________________________________ 2. história. _________________________________________________________________________ 3. Ex: curso de línguas.__________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . cinema. dentro ou fora da empresa. _________________________________________________________________________ 2. fotografia. Qual pós? -Doutorado em andamento ou completo. Atividades culturais que já fiz e domino. Qual doutorado? Estágio que Desejo Chegar em Relação à Formação Acadêmica. __________________________________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) 5. 1. _________________________________________________________________________ Atividades culturais que preciso fazer. Aqueles que você considera os mais importantes. Descreva três no máximo. oratória. artes. filosofia.

Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas ._______________Peso de 1 a 3 – ( ) 6.____________________Peso de 1 a 3 – ( ) 3ª Etapa – Atitudes – pense em novos hábitos e posturas que podem aprimorar o seu desempenho. Impacto direto no meio ambiente e/ou comunidade 7. mas poderia fazer ou ser? (no máximo três): O que você adoraria fazer ou ser?_________________________________Peso de 1 a 3 – ( ) O que você não gosta tanto assim._________________Peso de 1 a 3 – ( ) 7. Impacto direto na relação com os fornecedores. Impacto direto na redução de custos e desperdícios da empresa.2ª Etapa – Habilidades – descreva as atividades do seu cargo. Agora seu plano de ação para sua carreira já está quase pronto! Vamos ver também um pequeno modelo de gestão da carreira por competências. mas que precisa aprimorar ou substituir por outras. Impacto direto na qualidade dos produtos ou serviços 4. Impacto direto na lucratividade 2. Impacto direto na lucratividade da empresa. Impacto direto na fidelização dos clientes 6._______________________Peso de 1 a 3 – ( ) 2. mas seria bom aprender ou ser?______Peso de 1 a 3 – ( ) Detesta fazer. Impacto direto no aumento da produtividade 3. Descreva as tarefas que você executa e que realmente têm impacto direto nos seguintes itens: 1.______Peso de 1 a 3 – ( ) 5. A partir daí iremos incrementar ainda mais nosso planejamento e atividades a desenvolver para assim atingirmos nossas metas. Impacto direto no meio ambiente e/ou comunidade._____Peso de 1 a 3 – ( ) 4. mas percebe que é necessário aprender? O que detesta fazer ou ser? Quais as tarefas e atitudes que não faz. Impacto direto no aumento da produtividade da empresa. Impacto direto na relação com os fornecedores Quais as tarefas que você poderia fazer ou criar para melhorar realmente o impacto: 1. mas poderia vir a gostar fazer ou ser?__________________Peso de 1 a 3 – ( ) Preenchido o questionário separe as atividades pelo peso que você deu. Em relação às suas tarefas diárias: O que você adora fazer ou ser? O que você não gosta tanto assim. Impacto direto na fidelização dos clientes da empresa.____________Peso de 1 a 3 – ( ) 3. Impacto direto na redução de custos e desperdícios 5. Impacto direto na qualidade dos produtos ou serviços da empresa.

Existem as mais variadas correntes teóricas e estudos em relação aos estímulos e respostas do indivíduo no ambiente de trabalho. mas em relação ao seu trabalho ou negócio próprio. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .competentia . capacidade ou aptidão. Já fizemos.Faça o seu Mapa de Competências A gestão da carreira por competências é uma técnica bastante nova e que veio organizar e facilitar a descoberta dos fatores que podem fazer diferença em sua carreira. no capítulo anterior. a dimensão emocional. Penso que usando os mesmos critérios unifico a linguagem e a didática que pretendo repassar no planejamento e gestão da sua carreira. habilidades e atitudes) devemos considerar o comportamento e resultados atingidos. qualidade de quem é capaz de apreciar e julgar certo assunto. Antes vamos ver mais detalhadamente o conceito de competências. que pode ser um processo mental ou que exige coordenação física. para alguns autores. são intangíveis. associam atributos pessoais à forma e contexto em que são usados no ambiente e tarefas que determinada pessoa executa. ou seja. Competência está relacionada à equação “saber fazer” – conhecimento. Tudo que está ligado ao nosso intelecto. Caso você esteja desempregado tente visualizar o que é importante no cargo que pretende conseguir. Em um tom mais popular. ou seja. pois isso vai ajudá-lo em suas entrevistas e testes de seleção. autocomprometimento. o levantamento de nossos pontos fortes em relação a nossa personalidade. As competências pessoais são percebidas de acordo com o comportamento e desempenho da pessoa no trabalho em relação aos pontos: ► Conhecimento é aquilo que sabemos e aprendemos no decorrer de nossa vida. treinamento e experiência. ou ainda faculdade legal de um funcionário ou tribunal para apreciar ou julgar certos pleitos e questões. No passado era bem ligada às questões e assuntos jurídicos e bem depois começou a ser introduzida no jargão empresarial. Agora. proponho algo similar. No seu dia-a-dia com certeza existem competências que fazem à diferença e que quando bem entendidas. informação. a dimensão mental e racional relacionada ao “querer fazer” – motivação. entusiasmo e persistência – concluindo. tudo aquilo que você domina e que o torna um talento diferenciado no mercado de trabalho. Até para facilitar nossa didática usei esses mesmos critérios na metodologia da Tabela de Definição de Prioridades para Minha Carreira. colocar a mão na massa. ► Habilidades estão relacionadas ao saber fazer.e quer dizer idoneidade. aplicadas e desenvolvidas levam ao crescimento de sua carreira. A palavra competência deriva do latim . Podemos afirmar que existem as competências organizacionais que são as vantagens competitivas da empresa em relação ao mercado e seus concorrentes e as competências pessoais que são suas qualidades. além do CHA (conhecimentos. Competências. ► Atitudes estão relacionadas à sua conduta social e comportamento no ambiente.

