You are on page 1of 5

César Frade – Concurso Comentários do Edital

Olá Pessoal,

do

Banco

Central

Como todos sabem, saiu o Edital do BANCO CENTRAL, tanto de Analista quanto de Técnico. Estou elaborando esse artigo para comentar o Edital mas não tenho a pretensão de escrever sobre o que está escrito no Edital e sim sobre aquilo que está nas entrelinhas. Entretanto, não posso deixar de tecer alguns comentários a respeito do que está escrito e também fazer um breve resumo do mesmo. O Edital de Analista saiu com divisão por áreas e foi dividido em 6 áreas, enquanto que o Edital para Técnico saiu com uma divisão em duas áreas. A divisão por áreas do Edital de Analista ocorreu da seguinte forma: Área Área 1 Área 2 Área 3 Área 4 Área 5 Área 6 Concentração Informática Economia Fiscalização Administração/Comunicação Auditoria/Infraestrutura Processos Número de Vagas 47 47 114 57 38 28

Provavelmente, todas as áreas deverão ter vagas nas Regionais, sendo que o maior número de vagas a ser distribuído fora de Brasília deverá estar na Área 3 – Fiscalização. A fiscalização do BACEN ocorre nas 10 capitais em que o órgão tem sede e o Departamento mais importante de fiscalização está na cidade de São Paulo, onde estão os Bancos. Sendo assim, acredito que a Área de Fiscalização terá muitas vagas destinadas a São Paulo e várias para Brasília também. Por outro lado, a Área 2 deve ter vagas apenas para Brasília e Rio de Janeiro. E, se tiver para o Rio de Janeiro, essas vagas devem ser para o DEMAB – Departamento de Mercado Aberto e DEPEP – Departamento de Pesquisa. No entanto, a grande maioria das vagas deverá ser para Brasília. 1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

Vou tecer alguns comentários a respeito de algumas matérias.br Eu Vou Passar – e você? . ele não é bom (na minha opinião) ou é bastante insuficiente para a prova. Um problema que aconteceu com freqüência no concurso do BACEN (1997 e 2000) é que as vagas não foram preenchidas pelo fato de as provas serem muito difíceis. Ainda não ficou claro para mim se as Regionais que possui servidor apenas dando Suporte (são 4. São eles: Microeconomia – Pindyck – Esse é o livro mais indicado para a área comum Microeconomia – Varian – Esse livro é o mais indicado para a área específica (2) 2 http://www. as vagas de Informática serão distribuídas entre todas as Regionais que possui Departamento de Informática. Como não é comum essa fórmula nos editais da Cesgranrio. no final. E. Agora. até onde pude apurar não é normal ocorrer nos Editais da Cesgranrio. gostaria de esclarecer que. Logo. Eu possuo um livro de exercícios que considera muito bom. é a matéria toda que está nos livros. que se houver uma autorização do Planejamento (MPOG) para aumentar o número de vagas deverão ser as áreas 4 e 5 as mais contempladas. as questões serão ponderadas com pesos diferenciados. As áreas de Administração (4. mas o grande motivo é que não tem como não serem preenchidas todas as vagas. com essa fórmula. acredito eu. Observe que a primeira prova – conhecimentos básicos – terá 60 questões e valerá 90 pontos. 5 e 6) devem ter vagas em todas as regionais e. mas não sei quais. Entretanto. Com relação à fórmula que foi colocada para chegar à nota final.euvoupassar. haverá uma segunda ponderação.com. apesar de parecer pequena. Estou falando da parte comum e não da específica da área 2.Até onde pude apurar. Apenas três livros de teoria e nenhum deles específico para concurso são indicados para estudo. talvez as menores) serão também contempladas. digo que se eu não indicar um livro que você tem é porque não conheço o livro. esclareço que se eu não tecer comentário sobre a matéria que você deseja é porque não tenho material para indicar e não possuo conhecimento específico para lhe falar algo a respeito da mesma. Mais um item importante que tenho que esclarecer é que as provas possuem peso e as questões também. que será a ponderação da prova como um todo. a sua inclusão nos dá indício de que a prova pode vir bem mais pesada do que o costume da Banca. a prova pode vir bem difícil que as vagas serão preenchidas uma vez que a nota passa a ser relativa e a eliminação ocorrerá apenas entre os piores. Além disso. o número de pessoas que atingiram o mínimo exigido foi inferior ao número de vagas. Combinado? Microeconomia Essa matéria no BACEN. Logo. Essa fórmula não muda a ordem na classificação.

