CONHECIMENTOS GERAIS: PESO 1

LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS): Leitura, compreensão e interpretação de textos . Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referen iais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nomina verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Re gência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. NOÇÕES DE INFORMÁTICA (PARA TODOS OS CARGOS, EXCETO PARA ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE ANÁLISE DE SISTEMAS E TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA APOIO ESPECIALIZADO ESPECIALIDADE PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS): Sistema operacional Windows XP e Windows 7. Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, Power Point 2007 e Microsoft Outlook 2007. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. Internet Exp lorer 8. Conceitos básicos de segurança da informação.

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA (SOMENTE PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA): Conceitos fundamentais de arquivologia. Organização de Arquivos; Te oria das Três idades; Classificações em arquivos. Classificações dos arquivos. O gerenciamento da info rmação e a gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes, intermediários; protocolos; avaliação d e documentos; arquivos permanentes; Diplomática. Tipologias documentais e suportes físicos: microf ilmagem; automação; preservação, conservação e restauração de documentos. Documentos eletrônicos (di : conceitos e definições.

RACIOCÍNIO LÓGICO (SOMENTE PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA): Problemas com sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro. Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pe as, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica d s situações por meio de: raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de u m conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Lógica sentencial (ou pro posicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica; tradução de pro ições da

Orçamento público. das atribuições do Congresso N acional.504. Da organização do Estado: da organização político-administrativa. importância. II NOÇÕES De ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. dos Municípios. argumentos válidos e sofismas. O orçamentário. dos Tribunais e Juízes Eleitorais . Orçamento na Constit uição da República. de 1965. Da org zação dos Poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional. inclusive Le i n. Classificação de gastos públicos.737.linguagem natural para a forma simbólica. Orçamento-programa.o 4. Orçamento público no Brasil. III NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES.º 9. Resolução TSE n. dos Estados Federados. Código Eleitoral (Lei n. publicada no o da Justiça. Dos órgãos da Justiça Eleitoral. Conceituação e classificação de receita pública. fórmulas e suas tabelas-verdade. do Poder Executivo: do Presidente e do Vice-Presidente da República. equivalênci as lógicas. 14 a 18. Dos Tribunais Regionais Eleitorais. dos direitos sociais. EXCETO PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA): Princípios constitucionais relativos aos direitos políticos ( acionalidade. do Superior Tribunal de Justiça. A funç órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos. de 3 de novembro de 2003. Da Administração Pública: disposições gerais e dos servidores públicos. de 1997). Leis de De Morgan.538. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: PESO 3 CARGO: TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA: I NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. do Poder Judiciário: disposições gerais. Dos juízes eleitorais. Lei de Responsabilidade Fiscal Lei Complementar nº 101/2000. políticas e sistemas de inform . relação com os outros sistemas de organização. da Câmara dos Deputados. do Supremo Tribunal Federal. Das juntas eleitorais: composição e atribuições. do Senado Federal. NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL (PARA TODOS OS CARGOS. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos indiv iduais e coletivos. Dos princípios fundamentais. da nacionalidade e dos direitos políticos. Tipos de créditos orça entários. elegibilidade e partidos políticos) de que trata o Capítulo IV do Título I da Constitu ição em seus arts. Classificação orçamentária d pública por categoria econômica no Brasil.º 21. de 14 de outubro de 2003. Planejamento no orçamento-programa. do Distrito Federal. dos deputados e dos senadores e do processo le gislativo. Conceitos. da União. das atribuições do Preside nte da República e da Responsabilidade do Presidente da República. contradições. dos Territórios. e respectivas atualizações.

remoção. req uisitos. Responsabilidade civil da Administração. peculiaridades e espécies. natureza. programação. Contratos administrativos: conceito. Clima e cultura organizacion al Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório. da acumulação. dispensa. VI NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. O paradigma do cliente na gestão pública.784/1999). das penalidades. poder disciplinar. Descentralização e desconcentração. poder de polícia. Licitação: conceito. Do regime disciplinar: dos d everes e proibições. revogação. Improbidade administrativa (Lei nº 8. redistribuição e substituição. Gestão da Qualidade. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão p ada. do direito de petição. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização. Do provimento. Empreendedorismo governament al e novas lideranças no setor público. classificação. atributos. cadastro de fornecedores. das concessões. Funções e objetivos da administração de materiais. Lei nº 8. liderança. classificação e especificação ateriais. Excelência nos serviços públicos. das vantagens. Proce sso administrativo na Administração Pública Federal (Lei nº 9.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União) e alt erações: Das disposições preliminares. motivação. Princípios. Gerenciamento de conflitos. Avaliação de Desempenho: objetivos. IV NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS. registros. Atos administrativos: conceito.429/1992). acompanhamento de pedidos. . espécies. das responsabilidades. execução e avaliação. dos afastamentos. compras.erenciais. finalidades. eitos e vantagens: do vencimento e da remuneração. V NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Princípios básicos da Administração. poder regulamentar. Gestão de resultados na produção de viços públicos. finalidades e critérios de departamentalização. do processo administr ativo disciplinar. vacância. uso e abuso do poder. VII NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS. Gestão por competências. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessid ades. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional. anulação e invalidação. vantag e desvantagens. Poderes administrati der hierárquico. métodos. do tempo de serviço. das licenças. das férias. desempe Competência interpessoal. Administração Direta e Indireta. inexig ibilidade e modalidades.