É bom deixar claro que o CHA é uma parte importante do estudo e reconhecimento das competências pessoais ou organizacionais. seu trabalho aqui vai ser bastante facilitado. Se esse for o seu caso. mas vai compensar. É uma relação ganha-ganha. Mas muitos profissionais não estão em empresas ainda tão ligadas a Era do Conhecimento. O desempenho competente é como uma via de mão dupla. Vamos nos ater aqui a ajudá-lo a identificar quais as competências são valorizadas na sua empresa. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . cargo atual e futuro e tentar eliminar ou diminuir os gaps ou lacunas em relação ao seu desempenho. mas de forma nenhuma é o que define todo o conceito da gestão por competências. De qualquer forma não se preocupe. pode apostar. pois vamos montar nosso próprio quadro de competências. Muitas empresas já adotam a gestão por competências. Deve agregar valores tanto ao indivíduo que o detém e produz quanto para a empresa em que trabalha. vai dar um pouquinho mais de trabalho.

habilidades e atitudes esperadas para o bom desempenho.. mas você também pode usar o seguinte modelo: Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Para quem está à procura de um novo emprego basta pensar nas competências necessárias para o cargo pretendido e no perfil de pessoas que trabalham em determinado segmento. tomadas em reuniões com seus superiores. marketing ou vendas. visualizar e agir para eliminar ou diminuir os gaps ou lacunas. produção.. que deve ser descrita de forma clara e objetiva. É muito importante ouvir a opinião e o que pensam as pessoas-chaves da empresa. fazer as atividades desejadas. e treinar as pessoas do seu setor. no caso em questão. Melhor ainda se puder ser mensurada de alguma forma no comportamento desejado. Cargo Supervisor de Produção Competência Trabalhar em equipe Descrição Compartilha as metas.. usada como exemplo. Mas continuando.Levantamento das Competências. entre outras. Tente buscar essas informações junto ao RH de sua empresa. Caso na sua empresa não tenha as competências mapeadas. fica fácil avaliar o desempenho da pessoa. sejam finanças. livros técnicos e revistas do mercado. os conhecimentos. Perceba que nessa competência. Não se esqueça de relacionar ao cargo ou área da empresa. Já viu algum chefe que não quer que seu funcionário produza mais? Quem sabe no futuro dá até para pedir aquele aumentozinho. pergunte ao seu superior quais as competências que ele considera importantes para que você tenha um bom desempenho ou ainda pesquise em publicações. atividades a serem executadas.. Fica muito difícil levantar sozinho as competências do seu cargo e dos cargos que almeja. Caso você seja um desses afortunados e trabalha em uma empresa que adota o modelo de gestão por competências basta usar os itens da avaliação de desempenho de sua empresa como referência para descobrir e mapear suas competências. ela tem uma posição de liderança intermediária. Em primeiro lugar devemos sempre lembrar que toda competência deve ser passível de observação. ou como dono do próprio negócio nunca pensou nisso antes. responsáveis pela execução e prazo com os membros da equipe. Deve ser descrita de forma clara e objetiva e em frases curtas que indiquem ação. Vamos ver um exemplo. agora é uma bela oportunidade para usar essa ferramenta. O quadro acima é um pequeno exemplo. O objetivo em levantar as competências é o de poder ter uma referência.

