You are on page 1of 4

PROJETO PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DE ÁREA – PCA EEFM DR.

ROMÃO SAMPAIO PROJETO PARA FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DE ÁREA – PCA I – APRESENTAÇÃO DO PROJETO TEMA: Um Novo Significado para a Aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática RESPONSÁVEL: Donatila Luiza Carvalho Coutinho / e-mail: donatila1@bol.com.br Maria de Fátima Pinto Da Fonseca II – ORIGEM DO PROJETO Durante todo o meu trabalho como professora, técnica de laboratório e PCA a falta de conhecimentos básicos pelos alunos, a dificuldade dos professores na realização das aulas práticas e principalmente na elaboração e execução de projetos. Estou propondo neste um trabalho democrático e participativo para discutir os problemas cotidianos de nossas disciplinas e, juntos, buscar soluções para os mesmos. Escrito por cd.natureza às 10h43 [ ] [ envie esta mensagem ] [ link ] III – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Deverá ocorrer o planejamento coletivo das aulas, realização de seminários, palestras, gincanas, aulas de campo e realizar estudo para um novo currículo e propostas para a GIDE. Norteados pela pedagogia de projetos e pela necessidade de mudanças de paradigmas, se fazendo necessário:  Encontros periódicos para a análise, discussão da proposta e organização da estrutura para suporte técnico-pedagógico  Elaborar Cronograma  Selecionar material didático e de conteúdo para serem trabalhados em sala de aula  Realizar pesquisas para contemplar a interdisciplinaridade IV – RELAÇÃO DO PROJETO COM A GIDE A minha proposta pedagógica é fruto de um processo reflexivo e da discussão dos problemas vivenciados na escola. Compreendo que um projeto como este, que promoverá a articulação entre as disciplinas em especial , as da ciência da natureza, será necessário um trabalho participativo com meus colegas e em conjunto com nossos alunos. Escrito por cd.natureza às 10h43 [ ] [ envie esta mensagem ] [ link ] Atribuições V – ATRIBUIÇÕES DO PCA Tenho conhecimento das seguintes atribuições:  Assessorar os professores das disciplinas que compõem a área, objetivando a modernização e a reestruturação do Ensino Médio

em especial a mudança de comportamento evidenciando a importância do trabalho coletivo. que passaram da condição de meros “objetos” receptores de conhecimentos a agentes da construção dos seus próprios conhecimentos e.natureza às 10h42 [ ] [ envie esta mensagem ] [ link ]  Competências VI – COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NOS ALUNOS Segundo Celso Antunes:  Dominar plenamente a leitura e a escrita. lidando com seus símbolos e signos e assim beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida  Perceber as muitas linguagens utilizadas pela humanidade  Perceber a Matemática em suas relações com o mundo.Junto ao Coordenador Pedagógico sistematizar o planejamento mensal. fatos e situações do cotidiano. contextualizar e usar melhor as informações disponíveis  Saber selecionar e classificar as informações recebidas. . perceber de maneira crítica os diferentes meios de comunicação para melhor desenvolver sua personalidade e estar a altura de agir com cada vez maior a capacidade de autonomia e discernimento  Aprender o sentido da verdadeira cooperação desenvolvendo a compreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respirar os valores do pluralismo e da compreensão mútua Escrito por cd. Perceberemos que os conteúdos se tornarão mais significativo para os alunos. verificando qual o conteúdo não aprendido  Ministrar formação continuada de acordo com as necessidades do grupo de colegas  Zelar pela freqüência e aprendizagem com significados dos alunos  Participar ativamente dos planejamentos Escrito por cd. analisar. comparar e sintetizar dados. incrementando a troca de experiências e a interdisciplinaridade  Estimular aos colegas a impulsionarem a dinâmica de trabalho em que favoreça o desenvolvimento de competências e de habilidades dos alunos  Acompanhar e fazer estatísticas dos registros dos alunos por disciplina. a negociação e as relações interpessoais  Saber localizar. compreender. relacionar. interpretar. “matematizar” suas relações com os saberes e resolver problemas  Conhecer. a através dessa imersão adquirir não somente uma qualificação profissional.natureza às 10h41 [ ] [ envie esta mensagem ] [ link ] Avaliação VII – AVALIAÇÃO E DESDOBRAMENTOS DA VIVÊNCIA Após vivenciarmos este projeto verificaremos que se constitui numa experiência inovadora e positiva. acessar. mas competências que a tornem apta a enfrentar inúmeras situações  Compreender as redes de relações sociais e atuar nas mesmas como cidadãos  Valorizar o diálogo.

a coordenadora do projeto propões ações para aprimorar as já existentes. Escrito por cd.natureza às 10h41 [ ] [ envie esta mensagem ] [ link ] Cronograma VIII – CRONOGRAMA JANEIRO  Participar do Planejamento Pedagógico FEVEREIRO  Introduzir o Projeto: Educação Fiscal  Auxiliar no Projeto: Praticar para Aprender MARÇO  Executar o Projeto: Amar Bem.Isso posto. Sexualidade. ampliando os campos de pesquisas e lançando atividades que contemplem mais conteúdos. Saúde e Bem-estar  Realizar atividade comemorativa ao dia 22 de março – Dia Mundial da Água  Executar o Projeto: De Karafeia para as Drogas MAIO  Realizar o XI OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronauta  Realizar o II OBFOG – Olimpíada Brasileira de Foguetes JUNHO Participar da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente Executar o Projeto: Meio Ambiente e Farmácia Viva Reativar os Protetores da Vida Elaborar a Agenda Ambiental Instalar o Fórum Coletivo do Meio Ambiente      AGOSTO  Executar a IX Semana Nacional de Mobilização pela Vida  Realizar atividade comemorativa ao dia 05 de agosto – Dia Nacional da Saúde  Participar do Prêmio Jovem Cientista SETEMBRO  Realizar a OBF – Olimpíada Brasileira de Física OUTUBRO  Realizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  Realizar atividade comemorativa ao dia 04 de outubro – Semana Nacional de Proteção aos Animais  Realizar atividade comemorativa ao dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação NOVEMBRO .

 Realizar atividade comemorativa ao dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra DEZEMBRO Realizar atividade comemorativa ao dia 01 de dezembro – Dia Mundial de Combate a AIDS  .