Basta ir até aos meus artigos e “baixar” GRATUITAMENTE as aulas. Entretanto. Importante para todas as áreas Exercícios de Macroeconomia – César de Oliveira Frade – Editora Vestcon – É um livro voltado para o concurso da Receita. Na específica continuo indicando os mesmos livros mas com um aprofundamento maior nos estudos. o livro do Geraldo Goes seja mais indicado. Apesar de ter exercícios resolvidos de toda a matéria. Vamos às indicações: Macroeconomia – Simonsen & Cysne – Muito importante.com.Manual de Microeconomia – Sandoval Vasconcelos Exercícios de Microeconomia – César de Oliveira Frade – Editora Vestcon Macroeconomia Essa matéria já possui uma literatura maior e livros específicos para concurso. acredito que. Entretanto.br Eu Vou Passar – e você? . um livro (Simonsen) se torna obrigatório para o estudo. 3 http://www. para o BACEN. Finanças Essa matéria não possui um livro específico que contemple toda a matéria. Administração Financeira – Corporate Finance – Ross – Esse livro deve ser estudado apenas dos capítulos 8 a 12. Moderna Teoria da Carteira e Análise de Investimentos – Elton & Gruber – O melhor livro da área.euvoupassar. Macroeconomia para Concursos – Volume I – Geraldo Goes – Esse livro é muito interessante para substituir o livro do Simonsen e ainda possui vários exercícios resolvidos. no site do EVP está sendo veiculado um curso escrito que contém toda a matéria e está muito interessante e tem arrancado vários elogios dos concurseiros. Macroeconomia – Blanchard – Muito bom mas deve ser usado apenas por quem vai fazer área 2. Essas indicações são para a área comum. Não há necessidade de adquirir mais aulas escritas sobre esse assunto. mas apenas capítulos 1 a 3 Macroeconomia – Mankiw – Todo com exceção das matérias estudadas no Simonsen Macroeconomia – Richard Froyen – Muito bom e deve ser usado mais para o modelo IS/LM mas para quem vai fazer a área 2.

não ganhei um exemplar do livro que foi lançado pela Campus em 2007 e. Estatística Aplicada – Economia.bcb.euvoupassar.br www.gov.br Eu Vou Passar – e você? .com.gov.cosif.susep. Administração e Contabilidade – John Freund Antes de me despedir. Estatística Eu acho que o melhor livro e mais didático sobre o assunto é o livro do John Freund.Sistema Financeiro Nacional Não conheço nenhum livro sobre o assunto que seja atualizado e que valha a pena adquirir.br www. tenho um livro de questões comentadas que julgo ser muito bom sobre o assunto.fazenda. Existem vários conforme a sua matéria de interesse.br www. mas os bons professores com o Sérgio Carvalho.br www.gov. suplico que não comprem. Utilizem os seguintes sites para estudar: www. Antônio Geraldo devem possuir excelentes livros. infelizmente. Mas com relação aos mais famosos. 4 http://www.cvm. portanto. Conhecimentos Bancários – Questões com Gabaritos Comentados – Sistema Financeiro Nacional – César de Oliveira Frade Econometria Acredito que o livro mais didático seja o livro do Judge.br Além disso.gov. a respeito desse nada posso falar. Hill da Editora Saraiva. aproveito para passar a vocês o endereço de meus grupos de estudo. Não conheço os livros específicos para concursos nesta área.com. Eu.

com.br Eu Vou Passar – e você? .euvoupassar. Grande abraço a todos e sucesso nos estudos. .com.google.br 5 http://www.com. César Frade cesar@euvoupassar.google. acesse: http://groups.br/group/macroeconomiaafrf Para Microeconomia. acesse: http://groups.Para Macroeconomia.com.br/group/concursobacen Lembro que esse grupo ainda trata de Finanças Privadas para o BACEN.