.  conhecimentos de custos e métodos de produção dos produtos.  capacidade de comunicação. Caso a sua empresa atual não faça nada do que prega é um bom momento para verificar se vale a pena investir o seu tempo e talento nesse local. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas ...  conhecimentos de planilhas do Excel.  ser dinâmico e pró-ativo.  técnicas de negociação..Cargo: Gerente de Vendas Competências relacionadas a Descrição da competência  pós-graduação em gestão comercial e marketing. caráter e conduta pessoal.  outras. saber operar o computador e sistemas da empresa. Essas declarações e documentos costumam nos dar boas pistas de como manter uma conduta e desempenho coerente com o que a empresa prega e como ela espera ser reconhecida pelo mercado.  capacidade de manter em sigilo dados de clientes  outras. visão e valores da empresa..  buscar aprimoramento contínuo. Lembre-se: não existe possibilidade de realização pessoal em um ambiente que confronte com boa parte de seus valores. convicções. Conhecimentos Habilidades Atitudes Fique atento em direcionar suas competências de acordo com a missão..  outras.

a pessoa deu nota dois para o item “capacidade de comunicação”. No exemplo acima. atribuem graus de importância a cada uma das questões relativas às suas competências. O que pode lhe auxiliar muito a melhorar o seu desempenho. esse profissional não tem tal formação e considera um quesito muito importante para o crescimento da sua carreira. desenvolveu uma escala em que os entrevistados. porém que. até gora. Não quer dizer que isso não seja importante. A idéia é que você identifique aquilo que você considera importante para a sua carreira ou negócio no atual momento e circunstância de vida. mas pode ser que na opinião dela essa capacidade esteja bem desenvolvida. Uma vez identificadas essas competências podemos montar um quadro utilizando a escala tipo Likert para facilitar a visualização. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Feito isso. Podemos perceber. tentamos descrever e descobrir quais são as competências que podem nos levar a um bom desempenho e que estejam de acordo com a missão e estratégias da empresa. psicólogo social norte-americano.Descobrindo as Competências que Agregam Valor a sua Carreira ou Negócio Basicamente. já estão identificadas as competências que você considera ser as mais importantes no momento para eliminar ou desenvolver. nesse exemplo. de acordo com a sua percepção. Assim como alguém que já tenha feito uma pós em Gestão Comercial e Marketing tivesse dado nota um nesse quesito. Veja o exemplo: Cargo: Gerente de Vendas Competências relacionadas a Descrição da competência pós-graduação em gestão comercial e marketing técnicas de negociação conhecimentos de custos e métodos de produção dos produtos conhecimentos de planilhas do Excel saber operar o computador e sistemas da empresa capacidade de comunicação buscar aprimoramento contínuo ser dinâmico e pró-ativo capacidade de manter em sigilo dados de clientes Pouco Importante Pouco Importante Pouco Importante Pouco Importante Pouco importante Pouco Importante Pouco Importante Pouco Importante Pouco Importante 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 3 3 3 3 3 3 3 3 4 4 4 4 4 4 4 4 4 5 5 5 5 5 5 5 5 5 Muito Importante Muito Importante Muito Importante Muito Importante Muito importante Muito Importante Muito Importante Muito Importante Muito Importante Basta marcar um X ou pintar com qualquer cor o quadrado com o número que você considera o mais importante para sua carreira. É comum usar um número ao lado de cada resposta para identificar o seu grau de importância e determinar as prioridades nas ações a serem executadas. Rensis Likert.

Conhecer as pessoas do setor de custos e passar pelo menos 1 h do meu dia aprendendo sobre as tabelas de preços e possíveis descontos Prazo Até 15/02 Até 05/03 Até 15/03 Até 15/03 Abr a Dez Status (Realizado ou não) Ok Ok Ok Ok Em andamento Obter conhecimentos de custos e métodos de produção dos produtos Até 30/01 Até 25/01 Até 30/01 Até 20/01 Ok OK Não realizado Ok Uma vez atingida uma determinada meta basta substituir por outra aplicando o mesmo método.Caso aprovado. ou fazendo uso de modernas ferramentas de avaliação de desempenho. 4. O feedback pode ser feito de várias maneiras.Entrevistar gerente da área de produção e Custos.Freqüentar o curso. 3. 2. Veja o modelo abaixo: Exemplo de Plano de Metas. Atividades e Prazos Elaborado em 05/01/2012 por Pedro Fulano De Tal da Silva Metas Fazer uma pósgraduação em gestão comercial e marketing Atividades para Chegar Lá 1. 2.Participar dos testes e entrevistas de seleção.Identificação de Gaps e Ações para Melhoria Uma vez descobertos e identificados quais os gaps ou lacunas de competências e em que níveis estão.Descobrir uma instituição qualificada. em nosso caso as de número cinco. que foram consideradas muito importantes.Negociar com meu chefe minhas horas extras e roteiro de viagens para frequentar o curso. 1.Fazer um pequeno estágio na área de produção. desde uma simples conversa com os colegas da equipe. 3. temos de aprimorá-las para um melhor desempenho no trabalho ou no negócio. ou com o superior imediato. Os gaps identificados devem fazer parte do seu plano de ação.Solicitar um treinamento referente aos custos de produção e métodos e fixação do preço de nossos produtos. As atividades iniciais podem ser as que ficaram com a numeração maior. verificar possibilidade da empresa pagar um determinado valor do curso. aprimorar outros ou iniciar todo um processo de aprendizagem daqueles que não dominamos. 5. Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . Iniciado o processo de mudança é importante obter um feedback das lideranças para poder medir e avaliar as novas ações executadas. Podemos encontrar gaps obsoletos e aí é preciso ter a maturidade necessária para substituí-los por novos. 4.

sua missão. Você vai aumentar assim o seu grau de autocomprometimento. cursos em instituições externas ou até mesmo um treinamento informal. Neste quadro. aquelas que foram consideradas prioritárias e que podem trazer bons resultados e melhorar o seu desempenho. política e ações. ou seja. São infinitas as possibilidades. Plano de Metas. no espelho do quarto. Cabe agora a você descobrir qual a melhor maneira de aprendizagem. ou em qualquer lugar bem visível. treinamentos e cursos de longa duração) oferecidos pela empresa. Deve ser algo que aprimore a competência da pessoa. Atividades e Prazos Elaborado por ____________________________________ Em relação ao Conhecimento Metas FORMAÇÃO ACADÊMICA Atividades para Chegar Lá Prazo Status (Realizado ou não) TREINAMENTOS TÉCNICOS DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas . assim como as atividades necessárias para sua execução e prazos para realização. como um estágio de pequena duração em algum setor da empresa. Seja através da participação e acesso a educação corporativa (palestras. todas as ações ou tarefas que você deu peso 3 na Tabela de Definição de Prioridades para Minha Carreira e as competências que você identificou como “muito importante”. Monte o seu Plano de Metas para a sua Carreira O próximo passo é separar. Finalizado o quadro de metas que tal colocá-lo em um lugar que você possa ver e ler todos os dias? Na porta do guarda roupa. vamos detalhar ainda mais as ações citadas. mas que também agregue valor aos negócios da empresa.Nunca é demais lembrar que as competências identificadas e que serão aprimoradas devem estar de acordo com a estratégia da empresa. e descrever no quadro abaixo. basta descobrir qual melhor se aplica à sua realidade.

Em relação às Habilidades a serem adquiridas Metas Atividades para Chegar Lá Prazo Status (Realizado ou não) IMPACTO NA LUCRATIVIDADE DA EMPRESA IMPACTO E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE IMPACTO NA QUALIDADE IMPACTO NA REDUÇÃO DE CUSTOS IMPACTO NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES IMPACTO NO MEIO AMBIENTE/COMUNIDADE IMPACTO NA RELAÇÃO COM FORNECEDORES Em relação às Atitudes a serem mudadas ou incorporadas Status (Realizado ou não) Metas Atividades para Chegar Lá Prazo Adoraria fazer ou ser Seria bom aprender ou ser Posso vir a gostar de fazer ou ser Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .

bergsonmarques. Ela é para a alma o que o instinto é para o corpo.br Copyright © 2010 Bergson Marques – Coaching & Psicanálise Guia Prático para o inicio de suas conquistas .“A Consciência nunca nos engana e é a verdadeira guia da humanidade. quem quer que a siga persegue o caminho direto da natureza e não necessita temer estar desorientado. Filósofo francês Bergson Marques.br www.´.com. (91) 8253-2521 (94) 8139-4065 contato@bergsonmarques.” Jean Jacques Rousseau.com.